• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO SESC/AN Nº. 17/0055 PG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREGÃO SESC/AN Nº. 17/0055 PG"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PREGÃO SESC/AN Nº. 17/0055 – PG

ADENDO Nº. II – 11/12/2017

O SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – ADMINISTRAÇÃO NACIONAL

APRESENTA ESCLARECIMENTO AO QUESTIONAMENTO FEITO AO EDITAL DA LICITAÇÃO EM EPÍGRAFE:

Questionamento 1)

Prezados, em atendimento à cláusula 8.8 do Edital, apresentamos nosso pedido de esclarecimentos e sugestões de melhoria no edital em epígrafe:

• EDITAL - Item 3.2.4.; Lote II, a): Windows Phone - Exigência de solução tecnológica para este sistema operacional

O sistema Windows para celulares, utilizado nos aparelhos Windows Phone, é altamente instável, não possibilitando as chamadas na maioria dos casos, razão pela qual os principais editais de contratação de intermediação e agenciamento de serviços de taxi não exigem a funcionalidade para este tipo de sistema operacional (ex. Prefeitura Municipal de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo, dentre outros). Tal entendimento, inclusive, está em consonância com a própria diretriz do fabricante em não mais comercializar referido sistema, como se depreende das recentes notícias abaixo:

https://techcrunch.com/2017/10/09/this-is-not-a-drill-microsoft-admits-windows-phone-is-dead-for-real/?utm_medium=TCnewsletter

https://www.showmetech.com.br/microsoft-decreta-morte-windows-phone/ Solicita-se, portanto, a retirada desta cláusula.

Resposta 1)

Solicitação acatada. Consequentemente o texto apresentado no subitem 3.2.4 – Lote II, alínea “a”, do edital fica alterado.

(2)

“Lote II – Prestação do serviço de intermediação e agenciamento de serviço de táxi por meio de aplicativo

a) Disponibilizar ferramenta para solicitação de táxi e gestão das demandas acessível através de smartphone (sistemas operacionais: Android, iOS e Windows Phone), e via Web (navegadores: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Fire Fox, Safari e Microsoft Edge);”

Para:

“Lote II – Prestação do serviço de intermediação e agenciamento de serviço de táxi por meio de aplicativo

a) Disponibilizar ferramenta para solicitação de táxi e gestão das demandas acessível através de smartphone e tablet (sistemas operacionais: iOS e Android), e via Web (navegadores: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Fire Fox, Safari e Microsoft Edge);”

Questinamento 2)

• EDITAL - Item 3.2.4. b): Idade máxima da frota

A referida cláusula vem a exigir do licitante a apresentação de Declaração de Frota disponibilizada com até 5 (cinco) anos de uso. Ocorre que o Decreto Municipal nº 38.242, de 26 de dezembro de 2013, que aprova o Regulamento e o Código Disciplinar do Serviço de Transporte Individual de Passageiros em Veículos de Aluguel a Taxímetro do Município, prevê expressamente em seu artigo 16, alínea d) que os veículos utilizados para a prestação de serviço de táxi deverão ter no máximo quatro anos de fabricação para ingressar no sistema de táxi e oito anos para nele permanecer.

Ora, se a própria Prefeitura do Rio de Janeiro especifica que os veículos podem ter até 8 (oito) anos de uso, não pode o Edital exigir a Declaração de que o serviço só poderá ser prestado em veículos com até 5 (cinco) anos de uso. A uma porque essa exigência é ilegal. Em segundo lugar porque em se tratando de prestação do serviço de intermediação e agenciamento de serviço de táxi por aplicativo os eventuais licitantes possuem em sua base um número significativo de táxis cadastrados das mais diversas idades, desde que estejam todas elas dentro dos limites legais (até 8 anos no caso em concreto). Fazer essa segmentação (até 5 anos) além de inviável tecnologicamente a apenas um cliente (e mais ainda, apenas provável cliente), não faz nenhum sentido para o modelo de negócios dos aplicativos. Novamente: os aplicativos seguem todas os normativos legais locais e no caso do Rio de Janeiro,

(3)

estes determinam que os veículos podem ter no máximo oito anos de fabricação. Todo o controle de qualidade é feito tanto pelas normas que regem os serviços como pelas ferramentas disponibilizadas pelos aplicativos.

Solicita-se, portanto, a retirada desta cláusula.

Resposta 2):

Solicitação acatada. Consequentemente o texto apresentado no subitem 3.2.4, alínea “b”, do edital fica alterado.

De:

“b) Declaração da frota a ser disponibilizada para prestação dos serviços, relacionando motoristas licenciados e veículos com até 5 (cinco) anos de uso e ar condicionado”;

Para:

“b) Declaração da frota a ser disponibilizada para prestação dos serviços, relacionando motoristas licenciados e veículos com até 8 (oito) anos de uso e ar condicionado”;

Questionamento 3:

EDITAL - Item 4.2. a): Alvará de Licença

Solicita-se o esclarecimento se o documento exigido é o Alvará de Licença e Funcionamento do escritório físico da licitante ou a Autorização para atividade de prestação do serviço de intermediação e agenciamento de serviço de táxi por aplicativo, emitido pela Secretaria de Transportes da Prefeitura da sede da empresa licitante.

Resposta 3:

Considerar a seguinte alteração no texto do subitem 4.2, alínea “a” do Edital.

De:

a) Alvará de Licença para Estabelecimento da Prefeitura da sede da empresa;

(4)

a) O alvará de licença para estabelecimento ou autorização para atividade de prestação do serviço deverá ser compatível com o objeto do lote ao qual é destinado.

Questionamento 4:

• ANEXO I - Item 2.: Descrição

O Edital descreve o objeto do item II como "empresa especializada na prestação de serviços de intermediação e agenciamento de serviços de táxi por meio de aplicativo customizado para acesso via web e mobile". Mais adiante, e em consonância com o objeto mencionado, diz expressamente na Cláusula Primeira - Objeto, da Minuta de Contrato (Anexo III) que trata-se de "Prestação de serviço de intermediação e agenciamento de serviços de táxi por meio de aplicativo customizado para via web e mobile para transporte de passageiros". Todavia, ao consultarmos o Anexo I, lá verificamos o objeto do item II como "EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO DE TRANSPORTE DE PESSOAS, POR MEIO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONE COM ACESSO À INTERNET E PLATAFORMA WEB".

Ainda que pareça uma incongruência menor, ela é de suma importância, já que o serviço de intermediação e agenciamento de serviços de táxi é completamente diferente do serviço de transporte de pessoas por meio de aplicativo. Na primeira temos empresas de tecnologia, licenciadoras do software/aplicativos que fazem a intermediação das corridas (como é o caso da licitante e de todos os concorrentes do mercado). Já no segundo temos empresas de transporte especificamente, as quais estariam mais bem adequadas e enquadradas no item I do Edital - lote específico.

Essa diferença gera uma enormidade de consequências que precisam ser bem avaliadas pelas licitantes, tais como: modelos de negócio, tributação, responsabilidades tributárias, societárias e trabalhistas e se não for esclarecida seguramente levará à desistência da participação, uma vez que a insegurança jurídica-financeira é tamanha que o risco de participação se torna proibitivo.

Além, é bem possível que, a permanecer esta incongruência, haverá um problema no momento do início do pregão eletrônico, já que há possibilidade de, dada a

(5)

incompatibilidade de CNAE's entre a licitante e a das empresas prestadoras do objeto do serviço, seja impossível apresentar propostas e dar lances.

Solicita-se, portanto, a retificação desta cláusula constante no item II, do Anexo I, para que seja a mesma constante tanto no Objeto do Edital quanto no Objeto da Minuta de Contrato do Anexo III, a saber: empresa especializada na prestação de serviços de intermediação e agenciamento de serviços de táxi por meio de aplicativo customizado para acesso via web e mobile.

Sendo o que tínhamos para expor no momento, reforçamos nosso pedido de esclarecimentos e sugestões de melhoria no edital em epígrafe, e permanecemos à disposição para eventuais dúvidas.

Reposta 4:

Considerar a seguinte alteração no texto item 2 (Lote II) do Anexo I:

De:

Empresa prestadora de serviço de transporte de pessoas, por meio de aplicativo para smartphone com acesso à internet e plataforma web.

Para:

Empresa especializada na prestação de serviços de intermediação e agenciamento de serviços de táxi por meio de aplicativo customizado para acesso via web e mobile.

Referências

Documentos relacionados

Quanto maior poder houver, menor a aceitação da existência da centelha divina, isso fica parecendo um conceito exotérico daqueles, tipo a coisa mais viagem na maionese, pior

Até ao presente não foi possível conciliar as preocupações de realização da Assembleia em local com as melhores condições de espaço, com as exigências técnicas do exercício

Todavia, mesmo tendo em perspectiva que, a visão que aponta os índices de criminalidade como inversamente proporcionais ao aumento dos mecanismos coercitivos do Estado,

ResScan Basics © Fevereiro de 2011, ResMed Líderes globais na medicina respiratória e do sono 1.. Fundamentos do ResScan™.. ResScan Basics © Fevereiro de 2011, ResMed Líderes

Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS; Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e

● Caso o veículo tenha sido vendido e a transferência não tiver sido efetuada, apresentar cópia da autorização de transferência do veículo com data atualizada.. Obs.:

Para efeito no disposto neste artigo, serão considerados somente os cursos e as instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação, na forma da legislação em vigor, e

SÉRIE C SÉRIE D AD GERACAO GENIOS JS CAMPINENSE CD MARITIMO OLHANENS CLUBE D.MONTENEGRO SC OLHANENSE S.C. FARENSE