• Nenhum resultado encontrado

RESP / TO ; RECURSO ESPECIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESP / TO ; RECURSO ESPECIAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

JURISPRUDÊNCIA/STJ

Processo

RESP 697585 / TO ; RECURSO ESPECIAL 2004/0099400-2 Relator(a)

Ministro GILSON DIPP (1111) Órgão Julgador T5 - QUINTA TURMA Data do Julgamento 22/03/2005 Data da Publicação/Fonte DJ 18.04.2005 p. 383 Ementa

CRIMINAL. RESP. COMPETÊNCIA. INTIMAÇÃO DO DENUNCIADO. DESNECESSIDADE. RELAÇÃO JURÍDICA NÃO CONSOLIDADA. CRIME AMBIENTAL. TRANSPORTE DE MADEIRA SEM AUTORIZAÇÃO.

COMPETÊNCIA CONCORRENTE PARA LEGISLAR E FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DE NORMAS AMBIENTAIS PELA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. LESÃO A BENS, SERVIÇOS OU INTERESSES DA UNIÃO NÃO-DEMONSTRADA. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL. RECURSO DESPROVIDO.

I. Não tendo sido recebida a denúncia, desnecessária a intimação do acusado para se manifestar sobre recurso interposto com vistas à fixação da competência.

II. Tendo em vista que a competência para legislar acerca de matéria ambiental – bem como de exercer o poder de polícia com o fim de assegurar do cumprimento das normas – é concorrente, sendo repartida entre a União, os Estados e os Municípios, somente a lesão específica aos interesses da União é capaz de atrair a competência da Justiça Federal, para o julgamento de eventuais crimes ambientais.

III. Existência de eventual lesão a bens, serviços ou interesses da União, a ensejar a competência da Justiça Federal não-demonstrada.

IV. Cancelamento da Súmula n.º 91 por esta Corte. V. Recurso desprovido.

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justiça. "A Turma, por

unanimidade, conheceu do recurso, mas lhe negou provimento." Os Srs. Ministros Laurita Vaz, Arnaldo Esteves Lima, José Arnaldo da Fonseca e Felix Fischer votaram com o Sr.

Ministro Relator. Resumo Estruturado Aguardando análise. Sucessivos

RESP 695460 PA 2004/0077428-1 DECISÃO:22/03/2005 DJ DATA:18/04/2005 PG:00383Revista Eletrônica da Jurisprudência Acompanhamento Processual

(2)

Processo

CC 39055 / RS ; CONFLITO DE COMPETENCIA 2003/0066249-1 Relator(a)

Ministro PAULO MEDINA (1121) Órgão Julgador S3 - TERCEIRA SEÇÃO Data do Julgamento 23/02/2005 Data da Publicação/Fonte DJ 11.04.2005 p. 176 Ementa

CRIMINAL. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. PESCA PREDATÓRIA EM RIO INTERESTADUAL. POSSÍVEL CRIME AMBIENTAL. LESÃO À BENS,

SERVIÇOS OU INTERESSES DA UNIÃO EVIDENCIADA. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL.

- Compete, em regra, à Justiça Estadual, o processo e julgamento de feitos que visam à apuração de crimes ambientais.

- A competência da Justiça Federal é restrita aos crimes ambientais perpetrados em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, ou de suas autarquias ou empresas públicas.

- Tratando-se de possível pesca predatória em rio interestadual, que banha mais de um Estado da federação, evidencia-se situação indicativa da existência de eventual lesão a bens, serviços ou interesses da União, a ensejar a competência da Justiça Federal. - Conflito conhecido para declarar a competência do Juízo Federal da Segunda Vara de Uruguaiana/RS.

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, conhecer do conflito e declarar competente o Suscitado, Juízo Federal da 2ª Vara de Uruguaiana - SJ/RS, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.

Votaram com o Relator os Srs. Ministros Hélio Quaglia Barbosa, Arnaldo Esteves Lima, Nilson Naves, José Arnaldo da Fonseca, Gilson Dipp, Hamilton Carvalhido, Paulo Gallotti e Laurita Vaz.

Resumo Estruturado VIDE EMENTA

Processo

CC 33987 / MS ; CONFLITO DE COMPETENCIA 2001/0189712-0 Relator(a)

Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA (1128) Órgão Julgador

S3 - TERCEIRA SEÇÃO Data do Julgamento

(3)

10/11/2004

Data da Publicação/Fonte DJ 17.12.2004 p. 411 Ementa

CONFLITO DE COMPETÊNCIA. PESCA PREDATÓRIA. RIO TAQUARI. UTILIZAÇÃO DE PETRECHOS NÃO PERMITIDOS. CRIME AMBIENTAL PRATICADO EM RIO INTERESTADUAL. INCIDÊNCIA DO ART. 109, INC. IV, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, POR FORÇA DO DISPOSTO NO ART. 20, INC. III, DA CARTA DA REPÚBLICA. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. 1. No que tange aos crimes eventualmente cometidos contra o meio ambiente, existindo qualquer lesão a bens, serviços ou interesses diretos da União, a competência para o processamento e julgamento do feito é da Justiça Federal (CF, art. 109, inc. IV).

2. Consta expressamente na Constituição Federal que "São bens da União: os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;"

(CF, art. 20, inc. III).

3. No caso, o rio Taquari, palco do evento delituoso que se pretende apurar, nasce no Estado de Mato Grosso, passando por 2 (dois) municípios, até entrar pela região norte no Estado de Mato Grosso do Sul, razão pela qual indiscutível é a competência da Justiça Federal na hipótese em exame, por se tratar de rio interestadual.

4. Aliás, o Superior Tribunal de Justiça já decidiu, reiteradas vezes, que, tratando-se de pesca predatória em rio interestadual – que banha mais de um Estado da federação –, a competência para o processamento e julgamento do feito é da Justiça Federal.

5. Conflito conhecido para declarar a competência, na hipótese, do Juízo Federal da 1ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Mato Grosso do Sul, ora suscitante.

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da TERCEIRA SEÇÃO do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, conhecer do conflito e declarar competente o Suscitante, Juízo Federal da 1ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso do Sul, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Votaram com o Relator os Srs. Ministros José Arnaldo da Fonseca, Gilson Dipp, Paulo Gallotti, Laurita Vaz, Paulo Medina e Hélio Quaglia Barbosa.

Ausentes, ocasionalmente, os Srs. Ministros Nilson Naves e Hamilton Carvalhido. Resumo Estruturado

COMPETENCIA JURISDICIONAL, JUSTIÇA FEDERAL, JULGAMENTO, CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE, CRIME CONTRA A FAUNA, HIPOTESE, PESCA PREDATORIA, RIO INTERESTADUAL, CARACTERIZAÇÃO, VIOLAÇÃO, BEM, INTERESSE, UNIÃO FEDERAL, OBSERVANCIA, JURISPRUDENCIA, STJ. Referência Legislativa

LEG:FED CFD:****** ANO:1988

***** CF-88 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

ART:00020 INC:00003 ART:00109 INC:00004LEG:FED LEI:009605 ANO:1998 ART:00034 PAR:ÚNICO INC:00002

(4)

STJ - CC 38036-SP (RJADCOAS 48/586), CC 45154-SP, CC 35058-SP (LEXSTJ 162/246)

Sucessivos

CC 32311 MS 2001/0078345-6 DECISÃO:10/11/2004 DJ DATA:17/12/2004 PG:00411Revista Eletrônica da Jurisprudência Acompanhamento Processual

Processo

RHC 14341 / PR ; RECURSO ORDINARIO EM HABEAS CORPUS 2003/0053970-7

Relator(a)

Ministra LAURITA VAZ (1120) Órgão Julgador T5 - QUINTA TURMA Data do Julgamento 26/10/2004 Data da Publicação/Fonte DJ 29.11.2004 p. 349 Ementa

RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. FERTILIZANTES. ATIVIDADE DE MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS. FALTA DE

AUTORIZAÇÃO DO ÓRGÃO DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE. CRIME AMBIENTAL DO ART. 56 DA LEI N.º 9.605/98. IMPLEMENTAÇÃO DE SANÇÕES ADMINISTRATIVAS. DESRESPEITO AO EMBARGO DO IBAMA. CRIME DE DESOBEDIÊNCIA NÃO CONFIGURADO. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL.

1. A mesma conduta ilícita foi objeto de duas sanções administrativas distintas infligidas pelo IBAMA: o Termo de Embargo, que pretendeu suspender a atividade empresarial envolvida no

manuseio de produtos químicos tóxicos, por falta de autorização legal do órgão

competente; e o Auto de Infração, que impôs multa pela conduta de "funcionar, ter em depósito, produtos químicos [...] sem inscrição no cadastro técnico federal e sem licença ou autorização do órgão administrativo competente".

2. Inexiste o crime de desobediência se para o descumprimento da ordem legal há previsão legislativa de sanção civil ou administrativa, salvo se há expressa

admissibilidade da cumulação das sanções extrapenal e penal. Precedentes. 3. Pelo descumprimento do embargo à atividade irregular, afora o sancionamento administrativo, também respondem os agentes penalmente pelo crime do art. 56 da Lei n.º 9.605/98, constituindo indevido bis in idem a imputação cumulativa do crime de desobediência.

4. A persecução penal foi instaurada com base na constatação de que os ora Pacientes, sem autorização do IBAMA e em desrespeito ao embargo implementado, estavam exercendo atividades nocivas ao meio ambiente, infringindo interesse direito da Autarquia Federal, o que

atrai a competência da Justiça Federal.

5. Recurso ordinário parcialmente provido tão-somente para afastar a persecução penal dos ora Recorrentes pelo crime de desobediência.

(5)

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas taquigráficas a seguir, por unanimidade, dar parcial provimento ao recurso, nos termos do voto da Sra. Ministra

Relatora. Os Srs. Ministros Arnaldo Esteves Lima, José Arnaldo da Fonseca, Felix Fischer e Gilson Dipp votaram com a Sra. Ministra Relatora.

Resumo Estruturado

CABIMENTO, TRANCAMENTO DE AÇÃO PENAL, CRIME DE

DESOBEDIENCIA, HIPOTESE, PACIENTE, DESCUMPRIMENTO, EMBARGO EXTRAJUDICIAL, IBAMA, DETERMINAÇÃO, SUSPENSÃO, ATIVIDADE COMERCIAL, EMPRESA, DECORRENCIA, LEI FEDERAL, 1998, PREVISÃO, APLICAÇÃO, SANÇÃO CIVIL, SANÇÃO PENAL, SANÇÃO ADMINISTRATIVA, CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE, IMPOSSIBILIDADE, ACUMULAÇÃO, CRIME, PREVISÃO, CODIGO PENAL, CRIME, LEI ESPECIAL,

CARACTERIZAÇÃO, BIS IN IDEM.

COMPETENCIA JURISDICIONAL, JUSTIÇA FEDERAL, PROCESSAMENTO, JULGAMENTO, AÇÃO PENAL, CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE, HIPOTESE, EMPRESA, COMERCIALIZAÇÃO, PRODUTO TOXICO, FALTA, ALVARA DE FUNCIONAMENTO, DECORRENCIA, SUJEIÇÃO,

FISCALIZAÇÃO, CONTROLE, ORGÃO FEDERAL, IBAMA,

CARACTERIZAÇÃO, VIOLAÇÃO, INTERESSE, SERVIÇO, AUTARQUIA FEDERAL, OBSERVANCIA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988.

Referência Legislativa

LEG:FED LEI:009605 ANO:1998

ART:00056LEG:FED DEL:002848 ANO:1940 ***** CP-40 CODIGO PENAL

ART:00330LEG:FED CFD:****** ANO:1988 ***** CF-88 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Veja

(SANÇÃO - CIVIL - ADMINISTRATIVA - CRIME DE DESOBEDIÊNCIA) STJ - RHC 14490-MG, HC 22721-SP, RHC 12321-SP

(COMPETÊNCIA - JUSTIÇA FEDERAL - MEIO AMBIENTE - INTERESSE - IBAMA)

STJ - CC 37137-MG,

CC 33511-MG (RJADCOAS 44/576, RSTJ 170/421),

HC 18366-PA (LEXSTJ 152/319, RJADCOAS 38/548, JBC 44/184)

Processo

CC 36594 / RS ; CONFLITO DE COMPETENCIA 2002/0110453-4 Relator(a)

Ministro HÉLIO QUAGLIA BARBOSA (1127) Órgão Julgador

(6)

Data do Julgamento 10/11/2004

Data da Publicação/Fonte DJ 24.11.2004 p. 226 Ementa

CONFLITO DE COMPETÊNCIA. PENAL. CRIME CONTRA A FAUNA. PESCA PREDATÓRIA MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE PETRECHOS PROIBIDOS. AUSÊNCIA DE LESÃO A BENS, SERVIÇOS OU INTERESSES DA UNIÃO. COMPETÊNCIA DA

JUSTIÇA ESTADUAL.

1. A partir do cancelamento do enunciado n.º 91 da súmula desta Corte, a competência da Justiça Federal restringe-se aos casos em que os crimes ambientais foram perpetrados em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, suas autarquias ou empresas públicas.

2. O crime do caso sub examine não se amolda às hipóteses que justificam a fixação da competência na Justiça Federal.

3. Conflito de competência conhecido para declarar competente para processar e julgar o feito o Juízo de Direito do Juizado Especial Criminal de Rio Grande/RS.

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos estes autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da TERCEIRA SEÇÃO do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas taquigráficas a seguir, por unanimidade, conhecer do conflito e declarar competente o Suscitante, Juízo de Direito do Juizado Especial Criminal de Rio Grande - RS. Votaram com o Relator os Srs. Ministros ARNALDO ESTEVES LIMA, JOSÉ ARNALDO DA FONSECA, GILSON DIPP, PAULO GALLOTTI, LAURITA VAZ e PAULO MEDINA. Ausentes, ocasionalmente, os Srs. Ministros NILSON NAVES e HAMILTON

CARVALHIDO.

Presidiu o julgamento o Sr. Ministro FELIX FISCHER. Resumo Estruturado

VIDE EMENTA. Referência Legislativa LEG:FED SUM:******

***** SUM(STJ) SUMULA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SUM:000091LEG:FED LEI:005197 ANO:1967

ART:00001

(ALTERADO PELA LEI 9605/98)LEG:FED LEI:009605 ANO:1998LEG:FED CFD:****** ANO:1988

***** CF-88 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

ART:00020 INC:00001 ART:00023 INC:00007 ART:00109 INC:00004

Veja

(7)

Processo

CC 41562 / RS ; CONFLITO DE COMPETENCIA 2004/0013970-5 Relator(a)

Ministro GILSON DIPP (1111) Órgão Julgador S3 - TERCEIRA SEÇÃO Data do Julgamento 08/09/2004 Data da Publicação/Fonte DJ 04.10.2004 p. 208 Ementa

CRIMINAL. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. CAÇA E ABATE DE ANIMAL SILVESTRE. POSSÍVEL CRIME AMBIENTAL. LESÃO A BENS, SERVIÇOS OU INTERESSES DA UNIÃO NÃO-DEMONSTRADA. CANCELAMENTO DA SÚMULA 91/STJ. CONDUTA QUE NÃO SE ENQUADRA NAS SITUAÇÕES ESPECÍFICAS QUE JUSTIFICAM A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL.

Compete à Justiça Estadual o processo e julgamento de feito que visa à apuração de possível crime ambiental, consistente na prática, em tese, de guarda de animal silvestre previamente abatido, quando não restar demonstrada a existência de eventual lesão a bens, serviços ou interesses da União, a ensejar a competência da Justiça Federal. Cancelamento da Súmula 91/STJ.

Conduta que não se enquadra nas situações específicas de delitos contra a fauna que justificam a competência da Justiça Federal.

Conflito conhecido para declarar a competência do Juízo de Direito de Soledade/RS, o Suscitado.

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da TERCEIRA SEÇÃO do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, conheceu do conflito e declarou competente o Suscitado, Juízo de Direito de Soledade - RS, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.Votaram com o Relator os Srs.

Ministros Hamilton Carvalhido, Paulo Gallotti, Laurita Vaz, Hélio Quaglia Barbosa, Arnaldo Esteves Lima, Nilson Naves e José Arnaldo da Fonseca.

Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Paulo Medina. Resumo Estruturado

VIDE EMENTA. Referência Legislativa

LEG:FED LEI:009605 ANO:1998

ART:00029 PAR:00004 INC:00003LEG:FED CFD:****** ANO:1988 ***** CF-88 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

ART:00020 ART:00109 INC:00004LEG:FED SUM:******

***** SUM(STJ) SUMULA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SUM:000091

(CANCELADA) Veja

(8)

STJ - CC 28412-MG, CC 20928-SP (REVJUR 259/110), CC 27848-SP (RJDTACSP 56/268)

Processo

RESP 620819 / TO ; RECURSO ESPECIAL 2003/0235848-3 Relator(a)

Ministro GILSON DIPP (1111) Órgão Julgador T5 - QUINTA TURMA Data do Julgamento 17/06/2004 Data da Publicação/Fonte DJ 02.08.2004 p. 554 Ementa

CRIMINAL. RESP. CRIME AMBIENTAL. DESMATAMENTO DE ÁREA DE CERRADO SEM AUTORIZAÇÃO. COMPETÊNCIA CONCORRENTE PARA LEGISLAR E FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DE NORMAS AMBIENTAIS PELA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. LESÃO A BENS, SERVIÇOS OU INTERESSES DA UNIÃO NÃO-DEMONSTRADA. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL. RECURSO DESPROVIDO.

I. Tendo em vista que a competência para legislar acerca de matéria ambiental – bem como de exercer o poder de polícia com o fim de assegurar do cumprimento das normas – é concorrente, sendo repartida entre a União, os Estados e os Municípios, somente a lesão específica aos interesses da União é capaz de atrair a competência da Justiça Federal, para o julgamento de eventuais crimes ambientais.

II. Compete à Justiça Estadual o processo e julgamento de feito que visa à apuração de possível crime ambiental, consistente no desmatamento, sem autorização, de área de cerrado, quando não restar demonstrada a existência de eventual lesão a bens, serviços ou interesses da União a ensejar a competência da Justiça Federal.

III. Cancelamento da Súmula n.º 91 por esta Corte. IV. Recurso desprovido.

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, conheceu do recurso, mas lhe negou provimento. Os Srs. Ministros Laurita Vaz, José Arnaldo da Fonseca e Felix Fischer votaram com o Sr. Ministro Relator.

Resumo Estruturado VIDE EMENTA. Referência Legislativa

LEG:FED LEI:009605 ANO:1998

ART:00048LEG:FED CFD:****** ANO:1988 ***** CF-88 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 ART:00109 INC:00004LEG:FED SUM:******

(9)

SUM:000091 Veja

STJ - CC 28412-MG, CC 20928-SP (REVJUR 259/110), CC 27848-SP (RJDTACSP 56/268)

Referências

Documentos relacionados

As plagioclases correspondentes às rochas gabróicas são, em média, do tipo labradorite mas variam desde An 45 (andesina) a An 77 (bitaunite). Para o ASB o espectro composicional

Assuntos: 1992, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES, COMUNIDADES URBANAS, CROQUI, EQUIPAMENTOS SOCIO-COMUNITARIOS, EQUIPAMENTOS URBANOS, FERROVIAS, HIDROGRAFIA, NOME DE BAIRROS, NOME DE

Nos últimos cinco anos, a hipertensão arterial crônica tem aumentado dramaticamente tanto pela alta incidência como por sua prevalência, que requer

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça, por

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas