• Nenhum resultado encontrado

A Embaixada do Brasil em Oslo informa: notícias de novembro de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Embaixada do Brasil em Oslo informa: notícias de novembro de 2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A Embaixada do Brasil em Oslo informa: notícias de novembro de 2015

Página da Embaixada: http://oslo.itamaraty.gov.br

Facebook da Embaixada: https://www.facebook.com/BrasembOslo

E-mail do Setor Consular: consular.oslo@itamaraty.gov.br

A Embaixada do Brasil em Oslo não se responsabiliza:

pelos eventos divulgados aqui, realizados por membros da comunidade brasileira e/ou outros;

conteúdo dos links externos;

por serviço prestado pela comunidade brasileira e/ou outros, apenas divulga.

 Índice



Serviço Ligue-180. Violência contra mulher é combatida com disque-denúncia...



Atualização das notícias...



Primeira reunião a ser realizada entre o Conselho Multicultural e o Conselho Municipal na Islândia



Ata da 23.a Reunião Ordinária do Conselho de Cidadãos Brasileiros na Noruega...



Novo Passaporte – Validade máxima de 10 anos...



III Assembleia do Círculo do Ártico...



Um concerto com Villa-Lobos e Amigos...



Maria José Maciel comemora 10 anos de Tradutora Juramentada...



Exposição Meridianos - de 6 a 15 de janeiro de 2016...



Aula de português para crianças em Oslo...



O Conselho de Cidadãos Brasileiros na Noruega acaba de lançar uma nova Cartilha: A Cartilha Classificados...



Maracatu em Oslo de Outubro 2015 até março 2016...



Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior...

(2)

Atualização das notícias

A Embaixada do Brasil em Oslo informa que a webmaster estará de férias entre os dias 14 de novembro e 12 de dezembro. Dessa forma as publicações aqui estarão limitadas.

Lembramos que para:

Informação Consular, favor consultar diretamente a página da Embaixada em: http://oslo.itamaraty.gov.br/pt-br/setor_consular.xml e caso você não encontre a informação desejada, favor contactar diretamente o Setor Consular através do e-mail: consular.oslo@itamaraty.gov.br.

Informação Comercial: favor consultar diretamente a página da Embaixada em http://oslo.itamaraty.gov.br/pt-br/setor_comercial.xml e caso você não encontre a informação desejada, favor contactar diretamente o Setor Comercial através do e-mail: secom.oslo@itamaraty.gov.br

Informação Cultural: favor consultar diretamente a página da Embaixada em http://oslo.itamaraty.gov.br/pt-br/setor_cultural.xml e caso você não encontre a informação desejada, favor contactar diretamente o Setor Cultural através do e-mail: cultural.oslo@itamaraty.gov.br (os e-mails recebidos no Setor Cultural só serão respondidos após o dia 12 de dezembro - trata-se do mesmo funcionário, webmaster a responder os e-mails do Cultural)

Outras informações: Ver a página da embaixada:http://oslo.itamaraty.gov.br/pt-br/Main.xml

(3)

Serviço Ligue-180. Violência contra mulher é combatida com disque-denúncia

A proteção da mulher contra a violência conta com dois eixos importantes. Um deles, essencial para que providências sejam tomadas, é a denúncia. Sabendo da importância em se ter um canal de fácil contato com as mulheres e com o objetivo de prover este suporte, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) conta com o Ligue 180 para receber queixas e conduzi-las às autoridades.

Para que esse canal tenha sucesso, outro passo importante precisa ser dado: é necessário que as pessoas próximas a casos de abuso ou as próprias vítimas tomem a iniciativa de fazer a denúncia. Apenas com o conhecimento do abuso é possível tomar providências. Por esse motivo, a SPM também faz diversas campanhas para conscientizar e estimular a população a agir e não ficar calada mediante uma situação violenta. Um exemplo é a campanha “Violência contra as Mulheres - Eu ligo”. A ação visa é estimular as pessoas no geral, e não só as mulheres, a denunciarem abusos.

O Serviço Ligue-180 consiste na disponibilização de linha telefônica gratuita de utilidade pública. A ligação para esse número é direcionada para a Central de Atendimento às Mulheres da SPM em Brasília.

Número telefônico de discagem gratuita na Noruega: 80019550, discar 1 e informar o número 61-3799.0180

Mais informações:

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/06/violencia-contra-a-mulher-e-combatida-com-disque-denuncia-e-campanhas

III Assembleia do Círculo do Ártico

O Embaixador Flávio Helmold Macieira participou da III Assembleia do Círculo do Ártico, em Reykjavik, de 16 a 18 de outubro. Na Conferência ocorreu painel sobre o tema "O Brasil e a sustentabilidade do Ártico", com a participação de cientistas brasileiros, consultor

(4)

Novo Passaporte – Validade máxima de 10 anos

A partir do dia 9 de novembro de 2015, a validade máxima dos passaportes emitidos pelo Setor Consular da Embaixada do Brasil em Oslo passará a ser de 10 anos.

VALIDADES E VALORES

1 - Passaporte para maiores de 18 anos: Validade: 10 anos - Valor: 1.080,00 NOK

2 - Passaporte para menores entre 4 e 18 anos incompletos: Validade: 5 anos - Valor: 720,00 NOK

3 - Passaporte para menores de 4 anos: Valor: 360,00 NOK - Validade:

De 0 a 1 ano de idade incompleto: 1 ano De 1 a 2 anos de idade incompletos: 2 anos De 2 a 3 anos de idade incompletos: 3 anos De 3 a 4 anos de idade incompletos: 4 anos

4 - Passaporte sem a apresentação de documento anterior válido (extraviado, danificado ou roubado): Valor: conforme a idade do requerente (ver itens 1, 2 e 3 acima) - Validade:

Passaporte para maiores de 4 anos:

4 anos quando da 1ª não apresentação do documento anterior 2 anos quando da 2ª não apresentação do documento anterior 1 ano quando da 3ª não apresentação do documento anterior 7 meses nas demais vezes

Passaporte para menores de 4 anos: 7 meses em todas as vezes que não apresentar documento anterior válido

APLICAÇÃO DAS NOVAS REGRAS

-

Os novos prazos e valores serão aplicados para os documentosemitidosa partir do dia 9 de novembro. Em caso de diferença nos valores pagos, será efetuado o acerto ou por meio de devolução de valor pago a maior ou por cobrança do valor que ainda falta.

SOLICITAÇÕES PELO CORREIO - Quando o requerente nunca colheu digitais, a validade do passaporte permanece de 3 anos. Quando o requerente já colheu digitais para a emissão do passaporte anterior, a validade será conforme a idade(ver itens 1, 2 e 3 acima)

Primeira reunião a ser realizada entre o Conselho Multicultural e o Conselho Municipal na Islândia

A professora de português na Islândia, Sra. Marina Quintanilha Mendonça, informa que no dia 24/11 haverá a primeira reunião a ser realizada entre o Conselho Multicultural e o Conselho Municipal. A reunião terá lugar na Prefeitura de Requiavique, na sala Tjarnarsalur, no dia 24.11 das 17:00 às 19:00. Serão abordados assuntos do interesse da comunidade imigrante na Islândia. A reunião será em Islandes mas terá um painel com sumários traduzidos para inglês e os participantes poderão requerer um intérprete, caso desejem e sem qualquer custo ao escritório dos Direitos Humanos no telefone ou Mail indicados no panfleto.

(5)

Um concerto com Villa-Lobos e Amigos

Dia 5 de novembro, às 18:30, na Sala da Cultura Brasileira da Embaixada do Brasil em Oslo: concerto "Villa-Lobos e Amigos"

Ver programa: http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Oslo/pt-br/file/Arquivo%20de%20Noticias/PROGRAM%205%2011%202015.pdf

Maria José Maciel comemora 10 anos de Tradutora Juramentada

Para comemorar os 10 anos de tradutora juramentada e dar a conhecer a organização Português sem Fronteiras, a tradutora Maria José Maciel vai sortear 10 traduções. Participe!

Regras de participação

Para participar do sorteio, visite www.portugues.no e responda às três seguintes perguntas:

1 - De quantas formas se pode registrar o Português sem Fronteiras no programa Grasrotandelen?

2 - Para que idade é o Clube da Pipoca?

3 - Quando ocorreu a última Semana Cultural Brasil-Noruega?

As respostas devem ser enviadas pelo formulário de contato na página Contato do site.

Os e-mails de participação serão aceitos até 31.12.2015. Em 06.01.15, a tradutora e Sílvia Dreys, representante da Embaixada do Brasil em Oslo, sortearão 10 vencedores que receberão, cada um,

(6)

Exposição Meridianos

Em janeiro o fotógrafo brasileiro Joel Veiga estará trazendo para Oslo a Exposição Meridianos.

Local: Sala da cultura Brasileira da Embaixada do Brasil em Oslo.

Data: do dia 6 até dia 15 de janeiro de 2016.

Horário: das 10 às 15 horas.

O artista diz: "uma exposição que representa paisagisticamente o que enxergamos ao nosso redor em certos aspectos, pois suas imagens foram captadas na Islândia.

Mais informações: joelsonveiga@gmail.com - https://www.facebook.com/joelveigaart?fref=ts

Aula de português para crianças em Oslo

A Português sem Fronteiras repete o sucesso dos últimos três anos e abre suas inscrições para mais um semestre de atividades/curso para crianças de 3 a 12 anos.

Para maiores informações, visite www.portugues.no

O Conselho de Cidadãos Brasileiros na Noruega acaba de lançar uma nova Cartilha: A Cartilha Classificados.

A Cartilha Classificados, elaborada pelo Conselho de Cidadãos Brasileiros na Noruega, tem como objetivo trazer para a Comunidade brasileira na Noruega a oportunidade de divulgar o seu serviço.

O Conselho de Cidadãos Brasileiros na Noruega e a Embaixada do Brasil em Oslo não se responsabilizam pelos serviços prestados pelas pessoas que solicitam sejam seus nomes incluídos nessa lista, na medida em que não está capacitado a acompanhar ou referendar as práticas ou o atendimento prestado àqueles que procuram os serviços citados. Para que seu nome entre na lista, envie um e-mail para Cartilha-Classificados:

https://docs.google.com/forms/d/1lMMfsU_U7uwYCoIlACDFzmtG9rtl0VgYjDIarFwUjCQ/viewform, com as seguintes informações: seu nome completo, e-mail, página da internet se você tiver, nome do serviço prestado (por exemplo: manicure, pedicure, cozinheira, cantora, costureira etc) e a cidade em que você pode prestar o serviço. A lista está em ordem alfabética de

serviço prestado. Ver aqui a Cartilha - Classificados:

http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Oslo/pt-br/file/Cartilhas/12%20-%206%20-%20%2017%20-%20Cartilha%20-%20Classificados.doc

Ver aqui todas as Cartilhas: http://oslo.itamaraty.gov.br/pt-br/12_-_6_-_cartilhas.xml

(7)

Autores Brasileiros

Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior - Foi lançado pela Fundação Biblioteca Nacional o Edital do Programa de apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, para os anos de 2015 a 2017. O Programa oferecerá apoio financeiro a editoras estrangeiras que desejam traduzir, publicar e distribuir, no exterior, obras de autores brasileiros previamente publicadas no Brasil. O texto do edital, em português e em inglês, se encontra disponível em:

http://www.bn.br/edital/2015/edital-apoio-tradu%C3%A7ao-publicacao-2015-2017-portugues-ingles

Leo do Rio convida você para uma noite de Maracatu em Oslo

(8)

Ata da 23.a Reunião Ordinária do Conselho de Cidadãos Brasileiros na Noruega:

http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Oslo/pt-br/file/Atas/Ata_23_Reuni%C3%A3o_02_%2011_%202015.doc

Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Referências

Documentos relacionados

Além da geração de gases do efeito estufa, a emissão de po- luentes também produz aerossóis, os quais podem interagir com a radiação solar e afetar a formação de nuvens, o que

PROJETOS INTEGRADOS DE PESQUISA EM REDE: REALIDADE E POSSIBILIDADES DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER DOS DOCENTES MESTRES E

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Os sucos de fruta podem ser divididos principalmente em sucos cítricos, tais como laranja e pomelo, e não-cítricos como maçã, uva e abacaxi. O Japão importava suco de

Embora os aspectos técnico-econômicos da implantação do crambe, nabo ou canola ainda estejam sendo estudados, e a cadeia produtiva ainda seja um tanto frágil, já existe algum

Sagedusmuunduri vigade või väljalülitusvastuste puhul kuvab kaugjuhitav juhtseade ühendatud sagedusmuunduri veakoodi teavet.. Täieliku diagnostika ja tõrkeotsingute

Rua Armando Odebrecht, 70 – 11° andar sala 1104 – Fone: 3326-0202 Centro Clínico Hospital Santa Catarina.. Serviços: Endoscopia digestiva

Rahvarõivaste valmistamine on tõsisem ettevõtmine ning seetõttu tuleb seda vähem ette, nagu Tõstamaa Mõisas tuntud käsitöö- meistri Anu Randmaa juhendamisel.. Harvemini