• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO 001/2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA DO SUL-SP PEB II - PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO 001/2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA DO SUL-SP PEB II - PORTUGUÊS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO 001/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA DO SUL-SP

PEB II - PORTUGUÊS

Nome do (a) Candidato (a) Número de Inscrição

Este caderno de questões está assim constituído:

DISCIPLINAS Nº QUESTOES Língua Portuguesa Conhecimentos Pedagógicos Conhecimentos Específicos 10 05 10 Total de questões 25

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTA e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.

Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CADERNO DE PROVA e o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado.

Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

Destaque aqui:

- - - PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA DO SUL – SP – PEB II - PORTUGUÊS

Marque aqui as suas respostas:

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

(2)

2

Língua Portuguesa

01) Marque alternativa correta sobre concordância verbal:

a) Metade dos alunos não apresentou os trabalhos.

b) Cerca de mil pessoas participou do evento de posse.

c) Precisam-se de governantes interessados em civilizar o país.

d) Nenhuma das alternativas.

02) Assinale a afirmativa incorreta sobre o Processo de Estrutura e Formação de Palavras a) Os morfemas são classificados em: radical, afixos, desinências e vogal temática

b) Radical é o elemento básico e significativo, comum a todas as palavras da mesma família (cognatas).

c) Afixos são palavras que fixamos a desinência, para lhe diversificar o significado.

d) Nenhuma das alternativas.

03) Assinale a alternativa correta sobre as Vogais Temáticas Nominais e Desinências:

a) As vogais temáticas nominais não são trocadas /As desinências podem ser trocadas.

b) As vogais temáticas nominais são trocadas /As desinências não podem ser trocadas.

c) As vogais temáticas nominais são trocadas /As desinências podem ser trocadas.

d) Nenhuma das alternativas.

04) Assinale a alternativa em que há respectivamente palavras formadas pelos Processos de Derivação: Prefixal / Sufixal / Prefixal-Sufixal:

a) Antebraço – Engarrafar –Tristeza. b) Rapazito – Infelizmente- Sobretudo. c) Inútil – Facilmente – desgraçado. d) Nenhuma das alternativas.

05) Assinale a alternativa incorreta sobre o Processo de Composição de palavras :

a) Curto-circuito – justaposição /Fidalgo – aglutinação.

b) Girassol- aglutinação / Passatempo – justaposição.

c) Pernalta – aglutinação /Televisão – justaposição.

d) Nenhuma das alternativas.

06) Assinale a alternativa que contenha apenas dígrafos:

a) Exceção, ninho, nascer. b) Aguentar, linguiça, frequente. c) Averiguo, assar, milho. d) Nenhuma das alternativas.

07) Assinale a alternativa que não se usa crase: a) Sempre vamos a praia no verão.

b) Não vendemos a prazo. c) Fumar é prejudicial a saúde. d) Nenhuma das alternativas.

08) Assinale a alternativa que contenha apenas hiato:

a) Lagoa, saúde, juízo. b) Naipe, cuidado, flauta.

c) As alternativas A e B estão corretas. d) Nenhuma das alternativas.

09) Qual o significado do acento agudo?

a) Indica a sílaba tônica aberta de uma palavra. b) Indica a vogal tônica fechada de uma palavra. c) Indica a vogal tônica aberta de uma palavra. d) Nenhuma das alternativas.

10) Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso dos sinais de pontuação:

a) Afonso, apesar de cansado, trabalhou na festa ontem à noite.

b) Bianca e suas amigas da escola, sempre fazem os trabalhos juntas.

c) Os meninos trabalharam muito hoje, logo, merecem um descanso.

d) Nenhuma das alternativas.

Conhecimentos Pedagógicos

11) A inclusão educacional ocorre principalmente quando há respeito à diversidade, sendo assim a afirmativa correta é:

a) No processo de inclusão é importante que os alunos incluídos se integrem e se adaptem ao sistema escolar.

b) A inclusão educacional deve ser apenas centrada em um processo de ensino sistematizado, na qual esteja pautada em princípios pedagógicos que busque a formação educativa dos educandos.

c) Com a inclusão educacional, ao trabalhar a diversidade é importante que o professor ignore as diferenças e impeça que os educandos façam exercícios de individualidade, para que todos se tornem iguais.

(3)

3

12) Sobre a importância da didática para a organização do ensino, é incorreto afirmar que: a) A didática possui um conjunto de conhecimentos pedagógicos que tem por objetivo investigar metodologias para a realização do processo de ensino e aprendizagem.

b) A didática é definida como a Ciência do ensinar. c) A didática é o meio pela qual o professor tem subsídios prático-pedagógicos para se trabalhar em sala de aula.

d) Nenhuma das alternativas.

13) As novas tecnologias podem contribuir de modo significativo para as práticas pedagógicas. Desse modo, é correto afirmar que:

a) As tecnologias devem ser recursos pedagógicos, na qual, ao serem usadas no processo de ensino e aprendizagem, estejam adequadas ao currículo e auxilie no ensino, tornando-o mais significativo e interessante. b) No processo de ensino e aprendizagem é indispensável que o educador objetive informatizar o ensino, para que assim ele siga o desenvolvimento tecnológico da sociedade e as tecnologias se tornem instrumentos para instruir os educandos.

c) No processo de ensino e aprendizagem é importante que o professor priorize práticas pedagógicas que façam o uso de tecnologias, para que os alunos não se sintam desconectados do mundo tecnológico em que vivem.

d) Nenhuma das alternativas.

