• Nenhum resultado encontrado

Regulamento dos Laboratórios de Informática UNIFACS - Universidade Salvador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento dos Laboratórios de Informática UNIFACS - Universidade Salvador"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Regulamento dos Laboratórios de Informática

UNIFACS - Universidade Salvador

1) Objetivos

Os Laboratórios de informática da UNIFACS se destinam à prática do ensino, pesquisa e à elaboração de trabalhos de alunos voltados para as atividades acadêmicas, bem como através de recursos de hardware e software possibilitam a realização de aulas práticas especiais.

2) Tipos de Laboratórios

Os Laboratórios de Informática da UNIFACS são, de acordo com suas funções e particularidades:

2.1. Laboratórios de Uso Geral e Internet: computadores ligados à Internet, além de

softwares de uso genérico.

2.2. Laboratórios de Uso Específico: computadores com softwares específicos para os cursos localizados em cada Prédio de Aulas.

2.3. Laboratórios de Aulas: salas específicas para aulas, com acesso restrito a alunos somente acompanhados por professores e convidados da Instituição.

2.4. Laboratórios de Pesquisa: computadores com hardware e softwares destinados a projetos vinculados aos núcleos temáticos de pesquisa e desenvolvimento de projetos de conclusão de curso e iniciação científica.

(2)

3.1. Normas Gerais de Uso

a) Os laboratórios são de uso exclusivo de alunos e professores da UNIFACS, não sendo permitida, portanto, a entrada de pessoas estranhas à Instituição.

b) Os funcionários da UNIFACS poderão ter acesso aos computadors exclusivamente para desenvolvimento de trabalhos da Instituição, mediante solicitação prévia e autorização das respectivas chefias ou da administração do prédio.

c) No caso de visitante, ao mesmo deverá ser entregue pela Coordenação do Curso ou Chefia do Departamento, uma carta de apresentação, constando qual o laboratório que irá utilizar e durante que período irá frequentá-lo.

d) Não é permitido o desenvolvimento de trabalhos externos às disciplinas dos cursos da UNIFACS, a exemplo das digitalizações de documentos e fotografias pessoais, além do uso de logotipos e logomarcas já existentes.

e) Os que causarem danos nos equipamentos, desde que apurada a culpa, estarão sujeitos às penalidades estabelecidas no Regimento Geral da UNIFACS.

f) Para evitar barulho, congestionamento de pessoas e perturbações ambientais, não é permitida a realização de reuniões de equipe nos Laboratórios.

g) É proibido apagar ou modificar arquivos que não tenham sido criados pelos próprios alunos para seu uso exclusivo.

h) Os Laboratórios não se responsabilizam por arquivos pertencentes aos usuários que porventura venham a ser apagados, copiados ou alterados nos seus computadores. i) Antes de sair do laboratório ou simplesmente deixar o computador para o próximo

usuário, o aluno deverá salvar seus arquivos (em disquete, pen-drive ou CD), fechar os programas que estiver usando e executar o Logoff (sair do domínio).

j) Não é permitido fumar, alimentar-se ou manipular líquidos nos laboratórios.

3.2. Softwares

A utilização de softwares nos laboratórios atenderá às seguintes normas:

a) Todos os programas executados são licenciados para uso exclusivo da UNIFACS em cada um dos microcomputadores, não sendo permitida, portanto, a cópia dos programas instalados.

(3)

b) A instalação e a configuração de softwares é de responsabilidade exclusiva dos funcionários dos laboratórios.

c) Os direitos de utilização de um programa não autorizam o emprego de versões anteriores ou posteriores do mesmo. Desta forma, é proibida a instalação de outras versões ou programas nos computadores da UNIFACS.

d) É recomendando o controle de disquetes externos através de softwares antivírus apropriados. Os que estiverem contaminados serão imediatamente devolvidos aos seus portadores, não sendo possível utilizá-los nas instalações da UNIFACS.

e) É proibida a instalação de softwares de propriedade de terceiros sem o conhecimento prévio e autorização por escrito do proprietário por um lado, e por outro, da Coordenação dos Laboratórios da UNIFACS.

3.3. Atribuições dos Funcionários

a) Os funcionários dos laboratórios têm como atribuição básica garantir o seu funcionamento pleno. Para isto, os equipamentos (computadores, impressoras, scanners etc.) deverão estar em perfeita ordem de funcionamento e os softwares estabelecidos devidamente instalados nas máquinas apropriadas. As suas atribuições, portanto, são:

• Atender de forma cortês alunos e professores; • Zelar pelos equipamentos contidos nos laboratórios;

• Anotar e controlar as reservas de equipamentos e laboratórios de aulas através dos formulários específicos;

Testar os softwares que são utilizados nos laboratórios semanalmente, realizando a manutenção corretiva que se fizer necessária, recuperando os que foram deletados e reconfigurando aqueles alterados;

Corrigir pequenos problemas de hardware;

• Solicitar, nos reparos mais complexos, a assistência técnica ou mesmo enviar para o Centro de Informática, os equipamentos defeituosos para a manutenção;

Instalar e desinstalar softwares da Instituição, de acordo com as necessidades acadêmicas dos cursos;

• Apagar os arquivos indevidos dos HD’s;

• Orientar alunos e professores no uso correto dos equipamentos, coibindo algum procedimento indevido que possa vir a danificar algum software ou hardware;

(4)

• Sempre que possível, apoiar os professores com relação aos materiais e equipamentos de apresentação (Projetores Multimídia);

• Controlar o uso e identificar as necessidades dos materiais de uso contínuo dos laboratórios (papel, cartuchos de impressora etc.);

• Zelar pelo cumprimento do Regulamento;

• Abrir e fechar os laboratórios nos horários determinados; • Não permanecer nos laboratórios em horários de descanso.

b) Os colaboradores que trabalham nos laboratórios deverão pautar sua conduta de acordo com as normas contidas neste Regulamento, além das normas gerais de trabalho.

c) Não é permitido aos funcionários dos laboratórios: • Fazer trabalhos para alunos;

• Fazer trabalhos para professores;

Dar aulas sobre os softwares e hardwares contidos nos laboratórios, aplicar exercícios ou substituir sob qualquer forma os professores.

d) Aos estagiários dos laboratórios, aplicam-se as mesmas normas válidas para os funcionários.

3.4. Normas de Segurança e Conservação

a) Os equipamentos devem ser usados com o máximo de cuidado, evitando pancadas ou riscos nos gabinetes, apoio de objetos pesados ou o bloqueio de seus dutos de ventilação.

b) Não é aceitável o uso de disquetes sujos ou danificados. Da mesma forma, por segurança, enquanto os disquetes estiverem sendo lidos ou gravados, não é aconselhável abrir as travas dos drives para retirá-los.

c) Qualquer defeito detectado nos equipamentos (mouse, teclado, scanner, impressora etc.), deve ser comunicado imediatamente aos funcionários dos laboratórios para que a limpeza ou o conserto possa ser providenciado.

d) Não é permitido o manuseio dos cabos e conexões dos equipamentos. Se alguma alteração for necessária, deve-se recorrer aos funcionários responsáveis.

(5)

a) Será disponibilizada a impressão apenas em P&B, com exceção do Prédio de Aulas 05, de uso preferencial dos alunos que desenvolvem projetos na área da computação gráfica;

b) Será disponibilizada uma cota semestral de impressões (100 folhas) idêntica para todos os alunos, independente do Curso e do número de disciplinas oferecidas;

c) Através do sistema de gerenciamento de impressão - Print Limit Pro – os alunos irão administrar individualmente suas respectivas cotas semestrais, acessando o sistema com o uso dos seus respectivos números de matrícula e senhas.

d) Não será permitida a impressão de material que contrarie as normas do Código Civil Brasileiro ou de conteúdo moralmente ofensivo, estando o aluno infrator sujeito às penalidades estabelecidas no Regimento Geral da UNIFACS.

3.6. Normas para Uso da Internet

a) Os alunos não têm permissão para efetuarem a transferência de arquivos (“download”) cujas licenças não sejam de sua propriedade, bem como de qualquer material proibido pelo Código Civil Brasileiro.

b) É terminantemente proibido a cópia, uso ou divulgação de material não acadêmico, especialmente pornográfico ou contrário à moral, estando o aluno sujeito às penalidades estabelecidas no Regimento Geral da UNIFACS, bem como às demais implicações legais.

c) O uso da conexão Internet da UNIFACS para fins não acadêmicos ou em atividades consideradas abusivas como, por exemplo, realização de “spams” de e-mail, tentativas de invasão de sistemas alheios, divulgação de qualquer material não autorizado, obstrução de serviços de Internet de terceiros, falsidade ideológica (envio de e-mail com endereço remetente falso), entre outros, é considerado infração do código disciplinar, passível das punições previstas no Regulamento Geral da UNIFACS, de acordo com a gravidade do ato.

d) O bate-papo (“chat”) na Internet, por não configurar-se uma atividade acadêmica, não poderá ser tolerado nos laboratórios. Desta forma, terão prioridade para uso dos equipamentos, aqueles alunos realmente envolvidos em pesquisas acadêmicas, permitindo uma utilização racional e justa dos recursos disponíveis.

(6)

e) Fica proibida a instalação por alunos ou outros usuários de programas obtidos através da Internet sem a autorização prévia da Coordenação dos Laboratórios de Informática da UNIFACS.

