• Nenhum resultado encontrado

Produção bibliográfica de Pedro Agostinho e do PINEB (alguns títulos relevantes)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Produção bibliográfica de Pedro Agostinho e do PINEB (alguns títulos relevantes)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Produção bibliográfica de Pedro Agostinho e do PINEB (alguns títulos relevantes)

PEDRO AGOSTINHO

1972. “Identidade e situação dos Pataxó de Barra Velha, Bahia”. Salvador: Projeto de Pesquisas sobre os Povos Indígenas da Bahia -- atual PINEB, Universidade Federal da Bahia. Relatório de Pesquisa. Orig. dat.).

1974. “Identificação étnica dos Pataxó de Barra Velha, Bahia”. In Memoriam António Jorge Dias, 2 :393-400. Lisboa: Instituto de Alta Cultura/Junta de Investigações do Ultramar.

1980. “Bases para o estabelecimento da Reserva Pataxó”. Revista de Antropologia, 23: 19-29. São Paulo.

1981. “Condicionamentos ecológicos e interétnicos da localização dos Pataxó de Barra Velha, Bahia”. Tulane Studies in Romance Languages and Literature, 10 ["Homenagem a Agostinho da Silva", (A.S. Brunetti, Ed.). No monotemático]: 125-148. New Orleans: Tulane University. [Republicação: Cultura, 1 (1): 69-77. Salvador: Fundação Cultural da Bahia, 1988].

1985 – “Análise crítica do Decreto no 88.985 e da Minuta que o regulamenta”. A questão da mineração em terras indígenas (Aracy L. Silva; L.A.O. Santos; M.L.I. Luz, Coords.) Cadernos da Comissão Pró-Índio, 4: 43-56.. São Paulo.

1993 – “Índios e ambiente: considerações ecológicas no estudo e demarcação de territórios indígenas”. Sociedades indígenas e transformações ambientais (Antônio Carlos Magalhães, Org.). Belém: Universidade Federal do Pará/Núcleo de Meio Ambiente.

AGOSTINHO, Pedro & CARVALHO, Maria Rosário G. de

1995. “Antropologia e História - Bases documentais para a abordagem das sociedades indígenas do Norte e Nordeste do Brasil” [23 p. digit.]. IV REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO NORTE E NORDESTE, João Pessoa, 28-31.mai.1995. Programa e Resumos. João Pessoa: ABA-UFPB, p.134.

(2)

PINEB

FASE “CARISMA”

CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de.

1977a - Os Pataxó de Barra Velha: seu subsistema econômico. Dissertação de Mestrado. (Mestrado em Sociologia).UFBA.

1977b - "Los Kariri de Mirandela: un subsegmento rural indígena". América Indígena, LXXXVII(1): 113-121. México.

1982. "Um estudo de caso: os índios tuxá e a construção da barragem em Itaparica". in: SANTOS, Sílvio C. dos (Ed.). O Índio perante o Direito: ensaios. Florianópolis: UFSC: 117-127.

1984. "A identidade dos povos do Nordeste". Anuário Antropológico, 82. Fortaleza e Rio de Janeiro: UFC e Tempo Brasileiro: 169-188.

1989. "Introdução". in: CARVALHO, Maria R. G. de (Org.). Identidade Étnica, Mobilização Política e Cidadania. Salvador: OEA, UFBA e EGBA: 9-27.

CARVALHO, Maria Rosário Gonçalves de; DANTAS, Beatriz e SAMPAIO, J. A. L.

1992. "Povos Indígenas no Nordeste: um esboço histórico", In: História dos Índios no Brasil. Organizado por DA CUNHA, Manuela Carneiro. São Paulo, Companhia das Letras.

2005. “A etnicização do campo xamanístico em um contexto de expressiva mudança sociocultural”. Estudios Latino Americanos, Varsóvia, Polônia.

NÁSSER, Elizabeth Mafra Cabral.

1975 - Sociedade Tuxá. Salvador: Salvador: Mestrado em Ciências Humanas, FFCH/UFBA. [Dissertação de Mestrado: Concentração em Antropologia].

NÁSSER, Nássaro Antônio de Souza

1975 - Economia Tuxá. Salvador: Mestrado em Ciências Humanas, FFCH/UFBA. [Dissertação de Mestrado: Concentração em Antropologia].

REESINK, Edwin

1998b – “O Gavião e a Arara: etno-história Kiriri”. Revista Ethnos, Salvador, v.2, n.2. 1998c – “Históricas: A Jurema, enteógeno e ritual na história dos povos indígenas no Nordeste” (no prelo). Organizado por Albuquerque, U. e Mota, C. Recife.

1988 – “A questão do território dos Kirirí de Mirandela: um confronto de dados e versões”. Cultura, 1(1): 41-49. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia.

1984. "A questão do território dos Kaimbé de Massacará: um levantamento histórico". Gente, i(1): 127-137. Salvador.

(3)

Universitas, 32: 121-137. Salvador.

1980. 'Olhos miúdos e olhos graúdos em Massacará': an exploratory study of a group of civilizated indians in the Sertão of Bahia. Mestrado em Antropologia Cultural. Rijks Universiteit Leiden, RUL, Holanda.

ETCHEVARNE, Carlos Alberto.

1995 - Études de l'appropriation de resources du milieu: les populations pre-coloniales Saintfranciscaines, dans l'État de Bahia, Brésil. Paris: Museum National d'Histoire Naturelle. [Tese de Doutorado em Arqueologia].

1991 - Sítios dunares: Contribuição à arqueologia do Sub-Médio São Francisco. Dissertação de Mestrado em Arqueologia, Universidade de São Paulo. São Paulo: USP. PSAI-SF, Equipe do

1989 - Relatório Final do Projeto de Salvamento Arqueológico Itaparica do São Francisco (PSAI-SF). Vol. I - Arqueologia; Vol. II - Antropologia e Etnohistória. Salvador, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia.

SAMPAIO, José A. L.

1986. De caboclo a índio: etnicidade e organização social e política entre povos indígenas contemporâneos no Nordeste do Brasil, o caso Kapinawá; UNICAMP. Campinas, ms.

1995a. "Notas sobre a formação histórica, etnicidade e constituição territorial do povo Kapinawá". in: REIS, Elisa et al (Orgs.). Pluralismo, Espaço Social e Pesquisa. São Paulo: ANPOCS e HUCITEC: 245-271.

1995b. "Povos e territórios indígenas no Nordeste: notas para um mapa da fome". in: INESC et al (Org.). Mapa da Fome entre os Índios no Brasil (II). Brasília: 31-39.

BRASILEIRO, Sheila.

1995 – “Organização política e problemática faccional no povo indígena Kiriri”. Salvador: Mestrado em Sociologia, FFCH/UFBA. [Dissertação de Mestrado: Concentração em Antropologia].

MACEDO NETO, Cloves.

1996 - A Linguagem dos Seixos: tecnologia de debitagem sobre seixos em dois sítios sob-abrigos do sub-médio São Francisco. Dissertação de Mestrado (Arqueologia). Universidade de São Paulo.

MAIA, Suzana Moura.

1994 - Os Pankararé de Brejo do Burgo. Economia e Campesinato. Salvador: Departamento de Antropologia, FFCH/UFBA. [Monografia Final de Curso. Ciências Sociais, Bacharelado: Concentração em Antropologia].

MESSEDER, Marcos Luciano Lopes

1996 - Etnicidade e diálogo político: a emergência Tremembé. Salvador: Mestrado em Sociologia, FFCH/UFBA.

(4)

NASCIMENTO, Marcos Tromboni S. Nascimento

1995 - O Tronco da Jurema: ritual e etnicidade entre os índios do Nordeste -- o caso Kiriri. Salvador: Mestrado em Sociologia, FFCH/UFBA. [Dissertação de Mestrado: Concentração em Antropologia].

SOUZA, Jorge Bruno Sales

1996 - Fazendo a diferença. Um estudo da etnicidade entre os Kaimbé de Massacará. Mestrado em Sociologia – UFBA.

SARMENTO, Paulo. “Atitudes e representações diante da morte: alguns elementos para uma definição da concepção de morte dos Kiriri de Mirandela-BA.”. Dissertação Mestrado/UFBA.

FASE “ROTINA”

SOUZA, Ana Cláudia Gomes de.

2001 - Escola e Reafirmação Étnica: o caso dos Pataxó de Barra Velha, Bahia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Antropologia. Universidade Federal da Bahia.

ANDRADE, Ugo Maia.

2002. Um rio de histórias: a formação da alteridade Tumbalalá e a rede de trocas do sub-médio São Francisco. São Paulo : USP, 2002. (Dissertação de Mestrado).

CARVALHO, Ana Magda.

2004 – Gestão ambiental Kiriri – etnografia, história e ambiente. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Antropologia.

1999 - A outra margem do rio - um estudo de fronteiras e etnicidade nos Gerais, Oeste da Bahia. Monografia de Conclusão do Bacharelado em Ciências Sociais. UFBA.

CARVALHO, Franklin Plessmann.

2008. Fundos de Pasto: Organização Política e Território. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Antropologia. Universidade Federal da Bahia.

COUTO, Patrícia Navarro de Almeida.

2008 - Morada dos Encantados: Religiosidade e Identidade entre os Tupinambá da Serra do Padeiro - Buerarema, Bahia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia.

SOUZA, Jurema Machado de Andrade.

2007. Trajetórias Femininas Indígenas: gênero, memória, identidade e reprodução. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Antropologia. Universidade Federal da Bahia.

(5)

SILVA, Rosevel Gutemberg.

2007 - Entre Memórias e Demandas Sociais: as teias de reciprocidade dos espíritos caboclos. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília.

MIRANDA, Sarah de Siqueira.

2006 - A Construção da Identidade Pataxó: práticas e significados da experiência cotidiana entre crianças da Coroa Vermelha, BA. [Monografia Final de Curso. Ciências Sociais, Bacharelato: Concentração em Antropologia].

MACEDO, Silvia Michele Lopes.

2006 - Encantamento do boi e reis encantados: xamanismo e identidade étnica entre os índios Kiriri do sertão baiano. Monografia de Graduação em Ciências Sociais, UFBA. OLIVEIRA, Queila de Brito.

2007 – “Sobre a Categoria Quilombo nas Comunidades Rurais Negras de Barra, Bananal e Riacho das Pedras”. In: X SEMOC - Semana de Mobilização Científica da UCSAL, 2007, Salvador. Anais da X SEMOC.

Referências

Documentos relacionados

Ao compreender que a canção pode ser parcialmente entendida como produção relacionada ao gênero poético, tomarei por base as formas com que o gênero se apresenta na

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

A partir da década de 1970, ocorreram algumas mudanças na condução da política de proteção social, desde a incorporação de outros grupos populacionais, como os trabalhadores

Nas residências isso ocorre, por exemplo, por meio do exagero de uso durante o banho, nos vários enxágues da máquina de lavar roupas, nas torneiras correntes na hora

De acordo com Rudorf (1958), a resistência às raças alfa, gama e delta, encontrada emPhaseo/us aborigineus, é controlada por dois genes dominantes complementares para cada uma das