14) O Estatuto da Criança e do Adolescente tem por objetivo proteger à criança e o adolescente. Atribua verdadeiro ou falso para as alternativas. ( ) Segundo o ECA é considerado criança o indivíduo que possui de zero a onze anos e, adolescente o sujeito que possui de doze a dezessete anos.

( ) As crianças e adolescentes com deficiência devem receber o mesmo atendimento à saúde que os demais indivíduos recebem.

( ) As crianças e adolescente que são inseridos em programas de acolhimento familiar, receberão visitas de acompanhamento a cada um ano. ( ) Pai e mãe de crianças ou adolescentes possuem igualdade de condições no poder familiar.

a) F, F, F, V b) F, V, V, F c) F, V, V, V

d) Nenhuma das alternativas.

15) Sobre o ensino de História da Cultura Afro Brasileira e Africana nas escolas brasileiras, é incorreto afirmar que:

a) A Lei nº 10.639/2003 apresenta que é obrigatória a comemoração nas escolas brasileiras do Dia da Consciência Negra, todo dia 20 de dezembro, com atividades culturais. b) No processo de ensino e aprendizagem é importante que ao se estudar a História da Cultura Afro brasileira, ela seja enfatizada que os negros são sujeitos históricos que contribuíram para a formação do Brasil.

c) Para se compreender a diversidade de etnia no Brasil, principalmente a cultura Africana é indispensável que o professor desenvolva estudos sobre a própria história da África.

d) Nenhuma das alternativas.

Conhecimentos Específicos

16) Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação. Referente a estratégias de antecipação. Assinale a alternativa a alternativa correta.

a) Permitem captam o que não está dito no texto de forma explicita.

b) Tornam possível prever o que ainda esta por vir.

c) Tornam possível os controles da eficácia ou não das demais estratégias, permitindo confirmar ou não as especulações realizadas.

d) Nenhuma das alternativas.

17) Quanto ao conceito de dialogismo, assinale a alternativa correta:

a) O dialogismo está presente tanto nas obras impressas como na própria leitura, esfera na quais o discurso não é observado em um contexto de incomunicabilidade, mas sim em constate ação reciproca com textos semelhantes ou imediatos. b) O dialogismo só se desenvolve socialmente e diferentemente na esfera temporal, na dinâmica da vida e da morte.

c) O dialogismo se da a partir da noção de rejeição, incompreensão de uma enunciação o qual desconstitui um território diferente entre o locutor e o locutário.

d) Nenhuma das alternativas.

18) Nos dias atuais surgem grandes desafios para formação de leitores na escola. Em relação a essa definição, assinale a alternativa correta:

a) Deve-se oferecer mais livros aos alunos. b) Oferecer livros variados e de qualidade.

c) Estabelecer relações entre a obra lida e outras desconhecidas.

(4)

4

d) Nenhuma das alternativas.

19) Assinale a alternativa correta a qual explica a diferença entre enunciado e enunciação:

a) O termo enunciação refere-se à atividade social e interacional por meio da qual a língua é colocada em funcionamento por um enunciador. O enunciado é usado por um determinado falante, num momento concreto, e pode ser constituído por uma sequência de frases, uma frase ou apenas uma palavra.

b) O enunciado corresponde ao momento de atualização da língua numa situação de discurso, dependente da atividade conjunta do locutor e do interlocutor (ou ouvinte). Já a enunciação apresenta marcas individuais, num momento e espaço precisos, e é o resultado da produção individual.

c) Enunciação: frase, parte de um discurso ou discurso (oral ou escrito) em associação com o contexto em que é enunciado; Enunciado é o segmento da cadeia falada produzida por um falante numa determinada língua que é delimitado por certas marcas formais: de entonação, de pausas (expressão oral), de pontuação (expressão escrita).

d) Nenhuma das alternativas.

20) De acordo com os gêneros textuais, assinale a alternativa correta:

a) Carta: Possui apenas um estilo de escrita, podendo ser dissertativa, narrativa ou descritiva. As cartas se iniciam com a data, em seguida vem à saudação, o corpo da carta e para finalizar a despedida.

b) Diário: é escrito em linguagem informal, sempre consta a data e não há um destinatário específico, geralmente, é para a própria pessoa que está escrevendo, é um relato dos acontecimentos do dia.

c) Propaganda: este gênero geralmente aparece na forma oral, diferente da maioria dos outros gêneros. Suas principais características são a linguagem falada, pois a intenção da propaganda é fazer com que o destinatário se interesse pelo produto da propaganda. O texto pode conter algum tipo de descrição e nunca é claro e objetivo. d) Nenhuma das alternativas.

