• Nenhum resultado encontrado

Informativo Rotário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo Rotário"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informativo

Rotário

2011-12

4510

Carta Mensal do Distrito 4.510 do Rotary International - Gestão 2011/12 - Novembro/2011 - Nº 05

Reunião de

avaliação

com GAs

Pág. 04

Fundação Rotária

é tema de encontro

em workshop

Pág. 06

SEMINÁRIO DISTRITAL

Prova Quádrupla é destacada em Dracena

Mario Antonino falou com desenvoltura em evento realizado em Dracena

Muita gente acompanhou o seminário

MEIO AMBIENTE

EcoRotary limpa o Rio Paraná

O primeiro Seminário de Ser-viços Profissionais foi realizado na cidade de Dracena, com a presen-ça do Ex-Diretor de Rotary International, Mário Antonino, que falou com muita propriedade sobre a importância da Prova Quádrupla para um Rotary Club. O evento foi considerado de elevado nível com a presença de um grande número de rotarianos que se surpreenderam com as exposições que ocorreram, inclusive com as participações de Claudio Moisés e Isaias Claro que apontaram detalhes que acrescen-taram ao tema.

Pág. 03

Rotariano de seis clubes rotários próxio aa cidade de Panorama participar de mais uma edição do EcoRotary, que acontece anualmente na beia do Rio Paraná, quando uma gande mobilização

acontece no sentido e limpar o leito e as rofundezes do rio, agredido com frequencia pelo grande número e pescadores. Paralelamente a realização dalimpeza do rio, acontece uma série de apresentações em que o meio ambiente é destacado.Neste último encontro em razão da força do encontro, o Governador do D4510 de RI, o jornalista Márcio Medeiros, anunciou a criação da Subcomissão Distrital EcoRotary. Pág. 05

(2)

Presidente

Kalyn Banerjee, RC de Vapi, India, Distrito 3060 de Rotary Inter-national.

Rotary International One Rotary Center 156 Sherman Avenue Evanston, Illionois 60201-3698 - USA

Diretor de RI - 2011-13

José Antônio Figueiredo Antiório Rotary International

Brazil Office

Rua Tagipuru, 209 CEP 01156-000 São Paulo, SP

Fone: (011) 3826-2966 Fax: (011) 3667-6575

DISTRITO 4510 Governador 2011-12

Márcio C. Medeiros / Liza marcio@medeiros.jor.br

Governador Eleito 2012-13

Luis Carlos Gonçalves / Marilena

Governador Indicado 2013-14

Ricardo de Maio Bermejo / Solange

Instrutor Distrital

EGD 2007-08 Cleuto José Magnani

Secretária Geral

Lúcia Helena Zanela Lima lucia.z.lima@terra.com.br

Tesoureira

Vera Lúcia Marques da Costa

Diretores de Protocolo

Silvia Helena Dias de Oliveira, José Augusto Chaves Guimarães e Airton Moreira de Paula.

Impressão, Produção e Edição

Triunfal Gráfica & Editora Site: www.triunfalgrafica.com.br E-mail: graftriunfal@uol.com.br

Articulistas

Valdomiro Nunes Bezerra, Sérgio Vanderlei da Silva e Neusa Fernandes de Matos Manzano

ASSOCIAÇÃO DO FUNDO DISTRITAL

Sede: Avenida Nações Unidas, 1717, sala 302 Bauru São Paulo -Brasil - CEP 17.013-905 - tel 55 (14) 3223-9597 e (14) 3234-4015

RotaryInternational

ANO ROTÁRIO 2011-12

Mensagem do Governador

FAÇA A SUA DOAÇÃO PARA A ERRADICAÇÃO DA PÓLIO

Dólar Rotário

U$ 1,62

Márcio C Medeiros/Liza

Rotary Club de Marília Pioneiro Governador 2011-12

D4510 do Rotary International

Aprender a fazer, fazendo

O mês de novembro é dedi-cado no mundo inteiro do Rotary International a Fundação Rotária É o momento em que os clubes esti-mulam os associados a refletirem sobre a instituição de instrumen-taliza o rotariano para a execução de projetos na comunidade em que faz parte. É a Fundação Rotária que financia projetos. É ela quem viabiliza o projeto elaborado por dois clubes internacionais.

Assim sendo, neste período os presidentes programam pales-tras, exposições, depoimentos, lei-turas de exeriências bem sucedidas e principalmente vislumbrar a pos-sibilidade de elaborar um projeto de acordo com os critérios da Funda-ção Rotária, pois, normalmente os clubes criam ações para a capta-ção de recursos de forma indepen-dente e promovem a aquisição de bens ou doação de valores para determinadas entidades parceiras, sem a apresentação de projetos, ou de qualquer proposta por escrito.

Muitos pensam que este é o melhor caminho, afinal, agindo as-sim não são obrigados a darem sa-tisfações do que fizeram e do que querem fazer. Muitas vezes o valor da ação se quer é contabilizada no clube, sendo repassado diretamen-te a entidade necessitada. Quase todos os clubes agem assim, por verificarem a necessidade emergen-cial da entidade parceira e sem pro-mover outras ações rotárias, neces-sárias para o desenvolvimento de um projeto junto a Fundação Rotária.

Para os que consideram difí-cil elaborar um projeto através da Fundação Rotária, devo dizer que não é bem assim. É mais fácil do que pode parecer, e para isso foi criada uma seqüência de encontros em que os rotarianos, com o laptop, acompanham passo a passo como preencher o formulário da Funda-ção Rotária, sem estresse, sem dú-vidas e sem enrolação. No mesmo encontro o rotariano pode e deve perguntar o que for preciso para saber como fazer um projeto em

conjunto com a Fundação Rotária, e passar a fazer todos os procedi-mentos necessários para para de-senvolver o Rotary da forma ver-dadeira que deve ser, segundo os princípios rotários.

Ao terminar o preenchimen-to, que é simples e em português, rotariano perceberá que necessita-rá de uma pessoa que intermedie o projeto com um clube estrangeiro, e enxergará no intercambiado a fer-ramenta necessária. Perceberá, também, que o impacto do projeto na comunidade será maior do que qualquer ação paralela que o clube possa imaginar, e deste modo forta-lecerá a Imagem Pública do clube. Verificará que ao impactar a comu-nidade vai atrair associados e refor-çar o quadro associativo do clube, que naturalmente exigirá uma admi-nistração mais eficiente e eficaz dentro do clube, que terá jovens par-ticipando de todos os programas rotários.

Acredito que a fazer um pro-jeto com a Fundação Rotária, os rotarianos perceberão que isto fará com que todas as seis comissões de trabalho estão interligadas para o sucesso do clube de uma maneira geral, sem muito esforço de quem quer que seja, afinal, ser rotariano não é fácil e ainda alguns procuram mais trabalho do que necessário.

Não sou contra a qualquer ação de um clube rotário, mas pen-so que dê para fazer os dois, até porque a prioridade continua sendo o programa rotário.

(3)

O Ex-Diretor de Rotary International, Mário de Oliveira Antonino, Gestão 1985-1987, asso-ciado do Rotary Club de Recife Largo da paz (PE), esteve partici-pando do Primeiro Seminário Distrital de Serviços Profissionais, realizado no Distrito 4510 do Rotary International, na cidade de Drace-na, quando dezenas de rotarianos debateram a importância das pro-fissões no quadro associativo do clube. “Foi um encontro proveito-so, pois, foi possível passar aos par-ticipantes como é importante um clube ter profissionais diversifica-dos”, disse o Governador do Distri-to 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associ-ado do Rotary Club de Marília Pio-neiro.

O encontro contou também com as presenças do consultor de empresas Claudio Moyses, associ-ado do Rotary Club de São Paulo Barra Funda e do promotor de jus-tiça, Isaias Claro. Ambos se apre-sentaram antes do ex-diretor de Rotary International, Mário de Oli-veira Antonino. Claudio Moysés apresentou o tema “A dignidade do cargo”, quando teve a oportunida-de oportunida-de mostrar que o líoportunida-der oportunida-deve se-guir as próprias convicções e prati-car aquilo que defende. “Através do comportamento é a melhor manei-ra de lidemanei-rar”, falou aos rotarianos presentes em grande número. O jurista focou a apresentação no lado humanista e expôs o tema “A mis-são de cada um”, quando fez algu-mas reflexões no sentido de mos-trar o valor em servir ao outro. “O ser humano é uma obra em franca evolução e desenvolvimento”, dis-se Isaias Claro ao utilizar o lema rotário da atual gestão: conheça a si mesmo para envolver a humani-dade, como exemplo de disposição e compreensão no ideal de servir.

Ao encerrar o evento o ex-diretor de Rotary International, Mário de Oliveira Antonino enfatizou com bastante proprieda-de a Prova Quadrupla, a Lista proprieda-de Classificações, as origens da forma-ção de um clube que se baseia nas profissões, bem como conceitos e visões do Rotary International so-bre ética, comportamentos e ideais.

“O Rotary é a única instituição no mundo capaz de trabalhar progra-mas e projetos com grande envolvimento das profissões”, dis-se ao explicar com riqueza de deta-lhes como a organização internaci-onal aproveita as diferentes profis-sões dentro de um Rotary Club.

Na opinião do coordenador distrital da comissão de serviços pro-fissionais, o advogado Raul Meirelles Breves, associado do

Rotary Club de Dracena Imperial, o evento foi valioso para resgatar princípios esquecidos. “Normal-mente os clubes se esquecem que para ter um associado, é preciso que ele tenha uma profissão”, comen-tou. “Talvez fosse a hora de cha-mar as pessoas para fazerem parte de um clube através da profissão e não das amizades”, opinou o diri-gente rotário, satisfeito com o even-to realizado.

SEINÁRIO DISTRITAL

(4)

Clube Irmão 2011-12

Os clubes foram sorteados no PETs e terão 12

meses para um visitar o outro e conhecer os

programas e projetos que cada um desenvolve na

comunidade onde está sediado

RC de Tupã Vanuire RC de Parapuã

RC de Tupã RC de Lucélia

RC de Pacaembu RC de Tupi Paulista RC de Osvaldo Cruz RC de Dracena

RC de Panorama RC de Dracena Imperial RC de Adamantina RC de Rinópolis

RC de Osvaldo Cruz Califórnia RC de Bastos RC de Marília A.Cafezal RC de Garça Azul RC de Marília de Dirceu RC de Bauru

RC de Pederneiras RC de Bauru Aeroporto RC de Garça Real RC de Marília Leste RC de Garça RC de Bauru Vitória RC de Vera Cruz RC de Marília Pioneiro RC de Bauru Parque das Nações RC de Gália

RC de Bauru Norte RC de Duartina RC de Bauru T.Branca RC de Piratininga RC de Marília Tradição RC de Candido Mota RC de Pompeia RC de Assis Vale RC de Marília 4 de abril RC de Paraguaçu RC de Marília RC de Assis RC de Assis Norte RC de Palmital RC de Tarumã RC de Assis Fraternal

RC de Quatá RC de Maracai

RC de P. Prudente Leste RC de Santo Anastácio RC de P. Prudente Oeste RC de Mdo Paranapanema RC de P. Prudente Norte RC de Pirapozinho

RC de P. Prudente Rosa Ventos RC de Presidente Bernardes RC de P. Prudente Nascente RC de Regente Feijó RC de P. Prudente Sul RC de Presidente Venceslau RC de Presidente Prudente RC de Martinópolis

RC de P. Prudente Alvorada RC de Rancharia RC de P. Prudente Sudoeste RC de Alvares Machado RC de Primavera RC de Presidente Epitácio

Acontece no sábado, dia 12, as 14 horas, nas dependências do Estoril Hotel na cidade de Marília, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, reunião entre os Governadores Assistentes do Distrito 4510 do Rotary Interna-tional. O objetivo do encontro, se-gundo o Governador do D4510 de RI, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro, é fazer um encon-tro de avaliação entre a equipe de assistentes, para preparar o plane-jamento do segundo semestre rotário. “Estão sendo meses muito intensos com atividades rotárias, em

que precisamos avaliar as últimas ações e planejar as próximas”, dis-se o dirigente.

O Distrito 4510 do Rotary International conta com 22 dirigen-tes assistendirigen-tes da governadoria rotária. São associados de clubes da região escolhidos pelo Governador do D4510 de RI. Eles foram treina-dos e capacitatreina-dos antes do início da gestão que começou em julho e tra-balharão até o mês de junho de 2012. Eles colaboram com o Gover-nador do D4510 de RI na adminis-tração dos clubes, sendo responsá-veis por três clubes cada. “São os representantes legítimos do

Gover-nador do D4510 de RI, transmitin-do mensagens, colaborantransmitin-do na or-ganização dos clubes, assessoran-do os conselhos e servinassessoran-do de elo entre o clube e o Governador rotário”, explicou Márcio Medeiros que reúne o grupo pela primeira vez após o treinamento e posse de to-dos.

Atualmente o Distrito 4510 do Rotary International está locali-zado no centro-oeste paulista, reu-nindo 66 clubes em 39 cidades do interior paulista, contando com 1.580 associados entre homens e mulhe-res. “Uma região na medida certa”, disse Márcio Medeiros que tem vi-sitado os clubes por mais de uma vez, auxiliando principalmente aque-les com mais dificuldades adminis-trativas. “O dever do Governador e seus assistentes é o de criar condi-ções para que os clubes cresçam e se fortaleçam, dentro dos progra-mas e projetos rotários”, explicou o dirigente que pretende debater com o grupo as ações mais pontuais para o segundo semestre rotário.

Um dos focos do trabalho até então realizado é ajudar os clubes com menos de 20 associados. Dde o início da gestão 18 clubes es-tavam com a média inferior ao su-gerido pelo Rotary International. “Hoje a metade já superou a mé-dia”, anunciou o dirigente máximo do Rotary International no centro-oeste paulista. “É o quadro associativo que cria condições do clube trabalhar”, falou. “Quadro associativo pequeno sobrecarrega o rotariano, dificultando o desenvolvi-mento dos programas e projetos rotários”, justificou Márcio Medeiros que pretende focar para o segundo semestre rotário o pla-nejamento estratégico nos clubes. “Clube fortalecido e organizado tem mais facilidade de trabalhar”, acre-dita.

GOVERNADORES ASSISTENTES

(5)

www.rotarydistrito4510.org.br

Siga as atividades

do Distrito:

ROTARY 4510

EQUIPE DISTRITAL

Criada subcomissão distrital do EcoRotary

VERÃO SEM DENGUE: o Rotary

está na luta contra o mosquito

Foi criada pelo atual Gover-nador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro, a subcomissão distrital do EcoRotary, que ficará responsável pela coordenação das atividades da região quanto ao tra-balho a ser desenvolvido pelos clu-bes voltados para a Ecologia. “Uma preocupação do Rotary Interna-tional no mundo em que o nosso dis-trito poderá colaborar de uma ma-neira mais efetiva”, justificou o diri-gente ao participar da 5ª Edição do EcoRotary, promovido pelo Rotary Club de Panorama, em conjunto com outros seis clubes rotários do Distrito 4510 com atividades de conscientização, debates e limpeza de parte do Rio Paraná.

Durante a manhã de domin-go, 12 barcos percorreram 12 qui-lômetros do Rio Paraná recolhendo entulhos, lixo e materiais que polu-em o rio que faz divisa com o Esta-do Esta-do Mato Grosso Esta-do Sul. No ano passado foram recolhidos mais de seis toneladas de lixo, enquanto que este ano não chegou a cinco. “Isto mostra que está havendo um cuida-do especial das pessoas em não jo-garem lixo no Rio”, acredita a pre-sidente do Rotary Club de Panora-ma, Edna Marco dos Santos que contou com as presenças de rotarianos de outros seis clubes rotários: RC de Presidente Venceslau, RC de Pacaembu, RC de Dracena, RC de Dracena Impe-rial, RC de Lucélia e RC de Tupi Paulista. “Foi uma atividade rotária bastante intensa”, disse Marival Ferreira da Costa, Governadora Assistente daquela região que aju-dou a mobilizar os clubes próximos ao Rio Paraná.

Para a coordenação da Subcomissão Distrital que estará junto com a Comissão de Progra-mas Humanitários, o médico Lineu Rubens de Carvalho Ferreira Filho, associado do Rotary Club de Dracena, foi convidado para

desen-volver este trabalho de âmbito distrital. “São muitas as ações iso-ladas que os clubes desenvolvem nesta área, em que podemos cen-tralizar e se organizar melhor”, jus-tificou Márcio Medeiros ao fazer o convite. “Penso que seja possível fazer um trabalho de ação efetiva, utilizando os recursos do Rotary International e da Fundação Rotá-ria”, comentou Lineu Rubens de Carvalho Ferreira Filho, ao aceitar o convite e promover para breve uma reunião com os clubes da re-gião para iniciar a discussão da 6ª Edição do EcoRotary em Panora-ma no próximo ano, que conta com as participações do Interact e Rotaract da região.

No evento realizado a biólo-ga Natália Paiani Henrique

Cava-lari fez uma exposição com riqueza de detalhes sobre as políticas públi-cas voltada para esta área, chaman-do a atenção, principalmente de que Recursos Hídricos envolvem tanto as águas subterrâneas como as de superfície. “São ações bem diferen-tes”, alertou ao elogiar a preocupa-ção com o Rio Paraná que atraves-sa sete estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. “Se cada região fizesse o trabalho que tem que ser feito, para preservá-lo, as condições de hoje seriam bem melhores”, dis-se a bióloga, que esteve acompa-nhada do Prefeito de Dracena, Célio Rejani, que falou sobre as ações das bacias hidrográficas em todo o cen-tro-oeste paulista.

(6)

Destaques na Edição

de Setembro

Ano 86 no. 1073

RC de Pompeia

RC de Maríla Alto Cafezal

RC de PP Alvorada

RC de Pederneiras

RC de Candido Mota

RC de O Cruz Califórnia

RC de Bauru Norte

EVENTOS ÊXTRAS

Fundação Rotária é tema de vários workshop

Acontecerá no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Pau-lo, uma serie de workshop da Funda-ção Rotária. O objetivo é fazer com que os rotarianos elaborem projetos para a Fundação Rotária dentro dos padrões internacionais, com intuito de investi-rem na comunidade de forma direta. “O workshop será a oportunidade de tirar-mos uma ideia de ação rotária do pen-samento e iniciarmos o planejamento para execução”, disse o Governador do D4510 de RI, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro. “Sairemos da téc-nica, do conceito e da didática para ir-mos diretamente para a prática”, falou o dirigente regional ao promover inialmente dois encontros: sábado na ci-dade de Oswaldo Cruz e domingo na cidade de Marília, das 9 as 12 horas.

De acordo com o coordenador distrital da Fundação Rotária, o

enge-nheiro Alon-so Campoi Padilha Jú-nior, nesses encontros se-rá feito o exer-cício prático, na elaboração do projeto. “Vamos es-crever juntos o projeto”, disse o ex-go-vernador do D4510 de RI, Gestão 2006-07. “Existe um formulário da Fundação

Ro-tária específico para a elaboração de projetos, e vamos desenvolve-lo jun-tos, para que todos os clubes vejam que não é difícil fazer um projeto para a Fundação Rotária”, comentou o

coor-denador distrital.

A sugestão é para que os parti-cipantes levem computadores portáteis para que escrevam o projeto, arquivem e iniciem a segunda etapa necessária, que é conseguir um clube parceiro in-ternacional. “Esta outra etapa vamos desenvolver oportunamente”, disse o Governador rotário Márcio Medeiros. “Existem duas formas de se conseguir parceiros no exterior: através de intercambiados ou de rotarianos conhe-cidos internacionalmente”, apontou. “Mas inicialmente é preciso ter a ideia, saber colocar no papel, e como desen-volve-la. Quando buscar o parceiro, a parte dos documentos está praticamen-te pronta”, explicou ao promover no mês de agosto seminário neste senti-do, quando foram apresentadas as ações de forma generalizada. “Agora será um treinamento prático, específi-co e individual”, falou Márcio Medeiros. O encontro na cidade de Oswaldo Cruz será na sede do Rotary Club de Oswaldo Cruz, enquanto que o de Marília será na sede do Rotary Club de Marília Leste. “Os projetos que fo-rem elaborados nestes dias, vamos cadastrá-los no site do Distrito 4510 e do Rotary International”, avisou Alonso Campoi Padilha Júnior, que es-tará dia nove, na cidade de Presidente Prudente, as 20 horas, na sede do RC de Presidente Prudente numa prévia sobre o workshop que acontecerá no final de semana. Cidades como Tupi Paulista e Candido Mota pretendem realizar eventos semelhantes.

Alonso Campoi Padilha Júnior, orientará rotarianos a escreverem um projeto para a Fundação Rotária

(7)

QUADRO SOCIAL MENSAL - OUTUBRO 2011

CLUBES

NÚMERO DE ASSOCIADOS

Freq %

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66

R.I. Admissão Baixas 30.10 Adamantina Álvares Machado Assis Assis do Vale Assis Fraternal Assis Norte Bastos Bauru Bauru Aeroporto Bauru Norte Bauru Pq Nações Bauru Terra Branca Bauru Vitória Régia Cândido Mota Dracena Dracena Imperial Duartina Gália Garça Garça Azul Garça Real Lucélia Maracaí Marília Marília 4 de Abril Marília A. Cafezal Marília de Dirceu Marília Leste Marília Pioneiro Marília Tradição Martinópolis Mir. Paranapanema Osvaldo Cruz OCruz Califórnia Pacaembu Palmital Panorama Paraguaçu Paulista Parapuã Pederneiras Pirapozinho Piratininga Pompéia Pres. Bernardes Pres. Epitácio Pres. Prudente Pres. Prud. Alvorada Pres. Prud. Leste

Pres. Prud. Nascente

Pres. Prud. Norte Pres. Prud. Oeste

Pres. Prud. R.Ventos Pres. Prud. Sudoeste

Pres. Prud. Sul Pres. Venceslau Primavera Quatá Rancharia Regente Feijó Rinópolis Santo Anastácio Tarumã Tupã Tupã Vanuire Tupi Paulista Vera Cruz

TOTAL

Reunião Honor Homens Mulheres

OBS: Para os clubes que não informaram o relatório de frequência, foi utilizado o número de sócios do mês anterior ou fornecido pelo RI Doação feita pelos clubes a Fundação Rotária no período de 1.953 até o dia 31.06.2011 - RCT (Rotaract) - ICT (Interact) - RK (RotaKids)

Jovens Fund.Rotária Rct/RK RK ---Ict/RK ---RK ---Rct RK ---Ict/Rct/RK Rct ---RK ---Ict Rct ---Rct Rct ---Ict/Rct/RK ---Ict/Rct Ict Ict/Rct ---Ict/Rct/RK ---Rct RK ---Ict ---Ict/RK ---Rct Rct Rct/RK ---Ict Ict/Rct ---Ict ---Rct Ict/Rct/RK RK RCT/Ict ---33 17 24 25 06 24 26 36 26 18 21 40 23 26 39 27 22 10 14 28 28 36 07 31 21 32 35 35 21 23 29 10 27 18 25 31 14 27 17 47 26 12 20 13 23 16 22 23 11 26 23 15 20 42 24 13 12 28 18 21 33 22 24 35 34 15 1570 $ 058.105,52 $ 008.754,25 $ 074.978,46 $ 034.508,28 $ 015.263,56 $ 029.507,07 $ 032.640,63 $ 090.202,93 $ 024.410,16 $ 053.788,42 $ 037.165.17 $ 088.203,02 $ 022.949,18 $ 035.681,64 $ 071.158,32 $ 036.340,40 $ 020.212,72 $ 005.154,96 $ 030.986,92 $ 024.338,95 $ 015.881,99 $ 028.822,26 $ 000.079,55 $ 073.422,58 $ 033.070,78 $ 052.681,00 $ 084.286,44 $ 052.449,09 $ 052.093,92 $ 005.390,31 $ 012.430,47 $ 008.196,27 $ 054.608,41 $ 012.456,29 $ 017.062,91 $ 010.980,53 $ 004.046,55 $ 019.661,26 $ 010.864,75 $ 059.656,79 $ 021.051,46 $ 007.993,06 $ 011.409,85 $ 007.957,78 $ 010.960,49 $ 054.618,46 $ 090.677,99 $ 117.940,54 $ 033.196,55 $ 045.693,61 $ 071.370,28 $ 004.501,50 $ 018.005,55 $ 080.248,76 $ 024.410,35 $ 005.225,90 $ 008.046,42 $ 031.282,50 $ 014.466,12 $ 034.990,22 $ 025.768,68 $ 011.610,39 $ 031.761,90 $ 032.368,63 $ 014.112,77 $ 005.187,53 $ 2.217.054,00 4 5 4 3 ---4 4 5 4 4 4 4 3 3 4 4 4 4 ---5 4 3 4 ---4 3 ---5 4 3 4 4 5 4 3 3 5 4 3 3 ---5 4 ---3 3 4 5 3 3 4 4 5 4 3 ---3 4 ---4 4 4 4 4 4 2 223 0 0 0 0 ---1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 ---0 0 0 0 ---0 1 ---0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 ---0 0 ---0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 ---0 0 ---0 0 1 0 0 0 0 7 1 0 1 0 ---0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 1 ---1 0 0 0 ---0 0 ---0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 ---0 0 ---0 0 0 0 2 0 0 1 0 0 0 ---0 0 ---2 0 2 0 0 0 0 16 3 0 7 0 ---0 0 3 2 1 1 24 1 4 3 1 3 2 ---0 0 3 0 ---6 10 ---0 6 0 0 0 3 0 0 0 1 0 2 3 ---1 0 ---2 5 6 6 0 4 0 4 4 0 5 ---1 4 ---0 2 1 0 7 1 10 152 29 16 22 0 ---24 20 33 24 19 20 40 0 29 32 24 16 7 ---0 28 32 6 ---34 35 ---34 4 22 30 10 32 13 19 26 9 4 16 47 ---7 17 ---23 24 21 23 8 24 22 0 19 42 18 ---12 27 ---17 33 17 24 34 28 10 1206 2 1 0 0 ---0 6 0 5 0 2 0 22 0 4 5 6 3 ---27 0 6 4 ---0 0 ---0 15 1 0 0 2 7 5 2 4 20 0 0 ---3 4 ---0 0 0 0 5 5 0 18 0 0 7 ---0 1 ---0 0 4 4 2 4 4 210 31 17 22 24 ---24 26 33 29 19 22 40 22 25 36 28 22 10 ---27 28 35 10 ---34 35 ---34 19 23 29 10 31 20 24 28 13 24 16 47 ---10 21 ---23 27 21 23 11 29 22 18 19 42 25 ---12 28 ---15 33 20 28 36 32 14 69,0% 94,1% 83,2% 72,0% 83,5% 72,9% 86,9% 80,0% 75,0% 75,0% 86,3% 72,7% 65,3% 91,7% 82,8% 96,0% 65,0% 70,0% 88,4% 67,6% 100,0% 74,3% 71,0% 75,0% 75,0% 78,0% 74,2% 80,0% 75,8% 85,2% 90,0% 71,0% 90,0% 89,1% 66,7% 95,0% 88,0% 94,3% 70,0% 84,6% 95,0% 70,6% 79,0% 74,7% 73,3% 87,0% 68,4% 96,7% 76,0% 82,1% 63,0% 63,5% 98,0% 63,1% 66,0% 74,0% 60,0% 89,0%

(8)

Atividades Rotárias

Encaminhe fotos e informações das atividades do clube para: redacao@eficaz.jor.br

As imagens digitais precisam ter pelo menos 300 DPI. O tamanho das fotos não deve superar

1 MB. Não esqueça de escrever: Quem participou e quando aconteceu.Onde, como e porque foi

feita a atividade.

Em Piratininga visita com emoção e surpresa Plantio de árvores na Praça Rotary em Tupi Pta

Cermônia elegante e animada no RC Assis do Vale Rotariano é nome de marco rotário do RC Assis Norte

Reunião esclarecedora no RC de Bastos Certificado para Claudio Moisés em Dracena

Referências

Documentos relacionados

Alimentação e sinal através de multicabo ou conector de 12 ou 19 pinos.. Modelos com multicabos para 2m, 6m, 10m ou

c) em caso de empate entre as microempresas ou empresas de pequeno porte, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá

c) em caso de empate entre as microempresas ou empresas de pequeno porte, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá

Quando a desconexão persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do Pregão Eletrônico será suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa

Para a entrega da AMOSTRA - a licitante vencedora terá prazo de até 03 dias úteis, a partir do encerramento do pregão, para encaminhar ao Pregoeiro.. Para aceitação do OBJETO –

O candidato estrangeiro ou o candidato brasileiro formado por faculdade estrangeira que realizar a inscrição neste processo seletivo deverá, em caso de aprovação, apresentar no ato

O Passe pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, com os pés, a coxa, o peito, a cabeça, o calcanhar.. técnica mais utilizada de passe é

Agora que você já pode gerar mana, pode começar a usá-lo para conjurar mágicas. Todos os tipos de cards, exceto os terrenos, são conjurados como mágicas. Você só pode