• Nenhum resultado encontrado

Local: Câmara Municipal de Perolândia. Número de participantes: 11

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Local: Câmara Municipal de Perolândia. Número de participantes: 11"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

REGISTRO 4ª REUNIÃO DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMISSÕES TEMÁTICAS E CONSELHO COMUNITÁRIO

PROGRAMA ENERGIA SOCIAL PARA A SUSTENTABILIDADE LOCAL Perolândia – GO

Data: 08/12 Horário: 08h00 às 12h00 Local: Câmara Municipal de Perolândia

Município: Perolândia Equipe: Danielli/André

Número de participantes: 11

REGISTRO

No dia 08 de dezembro, realizou-se em Perolândia, na Câmara dos Vereadores, a 4º reunião de Capacitação para Elaboração de Projetos com o Conselho Comunitário e Comissões Temáticas.

André inicia a reunião explanando aos presentes o que seria apresentado nesta oficina de captação de recursos (2º módulo) e justificando também o motivo que determinou a mudança dos horários desta reunião (devido à reunião do Conselho Comunitário para validação dos projetos propostos pelas comissões que aconteceria no mesmo dia no período vespertino).

Após essa fase, os integrantes são convidados a participar da dinâmica com o barco, onde cada um falou o que trazia para o barco no dia. Foram citados sentimentos, como esperança, motivação, alegria, força de vontade e expectativa com a reunião de validação dos projetos, onde os projetos estudados e elaborados pelas comissões até o momento seriam submetidos a uma espécie de “prova de fogo”, que determinaria a validação e posterior execução dos mesmos.

Presentes durante a dinâmica com o barco, onde os sentimentos que traziam naquele momento poderiam ser compartilhados com os demais.

Foram citados sentimentos de alegria, esperança, motivação, compromisso e expectativa.

(2)

Após a dinâmica, os presentes são convidados a assistir a um filme, onde um homem cego, que por sua debilidade não é bem compreendido pela sociedade e muitas vezes condenado por esta situação, fica na rua pedindo esmolas com uma plaqueta onde assinala sua situação de deficiente visual. Uma estranha qualquer observa essa situação e resolve mudar os dizeres da plaqueta deste cego, onde se lê então: o dia está tão lindo e eu não posso vê-lo. Com a mudança de atitude de um estranho, frente ao problema de um desconhecido, todo um contexto pode ser alterado.

Isso reflete como poderíamos agir e atingir resultados surpreendentes ao nos importarmos com os demais. O filme também demonstra a necessidade de utilizar as palavras certas na captação de recursos, com o objetivo de atrair o financiador e parceiro para entender a situação do proponente do projeto.

Após esse momento, é relembrado o que foi ministrado na oficina anterior de captação de recursos: como formular os documentos para solicitação desses recursos, os Os integrantes das comissões citam a alegria de ver os demais sempre presentes, buscando conhecimentos que os levem a elaborar os projetos dos quais o município necessita. Alegam que esse fato também determina uma maior motivação para continuar nessa jornada.

Presentes refletindo após a exibição do filme Presentes observando como nossas ações interferem em todo um contexto.

(3)

variados tipos de recursos, como perceber que é necessário entender o modo de pensar das pessoas onde buscamos o recurso, observar que receber respostas negativas na captação de recursos é normal e não é motivo de vergonha ou de desistência.

André explica nesta oficina que é essencial que o captador de recursos tenha um plano sólido para essa captação, através de todos os dados pertinentes ao projeto, como objetivos, que resultados são esperados, quem é o público envolvido, orçamentos detalhados, cronograma adequado, além de como a empresa buscada se relaciona com o projeto, a partir da visão, missão e valores da empresa, setor em que ela atua e contexto em que está inserida.

Deve-se pensar cautelosamente o plano para captação de recursos, detalhando os orçamentos, trazendo todos os dados do projeto para que o financiador possa se interessar em realmente auxiliar essa ação. Muitas vezes, bons projetos não captam recursos e não podem ser executados porque o financiador não tinha todas as informações sobre o projeto.

A análise FOFA deve ser feita para que todos os tópicos do projeto possam ser esclarecidos, e com isso reduzimos a possibilidade de erros ou de falta de informações necessárias. Deste modo, é possível listar as oportunidades e ameaças ao projeto, que podem auxiliar ou mesmo inviabilizar a realização dele.

Após essas explicações, André requisitou aos presentes que apontassem as fortalezas, oportunidades, fragilidades e ameaças dos projetos que estão sendo propostos por cada comissão. Essa identificação por meio da análise FOFA submeteu o projeto da Cooperativa de Corte Costura e Artesanato, proposto pela Comissão de Atividades Produtivas, e o projeto de Revitalização das nascentes, proposto pela Comissão de Saúde, Segurança e Preservação Ambiental, à análise.

Com essa atividade, os integrantes das comissões puderam analisar seus projetos com maior imparcialidade e observar adequações que poderiam ser propostas aos projetos.

André relembrando junto com os presentes o que é a análise FOFA: análise das fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças ao projeto.

(4)

Foram formados 2 grupos de trabalho para realizar essa atividade: grupo de trabalho nº 1, formado por integrantes da Comissão de Atividades Produtivas; e grupo de trabalho nº 2, formado pelos integrantes da Comissão de Saúde, Segurança e Preservação Ambiental.

Abaixo, na 1º imagem: análise FOFA do projeto da Comissão de Saúde,Segurança e Preservação Ambiental – Revitalização das Nascentes. 2º imagem: análise FOFA do projeto da Comissão de Atividades Produtivas – Cooperativa de Corte, Costura e Artesanato.

Após a elaboração dessa análise, cada grupo de trabalho deveria fazer a apresentação dos resultados aos demais.

Grupo de trabalho nº 1: Iraídes, Silmar, Divina, Cida e João Oswaldo.

Grupo de trabalho nº 2: Matheus, Fernando, Jesley, Eduardo e Paulo.

(5)

Após essa atividade, André prosseguiu com as explanações quanto à captação de recursos para projetos.

Apresentou-se as diferentes formas de captação de recursos nas empresas sendo estas: captação de recursos em espécie (através da disponibilização de máquinas, produtos ou serviços), fundo sem finalidade específica (recurso financeiro para atividades gerais do projeto, sem ser pré-determinado onde esse dinheiro será utilizado), fundos com finalidade específica (é o conhecido patrocínio, específico para determinada ação) e campanhas realizadas pela empresa (a empresa pode desenvolver campanhas que promovam a ação de determinado projeto).

No término da reunião, realizou-se a dinâmica com o barco, onde os presentes se declararam satisfeitos, alegres, felizes com as novas amizades, compromissados com os projetos, esperançosos com o novo ano que se aproxima. Desejos de ótimo Natal e ano novo foram mencionados pelos presentes.

Apresentação da analise por integrantes da comissão de atividades produtivas.

Integrante da comissão de SSPA apresentando a analise do projeto.

Presentes no momento da dinâmica com o barco. Dinâmica com o barco no encerramento da última reunião de capacitação do ano.

(6)

Após a dinâmica, foi requisitado aos presentes que preenchessem a ficha de avaliação anual do Programa Energia Social e a ficha de avaliação da reunião.

4ª REUNIÃO DE CAPACITAÇÃO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE CC E CT DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL PARA SUSTENTABILIDADE LOCAL EM PEROLÂNDIA/GO