3.7. Utilização dos Laboratórios de Aulas

a) Cabe aos professores orientar os alunos para que haja conscientização da preservação dos equipamentos e do cumprimento das normas e procedimentos, para o bom uso dos laboratórios.

b) O professor deverá notificar o funcionário responsável sobre hardware ou software com problemas, para que este acione o mais breve possível os procedimentos de manutenção corretiva.

c) Como nos demais laboratórios, não será permitida a entrada com alimentos, líquidos e a permanência de pessoas fumando.

d) O professor deve estar sempre presente no laboratório durante todo o horário reservado para a sua aula.

e) Ao término das aulas, o professor deverá certificar-se de que todos os alunos tenham deixado o laboratório, sendo ele responsável pelo fechamento imediato do local e entrega da chave ao funcionário do laboratório.

4) Reservas

4.1. Laboratórios de Aulas - Professores

a) A reserva será obrigatória, caso contrário não será possível garantir ao professor o acesso ao laboratório no horário desejado.

b) A reserva poderá ser feita pessoalmente ou via telefone pelo professor, ou então por correspondência da Coordenação de cada Curso. A confirmação da reserva dependerá da disponibilidade do laboratório solicitado e da escala dos demais Cursos. c) O funcionário responsável pelo controle das reservas deverá, num prazo de 24 (vinte e quatro) horas, confirmar (ou não) a reserva, permitindo que o professor possa disponibilizar outro horário de sua conveniência.

d) A reserva deverá ser feita, no mínimo, com 72 (setenta e duas) horas de antecedência.

(7)

e) Não serão permitidas marcações por mais de 04 (quatro) semanas consecutivas por disciplina.

f) A preferência no acesso ao laboratório será dada sempre ao professor que tiver feito a reserva. Caso o laboratório esteja disponível no momento da aula (e sem reservas prévias), o professor poderá usá-lo normalmente, obedecendo-se à ordem de chegada, e desde que o funcionário responsável seja também informado da utilização da sala.

g) Os formulários específicos para a reserva de horários serão mantidos com os funcionários responsáveis pelos laboratórios, podendo o professor consultá-los a qualquer momento.

h) O professor que não utilizar o horário reservado, deve cancelar a reserva de imediato. i) A reserva de laboratórios para a realização de cursos ou atividades acadêmicas

extracurriculares de longa duração é restrita ao período de férias conforme calendário da Universidade e deverá ser solicitada pela Administração da UNIFACS.

5) Procedimentos para Programação do Uso dos Laboratórios nas Disciplinas do Currículo Acadêmico dos Cursos da Universidade

a) Antes do início de cada período letivo, a Coordenação dos Laboratórios, os Chefes de Departamento e os Coordenadores de Cursos programarão as necessidades e horários de utilização dos laboratórios por disciplinas, de forma a evitar que aulas que contêm partes teóricas e práticas sejam ministradas totalmente nos laboratórios de aulas, visando maximizar seu uso, além de evitar possíveis conflitos de horários. b) Os Coordenadores de Cursos deverão enviar à Coordenação dos Laboratórios, no

início do semestre letivo, a relação das disciplinas e horários que necessitarão esporadicamente dos laboratórios de informática durante o mesmo, confirmando mensalmente esta programação.

6) Do não Cumprimento das Normas deste Regulamento e da Disciplina

a) Caberá aos professores, funcionários e alunos zelarem pela manutenção da disciplina e ambiente acadêmico nas dependências dos laboratórios da UNIFACS, bem como respeitarem este Regulamento.

(8)

b) Os alunos que desrespeitarem as regras contidas neste Regulamento, recusando-se a atender aos avisos dos funcionários responsáveis, estarão sujeitos às penalidades previstas no Regimento da UNIFACS.

c) O tratamento desrespeitoso de funcionários a alunos implicará em medidas administrativas em relação ao fato, bem como, havendo comportamento semelhante de aluno em relação aos funcionários, este submeterá o aluno às penalidades disciplinares constantes no Regimento Geral da UNIFACS.

7) Das Disposições Gerais

Os casos omissos deverão ser encaminhados à Pró-Reitoria de Graduação para análise e deliberação.

Referências

Documentos relacionados

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Com 28 máquinas, o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Sistemas conta softwares especializados para o desenvolvimento de programas tais como Netbeans,

O contrato deverá prever as condições e prazos para treinamento dos operadores dos equipamentos e/ou o dos técnicos de manutenção da

À Coordenação dos laboratórios, reserva-se o direito de solicitar identificação do usuário a qualquer momento quando do uso do laboratório, assim como solicitar

São quatro laboratórios com vinte e dois computadores cada para uso em atividades acadêmicas (aulas), entretanto, não havendo atividade acadêmica, o acesso é