• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LINHA DE FORMAÇÃO EM

COMÉRCIO INTERNACIONAL

PROVA DE DESENVOLVIMENTO

INTEGRADO (PDI)

8ª Etapa

Noturno

B8N

Segundo Semestre de 2011

(2)

Questão 01

Sobre as vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização organizacionais, podemos afirmar corretamente que numa empresa descentralizada:

a) a eliminação dos esforços duplicados reduz os custos operacionais, embora as linhas de comunicação mais distantes provoquem demoras prolongadas.

b) as decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores, mas pode ocorrer falta de informação e de coordenação entre os departamentos.

c) o maior envolvimento na tomada de decisão entre os administradores médios aumenta as taxas de rotatividade e absenteísmo.

d) os tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação e, portanto, prescindem de melhor treinamento.

e) os administradores nos níveis mais baixos em geral se sentem frustrados porque estão fora do processo decisorial.

Questão 02

Para modernizar a Empresa Recordes Ltda., o consultor Raul propõe às lideranças uma estrutura em rede (network structure) porque este tipo de estrutura

a) diminui o risco de perdas de negócios e a falta de controle local. b) diminui a lealdade dual e os possíveis conflitos de subordinação.

c) diminui a incerteza, quanto aos contratados, e aumenta a lealdade do pessoal. d) favorece a competitividade global e a flexibilidade da força de trabalho.

e) favorece o enriquecimento de cargos e a política salarial.

Questão 03

Segundo o economista John Kenneth Galbraith, após a Primeira Guerra Mundial teve início a era da incerteza, que, por suas características, impõe ao administrador o desafio de:

a) elaborar sistemas de recompensas que satisfaçam a hierarquia, a autoridade, a unidade de comando,a eficiência e a departamentalização.

b) equalizar o poder dentro das organizações, reduzindo a diferença de poder e status entre supervisores e subordinados.

c) gerir um ambiente de turbulência e instabilidade, cheio de mudanças e transformações. d) introduzir nas organizações o princípio da unidade de comando e da cadeia escalar.

e) selecionar e escolher os membros das organizações com base exclusivamente na competência técnica e na qualificação profissional.

Questão 04

Em relação a elaboração de um projeto de pesquisa, é correto afirmar: a) O primeiro passo é elaborar o referencial teórico.

b) A justificativa da pesquisa deve-se somente às experiências pessoais. c) Deve-se escrever no passado, utilizando-se a terceira pessoa do singular.

d) A introdução deve apresentar somente o objetivo geral e a justificativa da pesquisa. e) O problema de pesquisa é a espinha dorsal que conduz a pesquisa.

(3)

Questão 05

Sobre as condições de trabalho da mulher, no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) Nas fábricas e na zona rural, a mulher e crianças maiores de 12 anos recebem salários iguais ao trabalhador masculino.

b) A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) exige que toda empresa, com mais de 30 mulheres, em seus quadros, maiores de 16 anos de idade, mantenha uma creche.

c) Em 1985, foi criada em Recife a primeira Delegacia de Defesa da Mulher da América Latina. d) O direito de votar só foi concedido às mulheres com a Revolução de 1930.

e) O trabalho para as mulheres não representa a sua libertação como ser humano; é apenas um meio para sua sobrevivência.

Questão 06

A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970, quando o número de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. No início deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira já era urbana.

Considerando essas informações, estabeleça a relação entre as charges:

PORQUE

BARALDI, Márcio http://www.marciobaraldi.com.br/baraldi2/component/joomgallery/?func=detail&id=178. (Acessado em 5 out. 2009)

(4)

Com base nas informações dadas e na relação proposta entre essas charges, é CORRETO afirmar que

a) a primeira charge é falsa, e a segunda é verdadeira. b) a primeira charge é verdadeira, e a segunda é falsa. c) as duas charges são falsas.

d) as duas charges são verdadeiras, e a segunda explica a primeira. e) as duas charges são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira

Questão 07

Uma empresa metal-mecânica produz um tipo especial de motor. A quantidade em estoque desse motor segue uma distribuição normal com média de 200 unidades e desvio-padrão de 20. O gráfico abaixo representa a distribuição normal padrão (média igual a 0 e desvio-padrão igual a 1), em que as percentagens representam as probabilidades entre os valores de desvio-padrão.

Qual é a probabilidade de, em um dado momento, o estoque da empresa apresentar mais de 220 unidades? a) 84,13%. b) 68,26%. c) 34,13%. d) 15,87%. e) 13,60%. Questão 8

A figura abaixo representa os custos de diferentes formas de processos de produção (celular, automatizada e intermitente), e a receita de vendas de um determinado produto.

(5)

Considerando a figura, analise as afirmações a seguir.

Se for esperado um volume de produção abaixo de 10.000, a manufatura intermitente é a preferível; entre 10.000 e 43.000, a manufatura celular é a preferível; acima de 43.000, a manufatura automatizada é a preferível.

PORQUE

Os pontos de equilíbrio (quantidade/valor para os quais as receitas igualam os custos) são de 27.000, 30.000 e 40.000, respectivamente, para as manufaturas celular, automatizada e intermitente. A respeito das informações acima, conclui-se que:

a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. e) as duas afirmações são falsas.

Questão 09

Considerando a versão da equação de trocas dada por M . v = P . y, onde M é a quantidade de moeda, v, a velocidade renda (ou de circulação) da moeda, P, o nível geral de preços e y, a renda real, se vigorar a Teoria Quantitativa da Moeda, pode-se afirmar que, tudo o mais permanecendo constante no longo prazo,

I. uma redução da oferta monetária provocará redução da renda real; II. uma elevação da renda real causará redução do nível geral de preços;

III. uma elevação da oferta de moeda implicará elevação do nível geral de preços. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

(6)

Questão 10

Suponha que a tabela abaixo representa a produção diária de vinho e de tecidos de um trabalhador, na Inglaterra e em Portugal, no século XVIII.

Com base na tabela, é possível afirmar que

a) a Inglaterra tem vantagem comparativa em ambos os bens.

b) em condições de livre comércio entre os dois países, a competição de produtos ingleses inviabilizará a produção em Portugal.

c) seria imperativo que Portugal procurasse proteger sua produção de tecidos, que é a mais ameaçada pelos ingleses.

d) uma vez estabelecido o livre comércio, a Inglaterra irá especializar-se na produção de tecidos, e Portugal, na de vinhos.

e) desde que cada país se especialize na produção de um bem, qualquer escolha é igualmente vantajosa para ambos.

Questão 11

A Gatos e Cães S.A. analisa o projeto de um novo tipo de ração para cachorros. O gerente financeiro responsável estimou o seguinte gráfico para o Valor Presente (VP) das saídas de caixa e o Valor Presente de entradas de caixa em função do custo de capital: Com base nesse gráfico, qual é a decisão que o gerente financeiro deve tomar em relação ao projeto da nova ração?

a) Abandonar o projeto, se o custo de capital for igual a 30%. b) Abandonar o projeto, se o custo de capital for menor que 10%. c) Investir no projeto, se o custo de capital for igual a 20%.

d) Investir no projeto, se o custo de capital for maior ou igual a 40%. e) Investir no projeto, se o custo de capital for menor que 50%.

(7)

Questão 12

O desempenho organizacional da empresa Persinex Ltda. Depende cada vez mais de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) bem estruturado, com capacidade de processamento de informações e de dados a fim de garantir sua efetiva utilidade aos diversos processos administrativos. Para administração da empresa, o SIG é particularmente importante em virtude de a) sugerir um redesenho organizacional que possibilite a melhor avaliação do seu potencial de

crescimento, visando a um aumento de mercado.

b) ajudar a organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações da empresa, de modo a melhorar o controle, a organização e o planejamento. c) incrementar as informações e dados favoráveis à rotatividade organizacional, possibilitando a

diminuição do quadro funcional da área de informática da empresa.

d) possibilitar a avaliação das informações e dos dados inerentes à horizontalização e verticalização estratégicas da empresa.

e) determinar o fechamento dos dados e das informações específicas dos balanços patrimoniais da empresa a tempo de serem avaliados gerencialmente antes do processo de auditoria externa.

Questão 13

Maria comprou uma geladeira que, após dois meses de funcionamento, apresentou um pequeno defeito, que tornou inviável o seu uso. Assinale a opção que retrata a solução desse problema dentro da filosofia do conceito de marketing.

a) Maria foi gentilmente atendida e informada que, de acordo com os procedimentos, a visita do técnico aconteceria no prazo de uma semana. Ela comunicou a sua aflição pela premência de ter a geladeira funcionando. Entretanto, o prazo do conserto não foi cumprido.

b) Maria, após tentar, durante três dias, comunicar-se com a empresa para efetuar sua reclamação, foi atendida e informada de que o técnico faria o conserto em 24 horas. No dia seguinte o técnico colocou a geladeira em funcionamento.

c) Maria ligou para um telefone especial para reclamações, indicado pela empresa. A sua mensagem foi registrada em uma secretária eletrônica que garantia solução no prazo de 24 horas. Maria teve a geladeira consertada após três dias.

d) Maria conseguiu, após diversas tentativas, entrar em contato com a empresa. A sua ligação foi passada para três pessoas, pois cada uma dizia não ser responsável pela solução daquele problema. Finalmente, obteve o conserto da geladeira em dois dias.

e) Maria, com um número de telefone especial para reclamações, conseguiu ser atendida de

maneira educada e cortês. A informação é de que o conserto ocorreria o mais rápido possível, no máximo, dentro de 24 horas. O conserto aconteceu na manhã seguinte.

Questão 14

A Obras Públicas Ltda. está se preparando para a obtenção de uma licença de construção de uma ponte na Região Sudeste. As tarefas que serão executadas são: A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L,M. As precedências e os tempos (entre parênteses) para a execução de todas as tarefas são mostrados na figura a seguir.

(8)

Como a obra tem interesse social, em quantos dias, no máximo, deve ser executada? a) 17 b) 16 c) 15 d) 14 e) 12 Questão 15

Analise os seguintes aspectos, relacionados à área de Recursos Humanos: I. nível de competência gerencial instalado na empresa;

II. cultura organizacional;

III. política de recrutamento e seleção da empresa;

IV. relacionamento com as entidades de representação sindical; V. índice de rotatividade de pessoal;

VI. capacidade de investimento em qualificação.

Considerando que o gerente de Recursos Humanos de uma empresa pretende introduzir o método de avaliação de desempenho conhecido como “Avaliação Participativa por Objetivos – APPO” , tal empresa deverá considerar, necessariamente, dentre os apresentados, os seguintes aspectos: a) I, II e V b) I, II e VI c) I, III e IV d) II, V e VI e) III, IV e V Questão 16

Podemos definir uma exportação direta quando:

I. O exportador conduz todo o processo de exportação, desde os primeiros contatos com o importador no exterior até a conclusão da operação de venda, inclusive a contratação de câmbio;

II. O fabricante vende seus produtos a outra empresa, que se responsabiliza pela venda e entrega dos produtos no mercado externo;

III. As vendas para o exterior são feitas através de agentes ou representantes, porém todos os trâmites para exportar ficam por conta do fabricante da mercadoria.

IV. O fabricante instala uma filial no mercado-alvo, como extensão de suas atividades internacionais, passando a ser fornecedor direto a essa filial;

(9)

Estão CORRETAS somente as afirmativas: a) I, III e IV estão corretas;

b) I, II e IV estão corretas; c) I, IV e V estão corretas; d) I, II, III, IV e V estão corretas.

Questão 17

Podemos conceituar Balanço de Pagamentos como:

I. Balanço de Pagamentos é um instrumento que registra todas as transações realizadas com o exterior pelas pessoas, empresas, governos dos países, sob todas as formas.

II. Tudo que representa entrada e saída de moeda estrangeira é registrado no balanço de pagamentos.

III. O balanço de pagamentos é composto por diversas contas e deve estar sempre equilibrado. IV. O balanço de pagamentos é composto basicamente por balança comercial, balança de

serviços, transferências unilaterais e contas de capital.

V. O que o difere da balança comercial é que a balança comercial pode se apresentar deficitária ou superavitária, registrando apenas os movimentos referentes às exportações e importações de um país.

a) I, III e IV estão corretas. b) I, II e IV estão corretas. c) I, IV e V estão corretas. d) I, II, III, IV e V estão corretas

Questão 18

Utilizando como referencia um caso prático que ocorreu na alfândega do porto de Belém, onde determinada empresa madeireira paraense firmou contrato de venda internacional com uma indústria moveleira da Grécia. O Vendedor e comprador celebraram um contrato mercantil com as seguintes condições de venda:

1) Obrigações do vendedor: Fornecer a mercadoria; Contratar o transporte internacional; Contratar o seguro internacional; Contratar o transporte e o seguro internos entre o porto de desembarque e a empresa compradora; Promover o desembaraço aduaneiro da importação da mercadoria junto à aduana grega; Entregar a mercadoria na porta da empresa compradora e assumir todos os riscos de perdas e danos até este momento.

2) Obrigações do comprador: Pagar o preço pactuado e assumir todos os riscos de perdas e danos da mercadoria a partir da entrega.

No entanto, o vendedor preparou o registro de exportação (RE) informando no campo “Condição de Venda” o Incoterm CIF. Foi ao Banco e celebrou contrato de câmbio, no valor CIF da exportação, garantindo a conversão da moeda estrangeira a receber em reais, quando do efetivo pagamento, como determina a legislação cambial brasileira.

Posteriormente, relendo o contrato de compra e venda internacional, percebeu que deveria pagar o seguro e frete internos, além dos direitos aduaneiros incidentes na importação (todos os impostos, taxas, contribuições, direitos compensatórios etc. eventualmente exigidos pela Receita Federal da Grécia para promover o despacho aduaneiro de importação). Retornou ao Banco do Brasil e solicitou que fossem remetidos dólares para a Grécia para cobrir estas despesas. O banco não autorizou a remessa cambial, pois na cláusula CIF o vendedor não assume despesas a serem realizadas no país de importação (país de destino). Assim, o banco recomendou que o exportador alterasse o Incoterm utilizado no RE e o valor total do contrato de câmbio de exportação de forma a incluir estas despesas.

(10)

Qual Incoterm deverá ser utilizado pelo vendedor ao retificar o RE? a) FCA - Free Carrier (Livre no Transportador);

b) CFR - Cost and Freight (Custo e Frete); c) CIP (Carriage and Insurance Paid To); d) DDP - Delivered Duty Paid .

Questão 19

Em uma operação comercial de compra e venda internacional as partes, em comum acordo, decidem utilizar as cláusulas de Incoterms-2010, através da qual fica acertado que as mercadorias deverão ser entregues pelo vendedor ao comprador no exato momento em que esta cruzar a amurada do navio, no porto de embarque e já desembaraçada para exportação. A partir desse momento o comprador arca com todos os custos e riscos, de perda ou dano às mercadorias, inclusive contrato de transporte.

Face ao enunciado, assinale a opção correta.

a) A cláusula é FCA - Free Carrier (Livre no Transportador).

b) A cláusula é FAS - Free Alongside Ship (Livre no costado do navio). c) A cláusula é FOB - Free on Board (Livre à bordo).

d) A cláusula é CFR - Cost and Freight (Custo e Frete).

e) A cláusula é CPT - Carriage Paid To...(Transporte pago até...).

Questão 20

Em que circunstâncias um país tem vantagem comparativa (modelo ricardiano) na produção de um bem?

a) Se o custo de oportunidade desse bem é inferior no país do que em outros países. b) Se na produção de um bem usa recursos com menos eficiência, em comparação com a

produção de outros bens.

c) Se a terceirização na produção de um bem, o torna menos competitivo. d) Se a oferta de força de trabalho em cada país é inconstante.

e) Se a produção é diversificada, e o país produz todos os bens que necessita.

Questão 21

A integração regional tem como objetivo:

a) Desenvolver o comércio na região para estender a participação no mercado mundial b) Desenvolver o comércio na região para diminuir a participação no mercado mundial c) Criar barreiras alfandegárias

d) Diminuir consumo interno.

Questão 22

No caso brasileiro, quando negociamos nossos produtos no mercado globalizado, existe a preocupação em estabelecer como paridade moedas como Euro, Dólar Americano. Essa prática é utilizada devido aos seguintes motivos:

a) O maior volume de comércio internacional brasileiro está concentrado no mercado americano e Europeu;

b) As moedas Euro e dólar americano são as moedas mais confiáveis do mercado internacional; c) O Brasil possui uma moeda fraca “Real” e para que seja possível ter uma unidade de referência

no mercado externo é necessário utilizar uma moeda forte como Euro ou dólar americano; d) É mais fácil negociar produtos no mercado globalizado quando se utiliza como referência

(11)

Questão 23

A respeito do Imposto de Importação – I.I.:

I. o valor que serve de base para aplicação da alíquota do Imposto de Importação - I.I. é o valor aduaneiro que, na prática, é o valor CIF.

II. o Imposto de Importação – I.I. incide sobre a importação de mercadoria estrangeira mesmo que a tal importação tenha sido feita a título de amostra ou a título gratuito.

III. O fato gerador do I.I. é a entrada da mercadoria estrangeira no território aduaneiro IV. O fato gerador do I.I. é o registro da Declaração de Importação no SISCOMEX a) As afirmativas II e III são falsas

b) As afirmativas I e II são verdadeiras c) As afirmativas III e IV são verdadeiras d) As afirmativas I, II e III são falsas e) Todas as afirmativas são verdadeiras

Questão 24

Empresa brasileira exportou refrigeradores, para uso doméstico, para cliente na Argentina e a condição de pagamento negociada foi cobrança a 90 dias do embarque. Que documentos a empresa exportadora brasileira precisa enviar para o importador poder liberar a mercadoria junto às autoridades alfandegárias argentinas?

a) Fatura Comercial, Conhecimento de Embarque e Certificado Form A;

b) Conhecimento de Embarque, Fatura Comercial, Certificado de Origem Mercosul e Packing List; c) Registro de Exportação – RE, Nota Fiscal e Fatura Comercial e Packing List;

d) Nota Fiscal, Fatura Comercial, Certificado de Origem Mercosul e Packing List.

Questão 25

A ONU tem como principais objetivos:

a) impor a paz mundial; fomentar relações entre os Estados; garantir melhor padrão de vida; b) manter a paz e a segurança no mundo; ampliar as relações entre os Estados; interferir nas

decisões dos governos;

c) manter a paz e a segurança no mundo; fomentar relações cordiais entre os Estados; promover progresso social, melhor padrão de vida e os direitos humanos;

d) nenhuma das afirmações é correta.

Questão 26

Leia a seguinte citação: “Desde o início da revolução industrial, quando o sucesso veio a ser definido como a elevação dos padrões de vida, nenhum sistema econômico, à exceção do capitalismo, funcionou em parte alguma. (...) Quando se trata de prover as vontades e os desejos de cada indivíduo, independente de o quão fútil possam parecer para os outros, nenhum sistema chega aos seus pés. Os concorrentes do capitalismo nos séculos XIX e XX – fascismo, socialismo e comunismo – foram-se todos.” (L. THUROW, O Futuro do Capitalismo, 1997.)

Quando se pensa na onda de globalização das últimas décadas é INCORRETO afirmar que: a) A tecnologia e as telecomunicações possuem um papel fundamental na integração de países,

empresas, ONG´s e pessoas ao redor do mundo.

b) Com ela os fenômenos militares precisam ser reinterpretados, pois deixam de ser a principal questão internacional, mas não perdem sua importância.

(12)

c) Não há dúvida de que os fenômenos econômicos, incluindo o comércio, as finanças e os investimentos, ocupam um papel de grande destaque.

d) O conhecimento, peça fundamental para a pesquisa e desenvolvimento nas empresas e nos países, deixa de ser mercantilizado.

e) Em comparação com o período da Guerra Fria os países em desenvolvimento têm maiores chances de se tornarem atores globais importantes.

Questão 27

O regime aduaneiro especial de admissão temporária para aperfeiçoamento ativo é o que permite o ingresso, para permanência temporária no país, com suspensão do pagamento dos tributos, de mercadorias estrangeiras ou desnacionalizadas. São condições básicas para a aplicação do regime: a) que a operação esteja prevista em contrato de prestação de serviço.

b) que o beneficiário seja pessoa física, sediada no país.

c) que as mercadorias sejam de propriedade de pessoa sediada no Brasil. d) que as mercadorias sejam admitidas com cobertura cambial.

e) que as mercadorias importadas tenham licença de importação.

Questão 28

A empresa “X”, sediada no Brasil, detectou forte potencial de mercado, tanto no Brasil quanto em países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile, para calçados esportivos (tênis) importados da China. A empresa “X” pretende viabilizar a importação desse produto, de forma competitiva, de modo a se tornar um distribuidor para todo o território nacional e também para outros países vizinhos. Qual regime aduaneiro é o mais adequado para que a empresa “X” alcance seu objetivo?

a) Drawback

b) Regime de Admissão Temporária

c) Regime de Admissão Temporária para Aperfeiçoamento Ativo

d) Regime de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado – RECOF e) Regime de Entreposto Aduaneiro na Importação

Questão 29

O custo do frete internacional marítimo é um dos elementos essenciais do processo de exportação ou importação. Valores mal negociados com os armadores ou seus agentes poderão significar a inviabilidade do processo de compra/venda. Toda negociação de frete entre o armador (Carrier) e o embarcador (Shipper- exportador ou importador) contratante do espaço no navio para carregamento da mercadoria, é regida pelos shipping terms. O shipping terms mais utilizado é o F.L.T. (full liner terms), que signfica:

I. Carregamento da carga no navio por conta do armador e descarregamento da carga do navio por conta do exportador;

II. Carregamento da carga no navio e descarregamento da carga no navio por conta do armador.

III. Carregamento da carga no navio e descarregamento da carga do navio por conta do importador.

Estão incorretas somente as afirmativas: a) I e II

b) I e III c) II e III

(13)

Questão 30

A Carta de Crédito ou Crédito Documentário é a modalidade de pagamento que oferece maior garantia às partes envolvidas. Ao exportador, pelo envolvimento de um ou mais bancos que se responsabilizam pelo pagamento da exportação. Ao importador, pela certeza de que receberá a mercadoria conforme suas determinações, uma vez que deverão ser cumpridas pelo exportador. Em relação a este meio de pagamento considera-se que:

I. A “Green Clause” é uma cláusula que consta no crédito documentário que autoriza o banco negociador a antecipar parte do valor da operação amparada pelo documento ou até mesmo o valor total ao exportador contra a emissão de um recibo e posterior envio dos documentos referentes ao embarque da mercadoria.

II. A confirmação de uma carta de crédito constitui uma garantia a mais que poderá ser concedida tanto pelo banco avisador como pelo banco negociador ou por qualquer outro banco que se disponha a honrar a dívida do importador caso o banco que emitiu a carta de crédito não o faça.

III. O exportador poderá pedir que o importador providencie uma emenda da carta de crédito, caso alguma exigência solicitada no documento não corresponda à negociação ou ainda que não seja possível ser cumprido pelo exportador.

IV. O Banco Avisador de uma Carta de Crédito é sempre o Banco Negociador e este deve ser indicado pelo exportador.

V. O exportador poderá pedir que o importador providencie uma emenda da carta de crédito, caso alguma exigência solicitada no documento não corresponda à negociação ou ainda que não seja possível ser cumprido pelo exportador.

Estão CORRETAS as afirmativas: a) I, II, III e V estão corretas; b) I, III, IV e V estão corretas; c) II, III, IV e V estão corretas; d) I, IV e V estão corretas;

(14)

Questões sobre a Percepção da Prova

As questões abaixo visam levantar sua opinião sobre a qualidade e a adequação da prova que você acabou de realizar, além de entender sua relação entre estudos e trabalho.

Assinale as alternativas correspondentes à sua opinião, nos espaços próprios do Cartão-Resposta. Agradecemos sua colaboração.

Questão 31

Os enunciados das questões da prova estavam claros e objetivos? a) sim, todos.

b) sim, a maioria.

c) apenas cerca da metade. d) poucos.

e) não, nenhum.

Questão 32

Considerando as questões da prova, você percebeu que: a) não se lembra se estudou esses conteúdos.

b) estudou alguns desses conteúdos, mas não os aprendeu. c) estudou a maioria desses conteúdos, mas não os aprendeu. d) estudou e aprendeu muitos desses conteúdos.

e) estudou e aprendeu todos esses conteúdos.

Questão 33

Considerando a extensão da prova, em relação ao tempo total, você considera que a prova foi: a) muito longa. b) longa. c) adequada. d) curta. e) muito curta. Questão 34

Qual foi o tempo gasto por você para concluir a prova? a) menos de uma hora.

b) entre uma e duas horas. c) entre duas e três horas. d) três horas

(15)

Questão 35

Quantas horas diárias você despende com atividade profissional (estágio ou emprego)? a) nenhuma. b) menos de 4 hs. c) entre 4 e 6 hs. d) acima de 6hs e menos de 8hs. e) acima de 8 hs. Questão 36

Escolha a alternativa mais próxima de sua situação em relação à renda própria (aquela obtida com atividades profissionais):

a) não tenho renda própria.

b) utilizo minha renda apenas para despesas pessoais.

c) utilizo minha renda para pagar despesas pessoais e parte dos meus estudos. d) utilizo minha renda para pagar despesas pessoais e integralmente meus estudos.

e) utilizo minha renda para pagar despesas pessoais, meus estudos e ajudar nas despesas da casa.

Questão 37

Quantas horas diárias você despende com deslocamento total (casa, trabalho e escola)? a) menos de 1 hora.

b) entre 1 e 2 horas.

c) mais de 2 horas e menos de 3 horas. d) mais de 3 horas e menos de 4 horas. e) acima de 4 horas.

Questão 38

Quantas horas semanais em média você dedica aos estudos extra-classe? a) nenhuma.

b) até 4 horas.

c) mais de 4 horas e menos de 8 horas. d) acima de 8 horas.

Referências

Documentos relacionados

Havia um preconceito muito grande contra o Esperanto no início do século. Diziam que o Esperanto se tornaria talvez um código para o comércio ou para a ciência, mas que não se

Como o objetivo deste método é apenas passar o ponteiro de um método para que o módulo futuramente possa fazer requisições ao InterLattes, a única ação

Lamela de aterramento do cabo de controle 3 Aterramento do cabo de controle Braçadeiras do cabo EMC, tamanho M40 2 Braçadeiras dos cabos de força Braçadeira de aterramento 2

Essa predisposição se deve ao característico tropismo do Parvovirus canino por células com alta capacidade mitótica (Parrish 1995, Sime et al. 2015), o que pode ser

Da mesma forma, se a sabedoria é a ‘arte de viver’ ou como conduzir uma vida boa (good life), para si e para os outros, 10,18 pode esperar-se que o seu desenvolvimento seja

Ano Europeu para o Envelhecimento Activo e para a Solidariedade entre as Gerações (2012). On the plasticity of intelligence in adulthood and

PARÁGRAFO 2º - DO ADICIONAL DE 10% PARA OS SERVIÇOS GERAIS COM SERVIÇOS EXTRAS Fica convencionado que o Trabalhador da área de Serviços Gerais – limpeza e afins,

N Não pode usar essa posição para ser arrastado, muitos carros não tem trava, ou seja, risco de acidente por esbarrar na alavanca com veiculo funcionando.. Não há necessidade de