LISTA DE PRESENÇA - 08/12/2011

CONSELHO COMUNITÁRIO

08/Dez

Segmento Nome 08 h as 12 h

Governo Local Paulo Pereira de Lima A

Governo Local Leandro Beraldo A

Governo Local Andréia Freese P

ETH Fabiano Zillo A

ETH Érico Baracho A

Sociedade Civil Iraides Beraldo P

Sociedade Civil José Alberico Nogueira A

CT EDUCAÇÃO E CULTURA

08/Dez

Segmento Nome 08 h as 12 h

Governo Local Eila Peres Scopel A

Governo Local Vagnéia Almeida Ferreira A

ETH Adalberto Borges de Godoy Junior A

ETH Matheus Dalmonico P

ETH João Oscalino Spósito Junior A

ETH Talita Costa A

Odebrecht Antonio Carlos Peralta A

Sociedade Civil Ednalva Rios Queiroz A

Sociedade Civil Lucinda Alves Freese A

Sociedade Civil Romilda Gonçalves Chaves Ferreira A

Presentes na 4º Reunião de Capacitação: Fernando, João Oswaldo, Sueli, Danielli, Jesley, Andréia, Eduardo, Matheus, Iraídes, Silmar, André, Cida, Divina e Paulo.

(7)

CT ATIVIDADES PRODUTIVAS

08/Dez

Segmento Nome 08 h as 12 h

Governo Local Cilmar Marques Pereira P

Governo Local João Oswaldo Balz P

ETH João Alfredo Schenkel A

ETH Tiago Fantinel A

ETH Regivaldo Cavalcanti A

Odebrecht Denison da Silva Soeiro A

Odebrecht Luana Bragança de Souza A

Sociedade Civil José Bento Dutra da Silva A

Sociedade Civil Cidronilia Marques Pereira P

Sociedade Civil Maria Divina P

CT SAÚDE, SEGURANÇA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

08/Dez

Segmento Nome 08 h as 12 h

Governo Local Jesley Pereira de Araújo P

Governo Local João Augusto Balz A

ETH Maria Aparecida Thomazini A

ETH Eduardo dos Santos Cançado P

ETH Fernando Pessoa de Araújo P

Odebrecht Nilto Santos A

Sociedade Civil Denise Loverde A

Sociedade Civil Paulo de Carvalho P

A Ausente

P Presente

AJ Ausência Justificada

R Enviou representante

AVALIAÇÃO DA REUNIÃO

Excelente Bom Regular Ruim Muito ruim Conteúdo

Apresentação do conteúdo 10 1

Compreensão do conteúdo 7 4

Aplicabilidade ao meu trabalho 5 6

Organização

Horários 8 3

(8)

Local 4 7

Metodologia

Recursos (apresentações em Power Point,

Calendário 2011) 10 1

Exercícios práticos realizados 9 2

Materiais escritos 7 4

Grupos de trabalho 8 3

Equipe

Facilitador /André Biazoti 11 Facilitador/ Danielli

11

Avaliação global da reunião Excelente Bom Regular Ruim Muito ruim

(8) (3) () () ()

Avaliação comparativa desta reunião com relação a outras dos quais já

participou

Muito bom Não tão bom Igual

Não participei de outras capacitações (10) () (1) (1) Sugestões:

Referências

Documentos relacionados

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Ciências Naturais, (2000), para o Ensino Fundamental, indicam claramente que os alunos deverão ter a capacidade de compreensão sobre

Coordenação: Bas´Ilele Malomalo; Sebastião André Alves de Lima Filho ; Elcimar Simão Martins (Unilab)..

Os ativos financeiros disponíveis para venda são ativos financeiros não derivados que: i) o Grupo tem intenção de manter por tempo indeterminado, ii) são designados como

Epistemologicamente falando, hoje atravessamos uma crise paradigmática que tem sido problematizada por pesquisadores de diferentes matrizes teóricas, mais recentemente, com

Este cuidado contínuo com a qualidade de cada processo inerente à acção de formação é ainda reforçado com a garantia de repetição de qualquer acção de

A cultura de doação de um país é um indício da maturidade e evolução da consciência coletiva de uma sociedade. Entende-se que quanto mais elevada é a cultura de doação de

O que foi paradoxal é que, mesmo com a instituição do grau acima mencionado, não houve substancial melhoria na qualidade do ensino da Matemática na Escola Militar, na Escola Central

- procedimento para teste: colocar objeto semelhante ao mamilo materno (chupeta, - procedimento para teste: colocar objeto semelhante ao mamilo materno (chupeta, dedo, mamadeira)