• Nenhum resultado encontrado

Tópicos relevantes (não excludentes): Pesquisa Educacional e Tecnologias: Experiências de uso educacional de tecnologias.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tópicos relevantes (não excludentes): Pesquisa Educacional e Tecnologias: Experiências de uso educacional de tecnologias."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Chamada de Trabalhos

Nona Conferência Latino-Americana de Objetos e

Tecnologias de Aprendizagem

20- 24 Outubro 2014 Manizales, Colômbia

http://www.laclo.org/laclo2014

A América Latina está imersa atualmente em uma época de mudanças em seus sistemas educacionais. As tecnologias de aprendizagem tais como: Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs), Recursos Educacionais Abertos (REAs), ferramentas de Learning Analytics, salas de aulas invertidas (flipped classrooms), entre outras, podem ser vistas na região tanto como uma ameaça, como uma oportunidade. É tarefa dos investigadores e educadores da região discutir como encarar essas novas tecnologias desde um ponto de vista cultural, social e pedagógico; experimentar seus impactos em nossos professores e estudantes; e compartilhar melhores práticas. Somente por meio da discussão e do intercâmbio de experiências poderemos encontrar maneiras de realmente evitar as ameaças e aproveitar as oportunidades de melhorar a educação em nossos países.

Esse é o nono ano em que LACLO, a Comunidade Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem convoca aos investigadores em educação e tecnologias de aprendizagem, administradores da educação, professores e pessoas interessadas no desenvolvimento das tecnologias educativas da região, a participar da Conferencia Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2014). Este ano, o evento será organizado pela primeira vez na Colômbia, pela Universidad Nacional de Colombia, de 20 a 24 de Outubro na bela cidade de Manizales, no Triângulo do Café.

Os principais objetivos da conferencia deste ano serão a discussão das experiências existentes na região sobre as novas tecnologias educativas e sobre o impacto que estas tecnologias podem ter sobre nossos sistemas educativos, além de fomentar propostas sobre como a América Latina pode colaborar com o pensamento global com relação a essas tecnologias.

Além de trabalhos científicos, serão também apresentadas conferências com especialistas de renome internacional, e organizados tutoriais e oficinas sobre temas emergentes. Durante a conferência também se realizará a reunião anual ampliada da comunidade LACLO, assim como dos outros grupos existentes no interior da Comunidade. Por último, como já é tradição na Conferência, será realizado o concurso de Objetos de Aprendizagem com o tema da educação para a paz.

Tópicos relevantes (não excludentes):

Pesquisa Educacional e Tecnologias:

(2)

● Comunidades virtuais de aprendizagem. ● Impacto educacional das tecnologias.

● Campos problemáticos na integração de tecnologias na educação Necessidades Educacionais e Soluções Tecnológicas

● Problemas educacionais e desenvolvimento de tecnologias pertinentes. ● Teorias pedagógicas, modelos educacionais e desenvolvimento de tecnologias. ● Novos alunos e docentes: papéis, relações educacionais e tecnologias.

● Aprendizagem colaborativa com tecnologias.

● Projetos de ensino aprendizagem com apoio tecnológico.

●Projetos de ambientes para pessoas com Necessidades Especiais de Educação Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos

● Estratégias para a geração de conteúdos educacionais.

● Aproveitamento das tecnologias no projeto de conteúdos educacionais. ● Gestão, uso e avaliação de conteúdos educacionais.

Repositórios de Objetos de Aprendizagem ● Federação e busca integrada.

● Integração com os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). ● Integração com ferramentas de autoria.

● Estratégias para avaliação da qualidade de recursos dentro de repositórios. Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs)

● Experiências ● Análise Teórica

● Análise de Dados sobre a Participação ● Modelos de desenvolvimento

mobile Learning

● Aprendizagem interativa na sala de aula. ● Sistemas de voto (como clickers) e outros.

● Telefones celulares (usando SMS) em educação à distância. ● Dispositivos móveis em museus, galerias, etc.

● Dispositivos móveis e de aprendizagem diária (língua, dicionários, etc) Learning Analytics

● Análise Acadêmica (deserção, motivação, etc).

● Análise em Aula (seguimento das ações dos estudantes). ● Análise online (LMS, ferramentas Web, etc).

● Análise Multimodal

Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) ● Experiências

● Análise Teórica ● Análise de Impacto

● Modelos de Desenvolvimento

Tecnologias, mídias e modalidades educacionais ● Educação móvel e ubíqua.

● Uso de dispositivos móveis para o ensino e aprendizagem. ● Aprendizagem ubíqua.

● Televisão educativa (tlearning).

(3)

● Uso efetivo da televisão na educação. Jogos e Realidade Virtual e Aumentada ● Jogos educativos.

● Realidade virtual, aumentada, diminuída e mista em Educação. ● Aplicações educacionais e impacto de ambientes 3D multiusuários Aprendizagem Personalizada

● Sistemas de recomendação.

● Criação (semi) automática de Cursos/Aulas. ● Tutores cognitivos e inteligentes.

● Apoios tecnológicos para a aprendizagem autorregulada. Adaptabilidade e Acessibilidade

● Geração de conteúdos em vários idiomas.

● Adaptação de conteúdos aos diferentes níveis educacionais. ● Modelo de estudante e adaptação educacional.

● Tecnologias para a educação inclusiva.

● Tecnologias para a atenção educativa de necessidades especiais.

Também podem ser incluídos outros temas que os autores considerem relevantes para a discussão das Tecnologias para a Educação na região. Todos os artigos enviados serão revisados de acordo com a sua relevância, originalidade, coerência e claridade por ao menos dois revisores da mesma área.

Os artigos aceitos serão publicados em uma edição digital dos anais da conferência com número ISSN. Ainda, os melhores artigos completos serão selecionados para submeter versões estendidas para serem revisadas e publicadas em revistas especializadas.

Atividades:

● Tutoriais: antes do início da conferência serão apresentados tutoriais sobre temas Relevantes, orientados por especialistas nas áreas temáticas.

● Conferências: especialistas latino-americanos e de outros países realizarão palestras de uma hora sobre temas de interesse da Comunidade.

● Apresentação de Artigos: os artigos aceitos terão a oportunidade de serem expostos e discutidos com o público da conferência

● Eventos Sociais: reuniões e atividades de integração para permitir o contato e a aproximação com outros autores, participantes e expositores.

● Concurso de Objetos de Aprendizagem: será realizado um concurso em que serão expostos os melhores exemplos de materiais educacionais produzidos na América Latina.

● Reunião de Grupos: durante a conferência será realizada a reunião anual dos membros da Comunidade Latino-Americana de Objetos de Aprendizagem (LACLO) para planejar suas ações para o próximo ano. Também serão propiciados espaços para reuniões de grupos ou projetos de investigação relacionados com as áreas da conferência

● Consórcio Doutoral: Durante a conferência será realizado um Consórcio Doutoral, onde estudantes de doutorado e de mestrado na área de Tecnologias Educacionais discutirão seus diferentes pontos de vista e receberão feedbacks de especialistas sobre seus trabalhos.

Datas Importantes:

Artigos Científicos / Técnicos

● Envio de artigos: 28 de Junho de 2014 ● Notificação aos Autores: 21 de Julho de 2014

● Envio da versão final dos artigos: 9 de Setembro de 2014● Inscrição Antecipada (Registro de Autores) :12 de Setembro de 2014

● Conferência: 20 a 24 de Outubro de 2014 Concurso de Objetos de Aprendizagem ● Envio de Objetos: 5 de Julho de 2014 ● Notificação de Finalistas: 29 de Julho de 2014 ● Premiação dos vencedores: 24 de Outubro de 2014

(4)

Formato e Envio: Geral

● Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

● O formato para submissão dos artigos pode ser baixado na seção “Guia para os Autores” na página web da conferência.

● Esta conferência utiliza um sistema online que permite aos participantes enviar seus artigos e trabalhos através da web. Consulte o link da conferência para maiores detalhes.

● Todas as contribuições devem ter um resumo de até 200 palavras em inglês. Artigos Científicos Completos

● Os artigos completos devem ter entre 8 e 10 páginas

● Devem apresentar resultados de pesquisa, discussões teóricas, posicionamentos sistematização de experiências, novos desenvolvimentos, entre outros.

● Serão revisados por pelo menos dois especialistas na área. ● Serão apresentados individualmente na conferência. Artigos curtos:

● Os artigos curtos devem ter entre 4 e 6 páginas

● Devem apresentar trabalhos em andamento, bem como ideias inovadoras que ainda não foram levadas a prática, propostas de projetos, entre outros.

● Serão apresentados em sessões coletivas interativas. Tutoriais e oficinas:

● Os interessados em oferecer um curso tutorial devem enviar uma breve descrição do mesmo e que contenha as seguintes informações: objetivos, metodologia, duração, recursos necessários e número máximo de participantes.

● Os interessados em organizar oficinas devem enviar uma breve descrição que contenha as seguintes informações: objetivos, duração, perfil dos possíveis interessados, recursos necessários e número de participantes esperados.

● Utilize o modelo de submissão dos artigos completos sem exceder 10 páginas. Concurso de Objetos de Aprendizagem:

● Deverá ser enviado o objeto, incluindo um arquivo de texto (formato livre) com informações básicas: autores, assunto, público-alvo e requisitos técnicos (de acordo com cada caso).

● Além do objeto de aprendizagem e da ficha técnica descritiva dos metadados com os dados básicos, deve-se enviar um artigo curto de até 4 páginas (seguindo o modelo de artigos curtos) contendo a descrição do processo de construção do Objeto de Aprendizagem, apresentando a metodologia, as tecnologias utilizadas e quaisquer outros aspectos que se considere importante. ● Os objetos serão revisados por um grupo de especialistas.

● Os finalistas poderão apresentar seus objetos na conferência.

● Os objetos selecionados serão publicados no repositório LA FLOR e na Federação FROAC e os artigos serão publicados nos anais da conferência.

Consórcio Doutoral

● O consorcio doutoral do LACLO 2014 oferece aos estudantes que estão iniciando seus estudos de doutorado ou mestrado, a oportunidade de apresentar seus temas de tese em uma oficina interdisciplinar com o objetivo de interatuar com colegas e especialistas na disciplina ● O consorcio é uma instância que permite aos participantes compartilhar e discutir os trabalhos em curso da tese doutoral ou de mestrado no campo das tecnologias avançadas de aprendizagem.

● Os interessados em participar devem enviar um resumo amplo de 4 páginas em Inglês seguindo o mesmo formato para submissão de artigos da conferência.

Instituições Organizadoras:

Comunidade Latino-Americana de Objetos de Aprendizagem http://www.laclo.org

Universidad Nacional de Colombia- Sede Manizales http://www.manizales.unal.edu.co

Universidad del Cauca - Colômbia

(5)

Instituições de Apoio:

Ministerio de Educación Nacional – Colômbia (www.mineducacion.gov.co) Red Nacional Académica de Tecnología Avanzada RENATA (www.renata.edu.co) Universidad Nacional de Colombia- Sede Medellín (www.medellin.unal.edu.co) Universidad Cooperativa de Colombia-Sede Pereira (www.ucc.edu.co/pereira) Institución Universitaria Colegio Mayor del Cauca (www.colmayorcauca.edu.co) Universidad Santo Tomás Seccional Tunja (www.ustatunja.edu.co)

Universidad Distrital Francisco José de Caldas (www.udistrital.edu.co/) Escuela Superior Politécnica del Litoral, Equador (http://www.espol.edu.ec) Universidad Central de Venezuela, Venezuela (http://www.ucv.ve)

Universidad de la República, Uruguai (http://www.universidad.edu.uy) Universidad Nacional de Rosario, Argentina (http://www.unr.edu.ar) Universidade Federal de Pelotas, Brasil (http://www.ufpel.edu.br) Instituto Tecnológico de Costa Rica, Costa Rica (http://www.tec.ac.cr) Universidad Austral de Chile, Chile (http://www.uach.cl)

Responsável pelo Evento:

Prof. Néstor Darío Duque Méndez, PhD. Universidad Nacional de Colombia Sede Manizales

ndduqueme@unal.edu.co

Coordenadores do Comitê de Programa: Cesar Collazos, Universidad del Cauca, Colômbia

Cristian Cechinel, Universidade Federal de Pelotas, Brasil Jaime Muñoz Arteaga. UAA – México.

Referências

Documentos relacionados

Robotics 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router not only includes the functionality of a 22 Mbps Wireless Access Point, but it also includes router capabilities for sharing

❑ IEEE is the main standards body behind the de facto wireless LAN standard suite 802.11 and has created many other popular technical standards, such as port-based Network

Even though MHTechED uses a small network, the company plans to separate the wireless devices, the virtual R&D machines and special server, the switch, and the router

CARLOS ALBERTO SOUZA DE ALMEIDA FILHO, RODRIGO TOBIAS DE SOUZA LIMA e SIMONE ARAÚJO DE OLIVEIRA PAPAIZ, e do atual Secretário de Saúde do Amazonas, MARCELLUS

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

na concessão de vistos. Crise; restrição de vistos nos EUA. 2 Retorno bem recebido A Siderúrgica Arcelormittal está trazendo de volta ao país 100 profissionais expatriados,

A estrutura das demonstrações contábeis deve contemplar a maior quantidade de informações, evidenciando o que for considerado importante para a tomada de decisões

Também ocorreu visita ao Hotel Senac Barreira Roxa, bem como discussões sobre o Programa Estadual de Turismo e sinergias com o Projeto, reuniões com empresários do