• Nenhum resultado encontrado

Prova Bimestral de Geografia 3º Bimestre de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova Bimestral de Geografia 3º Bimestre de 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Prova Bimestral de Geografia

3º Bimestre de 2016

Nomes dos Professores: Ana Raquel e J. Diniz

Aluno(a):____________________________________________Nº:____

Série/Ano: 6º Turma_________ Data: __/__/____

NOTA

4,0

Leia atentamente os seguintes comandos para a realização da prova: 01- Esta prova é um documento oficial do CMDPII.

02- Preencha imediatamente o cabeçalho(s) da prova. Entregar somente a folha de

respostas.

03- Confira a prova juntamente com o fiscal.

04- Observe atentamente o enunciado das questões.

05- As folhas de respostas deverão ser respondidas à caneta azul ou preta.

06- Durante o horário de prova os únicos materiais que o aluno pode ter em sua carteira são: lápis, caneta, borracha, caixa de lápis de cor e régua. Não é permitido o empréstimo de tais materiais e é vedado o uso de corretores, estojos e similares. 07- O fardamento deve estar de acordo com as normas vigentes da escola. Não é

permitido manter japona ou agasalho sobre mesa, carteira, cadeira ou sobre as pernas.

08- Questões rasuradas serão anuladas.

09- A prova será recolhida e receberá nota ZERO no caso de:

 o aluno usar cadernos, livros ou anotações em qualquer meio para auxiliá-lo a responder a prova ou ter consigo quaisquer desses materiais (essas situações podem ser confirmadas pelo fiscal no momento ou posteriormente pelo sistema de monitoramento);

 o aluno PORTAR qualquer aparelho eletrônico durante o horário de prova (esse aparelho deve ficar desligado dentro da mochila escolar do aluno);  o aluno danificar, adulterar ou rasgar a prova, antes, durante ou depois de

sua aplicação;

 o aluno usar termos ofensivos, palavras de baixo calão, desenhos, escritas e marcações não solicitadas;

 o aluno for flagrado trocando informações de qualquer tipo com outro aluno durante a aplicação da prova (essa situação pode ser confirmada pelo fiscal ou posteriormente pelo sistema de monitoramento);

10- São permitidas garrafas de água de uso INDIVIDUAL. 11- Não é permitido o consumo de lanches durante a prova. 12- Não é permitida a circulação dos alunos dentro da sala.

13- Todos esses itens se aplicam durante o horário da prova, inclusive nas saídas dos alunos para beber água ou para utilizar o banheiro.

(2)

AVALIAÇÃO TEMÁTICA: Águas continentais, águas oceânicas e poluição das águas.

MAPAS 1 e 2

Disponível em: http://imgs.sapo.pt/tpa/content/img/45552.jpg. Acesso em: 06 setembro 2016.

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-pUYlT7fDD4M/VFdvAP1wTZI/AAAAAAAAOwU/Ruff9ZemeWc/s1 600/benqt60_1267611680_10-istanbul_map_copy.jpg.

Acesso em: 06 setembro 2016. 1. De acordo com os mapas 1 e 2, o Mar Negro está conectado ao Mar de Marmara através de um canal (o estreito de Bósforo). Assinale abaixo, a alternativa que aponta CORRETAMENTE a classificação do Mar Negro.

a) ( X ) Mar interior. b) ( ) Mar aberto. c) ( ) Mar fechado.

d) ( ) Lago de água salgada.

2. Sobre os tipos de mares, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. (Valor: 0,2)

a) ( ) A Terra é composta por cinco mares abertos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.

b) ( ) Os mares interiores se localizam no interior dos continentes e não apresentam nenhum tipo de ligação com outros mares ou oceanos.

c) ( X ) Os mares abertos são ligados a outros mares ou oceanos.

d) ( ) Mares fechados são rodeados por terras por todos os lados, possuindo uma pequena ligação com outros mares ou oceanos.

Mar Negro Mar Egeu

Mar Mediterrâneo

Mar Negro

Mar de

(3)

NOTÍCIA 1

31/08/2016 20h26 - Atualizado em 31/08/2016 20h26

Marinha emite alerta de mau tempo e prevê ondas de até 4 metros na Bahia

Aviso é valido para área litorânea entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Recomendação é de que navegantes tomem mais precauções.

O aviso prevê ondas de até quatro metros na região de mar aberto, na faixa entre Caravelas, no sul do estado, e Natal (RN), das 9h da quinta-feira (1º) até as 9h do domingo (4). Para a faixa litorânea entre Porto Seguro, também no sul da Bahia, e Touros (RN), o alerta prevê ondas de até dois metros e meio, junto à costa, das 21h da quinta-feira, às 9h do domingo.

A Capitania dos Portos da Bahia, a Capitania dos Portos de Sergipe e as Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e em Porto Seguro recomendam atenção aos navegantes. Estão sendo divulgados alertas reiterando a necessidade de precaução.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/08/marinha-emite-alerta-de-mau-tempo-e-preve-ondas-de-ate-4-metros-na-ba.html>. Acesso: 04 setembro 2016.

3. Assinale a alternativa abaixo que caracteriza o movimento das águas oceânicas citado na notícia 1. (Valor: 0,2)

a) ( )

A notícia 1 descreve o movimento das águas oceânicas que ocorre por influência das transformações humanas no meio ambiente. Este tipo de movimento é responsável pela formação das correntes marítimas.

b) ( X ) O movimento citado na notícia 1 é característico das regiões onde se localizam as praias. A ação dos ventos é responsável por movimentar as águas oceânicas. c) ( ) Este fenômeno é causado somente pela influência da força gravitacional da lua,

que cria correntes de água quente ou fria dentro do oceano.

d) ( )

É formado a partir da ação dos ventos e do movimento de rotação da Terra. Esses movimentos podem carregar grandes quantidades de águas quentes (ao se deslocarem para os polos) ou águas frias (ao se deslocarem para as áreas próximas à Linha do Equador).

4. Sobre as marés, assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA. (Valor: 0,2)

a) ( ) As marés são caracterizadas pela subida ou pela descida das águas do mar e podem ser altas ou baixas.

b) ( X ) A força gravitacional do Sol não influencia a formação das marés, pois este astro está localizado em uma área muito distante da área de localização da Terra.

c) ( ) O movimento de subida da maré é chamado de cheia, enquanto o movimento de descida da maré recebe o nome de vazante.

d) ( ) Amplitude de maré corresponde à diferença entre o menor nível da maré baixa e o maior nível da maré alta.

(4)

MAPA 3

Disponível em: < http://www.colorir.blog.br/imagens/desenhos-para-colorir-mapa-mundi-para-colorir-14.jpg>. Acesso em: 04 setembro 2016.

5. Sobre o mapa 3, leia as afirmativas a seguir marque um “X” na coluna C, para as afirmativas corretas, ou na coluna E, para as afirmativas erradas. (Valor: 0,5)

C E

a) ( ) ( X ) O Oceano Índico banha a Europa e a América do Sul.

b) ( ) ( X ) Existem dois oceanos Pacíficos: o primeiro banha a América e a África, enquanto o segundo banha somente a Ásia.

c) ( ) ( X ) A Oceania não é banhada por nenhum oceano. Este continente é composto apenas por mares de águas continentais.

d) ( X ) ( )

A América do Sul é banhada, a oeste, pelo oceano Pacífico e, a leste, pelo oceano Atlântico. A porção do continente que abrange a costa brasileira é banhada somente pelo oceano Atlântico.

e) ( X ) ( ) O Oceano Glacial Ártico (no mapa nomeado apenas como oceano Ártico) banha a porção da Ásia que se localiza no extremo norte do planeta.

ATIVIDADES ECONÔMICAS NOS MARES E OCEANOS

6. Nas águas oceânicas são desenvolvidas diversas atividades econômicas. A seguir, estão listadas algumas delas. Escolha uma e elabore um texto explicando como é desenvolvida a atividade e quais problemas o desenvolvimento desta atividade pode causar ao meio ambiente. (Valor: 0,5)

1. A pesca artesanal; 2. A pesca industrial;

3. O transporte em mares e oceanos;

(5)

Não se esqueça de colocar um título, dos espaços de parágrafo e demais regras gramaticais. Mínimo de 5 (cinco) linhas e máximo de 7 (sete).

Principais termos relacionados:

1 Pesca artesanal: mão de obra familiar, pequenas embarcações, voltado à subsistência ou ao 2 Comércio, sem a utilização de terciários (realizando a venda direta em feiras ou mercados). 3 Pesca industrial: grandes embarcações que utilizam equipamentos avançados...

4 Transporte: atravessam oceanos para o turismo ou escoamento de produtos voltados à 5 Exportação....

6 Turismo: grande, em virtude da influência europeia na antiga Europa... 7

7. Sobre a extração de petróleo nos mares e oceanos, assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA. (Valor: 0,2)

a) ( )

Nos oceanos e nos mares, a extração do petróleo ocorre pela utilização de plataformas fixas, plataformas semissubmersíveis, ou pelo uso de navios de produção e estocagem.

b) ( )

O petróleo é hoje a principal fonte de energia do mundo. Assim, a exploração deste recurso natural tem ocorrido de maneira intensa nas áreas continentais e oceânicas.

c) ( ) O Brasil pode se tornar um dos maiores produtores de petróleo no mundo, após a exploração das reservas encontradas na camada de pré-sal.

d) ( X )

A exploração de petróleo não causa danos ao meio ambiente, pois este recurso natural é retirado de uma camada de solo que não é utilizada pelos seres humanos. Além disso, em caso de vazamento de petróleo, esta substância será completamente dissolvida pela água.

CHARGES 1 e 2

Disponível em: < https://2.bp.blogspot.com/-1MkBozkOT3c/VwKMeVN1HBI/AAAAAAAAB90/i2TpUkMaSv0kXn0BZt2Fdc W9bXnWuqoIA/s1600/charge_poluicao_mar.jpg>. Acesso em: 04 setembro

2016

Disponível em: < http://2.bp.blogspot.com/-R2dWp3Mx3l4/T-fGXRPWW6I/AAAAAAAALBk/Qjd5J2_jsuo/s1600/polui%25 C3%25A7%25C3%25A2o+agua12.jpg>.

