• Nenhum resultado encontrado

Ciências Biológicas Bacharelado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ciências Biológicas Bacharelado"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

FERREIRA, Natália Helen1.

Avaliação do potencial citotóxico, genotóxico e quimiopreventivo da lignana (-)-cube-bina em culturas de células V79. 2012. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (gradu-ação em Ciências Biológicas) – Universidade de Franca, Franca. Profa. Dra. Denise Crispim Tavares.

A

s plantas são muito utilizadas na medicina popular. As substâncias do

metabo-lismo secundário, produzidas por elas, são de grande interesse econômico e vem sendo estudadas por pesquisadores. As lignanas são um grupo de ampla distribui-ção natural em plantas e se enquadram dentro da classe dos compostos fenólicos. A (-)-cubebina é uma lignana isolada das sementes secas da Piper cubeba. Essa lignana apresenta atividade contra formas amastigotas do Trypanosoma cruzi, além de apre-sentar outras atividades biológicas, tais como: bacteriostática, analgésica, antioxidante e anti-inflamatória. Assim, tornou-se relevante avaliar o potencial genotóxico e sua influência sobre os danos cromossômicos induzidos pelo antibiótico doxorrubicina em fibroblastos de pulmão de hamster chinês (células V79). Para tanto, foram utilizadas quatro concentrações de (-)-cubebina, sendo 2, 4, 8 e 16 µM, que foram escolhidas após o ensaio de eficiência clonogênica. Além destes grupos de tratamentos, também foram incluídos grupos de controles negativo, solvente (dimetilsulfóxido, DMSO, 35 µM) e positivo (doxorrubicina, DXR, 0,3 µM). Em cada tratamento foram analisadas 3000 células binucleadas, para a determinação da frequência de micronúcleos e 1500 células para o cálculo do índice de divisão nuclear, a fim de se avaliar a citotoxicidade. Os resul-tados obtidos demonstraram que as culturas tratadas com as diferentes concentrações de (-)-cubebina não apresentaram aumento estatisticamente significativo na frequên-cia de micronúcleos quando comparadas àquelas do controle negativo. A concentra-ção de 2 µM de (-)-cubebina apresentou um percentual de reduconcentra-ção estatisticamente significativo de 63,88% na frequência de micronúcleos induzidos pela DXR, indican-do efeito antigenotóxico nas condições experimentais utilizadas. A análise indican-dos índices de divisão nuclear revelou que não houve diferenças significativas entre os diferentes tratamentos e o controle negativo. Assim, nas condições experimentais utilizadas, os dados obtidos indicam a ausência de efeitos genotóxico e citotóxico da (-)-cubebina e efeito quimioprotetor, quando associada à DXR.

Palavras-chave: (-)-cubebina; Piper cubeba; genotoxicidade; antigenotoxicidade; teste do micronúcleo.

1 FERREIRA, Natália Helen. Avaliação do potencial citotóxico, genotóxico e quimiopreventivo da lignana

(-)-cube-bina em culturas de células V79. Indicado como o melhor trabalho no curso de Ciências Biológicas-Bacharel no ano letivo de 2012. Recebeu o prêmio “Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice”, instituído pela Resolução CONSUV nº 02/2000, o que possibilitou a continuidade dos estudos no curso de pós-graduação desta Universidade.

(3)

ALVES, Vanessa Rodrigues.

Avaliação da instabilidade genética em linfócitos de um grupo de idosos. 2012. 16 f.

Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Ciências Biológicas) – Universidade de Franca, Franca. Profa. Dra. Andréa de Oliveira Cecchi.

O

envelhecimento populacional vem ocorrendo gradualmente em todo o mundo,

exigindo preparação para as consequências que dele advêm. As alterações fisio-lógicas e anatômicas do próprio processo de envelhecimento têm repercussão na saú-de. Decorrente de vários fatores, pode-se dizer que o envelhecimento compreende um processo multifatorial que leva a danos irreversíveis em macromoléculas (proteínas, lipídios e DNA), células e órgãos, muitos dos quais resultantes da elevada produção de

espécies reativas de oxigênio (“reactive oxygen species” - ROS). Quando produzidas em

níveis fisiológicos alterados, as ROS excedem a capacidade antioxidante celular e são prejudiciais ao organismo, especialmente ao interagirem com a molécula de DNA cau-sando danos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a instabilidade genética de um grupo de idosos (acima de 60 anos) e comparar com um grupo de jovens sadios (18-25 anos). Todos os voluntários jovens eram não fumantes e não tinham sido expos-tos a qualquer agente químico ou físico. Para estimar a taxa de danos dos dois grupos de indivíduos, foi empregado o ensaio cometa em células do sangue periférico. Nossos resultados indicam que o grupo de idosos não mostrou aumento na taxa de danos no DNA quando os dados foram comparados com o grupo de indivíduos jovens. Embora existam evidências que os danos no DNA se acumulam durante o envelhecimento, essa não parece ser uma regra.

Palavras chave: instabilidade genética, idosos, ensaio cometa, danos no DNA.

PAULA, Paula Roberta Fagundes; MORAES, Michel Batista de.

Análise quantitativa da atividade do forrageamento de Atta capiguara e Atta

leaviga-ta (HYMENOPTERA, FORMICIDAE, ATTINI). 2012. 14 f. Trabalho de Conclusão de

Curso (graduação em Ciências Biológicas) – Universidade de Franca, Franca. Profa. Dra. Rosana de Almeida.

P

ara a análise quantitativa do forrageamento das espécies Atta capiguara e Atta

le-avigata (Hymenoptera, Formicidae, Atta) foram analisados seis olheiros em duas

cidades do interior do estado de São Paulo, sendo três olheiros de A. leavigata no Jar-dim Zoobotânico em Franca, e três olheiros de A. capiguara, no Sítio Monte Alegre em

(4)

Morro Agudo. Ambos os lugares possuíam características diferentes. Em Franca havia uma área de reflorestamento e em Morro Agudo uma área com Paspalum notatum Flügge (gramíneas). Os olheiros foram observados em três horários diferentes, das 6h às 8h, 12h às 14h e 20h às 22h; rotacionados durante os quatro dias, para que assim fos-se possível obfos-servar fos-se havia preferência de horários para a realização da atividade de forrageio. Foi constatado que as formigas da espécie A. capiguara exerciam maior ati-vidade forrageadora durante a noite, enquanto que as formigas da espécie A. leavigata, mostraram ter maior atividade no período da tarde. Pode ser observado que quando a umidade relativa do ar se encontra baixa a atividade de forrageamento é mais intensa, independente da temperatura e dos horários.

Palavras-chave: Atta capiguara; Atta leavigata; forrageamento; olheiros; umidade.

NOGUEIRA, Gabriele.

Levantamento de plantas carnívoras da cachoeira do azulinho em Sacramento – MG.

2012. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Ciências Biológicas) – Uni-versidade de Franca, Franca. Prof. Dr. Alex Luiz de Andrade Melo.

A

s plantas carnívoras tem maior ocorrência em regiões tropicais e subtropicais com

polimorfismos e variações de cores. No Brasil são encontrados quatro gêneros: Drosera, Genlisea, Utricularia, e Heliamphora. Estas plantas são adaptadas a baixa concentração de nutrientes minerais e crescem em condições de alta luminosidade; possui em armadilhas modificadas capazes de capturar, prender e digerir alguns ani-mais por ação enzimática. O presente estudo foi realizado na cachoeira do Azulinho que se localiza a 12 km da cidade de Sacramento-MG, sentido Rifaina-SP, no córrego Castegliano. Este local apresenta uma vegetação de cerrado rupestre. A cachoeira faz parte de uma propriedade particular sendo aberta para visitantes. O método de coleta utilizado foi “ad Libitum”, ou seja, uma busca aleatória em trechos e trilhas da cachoei-ra foi observado tanto ao entorno da cachoeicachoei-ra, quanto as nascentes de água existente ali. Foram encontradas cinco espécies de plantas carnívoras, sendo elas pertencentes a três gêneros e duas famílias (Droseraceae e Letibulariaceae).

Palavras-chave: plantas carnívoras; cachoeira Azulinho; Sacramento-MG; Drosera;

(5)

SILVA, Ademir Antônio da.; FERRAZ, Mara Cristina da Silva.

Estudo do desenvolvimento de colmeias de Apis mellifera (HYMENOPTERA,

APOI-DEA) nos municípios de Patrocínio Paulista e Itirapuã, Estado de São Paulo. 2012. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Ciências Biológicas) – Universidade de Franca, Franca. Profa. Dra. Rosana de Melo.

O

desenvolvimento de uma colônia reflete, em primeiro lugar, as condições físicas

e ambientais do lugar em que ela está instalada e em segundo plano a produ-tividade da própria colônia. Atualmente são realizados diversos estudos nesta área, muitos relacionados com a importância na melhoria da produção apícola conforme as variações climáticas sobre o desenvolvimento das colônias e sobre o nível de proteína presente no pólen disponível na flora da região durante todo o ano. Com isso o obje-tivo do trabalho foi acompanhar o desenvolvimento das colônias de Apis mellifera por meio de mapeamentos periódicos. Quanto à quantidade de células ocupadas por cria, alimento (pólen e mel) e células de zangões correlacionando com variáveis ambientais. O referido acompanhamento ocorreu no período de julho de 2012 a fevereiro de 2012, em dois apiários: um localizado no município de Itirapuã-SP e o outro em Patrocínio Paulista-SP.

Referências

Documentos relacionados

16 MOQUECA ROBALO AO MOLHO DE CAMARÃO PEQUENO R$ 155,00 BASS STEW WITH SMALL SHRIMP SAUCE -....

Atuação na Graduação nos Cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Biológicas – Licenciatura, Enfermagem, Medicina, Psicologia e Tecnologia em

Com a criação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAArq), iniciando suas atividades em 2009 sob a coordenação de Fabiano de Souza Gontijo e

posicionados até a metade da altura do núcleo, os melhores resultados foram observados com o cimento de ionômero de vidro híbrido Vitremer (3M) e com o reforçado com prata

Receptor age sobre o emissor Tb: regulação (sistema autônomo, comunicação circular).. Entropia e age sobre o emissor Tb: regulação (sistema autônomo, comunicação

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Traba- lho da 3ª Região, em parceria com o Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfren- tamento ao Tráfico

No prazo de 75 (setenta e cinco) dias da assinatura deste acordo, o SINDPD/PI promoverá eleição da OLT - Organização por Local de Trabalho com atribuição

IPTV Live & VOD de confiança, Sintonizador STB Apk para canais de satélite em vivo em Celulares Android /.. Tab com WiFi e 3G