• Nenhum resultado encontrado

SENAI Sorocaba ganha Prata no Inova Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SENAI Sorocaba ganha Prata no Inova Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Personal Web Pet em exposição

Escola sENaI “Gaspar Ricardo Júnior”

Sorocaba

Sorocaba • Ano 03 • Edição 04 • Junho de 2010

SENAI Sorocaba ganha Prata no Inova 2010

Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico

O invento chamado Personal Web Pet conquistou a Medalha de Prata na fase nacional do Inova SENAI, em março de 2010, depois de ganhar Medalha de Bronze na etapa estadual da mesma competição de tecnologia e inovação realizada no ano passado. Trata-se de um sistema de monitoramento e controle de água e ração, via web, para animais de estimação. De qualquer parte do mundo e a qualquer momento, o dono pode acessar a internet através de um computador, notebook e mesmo de um celular, para alimentar, conversar e interagir com seu animal.

Para o criador do projeto, professor Rodrigo de Souza Jacomini, as premiações representam o reconhecimento do trabalho e devem estimular os alunos do SENAI a também investirem em novos conhecimentos tecnológicos.

A Escola SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” possui o NPPH – Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, com o objetivo de oferecer oportunidades a jovens carentes, que recebem qualificação e tornam-se profissionais especializados.

A aula inaugural aconteceu no dia 10 de maio em São Luiz do Paraitinga, onde trinta alunos aprendem e atuam diretamente na restauração de bens

culturais, aprendendo ofícios de Auxiliar de Pedreiro Restaurador, Auxiliar de Carpinteiro Restaurador e Pintor Restaurador.

Desde 1996, o professor Júlio Barros trabalha no Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO) que já formou mais de dois mil jovens em todo Brasil. Além do benefício social para a juventude que se profissionaliza, há um ganho geral da comunidade com as restaurações, recuperando a identidade local e colocando a cidade em evidência para o turismo. Iperó, São Sebastião e Iguape são as próximas cidades a iniciar a restauração de seus patrimônios. Os municípios de Itu, Itapeva, Jaú, Santo André, Taubaté e Porto Feliz aguardam aprovação dos projetos para também serem beneficiados com esse maravilhoso trabalho.

Oficina Experimental do NPPH Prof. Jacomini recebe prêmio

(2)

Editorial

Expediente

O primeiro semestre de 2010 foi marcado por melhorias nos processos e investimentos importantes em nossa infraestrutura como a instalação do sistema bluetooth e a aquisição de um moderno FMS.

Na área social, a Escola se destacou na Campanha do Agasalho, que bateu o recorde absoluto de 19.792 peças arrecadadas.

Nossos alunos exercitaram o trabalho voluntário pelo Projeto Solidariedade, durante a Mega Gincana.

Passamos a atender projetos sociais desenvolvidos em todo Estado nas áreas de restauro e reconversão de bens patrimoniais através dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, que utiliza o conceito de oficina experimental na formação do jovem em situação de risco.

Os prêmios conquistados no INOVA demonstram o espírito de equipe que norteia o trabalho do SENAI, aliado à estrutura de equipamentos e processos de que dispõe a escola para respaldar projetos desse nível. O conhecimento só tem valor quando pode ser compartilhado e trazer benefícios para a sociedade, além de provocar estímulo nos alunos para que também invistam em novos processos e novos produtos tecnológicos.

Vale lembrar que a AAPM possibilita a realização de nossas conquistas e promove a melhoria contínua de nossa Escola.

Associe-se e também contribua com a AAPM. Jocilei Oliveira

Presidente AAPM Diretor SENAI Sorocaba

JORNAL AAPM • SENAI SOROCABA • ANO 3 • EDIÇÃO 04 • JUNHO/2010

Publicação semestral da Associação de Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres da Escola SENAI “Gaspar Ricardo Júnior”

Coordenação: AAPM SENAI Sorocaba • Jornalista Responsável: Elnite Turkiewicz – MTb: 39721 Projeto Gráfico: Quadrimatzi Comunicação – Tel: (15) 3233-5410 • Impressão: Seritec

Tiragem: 1.500 exemplares • Distribuição interna gratuita

Agradecemos a todos que colaboraram com informações e imagens nesta edição.

AAPM

A Associação de Alunos, Ex-Alunos, Pais e Mestres – AAPM – é uma entidade sem fins lucrativos com objetivos sociais e educativos, responsável em apoiar a gestão da Escola no alcance de suas metas e promover a integração Escola-Comunidade.

Mobiliza recursos humanos, materiais e financeiros

disponibilizados pela comunidade com a finalidade de subsidiar a Escola, promover condições para melhoria do ensino, desenvolvimento de atividades de assistência aos alunos e

programação de atividades culturais e de lazer. Possibilita a promoção de cursos, palestras, estudos, divulgação de conhecimentos tecnológicos e edição de

publicações técnicas e científicas. Estimula trabalhos nas áreas didática e pedagógica, assistencial e de pesquisa.

Como benefícios imediatos, o aluno associado pode participar de eventos, torneios esportivos, projetos, sorteios e premiações por frequência, palestras, feiras, além de convênios com escola de inglês e clínica médica e odontológica.

(3)

CIPA realiza

conscientização

No mês de Maio, a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - realizou um trabalho de conscientização de Segurança no Trabalho com Andaimes para os colaboradores da manutenção.

Previnir é sempre o melhor remédio!

O FMS é uma célula de manufatura completa composta de Torno CNC, Centro de Usinagem e Robô que alimenta as máquinas através de uma central. É um sistema de produção altamente automatizado, capacitado a produzir uma grande variedade de diferentes peças e produtos, usando o mesmo equipamento e o mesmo sistema de controle. O SENAI Sorocaba já possuía um FMS para atender ao curso de Técnico em Mecatrônica e ganhará mais complexidade com o novo equipamento.

Sistema Bluetooth permite comandos a distância

Alunos em atividade durante a 15ª SIPAT

Coordenador Fernando com equipamento FMS

Tecnologia sem fio na

transmissão de dados

15ª SIPAT

Mecatrônica recebe moderno FMS

O SENAI Sorocaba já possui tecnologia de transmissão de dados sem fio utilizando o recurso Bluetooth, aplicado na automação de máquinas operatrizes e centrais de usinagem CNC.

Entre os grandes avanços que o sistema proporciona estão a segurança e a otimização das operações executadas. A substituição do uso de cabos e fios elimina antigos problemas de conexão entre CPUs e o CNC.

Os programas podem ser transmitidos para todas as máquinas simultaneamente, com alcance de até 100 metros, explica Antonio Fernando dos Santos, Coordenador de Estágio e Coordenador de Curso Superior.

A CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - realizou a 15ª SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes, entre os dias 22 a 27 de março. Durante o evento foram abordados diversos temas como: qualidade de vida, nutrição, educação ambiental, e orientação sobre benefícios previdenciários.

Foram realizadas atividades de simulação de abandono do prédio e primeiros socorros, e visita do Ônibus da Mulher. Os alunos participaram de teatralização sobre a importância da utilização dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual.

(4)

Homenagem ao Dia das Mães

Adolescência em

Busca de seus Sonhos

Formatura Turma

SABESP Itapetininga

Banco de Currículos

Desenvolvimento Verdadeiro em 3D

No dia 7 de maio aconteceu a tradicional homenagem ao Dia das Mães, que reuniu mais de 200 convidadas no SENAI Sorocaba.

As mães ficaram emocionadas com as apresentações musicais feitas pelos próprios alunos, assistiram uma demonstração de Tai Chi com o monitor Geraldo Lima Ribeiro e ainda participaram do sorteio de 50 brindes entre kits de maquiagem e chapinha.

A festa foi encerrada com muito bolo e refrigerante.

Alunos do curso de Ferramentaria e Docentes participaram no dia 27 de abril da palestra Desenvolvimento Verdadeiro, realizada pelo Engenheiro Rogério de Souza.

A empresa UVW Computação Gráfica apresentou o uso da tecnologia 3D em todas as etapas do desenvolvimento de um projeto e demonstrou como as ferramentas de simulações e validações podem reduzir custos e aumentar a velocidade do desenvolvimento.

Esta dinâmica é voltada a futuros profissionais engenheiros, projetistas desenhistas e pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento e controle de produtos.

O prazer a qualquer custo é uma característica muito comum na juventude contemporânea, resultando muitas vezes em depressão, ansiedade, estresse, dores não-especificadas, perda de autoestima, problemas de relacionamento, abuso de drogas e álcool, entre outros. Durante o encontro ocorrido no dia 9 de abril, o

palestrante Professor Ricardo Galhardo levou os participantes a refletir sobre o termo: “TUDO POSSO, MAS NEM TUDO ME COVÉM”, onde a liberdade e a ética podem e devem ser instrumentos que somam valores e promovem a autoestima.

Aconteceu no dia 26 de maio, no Teatro do SESI em Itapetininga, a Formatura dos dezenove alunos da segunda Turma do CAI Agente Administrativo realizado em convênio entre o SENAI e a SABESP. O professor Renê Machado Lopes, paraninfo da turma, foi homenageado no evento.

Empresas de toda região procuram o SENAI para obter indicação de alunos formados.

Envie seu currículo para servsocial402@sp.senai.br

Ilustres convidadas lotaram o SENAI na homenagem às mães

(5)

SENAI SOROCABA

FORMANDOS JUNHO 2010

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO

CURSO TÉCNICO – MECATRÔNICA

(6)

Recorde absoluto de arrecadação de agasalhos

Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. sábado das 8h às 13h.

Contato:

Bibliotecária: Elisabeth S. A. Gonçalves e-mail: biblioteca402@sp.senai.br Tel. (15) 3233-5144 - Ramal 222

Mega Gincana

Biblioteca SENAI

Feira de Troca

de Livros

Campanha do

Agasalho 2010

A Mega Gincana mobilizou todas as turmas do CAI e do CT entre os dias 1º de fevereiro e 31 de maio.

Neste semestre, a competição abrangeu Aproveitamento, Frequência, Atividades Cívicas, Ações Sociais e

Contribuição com a AAPM.

Alunos da turma M2A participaram do “Projeto

Solidariedade” e visitaram a entidade Casa de Belém, em Votorantim. Doaram leite longa vida e proporcionaram momentos de lazer e descontração aos assistidos. Animados com o projeto, a turma reuniu-se por iniciativa própria para também visitar a APAE e o Asilo dos Velhinhos.

Eles descobriram que fazer o bem faz muito bem!

A Biblioteca SENAI Sorocaba mantém um acervo de 4.884 volumes, composto por diversos tipos de materiais entre livros didáticos, técnicos e de literatura, além de CDs, DVDs, fitas de vídeo e assinaturas de revistas e jornais.

Em breve, será implantada uma nova Base de Dados chamada “PERGAMUN” com acesso via internet, na qual o aluno poderá fazer a pesquisa do acervo, renovações e reserva do material, mesmo quando estiver fora da Escola.

No período de 1 a 11 de junho aconteceu a primeira edição da Feira de Troca de Livros para alunos e colaboradores do SENAI Sorocaba. O objetivo dessa campanha foi incentivar a leitura através da reciclagem de livros que já foram lidos e poderiam ser trocados por outro título de interesse dos participantes.

Os livros não trocados serão doados para uma instituição de caridade.

Um sucesso absoluto foi a Campanha do Agasalho 2010. Os alunos arrecadaram 19.792 peças, doadas ao Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, representado por sua Presidente Dra. Denise Lippi. Todo o esforço conjunto de alunos e professores vai aquecer milhares de pessoas carentes de entidades beneficiadas como a ABOS – Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba e o Educandário Santo Agostinho, entre outras.

Alunos em atividade com menores da Casa de Belém

(7)

Seminário de

Tecnologia de Medição

Auditoria Interna

ISO 9000 e ISO 14.000

Banda Marcial

comemora 8 anos

Portadores de

Necessidades Especiais

O objetivo do Seminário de Tecnologia de Medição ocorrido no dia 13 de abril foi difundir conceitos estatísticos e metrológicos com o intuito de fornecer o conhecimento e as ferramentas que permitam a interface da metrologia com a produção e a pesquisa acadêmica de ponta.

Tivemos palestra em inglês de Wolfgang Hoffman, Gerente Mundial da Divisão de Produtos para

Superfície, da empresa Mahr Metrology, com tradução simultânea.

Foram sorteados paquímetros como brindes e, após o evento, a empresa disponibilizou dezesseis paquímetros para serem utilizados no Setor de Ferramentaria de nossa Escola.

Agradecemos ao Engenheiro Moisés, da Mahr do Brasil, e Robertson Vicente, da ThF Representações, pela viabilização do evento.

Nos dias 26, 27 e 28 de abril, aconteceu a 20ª Auditoria Interna da Qualidade e Meio Ambiente, já tradicional na rede de escolas SENAI-SP. Todas auditorias realizadas visam

a melhoria dos processos do SENAI e a possibilidade de corrigir eventuais desvios. Quem sai ganhando com tudo isso, são nossos alunos.

Desde o final de 2009, as Escolas SESI e SENAI de Sorocaba uniram-se para formar a Banda Marcial SESI SENAI.

Atualmente, conta com 49 integrantes preparados e mais 87 alunos em adaptação para tocar na Banda.

A nova coreógrafa Monick Zanon coordena um grupo de 25 alunas que abrilhantam as apresentações.

A primeira apresentação da nova formação aconteceu dia 10 de junho, no SENAI Sorocaba, em comemoração ao aniversário de oito anos da Corporação.

Das músicas tocadas, destacaram-se a contemporânea Persis, a marcha Valero e a popular Lágrimas de Chuva, com participação especial da cantora Joyci do Lago. O Maestro Vitor Canassa conta que a Banda está preparada para participar de muitos concursos e festivais em 2010.

Os ensaios acontecem aos domingos no SESI de Votorantim, aberto ao público.

Os interessados em participar podem procurar a AAPM da Escola SENAI Sorocaba.

Para atender o mercado de trabalho, o SENAI realiza uma parceria com empresas e entidades como a Metso, Unimed, Santa Casa e Prysmian, com a Gerência Regional do Trabalho representada pelo Dr. José Vitor Catai, com Sindicatos, e com a Procuradoria Geral do Trabalho.

No SENAI Sorocaba são atendidos 150 Portadores de Necessidades Especiais, entre deficiência visual, auditiva, física e intelectual, que recebem escolarização fundamental e média no Telecurso 2000, e participam de cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Logística e Auxiliar de Almoxarifado.

Platéia atenta ao Seminário de Tecnologia de Medição

(8)

Camisetas Promocionais Patrocinadores

SENAI no Dia da Indústria

III CONSTRUSER

COPA SENAI 2010

Em comemoração ao Dia da Indústria, o SENAI Sorocaba promoveu o evento “OPEN HOUSE” no dia 25 de maio, e recebeu visitantes atraídos em conhecer tecnologias, máquinas e equipamentos utilizados nas oficinas e laboratórios.

Os alunos monitores dos Cursos de Aprendizagem Industrial, Cursos Técnicos e de Formação Continuada fizeram a exposição de tarefas, peças e projetos desenvolvidos em cada ambiente de ensino da Escola.

O III Encontro Estadual da Construção Civil em Família – CONSTRUSER – reuniu 3.800 trabalhadores da Construção Civil e seus familiares, dia 27 de março, no SESI de Votorantim.

Foram oferecidas muitas atividades voltadas à educação, lazer, cultura, saúde, economia doméstica e geração de renda, shows, oficinas de artesanato, exames médicos, verificação da pressão arterial, avaliação física, e conscientização nutricional.

O CONSTRUSER foi promovido pelo SindusCon-SP e realizado em parceria com o SESI-SP, SENAI-SP, FIESP e SECONCI-SP.

Com o envolvimento de 350 participantes, entre alunos e professores, foram realizados os jogos classificatórios da fase interclasses da COPA SENAI, para selecionar os representantes da nossa Escola para a fase regional. As equipes campeãs de Futsal, Voleibol, Basquete, Tênis de Mesa e Xadrez sub 18 e sub 21 (masculino e feminino) disputarão a fase regional, no segundo semestre.

As equipes fazem treinamento aos sábados, orientadas pelo professor responsável Marcelo Lemos.

Nosso objetivo é chegar às finais do Estadual e obter um resultado ainda melhor que do ano de 2009, quando chegamos às semifinais do Estadual no Futsal Feminino e Voleibol Masculino e nas finais do Tênis de Mesa e Xadrez, além de conquistar o título de Campeão no Basquete Masculino, diz Lemos.

Visita orientada durante Open House no Dia da Indústria

Alunos treinam para Fase Regional da Copa SENAI

Famílias tiveram um dia de muita alegria no SESI Votorantim

Referências

Documentos relacionados

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma