• Nenhum resultado encontrado

UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

ANA MARIA TAROZO TAINAH PEDROSO PERIN

LOCALIZAÇÃO E OBTURAÇÃO DO CANAL CAVO INTERRADICULAR: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E DA PROSERVAÇÃO

MARINGÁ – PR 2020

(2)

ANA MARIA TAROZO TAINAH PEDROSO PERIN

LOCALIZAÇÃO E OBTURAÇÃO DO CANAL CAVO INTERRADICULAR: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E DA PROSERVAÇÃO

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel (a) em Odontologia, sob a orientação do Prof. Me. Gustavo Zanna Ferreira e coorientação do Prof. Dr. Fernando Accorsi Orosco.

MARINGÁ – PR 2020

(3)

ANA MARIA TAROZO TAINAH PEDROSO PERIN

LOCALIZAÇÃO E OBTURAÇÃO DO CANAL CAVO INTERRADICULAR: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E DA PROSERVAÇÃO

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel (a) em Odontologia, sob a orientação do Prof. Me. Gustavo Zanna Ferreira e coorientação do Prof. Dr. Fernando Accorsi Orosco.

Aprovado em: ____ de _______ de _____.

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________ Prof. Me. Gustavo Zanna Ferreira - Unicesumar

__________________________________________ Prof. Dr. Fernando Accorsi Orosco - Unicesumar

__________________________________________ Prof. Dra. Alline Batistussi França - Unicesumar

(4)

RESUMO

O tratamento endodôntico é um procedimento que é diariamente realizado pelos cirurgiões dentistas. O seu sucesso depende do conhecimento anatômico que o profissional possui, pois existem inúmeras variações anatômicas como: canais laterais, acessórios, secundários e interradiculares. O canal cavo interradicular está, então, entre elas, sendo de grande importância que o profissional saiba de sua possível existência. Neste trabalho, iremos relatar a localização e selamento do canal cavo interradicular no dente 37, que foi descoberto após o mesmo apresentar lesão de furca posterior à tratamento endodôntico. Paciente M.V.T.P, 22 anos, assintomático, compareceu à clínica odontológica da Unicesumar para consulta de rotina. Após exames radiográficos, verificamos na raiz distal do dente 37 um possível cementoblastoma. O tratamento de escolha foi a apicectomia da raiz em questão, juntamente com a lesão. Previamente à cirurgia, foi feito o tratamento endodôntico do dente, utilizando instrumento rotatório. Meses após o procedimento, no retorno do paciente, foi visualizado radiograficamente extensa lesão na furca, foi, então, descoberto, que a lesão era proveniente do canal cavo interradicular, foi feita uma nova abertura coronária no dente, localização e selamento do canal.

(5)

ABSTRACT

Endodontic treatment is a procedure that is daily performed by dentists. It’s success depends on the anatomical knowledge that the professional has, because there are countless anatomical variations, for example: lateral, accessory, secondary and furcation canals. The furcation canal is one of them, been very important that the professional knows about the possible existence. On this paper, we will report a case of location and sealing of the furcation canal in tooth 37, which was discovered when it shows a furcation lesion after endodontic treatment. M.V.T.P, 22 years old, asymptomatic, attended at the dental clinic of Unicesumar for a routine appointment. After radiographic examinations, was verified a possibility of having a cementoblastoma in the distal root of tooth 37. The chosen treatment was apicectomy of the root and the lesion. Before the surgery, we did an endodontic treatment in the tooth using rotary instrumentation. Months after the procedure, when the patient returned, an extensive lesion in the furcation was verified radiographically, then, it was discovered that the lesion was provenient from the furcation canal. We did a new coronary opening in the tooth, located and seald the canal.

(6)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ... 6 2. RELATO DE CASO ... 8 3. DISCUSSÃO ... 11 4. CONCLUSÃO ... 12 REFERÊNCIAS ... 13

(7)

6

1. INTRODUÇÃO

A cavidade pulpar pode ser determinada como um local que aloja a polpa dentária, habitualmente está situada na porção central dos dentes. Ela pode ser dividida em câmara pulpar e canal radicular (LOPES e SIQUEIRA, 2015).

Dentre tantas variações anatômicas que geram uma confrontação na literatura, em relação à sua prevalência, devido à sua importância clínica e o envolvimento frente às outras especialidades odontológicas, é a presença do canal cavo interradicular, o qual se origina no assoalho da câmara pulpar, atravessa a dentina interradicular e atinge o ligamento periodontal na região de furca (CESCONETTO, et al., 2016). A origem dos canais acessórios, especificamente, os canais cavo-interradiculares, se dá por conta de uma falha na bainha de Hertwig, nomeada como fístula periodontal fisiológica, abrindo passagem para as arteríolas, polpa e fibras colágenas (HARB, 2009).

Cada tratamento endodôntico realizado está sujeito a riscos frente ao seu sucesso; isso se dá devido às variações anatômicas internas dos dentes. Essas variações estão espalhadas em todo o percurso do canal radicular, o qual podemos chamar de sistema de canais radiculares, visto que não existe só o conduto radicular principal e, sim, uma rede de canais acessórios, laterais, secundários, interconduto e cavo interradicular (HARB, 2009).

A importância do conhecimento da presença de canais acessórios (canal cavo-interradicular) se dá pelo fato deste se tornar uma via de contaminação do periodonto, proveniente da polpa, ou desta, com origem no periodonto, as quais justificariam o aparecimento de lesões endo-periodontais recidivantes, que ocorrem em dentes pós-tratados endodonticamente, podendo levar a rarefações ósseas na região da furca (HARB, 2009).

A câmara pulpar é uma cavidade única, sua forma se assemelha à superfície externa do dente, onde abriga a polpa coronária e, também, abrange internamente o centro da coroa (LOPES e SIQUEIRA, 2015). “Com a progressão da idade, a contínua deposição de dentina secundária ou terciária, além da formação de calcificações distróficas, nódulos pulpares ou outros processos degenerativos, promovem a redução progressiva do volume da câmara pulpar, alterando sua configuração original, o que pode bloquear os orifícios dos canais radiculares. A existência de canais acessórios que atingem o ligamento periodontal, a partir da câmara pulpar, na região de furca de dentes multirradiculares, denominados canais cavo interradiculares, também podem ocorrer” (LOPES e SIQUEIRA, 2015).

(8)

7

Assim, diante do exposto, este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso do dente 37, que teve o tratamento endodôntico realizado e, durante o período de proservação, verificou-se o surgimento de uma lesão na região de furca e que, após a realização de uma tomografia computadorizada pôde-se verificar a presença do canal cavo interradicular.

(9)

8

2. RELATO DE CASO

Paciente M.V.T.P, 22 anos, melanodermo, saudável e assintomático, compareceu à clínica de odontologia da Unicesumar para consulta de rotina. Após radiografia notou-se a presença de uma massa radiopaca na raiz distal do dente 37 com características compatíveis de cementoblastoma (figura 1). O paciente não apresentava sintomatologia dolorosa ou aumento de volume na região. Ambos tecidos, gengival e mucosa se apresentavam com coloração normal e o dente associado apresentava vitalidade. O tratamento escolhido para o caso foi apicectomia da raiz em questão, juntamente, com a lesão, posteriormente ao tratamento endodôntico. A apicectomia foi o tratamento eleito para o caso, pois a lesão foi descoberta precocemente e ainda era pequena, acometendo apenas uma raiz e, também, visando aumentar a permanência do dente em boca, já que se tratava de um paciente tão jovem.

O tratamento endodôntico foi realizado com instrumento rotatório em sessão única com a técnica ápice-coroa e foram localizados dois canais na raiz mesial e um na distal. Os canais eram abundantemente irrigados com solução de Milton a cada troca de lima e a obturação foi realizada com a técnica do cone único e cimento Endofill (Dentsply Sirona, York, Pensilvânia, EUA). Com a radiografia periapical final, pudemos visualizar que os canais haviam sido obturados corretamente, à 1mm aquém dos ápices e com boa quantidade de cimento obturador.

(10)

9

No retorno do paciente, após alguns meses, em nova tomografia para sua preparação cirúrgica, foi visualizada uma extensa lesão na furca do dente anteriormente tratado, que não apresentava nenhum sinal de fratura (figura 2). Após investigação na tomografia, pudemos visualizar uma imagem radiolúcida entre as raízes, que ligava o assoalho pulpar à furca do dente 37, sugestionando a presença do canal cavo interradicular. Optamos, então, por realizar uma nova abertura coronária, localizar e selar o canal com MTA - Agregado de Trióxido Mineral (Angelus, Londrina, PR, Brasil).

A localização do canal foi feita com o auxílio de sonda endodôntica e lima número 15, tipo K. No local em que ele se encontrava, podíamos sentir a sonda prender, e a lima, quando introduzida apresentava a ponta levemente curvada. O canal tinha em torno de 3mm. Após feita a localização, lavamos toda a câmara pulpar utilizando seringa e agulha de irrigação endodôntica, com solução de Milton. Em seguida, manipulamos o Agregato de Trióxido Mineral da maneira que o fabricante instrui e inserimos na cavidade, utilizando a sonda endodôntica e, com o auxílio de um calcador de paiva de menor diâmetro, pressionamos o material para que ele fosse introduzido em todo o comprimento do canal, o material também foi colocado em todo o assoalho pulpar e, por último, o dente foi restaurado com cimento de ionômero de vidro Maxxion R (FGM, Joinville, SC, Brasil) e aguardamos o material tomar presa. Imediatamente após o atendimento, encaminhamos o paciente para nova tomografia para que pudéssemos verificar o sucesso do tratamento e, com as novas imagens,

Figura 2 - Tomografia computadorizada por Feixe Cônico (TCFC) para avaliação do elemento dental 37

(11)

10

visualizamos todo o canal preenchido com o material, assim como havíamos planejado (figura 3).

Passados dois meses do procedimento, no retorno, foi realizada uma nova tomografia e visualizamos o aumento da lesão, mostrando, então, que o tratamento não havia sido eficaz (figura 4).

Figura 3 - Tomografia computadorizada por Feixe Cônico (TCFC) para avaliação do elemento dental 37

Figura 4 - Tomografia computadorizada por Feixe Cônico (TCFC) para avaliação do elemento dental 37

(12)

11

3. DISCUSSÃO

Na literatura, é possível encontrar alguns trabalhos, relatando a presença, ou não, dos canais acessórios em molares. O canal cavo interradicular está entre eles.

Perlich et al. (1981), observaram 8% de canais acessórios na região de assoalho e 64% na região de furca de molares, utilizando microscopia eletrônica de varredura, com os diâmetros, variando de 7 µm a 34 µm. Em nosso trabalho, relatamos um caso de canal cavo interradicular que tem abertura tanto na região de assoalho pulpar, quanto em região de furca.

Vertucci e Williams (1974), observaram a presença de um único canal cavo interradicular em 13% dos primeiros molares inferiores. Na maior parte das vezes, esse canal originava-se no centro do assoalho, mas houveram espécimes em que foram vistos nas extremidades mesial e distal.

Em um estudo posterior, Vertucci e Anthony (1986), utilizando microscopia eletrônica de varredura, analisaram cem molares. Os autores puderam observar a presença de forames acessórios em 32% e 24% nos primeiros e segundos molares inferiores, respectivamente. Já em relação aos superiores, os forames acessórios foram observados em 36% dos primeiros e 12% dos segundos molares superiores. Os diâmetros variaram de 4 a 720 µm. Cunha et al., 2005, observaram a presença de 48,5% de foraminas no assoalho da cavidade pulpar dos molares inferiores e 51,5% nos molares superiores. O caso relatado neste trabalho mostra a presença do canal cavo interradicular na região central do segundo molar inferior.

Segundo Arikan, Sonmez e Sari (2016), o selamento de dentes decíduos com lesão de furca tem regressão mais rápida quando usado o MTA (Agregado de Trióxido Mineral) do que quando selados com IRM. No caso relatado, apesar de não se tratar de um dente decíduo, optou-se por usar o MTA, visando à regressão da lesão mais rapidamente.

Aguiar et al. (2017) identificaram uma extensa rarefação na região de furca e periapical. Após a localização dos canais e o preparo químico-mecânico, realizaram trocas de hidróxido de cálcio após 240 dias, em que se notou franco reparo. Após 270 dias, obturaram os canais radiculares e realizaram o selamento da embocadura desses e do canal cavo interradicular com MTA. Após 360 dias, no controle, foi observada a ausência de sinais clínicos indesejáveis e neoformação óssea na região de furca. Nesse caso que foi relatado, optou-se por realizar o preparo químico e, na mesma sessão, obturar o canal cavo-interradicular com MTA, selando toda a câmara pulpar com o mesmo.

(13)

12

4. CONCLUSÃO

Conclui-se, então, que o conhecimento da morfologia da cavidade pulpar é muito importante para a realização do tratamento endodôntico, visando o sucesso do tratamento, pois a mesma é extremamente complexa. No caso relatado, não houve regressão da lesão, fazendo o selamento do canal cavo interradicular com MTA. Esse relato, mostrou o quão importante é fazer a proservação do paciente, pois sem o acompanhamento adequado, o mesmo poderia ter grandes prejuízos futuramente. O paciente continua em tratamento para que seja encontrada a razão de tal perda óssea, para que, assim, possamos solucionar o seu problema.

(14)

13

REFERÊNCIAS

AGUIAR, B. A.; FROTA, L. M. A.; LUNA-CRUZ, S. M.; ARAGÃO, M. G. B.;

VASCONCELOS, B. C. Treatment of extensive furcation defect associated with accessory foramina: case report. Dental Press Endod. 2017 Sept-Dec;7(3):22-6. DOI:

https://doi.org/10.14436/2358-2545.7.3.022-026.oar

(https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-877428)

CAMÕES, I. C. G.; FREITAS, L. F.; SANTIAGO, C. N.; GOMES, C. C.; SAMBATI, G. S.; SAMBATI, S. Estudo In Vitro Da Frequência Do Canal Cavo Inter-Radicular E Do Terceiro Canal Na Raiz Mesial De Molares Inferiores. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo. 23 (2); p 124-33, mai-ago 2011.

CESCONETTO, Lorenzzo De Angeli; AZEREDO, Rogério Albuquerque; ARAUJO

SIQUEIRA, Caíque and BISSOLI, Nathália Castelari. Avaliação da presença do canal cavo inter-radicular em molares pelo método da microscopia eletrônica de varredura. Rev. odontol. UNESP, Araraquara , v. 45, n. 3, p. 165-170, June 2016 . Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772016000300165&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Dec. 2020. Epub June 14, 2016.

http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.22715..

DA CUNHA, Fernanda Silveira; MACHADO, Geovana; NEUVALD, Lilian. Análise da presença do canal cavo-inter-radicular em molares: estudo in vitro. Revista Odonto Ciência, v. 20, n. 47, p. 40-44, 2005. Disponível em:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fo/login.

DANTAS, Jacqueline Garcia Fernandes. Comprovação da real comunicação entre o endodonto e o periodonto através do canal cavo inter-radicular e sua prevalência em molares inferiores humanos. 2006. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17081>

HARB, Leandro José Corrêa et al. Avaliação in vitro do canal cavo inter-radicular em molares inferiores. 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6054.

LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA, José Freitas. Endodontia: Biologia e técnica. 4ª ed. São Paulo: Elsevier, 2015.

ALBORNOZ LÓPEZ, Gabriela; ZLATAR ROJAS, Vesna. Identificar la presencia de conductos cavo interradicular en molares permanentes extraidos en la Universidad Finis Terrae en el año 2018. 2019. Disponível em: <

(15)

14

MATA, Ana Carolina et al. Prevalência de canais cavo inter-radiculares em molares

permanentes. Análise através de microscopia de varredura. Revista Odontológica do Brasil Central, v. 13, n. 35, 2004. Disponível em: <

https://www.robrac.org.br/seer/index.php/ROBRAC/article/view/146>.

PERLICH, M. A.; READER, A.; FOREMAN, D.W. A scanning electron microscopic investigation of accessory foramens on the pulpal floor of human molars. Journal of Endodontics, v. 7, n. 9, p. 402-406, 1981. Disponível em:

<https://www.jendodon.com/article/S0099-2399(81)80038-6/abstract>.

ARIKAN, Volkan; SONMEZ, Hayriye; SARI, Saziye. Comparison of two base materials regarding their effect on root canal treatment success in primary molars with furcation lesions. BioMed Research International, v. 2016, 2016. Disponível em: <

https://www.hindawi.com/journals/bmri/2016/1429286/.

VERTUCCI, F. J.; ANTHONY, R. L. A scanning electron microscopic investigation of accessory foramina in the furcation and pulp chamber floor of the molar teeth. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1986 Sep;62(3):319-26.

http://dx.doi.org/10.1016/0030-4220(86)90015-0.)

VERTUCCI, F. J.; WILLIAMS, R.G. Furcation canals in the human mandibular first molar. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. v. 38, n. 2, p. 308-314, 1974. Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0030422074900735.

WOLF, Thomas Gerhard et al. Interradicular Root Canals in Mandibular First Molars: A Literature Review and Ex Vivo Study. Journal of endodontics, v. 45, n. 2, p. 129-135, 2019. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099239918307532 >.

Referências

Documentos relacionados

satélites diferentes para estimar APAR de terra e oceano, períodos distintos para as estimativas: 1978-83 para oceanos (CZCS- Coastal Zone Color Scaner), e de 82 a 90 para a terra

As informações constantes deste material podem auxiliar o investidor em suas decisões de investimento, porém o investidor será responsável, de forma exclusiva, pela

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

14/07/15 13h30min às 17h30min Campus I Joaçaba | Bloco IV | Laboratório de informática I Oficina 11: Uso da Ferramenta de Avaliação no Portal de Ensino Greici Fernandes da

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Dessa forma, o objetivo desse artigo é aplicar o estimador de Horvitz-Thompson para estimar o total de veículos atraídos por supermercados e hipermercados no