21) Sobre os conceitos básicos de dialogismo, polifonia e discurso, assinale a alternativa correta: a) A polifonia se refere às conversações que estruturam uma dada linguagem.

b) O dialogismo tem como principal propriedade a diversidade de vozes controversas no interior de um texto.

c) O discurso, enquanto estrutura verbal, é uma sequência coerente de orações, que se define

pelos temas ou tópicos que expressa. d) Nenhuma das alternativas.

22) Sabemos que um dos papeis dos leitores é manter uma postura ativa durante a leitura, sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Ao lermos um texto escrito, o sucesso de nossa leitura se dá na medida em que procuramos estabelecer uma interação com o autor. Se considerarmos que o leitor é um agente, que não tem um papel passivo durante o ato de ler, mas que é um sujeito que atribui significado ao texto, que procura as pistas deixadas pelo autor, que busca se aproximar do sentido que este quer dar ao texto, podemos fazer da leitura um lugar onde há reciprocidade.

b) Quando lemos, sempre estamos atentos às pistas textuais. Muitas vezes, isso ocorre porque - ao usarmos todo o nosso conhecimento prévio (linguístico, textual e de mundo) na ação de ler - o sentido que atribuímos ao texto é mediado por nossas pré-noções.

c) Aquilo que pensamos sobre o assunto em questão, nosso conhecimento do gênero textual e da língua nos conduzem a elaborar algumas hipóteses sobre o texto. No entanto, um leitor cuidadoso e interessado deve rever a pertinência de suas hipóteses ao longo da atividade de leitura e buscar se aproximar da intenção comunicativa. d) Nenhuma das alternativas.

23) As modalidades de linguagem oral e escrita constituem universos específicos de linguagem e, como tal, possuem características próprias. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA: a) A modalidade escrita parece caminhar para o espaço da totalidade, do distanciamento máximo entre produtor e interlocutor, enquanto a oralidade pressupõe um envolvimento maior entre os falantes. Entretanto, sabe-se que essa configuração nem sempre se realiza.

b) Na oralidade, a relação que estabelecemos com quem falamos é indireta, traduzida em um processo de dialogação, que pode ainda contar com uma série de recursos extralinguísticos, como gestos, expressões faciais, entonação. postura, que podem dificultar a transmissão de ideias e emoções, ou seja, elas podem distorcer a mensagem, caso esta não seja assimilada ou bem interpretada.

c) Quando escrevemos, não podemos impedir que nosso leitor interfira diretamente em nosso texto. d) Nenhuma das alternativas.

24) “A palavra é o território comum do locutor e do interlocutor” (Bakhtin, 1979, p. 99). Sobre gêneros do discurso: linguagem e interação na leitura e na escrita, assinale a alternativa CORRETA:

(5)

5

a) No Brasil, esses estudos deram início a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 2002), “referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país”, que prevê a adoção do texto como unidade e o gênero como objeto de ensino de Língua Portuguesa.

b) Assumida como forma de interação, a linguagem estabelece a relação do linguístico com o extralinguístico e instancia o discurso, uma vez que toda palavra procede de alguém e dirige-se para alguém. Assim, a realização da palavra como signo concreto é determinada pelas relações sociais, pelos interlocutores e pela situação de produção.

c) A competência discursiva materializa-se, então, na incompreensão do funcionamento e na produção dos diferentes discursos que circulam na sociedade, cada qual construído com diferentes mecanismos, cuja apropriação permite ao aluno transformar-se em sujeito do seu texto e não mero repetidor de ideias. Na modalidade oral, essa competência manifesta-se na dimensão textual, que representa a apropriação dos recursos e mecanismos linguístico-discursivos próprios à construção de cada gênero discursivo: o discurso se constitui em texto e somente nessa dimensão pode ser apre(e)ndido.

d) Nenhuma das alternativas.

25) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a

dicotomia:

a) As dicotomias são fruto de uma observação fundada na natureza das condições empíricas de uso da língua, e não de características dos textos produzidos.

b) Não há nessa perspectiva nenhuma preocupação com os usos discursivos nem com a produção textual, dessa forma surgem visões distorcidas do próprio fenômeno textual.

c) A perspectiva da dicotomia tem o inconveniente de considerar a fala como o lugar do erro e do caos gramatical, tomando a escrita como o lugar da norma e do bom uso da língua. Seguramente trata-se de uma visão a ser rejeitada.

d) Nenhuma das alternativas. .

Referências

Documentos relacionados

Este projeto visa capacitar a equipe Small Size com um simulador real, que permita o desenvolvimento de programas computacionais de estratégias, controle e movimentação dos

Para a autora, a dança, então, denota ser um fenômeno que pode ser definida nos seguintes contextos: como concretização e relação do homem consigo e com os outros;

Pode-se também dizer da graça preveniente, que nenhum homem pode ter fé em Cristo por qualquer poder, vontade e desejo pessoal; é de fato dom de Deus, que quando e onde lhe agrada,

Todas as decisões tomadas durente o decorrer deste trabalho levaram em consideração que o mesmo visa contruir um conjunto de componentes de software que forneçam as funcionalidades

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Nossos parâmetros de rating levam em consideração o potencial de valorização da ação, do mercado, aqui refletido pelo Índice Bovespa, e um prêmio, adotado neste caso como a taxa

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste