• Nenhum resultado encontrado

6.1 - OBJETIVOS DA PADRONIZAÇÃO PADRÃO VISUAL E AMBIENTAL INSTALAÇÕES SINALIZAÇÃO EXTERNA...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "6.1 - OBJETIVOS DA PADRONIZAÇÃO PADRÃO VISUAL E AMBIENTAL INSTALAÇÕES SINALIZAÇÃO EXTERNA..."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

SUMÁRIO

Guia de Gestão de Rede de Parceiros Versão 2005

MÓDULO 6 – PADRONIZAÇÃO

6.1 - OBJETIVOS DA PADRONIZAÇÃO ... 03

6.2 - PADRÃO VISUAL E AMBIENTAL... 04

6.3 - INSTALAÇÕES ... 05 – 11

6.4 - SINALIZAÇÃO EXTERNA ... 12 – 18

6.5 - SINALIZAÇÃO INTERNA ... 19 – 23

6.6 - SINALIZAÇÃO CAIXA AQUI... 24 – 25

6.7 - MOBILIÁRIO ... 26 – 32

(2)
(3)

3

Guia de Gestão de Rede de Parceiros Versão 2005

PADRONIZACÃO

PADRONIZAÇÃO

6.1 - OBJETIVOS DA PADRONIZAÇÃO

As Agências da CAIXA vêm passando por uma transformação para se tornarem mais modernas e eficazes. Tudo isso para propiciar melhor atendimento e maior satisfação dos clientes. Essas mudanças decorrem da conscientização de que a imagem, o espaço e o mobiliário de uma agên-cia têm grande influênagên-cia na postura, no conforto e no comportamento de clientes e funcionários. As Unidades Lotéricas passaram por um primeiro processo de padronização, conforme a ima-gem corporativa anterior da CAIXA.

Com a mudança da marca da CAIXA, a importância de posicionar-se no mercado de maneira mais expressiva e a necessidade de que os atributos de modernidade e de segurança inerentes à marca CAIXA sejam transferidos para aquela rede de lojas, verificou-se que o ajuste da imagem das Unidades Lotéricas de acordo com o padrão atual dos Pontos-de-Venda da CAIXA é imprescindível. Tudo isso para que seja confirmado e percebido pelos clientes que a Rede de Casas Lotéricas é uma extensão dos Pontos-de-Venda da CAIXA, o que oportuniza a ampliação e a maximiza-ção da oferta e a comercializamaximiza-ção de produtos CAIXA naquelas lojas. Para tanto, estão sendo implementadas ações ligadas ao aumento da segurança, à melhoria do atendimento ao clien-te e, conseqüenclien-temenclien-te, dos resultados financeiros, a fim de proporcionar àquela rede a inclien-te- inte-grar com mais efetividade a Rede de Pontos-de-Venda da CAIXA.

Este novo padrão desenvolvido para as Unidades Lotéricas teve como base 5 tópicos princi-pais: adequação ao novo padrão visual e ambiental da CAIXA, ergonomia, economicidade, informação e segurança. Dessa forma, além de possuir maior identificação com a nova ima-gem da CAIXA, esse padrão privilegiará um sistema economicamente viável, com materiais de fácil aquisição que possam ser fabricados em qualquer lugar do Brasil. Nele, a segurança é um dos pontos principais. Muitas modificações serão feitas para que o Empresário Lotérico exerça suas atividades com mais segurança e tranqüilidade.

Todas essas mudanças visam reforçar a imagem da CAIXA como uma instituição moderna e preparada para os desafios do próximo milênio. No entanto, todo esse processo só obterá sucesso com a colaboração de todos para a correta implantação da Marca e o fortalecimento da Nova Imagem Corporativa.

Marcas fortemente estabelecidas possibilitam à empresa adequar-se mais facilmente a movi-mentos de segmentação, fragmentação do mercado e penetração em novos nichos, e, alguma vezes, em novas categorias de produtos. Minimizam pressões de fornecedores e clientes, pois ninguém quer deixar de negociar com "boas marcas". Facilitam o diálogo com consumidores ou associações que o representem pela credibilidade que possuem.

Cada Empresário Lotérico deve estar consciente da sua ligação com a CAIXA. Além de usufruir dos benefícios de uma instituição forte, precisa manter um padrão de apresentação e organiza-ção que mantenha a credibilidade da empresa a qual pertence. A adoorganiza-ção do novo padrão visual torna-se importante, já que traduz a abrangência dos serviços da CAIXA em todo o Brasil. 6.1 - OBJETIVOS DA PADRONIZAÇÃO

(4)

Módulo 6 - PADRONIZAÇÃO 6.2 - PADRÃO VISUAL E AMBIENTAL

6.2 - PADRÃO VISUAL E AMBIENTAL

Este módulo tem como objetivo fornecer as orientações básicas necessárias à implantação ou adequação da Unidade Lotérica ao padrão visual e ambiental estabelecido pela CAIXA. Trata-se de uma versão simplificada do MANUAL DE PADRÃO VISUAL E AMBIENTAL DAS NOVAS UNIDADES LOTÉRICAS, em que podem ser encontradas informações mais detalhadas sobre todos os itens que compõem uma Unidade Lotérica.

Consulte sempre este módulo quando for realizar a implantação ou a adequação de sua Unidade Lotérica. Caso necessite de mais detalhes, entre em contato com o seu Consultor de Campo.

(5)

Módulo 6 - PADRONIZAÇÃO 6.3 - INSTALAÇÕES

5

Guia de Gestão de Rede de Parceiros Versão 2005

6.3 - INSTALAÇÕES

ILUMINAÇÃO / LUMINÁRIAS Características Gerais

Em todos os locais de trabalho, deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade. A iluminação geral deve ser uniforme-mente distribuída e difusa. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instala-da de modo que evite ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. Na instalação de luminárias de embutir ou sobrepor, os acabamentos deverão ser na cor branca. Deve-se evitar a utilização de lâmpadas incandescentes, pois consomem mais energia e dis-sipam muito mais calor.

Opções de Luminárias Luminária de Embutir

Padrão exclusivo para a utilização de forro em gesso:

- Luminária de embutir confeccionada em aço tratado e pintada em epóxi-pó na cor bran-ca, para lâmpada fluorescente compacta 2 x 18 W duplas, cor da

lâmpada 21, reator embutido, modelo E4450/218, fabricação LUMINI, ou similar.

As luminárias não devem distar uma da outra mais de 70 cm. Padrão exclusivo para a utilização de forro pacote.

- Luminária de embutir confeccionada em aço tratado e pintada em epóxi-pó na cor branca, para lâmpada fluorescente 2 x 32 W, cor da lâmpada 21, reator embutido, modelo FE 1401/232, fabricação LUMINI, ou similar.

O comprimento das luminárias deverá acompanhar a modulação do forro, conforme o fabricante.

As luminárias não devem distar uma da outra mais de 80 cm.

Luminária de Sobrepor

Padrão exclusivo para a instalação diretamente na laje:

- Luminária de sobrepor confeccionada em aço tratado e pintada em epóxi-pó na cor branca, para lâmpada fluorescente compacta 2 x 18 W duplas, cor da lâmpada 21, reator embutido, modelo T4450/218, fabricação LUMINI, ou similar.

O comprimento das luminárias deverá acompanhar o maior comprimen-to da loja. As luminárias não devem distar uma da outra mais de 70 cm.

IMPORTANTE ! ESPECIFICAÇÃO DOS MATERIAIS Neste Manual, a identificação de ma-teriais ou equipa-mentos por determi-nada marca e/ou pro-duto indica apenas uma referência, ou seja, constitui um padrão a ser seguido. Qualquer material e/ou equipamento cuja marca ou pro-duto não constem destas especificaçõ-es, mas desempen-hem idêntica função construtiva e apre-sentem as mesmas características do especificado, pode-rão ser utilizados.

(6)

Módulo 6 - PADRONIZAÇÃO 6.3 - INSTALAÇÕES

Modelo de Luminária LUMINI E4450 - de EMBUTIR

Modelo de Luminária LUMINI FE 1401 - de EMBUTIR

Modelo de Luminária LUMINI T4450 - de SOBREPOR

MODELOS DE LUMINÁRIAS

Luminárias de Embutir

(7)

Módulo 6 - PADRONIZAÇÃO 6.3 - INSTALAÇÕES

7

Guia de Gestão de Rede de Parceiros Versão 2005

Largura da Borda = 6cm

MODELO DE CAPACHO E DETALHAMENTO DA BORDA

Largura variável conforme o vão de entrada

CAPACHO

No lado interno do acesso à Unidade, poderá ser previsto um capacho de fibra sintética refe-rência Nomad da 3M, linha extra resistente (ou equivalente), ou capacho para médio tráfe-go, na cor cinza-claro, com formato retangular, na largura do vão de acesso, com borda com 06 cm de largura na cor

cinza-grafite.

O capacho é item opcional.

A opção pelo capacho de linha extra-resistente ou para médio tráfego ficará a cargo do pro-jetista, em razão da folga/altura existente entre a porta de acesso e o piso da unidade.

EM HIPÓTESE ALGUMA, DEVERÁ SER USADA A MARCA LOTERIAS NO CAPACHO.

(8)

Módulo 6 - PADRONIZAÇÃO 6.3 - INSTALAÇÕES

DIVISÓRIAS

Características Gerais

Os espaços destinados às atividades internas não devem ser visualizados pelo cliente. Quando há a necessidade da criação de espaço destinado para essas atividades, sem a cons-trução de paredes em alvenaria, a delimitação deverá ser executada por meio de painéis divi-sórios piso-teto.

As divisórias piso-teto deverão possuir altura variável, conforme pé-direito, com as seguin-tes especificações:

Opções de Acabamento

Divisória em miolo colméia, espessura 35 mm, painéis de dupla face, com acabamento em laminado melamínico texturizado, que pode ser nas cores: branca ou cinza polar.

As portas deverão possuir as mesmas características dos painéis.

Estrutura em perfis de alumínio anodizado cor natural fosqueado e os montantes/travessas e rodapés podem ser duplos ou simples, de acordo com o padrão a ser instalado.

As ferragens deverão ser em alumínio ou cromadas, com fechadura tipo tubular, chave cen-tral e trava de segurança.

ESQUADRIAS

Características Gerais

As esquadrias serão classificadas em internas e externas.

Entende-se por esquadrias internas, todas as portas internas, batentes, guarnições e janelas/vitraux.

Entende-se por esquadrias externas aquelas que fazem parte da fachada da Unidade até por-tas de aço de enrolar e grades de proteção.

Opções de Acabamento Esquadrias Externas

Se a esquadria de for em madeira, prever acabamento em pintura, esmalte sintético semi-brilho cor Cinza H165 - Sistema Selfcolor SUVINIL.

Se a esquadria for em alumínio, poderá ser mantida a cor natural fosco.

Se a esquadria for em ferro ou aço, remover a pintura existente com removedor, lixar com lixa para metal no 100, aplicar zarcão e prever acabamento em pintura com esmalte sintético semi-brilho cor Cinza H165 - Sistema Selfcolor SUVINIL.

(9)

Módulo 6 - PADRONIZAÇÃO 6.3 - INSTALAÇÕES

9

Guia de Gestão de Rede de Parceiros Versão 2005

Opções de Revestimentos:

Alvenaria, com pintura acrílica acabamento acetinado, Granito Polido (cinza médio), ou Cerâmica (cinza médio), ou Concreto Aparente (cinza médio) .

ou

Esquadrias Internas

Folhas de portas internas, batentes, guarnições e janelas deverão acompanhar as cores empregadas nas paredes, com o objetivo de não se destacarem do conjunto.

No caso de paredes com revestimentos em laminado, as portas internas poderão ser revesti-das no mesmo laminado ou pintarevesti-das na cor adotada nas paredes.

No caso de paredes com revestimento em pintura, as portas internas poderão ser revestidas em laminado texturizado na cor cinza médio, ou receber pintura na mesma cor adotada nas paredes.

FACHADA

Características Gerais

As fachadas deverão ser neutras e com poucos detalhes, para dar destaque à Sinalização Externa.

Opções de Revestimento / Acabamentos

Para o acabamento da fachada em alvenaria, serão aceitos os seguintes tipos de pintura: -Pintura acrílica, acabamento acetinado, na cor cinza-azulado, ref. G003 Sistema Selfcolor Sulvinil

-Pintura acrílica, acabamento acetinado, na cor branca, ref. F164 Sistema Selfcolor Sulvinil Para revestimento das fachadas, também será aceita, desde que mantida a tonalidade cinza-médio, a utilização dos seguintes tipos de revestimentos:

-Granito Polido -Cerâmica

(10)

Módulo 6 - PADRONIZAÇÃO 6.3 - INSTALAÇÕES

FORRO / TETO

Características Gerais

Preferencialmente, o forro deverá ser único em toda extensão da Unidade e não deverá apre-sentar desníveis.

O forro poderá ser segmentado/rebaixado, em casos de pé direito duplo. O acabamento do forro/teto deverá ser uniforme, na cor branca.

Opções de Revestimento

Poderão ser utilizados os seguintes forros:

- Forro pacote, placas de fibra mineral padrão referencial linha "ARMSTRONG" da HUNTER DOUGLAS ou linha "SIENA" da CELOTEX; ou EUCATEX, com placas e perfis na cor branca e as devidas adaptações para permitir a instalação de luminárias de embutir e difusores de refrigeração

- Forro de Gesso em placas, com pintura PVA na cor branco-neve.

Nos casos em que não for necessária a utilização de forro, o teto deverá receber o seguinte acabamento:

- Pintura PVA na cor branco-neve diretamente na laje

PAREDES INTERNAS Características Gerais

Todas as paredes deverão receber o mesmo acabamento, independentemente de sua localização.

Opções de Revestimentos

Nos revestimentos das paredes deverá ser utilizada :

Pintura acrílica com acabamento acetinado, aplicado sobre massa corrida PVA, devi-damente lixada e selada, na cor branco-gelo, ref. F164 Sistema Selfcolor Sulvinil. Revestimento em laminado melamínico texturizado na cor branca, ou cinza polar.

Cerâmica na cor branca para áreas de serviço (banheiros, copas).

PERSIANAS

Características Gerais

Não é obrigatória a instalação de persianas. Sua instalação é aconselhável nos casos de facha-das com grande incidência de raios solares.

Opções de Persianas

Horizontais com lâminas de aproximadamente 2,5 cm de largura, na cor PRATA (ALUMÍNIO), da LUXAFLEX ou similar.

Verticais, com lâminas de 8cm de largura, confeccionadas em alumínio ou tecido, nas cores alumínio natural, cinza claro ou branca, da LUXAFLEX ou similar.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Um polígono é dito equilátero quando possui lados congruentes, ou seja, todos lados iguais; e será dito equiângulo quando possuir ângulos congruentes, isto é, todos ângulos

Na intervenção como advogado(a) ou representante para solução de qualquer assunto amigável, Honorários Mínimos de R$2.000,00. Na hipótese de procedimento de valor

de acompanhamento e avaliação, cujo resultado será expresso de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) , sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior

“7.3.1 Os elementos essenciais para referenciar monografias ou partes de monografias, obtidas em meio legível por computador são: autor(es), título/subtítulo (da parte e/ou da obra

O Sínodo criou o Seminário Presbiteriano, elegeu seus dois primeiros professores e dividiu o Presbitério de Campinas e Oeste de Minas em dois: São Paulo e Minas.. Nesse período

As aplicações financeiras são, inicialmente, reconhecidas pelo valor justo, acrescidas dos custos da transação para todos os ativos financeiros não mensurados ao valor justo por

Eletricidade Aplicada – Circuitos Elétricos em Corrente Contínua 40. Expressão Gráfica – Desenho Técnico