(6)

Diálogo da segunda charge: - Quié isso, acupuntura?

- Não, lixo hospitalar jogado no rio...

*Acupuntura: terapia que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo com o objetivo de tratar doenças.

8. As charges 1 e 2 abordam a poluição das águas continentais e das águas oceânicas. A partir das duas charges, elabore um pequeno texto utilizando os termos citados a seguir: (Valor: 0,5)

Praia - Rio Poluição Esgoto Turismo

Não se esqueça dos espaços de parágrafo e demais regras gramaticais. Mínimo de 3 (três) linhas e máximo de 5 (cinco).

1 Espera-se que o(a) aluno(a) aborde o conteúdo uilizando os termos: praia, rio, poluição 2 Esgoto e turismo.

3 4 5

9. As águas continentais e oceânicas são importantes recursos naturais para a sobrevivência dos seres humanos, no entanto elas têm sido alvos de desperdício e poluição. Sobre o uso das águas, leia as afirmativas a seguir marque um “X” na coluna C, para as afirmativas corretas, ou na coluna E, para as afirmativas erradas. (Valor: 0,5)

C E

a) ( X ) ( )

A distribuição de águas continentais se dá de forma desigual no planeta (algumas áreas possuem uma maior quantidade de água doce disponível para o consumo) enquanto, em outras áreas, o uso da água é restrito.

b) ( X ) ( ) Atividades desenvolvidas na agricultura e na indústria intensificam o desperdício das águas continentais.

c) ( ) ( X )

Os poluentes produzidos em áreas residenciais são lançados diretamente nas águas oceânicas, pois estas águas não são utilizadas para o consumo humano.

d) ( X ) ( )

As práticas de uso sustentável da água reduzem o desperdício deste importante recurso natural durante o desenvolvimento de atividades domésticas, industriais e agropecuárias.

e) ( ) ( X )

O único tipo de poluição que ocorre nas águas marinhas se refere ao lançamento de embalagens ou restos de comida diretamente em suas águas, como apresenta a charge 1. A atividade de pesca é conhecida por não causar nenhum tipo de dano à vida marinha.

(7)

MAPA 4

Disponível em: <http://files.professoralexeinowatzki.webnode.com.br/200000105-0779f0873d/sedimentares_aquiferos.JPG>. Acesso em: 04 setembro 2016. Com adaptações CMDPII/Geo-EFII.

10. O mapa 4 apresenta os dois principais aquíferos brasileiros: Alter do Chão e Guarani. Sobre esse assunto, elabore um parágrafo explicando o que são aquíferos e caracterizando os aquíferos brasileiros representados no mapa. (Valor: 0,5)

Não se esqueça dos espaços de parágrafo e demais regras gramaticais. Mínimo de 3 (três) linhas e máximo de 5 (cinco).

1 Alter do chão – maio aquífero em volume de água, localização ao norte do Brasil.

2 Aquífero Guarani – maior em extensão territorial, se estende ainda por outros países da 3 América do Sul.

4 5

11. Sobre as águas subterrâneas, leia as afirmativas a seguir marque um “X” na coluna C, para as afirmativas corretas, ou na coluna E, para as afirmativas erradas. (Valor: 0,5)

C E

a) ( X ) ( ) As nascentes de rios podem se formar a partir do encontro das águas subterrâneas com a superfície terrestre.

b) ( X ) ( ) As águas subterrâneas são o segundo maior depósito de águas continentais, perdendo apenas para as geleiras e calotas polares.

c) ( ) ( X ) O aquífero Alter do Chão, localizado na porção sul do Brasil, apresenta menor extensão e menor volume de água em comparação ao aquífero Guarani. d) ( ) ( X ) Os aquíferos Alter do Chão e Guarani são os únicos aquíferos existentes no

Brasil.

e) ( X ) ( ) A utilização de agrotóxicos nas atividades agrícolas pode provocar a contaminação das águas subterrâneas.

Referências

Documentos relacionados

Este capítulo apresentou o desenvolvimento da estrutura sonora para a integração do feedback sonoro nas aplicações do dispositivo SHaRe e do dispositivo WESt, de forma a

We postu- lated that, although the insect parasite attack would affect the entire host tree, the impact by galling insects on the host-plant branch attacked by Psittacanthus sp..

From the analysis of the results of one teacher training course and the assessment of UMAR’s experience in implementing gender violence projects in schools, we explore how

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Fazendo referência às minhas competências profissionais, no início senti mais dificuldades em ganhar autonomia na minha intervenção mas ao longo do tempo fui aprendendo

Program and Book of Abstracts XXVI Meeting of the Portuguese Association for Classification and Data Analysis CLAD 11–13 April 2019 Viseu, Portugal

I. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO ... Horário de Funcionamento ... Perfil dos Utentes ... Espaço Exterior ... Espaço Interior ... Fontes de Informação ...

idade entre 0-30 dias. Apesar da presenpa das &#34;tesourinhas - , qua sac) eficientes predadoras de ovos de lagarta-da-espiga, esta alcancou elevados niveis populacionais. A