• Nenhum resultado encontrado

Percepção de pais sobre desenvolvimento de crianças de 3 a 6 anos praticantes de natação / Perception of parents about children's development from 3 to 6 years old swimmers

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Percepção de pais sobre desenvolvimento de crianças de 3 a 6 anos praticantes de natação / Perception of parents about children's development from 3 to 6 years old swimmers"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72591-72599, sep. 2020. ISSN 2525-8761

Percepção de pais sobre desenvolvimento de crianças de 3 a 6 anos praticantes

de natação

Perception of parents about children's development from 3 to 6 years old

swimmers

DOI:10.34117/bjdv6n9-636

Recebimento dos originais: 27/08/2020 Aceitação para publicação: 28/09/2020

Welmo Alcântara Barbosa

Especialista

Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo

Endreço: Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910 E-mail: welmoalcantara@hotmail.com

Vitória Régia de Souza Elias

Especialista Graduada

Instituição:Universidade Cidade de São Paulo Endreço:Rua Cesário Galeno, 457, Vila Carrão, Sp.

E-mail: vitoriarbd@hotmail.com

Joel de Andrade Gonzaga

Graduado

Instituição:Universidade Federal do Espírito Santo

Endreço:Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910 E-mail: joelgonzaga8@gmail.com

Carlos Henrique de Oliveira Reis

Especialista

Instituição:Universidade Federal do Espírito Santo

Endreço:Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910 E-mail: carloshenrique.or@gmail.com

Danilo Sales Bocalini

Doutor em Educação Física

Instituição:Universidade Federal do Espírito Santo

Endreço:Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910 E-mail: bocaliniht@hotmail.com

Roberto Gimenez

Doutor

Instituição:Universidade Cidade de São Paulo Endreço:Rua Cesario Galeno 457, Vila Carrão - Sp.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72591-72599, sep. 2020. ISSN 2525-8761

Roberta Luksevicius Rica

Doutora

Instituição:Faculdade Estácio de Sá, Vitoria, ES, Brasil.

Endreço: Rua Dr. Herwan Modenesi Wanderley, 1001, CEP: 29092-220 E-mail: robertarica@hotmail.com

RESUMO

Embora haja consenso sobre a representação social acerca das modalidades aquáticas para crianças, pouco se sabe sobre a percepção dos pais nos impactos da participação em atividades associadas a esta modalidade para o comportamento de seus filhos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção de pais/responsáveis sobre desenvolvimento de crianças de 3 a 6 anos praticantes de natação. Pais e responsáveis de 16 crianças de ambos os sexos com idade de média de 4 ± 1 ano praticantes de natação a no mínimo 1 ano de prática participaram voluntariamente do estudo. Foi um utilizado um questionário composto por 14 questões elaboradas de forma direta referentes ao desenvolvimento cognitivo, afetividade, desenvolvimento motor e repertorio motor foram direcionadas aos pais/responsáveis das crianças. O questionário foi respondido considerando que fosse analisado a percepção do antes e depois do início da pratica de natação. Considerando os aspectos cognitivos, os pais perceberam mudanças no entendimento de números e objetivos em aula, no entendimento de ordens de duas ou mais ações e mudança em relação a, organizar objetos em sequência por tamanho ou formato. Afetivamente, foi observado maior interação com os amigos, melhor relação com novidades e acontecimentos do cotidiano e segurança no ambiente aquático. Sobre o aspecto motor, os pais afirmam melhora na motricidade ampla e fina. De modo geral, pais julgam que os seus filhos se beneficiam substancialmente da prática da natação.

Palavras-chaves: atividades aquáticas, desenvolvimento, percepção, motricidade, infância ABSTRACT

There is consensus on social representation about aquatic modalities for children, little is known about the parents' perception of the impact of participation in activities associated with this modality for their children's behavior. The aim of the present study was to assess the perception of parents / guardians about the development of children aged 3 to 6 years who practice swimming. Parents and guardians of 16 children of both sexes, with an average age of 4 ± 1 year swimmers and at least 1 year of practice participated voluntarily in the study. A questionnaire composed of 14 questions elaborated directly referring to cognitive development, affectivity, motor development and motor repertoire was used, directed to the parents / guardians of the children. The questionnaire was answered considering that the perception of before and after the beginning of swimming practice was analyzed. Considering the cognitive aspects, the parents noticed changes in the understanding of numbers and objectives in class, in the understanding of orders of two or more actions and change in relation to organizing objects in sequence by size or format. Affectively, it was observed greater interaction with friends, better relationship with news and everyday events and safety in the aquatic environment. Regarding the motor aspect, the parents affirm an improvement in the wide and fine motor skills. In general, parents believe that their children benefit substantially from swimming.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72591-72599, sep. 2020. ISSN 2525-8761 1 INTRODUÇÃO

Reconhecidamente, as atividades aquáticas vêm evoluindo de maneira satisfatória com as exigências da sociedade e do próprio ser humano, constituindo modalidades praticadas em academias e clubes. Ao se considerar o contexto educacional e o desenvolvimento infantil, a literatura sugere que as atividades que envolvem a natação, sobretudo no universo infantil devem ser prioritariamente prazerosas para a criança (VENDITTI, 2008) possibilitando o seu pleno desenvolvimento. Por este motivo, a compreensão das especificidades do meio líquido, bem como, as suas eventuais diferenças em relação ao meio terrestre, constitui um elemento fundamental na orientação das propostas de intervenção, assegurando a aplicação de princípios psicomotores.

Nesta perspectiva, valendo-se dos conceitos de Lapierre e Le Boulch a psicomotricidade deve ser uma formação de base indispensável para toda cada criança, pois oferece uma melhor capacitação a criança para uma maior assimilação das aprendizagens da natação (OLIVEIRA, 2001). Assume-se que um bom desenvolvimento psicomotor proporcionará ao praticante capacidades básicas para um bom desempenho da natação. LE BOULCH enfatiza a necessidade da “educação psicomotora baseada no movimento, pois leva a criança a tomar consciência do seu corpo da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente coordenação dos seus gestos e movimentos”.

De acordo com Gallahue e Ozmun (2005), crianças entre três e seis anos de idade, encontram-se na fase de desenvolvimento de padrões motores fundamentais obedecendo a uma progressão sequencial. Desta forma, crianças sem qualquer incapacidade desenvolvimentista, em circunstâncias ideais, progridem a partir do estágio inicial, atravessando a fase elementar até finalizar o processo no maduro de modo sequencial. Freundenheim (1995) também apontam que nas habilidades motoras do nadar, estas crianças encontrariam-se na fase de habilidades motoras básicas.

Para Penha (2010) a psicomotricidade aquática utilizando do movimento em meio aquático estimula o desenvolvimento em diversos níveis, organizando sensações recebidas pelo meio liquido e a transposição desse movimento nesse espaço e nesse tempo, de forma que ele aprenda a se conhecer e se aceitar. Tal fato associado a todos os benefícios já documentos na literatura pela pratica de natação (FREUDENHEIM, 1995, VENDITI, 2008), permite também que o praticante evolua considerando o seu progresso desenvolvimentista (AZEVEDO, et al 2008).

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72591-72599, sep. 2020. ISSN 2525-8761 Sem sombra de dúvida, profissionais da saúde, recomendam que as crianças pratiquem natação. Para muitos médicos, eternizou-se a denominação de “modalidade mais completa”, o que, conforme pressupõe a literatura, merece uma discussão mais aprofundada a qual foge do bojo desta discussão. Além disso, cumpre destacar que em torno das atividades aquáticas acompanham-se uma série de representações, como por exemplo, a idéia de que natação “utiliza todos os grupos musculares”. Estas representações, típicas do ideário popular, permeiam as crenças de muitos pais acerca dos possíveis benefícios que seus filhos teriam ao praticar estas modalidades.

Em que pese a existência de uma representação social acerca das modalidades aquáticas para crianças, pouco se sabe sobre a percepção dos pais sobre os possíveis impactos da participação em atividades associadas a esta modalidade para o comportamento de seus filhos. Desta forma o objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção de pais/responsáveis sobre desenvolvimento de crianças de 3 a 6 anos praticantes de natação.

2 MATERIAL E MÉTODOS 2.1 AMOSTRA

Após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, pais/responsáveis de 16 crianças de ambos os sexos com idade de média de 4 ± 1 ano praticantes de natação a no mínimo 1 ano de prática participaram voluntariamente do estudo.

2.2 AVALIAÇÃO

Um questionário composto por 14 questões elaboradas de forma direta referentes ao desenvolvimento cognitivo, afetividade, desenvolvimento motor e repertorio motor foram direcionadas aos pais/responsáveis das crianças. O questionário foi respondido considerando que fosse analisado a percepção do antes e depois do início da pratica de natação.

2.3 ANÁLISE ESTATÍSTICA

Os dados são apresentados em média e desvio padrão para a idade das crianças. As respostas dos questionários são apresentadas em frequência e %. As análises foram realizadas com software estatístico GraphPad Prism 5.0 (San Diego, CA, USA).

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72591-72599, sep. 2020. ISSN 2525-8761 3 RESULTADOS

Na tabela 1, foram analisados 4 pontos dos aspectos cognitivos, onde foi possível analisar que 100% dos pais afirmaram que houve uma mudança no entendimento de números e objetivos em aula, 100% afirmaram que os filhos entendem ordens de duas ou mais ações e 100% dos pais afirmaram observar mudança em relação a, organizar objetos em sequência por tamanho ou formato. Já na quarta questão 94 % afirmaram que sim, sendo que 6 % responderam que não. Relacionado aos aspectos afetivos, foram analisados também 4 perguntas, onde 87% dos entrevistados afirmaram que teve mudança dos filhos na interação com os amigos, 100% afirmaram que teve mudanças na questão ao respeito as regras e combinados, 94% na pergunta sobre, expõe novidades e acontecimentos do cotidiano e 100% dos pais afirmaram que os filhos se sente seguro no ambiente aquático.

Sobre o aspecto motor, foram analisados 2 pontos, no primeiro ponto 93,8% dos pais afirmam melhora na motricidade ampla, enquanto 6,2% responderam que não. Sobre a motricidade fina, 87,5% dos pais afirmaram que houve melhora neste ponto, enquanto que 12,5 % disseram que não.

Tabela 1. Percepções dos pais sobre o desenvolvimento filhos praticantes de natação

Questões Sim Não

F (%) F (%)

Aspecto cognitivo

Entendimento de números e objetos em aula 16 (100) --- Compreensão de orientações durante as aulas 16 (100) --- Organização de objetos em sequência por tamanho ou

formato 16 (100) ---

Atenção a comandos passados em aula 15 (94) 1(6)

Aspecto afetivo

Interação com os amigos 14(87) 2 (13)

Respeito a regras e combinados 16 (100) ---

Apresentação de novidades e acontecimentos do cotidiano 15 (94) 1 (6)

Sente-se seguro no ambiente aquático 16 (100) ---

Aspecto motor

Motricidade ampla 15 (94) 1 (6)

Motricidade fina 14 (87) 2 (13)

4 DISCUSSÃO

De acordo com o resultado da pesquisa, a natação infantil tem uma importante contribuição no desenvolvimento psicomotor da criança. Tendo em vista a importância do estimulo psicomotor, principalmente na fase dos movimentos fundamentais, as aulas de natação

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72591-72599, sep. 2020. ISSN 2525-8761 podem ser uma importante oportunidade para um desenvolver ela como um todo. Os resultados sugerem que os pais apontam melhora significativa no aspecto cognitivo das crianças, com entendimento de conceitos, ordens e noção espacial. A estimulação do desenvolvimento psicomotor é fundamental para que haja consciência dos movimentos corporais integrados com a emoção e expressados pelo movimento, o que proporciona ao ser uma consciência de indivíduo integral (SANTOS, 2008). Para que a criança utilize da natação em seu desenvolvimento psicomotor, é necessário o resultado da maturação de certos tecidos nervosos, aumento do tamanho e complexidade do sistema nervoso central, crescimento dos ossos e dos músculos (SANTOS, 2008). Um desenvolvimento psicomotor adequado proporciona uma boa organização espaço-temporal, esquema, imagem e conceito corporal estruturados, facilitando a coordenação óculo manual e coordenação motora fina (FONSECA, 2004).

Damasceno (1997) argumenta que a prática da natação auxilia na melhora geral da psicomotricidade e que os aspectos afetivos e motores também são desenvolvidos, o que parece corroborar os resultados encontrados nos levantamentos realizados junto aos pais. Conforme Mata (2013) com base nas condutas neuromotoras, as aulas de natação proporcionam a estruturação do sistema corporal, espaço temporal e lateralidade, por meio das atividades de reconhecimento corporal tal como bater as pernas, braços, ondulação, posicionamento da cabeça, o que leva a trabalhar os hemisférios direito e esquerdo do corpo. Em contrapartida, no que diz respeito ao desenvolvimento afetivo também foram encontrados resultados significativos. As atividades aquáticas estimulam a interação entre as crianças, desenvolvendo competências colaborativas entre elas. Além disso, as aulas de natação podem constituir um ambiente fértil para a emergência de comportamentos identificados por autoestima elevada, pelas superações de dificuldades, bem como, o desenvolvimento de uma percepção de segurança e coragem em razão dos desafios impostos pelos típicos contextos do meio líquido.

Dentro do questionário do aspecto afetivo, alguns pais que não responderam ao questionário de interação social, adicionaram o comentário que não perceberam que a natação contribuiu diretamente para o desenvolvimento deste aspecto. Devido a percepção dos pais a criança desenvolve interação desde o início na educação infantil. Conforme Santiago (2005) afirma em seu estudo que na natação características como afetividade, empenho e modificações podem ser notadas. A relação entre aluno e professor tem uma grande importância, principalmente com crianças pequenas, pois a partir desta relação a criança se sente segura para as conquistas típicas do meio líquido.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72591-72599, sep. 2020. ISSN 2525-8761 O desenvolvimento motor também contou com resultados consideráveis na percepção dos pais, sugerindo a importância da natação nesta fase da criança. Conforme relato de alguns pais, percebeu-se após o início da pratica da natação uma melhora na forma como a criança caminha, corre e que se tornou mais independente em algumas atividades cotidianas. Conforme observado pode ser observado pelos dados correspondentes à coordenação motora, em geral pais apontam mudanças em tanto na motricidade ampla como fina.

Como afirma Penha (2010) por meio da pratica psicomotora aquática, é adquirido um esquema corporal, por meio de atividades nos planos de superfície e profundidade da piscina. Além disso, para Franco (1985) e Damasceno (1992) a natação constitui um excelente para o desenvolvimento da motricidade fina e global, elementos essenciais ao desenvolvimento motor infantil, sobretudo se considerarmos a demandas específicas de cada criança na água, levando-se em consideração sua faixa etária (ZULLIETI, 2002).

Outro aspecto crucial é que este estudo verificou que as crianças praticavam outras atividades físicas. Conforme identificado no estudo, 82% das crianças praticam outras atividades. É de grande relevância que a criança tenha um repertorio motor diverso. Gallahue e Ozmun (2005) afirmam que a variedade de experiências motoras fornece ao indivíduo na infância uma profusão de informações que constituem a base das percepções que elas têm de si mesmas e do mundo que as cerca. Os autores ainda acrescentam que o nível de desenvolvimento motor pode influenciar na aprendizagem já que as pessoas que não tem as habilidades motoras básicas encontram dificuldades para aprender habilidades que combinam tarefas, pois as mesmas não foram desenvolvidas nos seus estágios iniciais de aprendizagem.

Damasceno (1997) afirma que a natação infantil é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada. Similarmente, é possível afirmar, no que diz respeito por exemplo, ao desenvolvimento psicomotor, sua decisiva participação na construção do esquema corporal e seu papel integrador no processo de maturação. Entretanto, o fato delas praticarem outras atividades dificulta a analise referente ao quanto a natação contribuiu para o desenvolvimento da psicomotricidade das crianças. Além disso, cumpre destacar que não é possível atribuir à prática da natação os benefícios identificados pelos pais. A fase de vida das crianças estudadas é identificada por grandes mudanças desenvolvimentistas o que contribuem para dificultar a compreensão do quanto estas mudanças seriam oriundas, do envolvimento com a modalidade, de fato. Por este motivo, este estudo se reservou a buscar as percepções dos pais.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72591-72599, sep. 2020. ISSN 2525-8761 Reconhece-se ainda que as percepções dos pais, muito provavelmente sejam influenciadas por concepções ou representações sobre a prática da modalidade, as quais não é fácil desconstruir por meio da prática (SAVAREZZI & GIMENEZ, 2019). Por este motivo, os resultados do presente estudo devem ser analisados com parcimônia no que diz respeito à compreensão dos possíveis benefícios da natação, mas servem ao propósito de explorar a concepção dos pais sobre os possíveis impactos que seus filhos teriam a partir desta prática.

5 CONCLUSÃO

De modo geral, pais julgam que os seus filhos se beneficiam substancialmente da prática da natação. Cumpre ressaltar que esta mudança seria identificada tanto nas dimensões cognitivas, motoras como afetivas. Entretanto, a análise desses possíveis benefícios deve ser feita à luz de uma compreensão mais efetiva sobre o processo de desenvolvimento motor, sobretudo de mudanças maturacionais e também de outros estímulos concorrentes que possam influenciar substancialmente para mudanças, sobretudo diante do dinamismo do processo de mudança nesta fase da vida.

Cumpre destacar ainda, as possíveis representações sociais associadas à natação que certamente influenciaram para um olhar positivo sobre a modalidade por parte dos pais das crianças participantes. Entende-se que, futuros estudos devam investigaram as possíveis representações em torno da modalidade e suas possíveis associações com as percepções dos pais.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72591-72599, sep. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

1. ABP-Associação Brasileira de Psicomotricidade. Disponível em: https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/Acesso em: 4de maio de2018.

2. AZEVEDO, A., MORAIS, L., RODRIGUES, L., BARBACENA, M. GRISI, R. Os benefícios da natação para bebés de 6 a 24 meses de idade. Em: XI encontro de iniciação à

docência. Universidade Federal da Paraíba, 9-11 de Abril, Centro de Ciências da

Saúde/Departamento de Educação Física/Monitoria, Paraíba, Brasil, pp.1-7.2008.

3. BARBOSA G.S. Estratégias motivacionais: possibilidade de inclusão do lúdico no

processo de ensino aprendizagem da natação. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de

Ciências. Departamento de Educação Física. Bauru.2007.

4. DAMASCENO,L.G.Natação–Psicomotricidade e desenvolvimento. Campinas: Autores Associados,1997

5. DAMASCENO, L. G. Natação para bebes: dos conceitos fundamentais a prática sistematizada. 2. Ed. Rio de Janeiro: Sprint,1997

6. GALLAHUE, D.L; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.

7. PENHA, Juliana Bueno Brandão. A Influência da psicomotricidade na natação infantil.

Disponível em

http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/t206219.pdf ,2010 Acesso em: 7 de junho de 2018

8. ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed,2002

9. SOUZA GC. Benefícios da utilização de materiais para o desenvolvimento psicomotor dentro do ensino natação em crianças até 06 anos. Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro. 2004.

10. TEIXEIRA-Arroyo, Claudia, and Sandra Regina Garijo de Oliveira. "Atividade aquática e a psicomotricidade de crianças com paralisia cerebral. Motriz. 13.2 (2007):97-105.

11. FREUNDENHEIM, A.M. O nadar: uma habilidade motora revisitada. São Paulo: EPU/EDUSP, 1995.

12. VENDITTI, Rubens. Ludicidade, diversão e motivação como mediadores da aprendizagem infantil em natação: propostas para iniciação em atividades aquáticas com crianças de 3 a 6 anos, disponível em:<http://www.efdeportes.com/efd117/iniciacao-em-atividades-aquaticas-com- criancas-de-3-a-6-anos.htm>, Acesso em: 08 de abril de 2018.

13. ZULIETTI, Luis Fernando; SOUSA, Ive Luciana Ramos. A aprendizagem da natação

do nascimento aos 6 anos: fases de desenvolvimento. Revista Universitária, São José dos Campos, v. 9, n. 17, p. 12-17,2002.

14. DAMASCENO, L. G. Natação, psicomotricidade desenvolvimento: capinas: Autores Associados, 1997.

15. PENHA, J. B. B.; ROCHA, M. D. L. C. A influência da psicomotricidade na

educação infantil. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, 2010.

16. DOS SANTOS, A.; COSTA, G. M. T. A psicomotricidade na educação infantil: um enfoque psicopedagógico. Getúlio Vargas: REI, 2015.

17. SAVAREZZI, G.R., NOVAES, A. & GIMENEZ, R. Representações sociais do componente curricular educação física: uma análise sobre os níveis de ensino fundamental e médio. Eccos, v.48, n.8, p.210-230.

Imagem

Tabela 1. Percepções dos pais sobre o desenvolvimento filhos praticantes de natação

Referências

Documentos relacionados

MULTIPLICAÇÃO DE TRICHOGRAMMA CORDUBENSIS YARGAS &amp; CABELLO (HYM. , TRICHOGRAMMATlDAE) , USANDO OVOS DE EPHESTIA KUEHNIELLA Z ELLER (LEP., PYRALIDAE) CONSERV ADOS PELO

Fatores Críticos de Sucesso Alta Produtividade Competição Externa Projeto de Produto Qualidade no Processo..

These are the total number of glial cell as well the total number of photoreceptor clusters present images, the number of photoreceptor clusters in the

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Statherin is, in fact, one of the proteins with stronger calcium-binding activity and a potent inhibitor of precipitation.(35) The acidic proline-rich proteins take part

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem