• Nenhum resultado encontrado

Estreias mundiais: Chevrolet WTCC Ultra Concept, Opel Antara e antevisão do novo Corsa Sport (Van)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estreias mundiais: Chevrolet WTCC Ultra Concept, Opel Antara e antevisão do novo Corsa Sport (Van)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GM Europe

Product Development and Technology Communications Adam Opel Haus

D-65423 Rüsselsheim Germany

September 28, 2006

General Motors em Paris: todas as marcas juntas no pavilhão 5.2

Estreias mundiais: Chevrolet WTCC Ultra Concept, Opel Antara e

antevisão do novo Corsa Sport (Van)

• Primeira apresentação: Chevrolet Epica com motor Diesel de 150 cv • Estreia na Europa: novo Cadillac SRX com interior melhorado

Com o excitante concept-car WTCC Ultra, a Chevrolet Europa apresenta uma das novidades mais atractivas da edição deste ano do Salão Automóvel de Paris (30 de Setembro a 15 de Outubro). Este concept-car apto a ser conduzido leva a linguagem de

design da Chevrolet ao extremo e é propulsionado por um motor Diesel de 190 cv.

Outra estreia é a da versão do Chevrolet Epica com motor Diesel de 150 cv. Mas a GM – que reúne pela primeira vez todas as suas marcas no pavilhão 5.2 – assinala ainda outra estreia mundial com o novo SUV Opel Antara, a lançar em Fevereiro de 2007. Com o novo Corsa Sport (Van), a Opel pretende transportar o conceito de comercial desportivo de 2 lugares para o Corsa da nova geração, também ele, obviamente, exposto em Paris. Entre as demais novidades está o Cadillac SRX de 2007, com um interior significativamente melhorado e um sistema de tracção traseira opcional para o modelo V6.

Além disso, a GM está representada no Mondiale de l´Automobile com as suas marcas Saab, HUMMER e Corvette. Com o BioPower Hybrid Concept, a Saab apresenta o mais recente desenvolvimento da sua inovadora combinação de propulsão a bioetanol e tecnologia híbrida, que integra o avançado sistema bimodal. A marca de veículos de luxo sueca exibe ainda o espantoso estudo de design Aero X e o novo modelo 9-5 BioPower 2.3t de 210 cv. Quanto à HUMMER, apresenta a sua gama de modelos completa: H1, H2 e H3. O stand da GM em Paris apresenta ainda o ZO6, o Corvette de produção em série mais rápido e potente de todos os tempos.

(2)

Chevrolet: Concept-car radical e novo Epica Diesel

O empolgante concept-car de competição WTCC Ultra é a principal atracção da linha de modelos da Chevrolet Europa patente no Salão Automóvel de Paris. O concept-car apto para a estrada (comprimento: 4325 mm/largura: 1905 mm/altura: 1570 mm) leva a linguagem de design da Chevrolet ao extremo e serve-se do estilo de competição do mundial de veículos de turismo (WTCC) para exemplificar o espírito e a história da Chevrolet no mundo do desporto automóvel.

“Agressivo, musculado e espectacular” são os adjectivos que melhor definem o design do concept-car. As linhas vincadas contrastam com superfícies mais fluidas e orgânicas. Todas as linhas laterais da carroçaria aceleram para trás das portas dianteiras, dando ao veículo uma imagem muito dinâmica e mantendo o seu equilíbrio visual. A curva abrupta da linha inferior dos vidros produz um efeito acentuado e, juntamente com o pequeno vidro separado entre os pilares A e B, cria uma identidade própria. A linha de cintura é igualmente arrebatadora, atraindo o olhar para a frente e para baixo e

contribuindo assim para o desenho elegante e fluido da dianteira.

O WTCC Ultra utiliza modernos materiais ligeiros para minimizar ao máximo a tara e recorre a um motor Diesel 2.0 l de 190 cv. As peças da carroçaria apresentam um acabamento em “Azul Furtivo” e são feitas de um laminado de fibra de vidro e de carbono. Os estabilizadores aerodinâmicos da frente e da retaguarda, assim como a parte inferior plana da carroçaria deste veículo de turismo – também ela parte da sua estrutura gráfica –, são feitos de puro tecido de fibra de carbono. Por fim, o alumínio polido surge nos puxadores das portas e noutros apliques.

O novo Chevrolet Epica Diesel é também apresentado pela primeira vez em Paris, e estará disponível a partir de Março de 2007. Esta berlina de dimensões médias é movido por um potente motor Diesel 2.0 l common-rail (150 cv, binário máximo: 320 Nm a 2000 rpm), que vem associado de série a uma caixa manual de cinco velocidades, mas que pode também, opcionalmente, ser acoplado a uma caixa automática. O Epica Diesel acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos (versão com caixa automática: 10,1 segundos) e atinge uma velocidade máxima de 201 km/h (com caixa automática: 208 km/h). Apesar desta boa performance de condução, o novo veículo regista um consumo de combustível muito moderado de 6,1 l aos 100 km no ciclo misto MVEG (com caixa automática: 7,7 l aos 100 km).

O Epica é o segundo modelo da marca dotado de um moderno motor Diesel depois do Captiva, que irá chegar aos distribuidores no final de Outubro.

(3)

Opel: estreia mundial do novo Antara e antevisão do Novo Corsa Sport (Van) A versão de produção do novo Opel Antara é mais uma estreia mundial do Salão Automóvel de Paris. Este SUV de tecnologia sofisticada para o dia-a-dia e o lazer combina um design dinâmico e elegante com um sistema inteligente de tracção 4x4 e uma notável maneabilidade. Simultaneamente, o Antara oferece um generoso espaço interior apesar das dimensões compactas, sistemas de transporte inovadores, como o sistema integrado de transporte “Flex-Fix”, altos níveis de funcionalidade e bancos numa posição elevada. O Antara estará disponível com um motor diesel 2.0 de 150 cv, com filtro de partículas Diesel livre de manutenção de série,e um motor a gasolina 3.2 V6 de 227.

Já o Novo Corsa Sport (Van), que a Opel apresenta em antevisão no Salão Automóvel de Paris, distingue-se pelo visual ultra desportivo, o interior de alta qualidade e a grande bagageira característica de um derivado de passageiros. Baseado no novo Corsa de três portas e inspirado no Astra Sport, o modelo mostra como irá ser o estilo dinâmico da versão Sport do novo Corsa Van. O Novo Corsa Sport (Van) é exibido num

deslumbrante vermelho brilhante. Para criar um contraste notório e ousado da unidade apresentada no Salão de Paris, os vidros laterais traseiros foram substituídos por painéis pretos sublinhando a imagem irreverente deste modelo . Entre os seus distintos elementos desportivos estão as pinças vermelhas dos travões dianteiros, as rodas em liga de 17 polegadas com desenho de cinco raios e componentes da linha OPC, como os pára-choques, as embaladeiras e o estabilizador aerodinâmico traseiro. O Corsa Sport (Van) apresentado recorre a um motor 1.3 CDTI de 90 cv, o que em conjunto com o chassis desportivo rebaixado e a direcção progressiva variável do novo Corsa GTC, garantem uma maneabilidade surpreendentemente ágil e prometem momentos de condução emocionantes.

Dias antes de ser lançado no mercado, o novo Opel Corsa é igualmente atracção em Paris. Tanto nas versões de três como de cinco portas, os distintos modelos diferentes do Corsa são feitos à medida de vários tipos de clientela. O modelo da quarta geração exibe um design excitante, com contornos desportivos e atléticos, um

recém-desenvolvido chassis que maximiza os níveis de dinâmica de condução e de agilidade e um novo interior de alta qualidade, com muito espaço e um ambiente aprazível. Além disso, o novo Corsa encontra-se disponível com novos sistemas de alta tecnologia, tais como a iluminação nas curvas e viragens, a direcção assistida progressiva variável (no Corsa GTC), e um grande número de ideias inteligentes, como o sistema “Flex-Fix”. Em termos de motorização, o Corsa está disponível com três motores a gasolina e dois motores turbodiesel common-rail, todos com tecnologia de quatro válvulas, que cobrem um intervalo de potência entre os 60 e os 90 cv e de cilindrada de 1.0 a 1.4. Em breve,

(4)

entrará para esta gama um novo motor 1.7 CDTI de 125 cv com filtro de partículas Diesel de série.

Cadillac: Estreia europeia do SRX de 2007 com novo interior e tracção traseira (opcional)

Com o SRX de 2007, a Cadillac acrescenta mais uma página ao seu rico e elegante passado. Disponível na Europa no princípio de 2007, este modelo crossover com 4,95 m de comprimento estreia um interior de luxo redesenhado e trabalhado à mão que combina tecnologia avançada com a precisão manual de artesãos especializados. A cobertura de componentes como o painel de instrumentos, a consola central e os painéis das portas é maioritariamente cortada, cosida e revestida à mão. Isto permite introduzir elementos como a decorativa costura dupla (ou francesa) e eliminar quase por completo brechas e pespontos, para obter uma aparência notavelmente trabalhada.

O habitáculo redesenhado do SRX de 2007 é mais acolhedor e luxuoso, com superfícies mais macias, novos comandos nivelados e melhores soluções de arrumação. O novo desenho elegante integra um inteligente compartimento de arrumação “oculto” no painel de instrumentos, do lado do passageiro. O acabamento em madeira do lado do passageiro abre-se para mostrar uma surpreendente e ampla caixa de arrumação sob o porta-luvas. A montagem manual do painel de instrumentos do SRX permite tornar o airbag frontal do passageiro totalmente invisível. Os artesãos utilizaram uma técnica denominada “desbaste” (“skiving”) para abrir minúsculas perfurações no lado inverso do material, que permitirão o enchimento do airbag. O Cadillac SRX está disponível com um motor 3.6 V6 de 258 cv ou um motor 4.6 V8 de 325 cv. Até aqui oferecido na Europa apenas com tracção integral, o SRX passará a estar também disponível, no início de 2007, numa versão V6 com tracção às rodas traseiras.

A Cadillac irá também ter patente em Paris o seu novo SUV de luxo Escalade, bem como o produto-bandeira STS, o potente estradista de luxo XLR Série V, o sédan de turismo CTS e o sédan médio de luxo com quatro portas BLS.

Saab: BioPower Hybrid Concept e 9-5 com novo motor 2.3 t BioPower

Com o Saab BioPower Hybrid Concept, a marca sueca de veículos de luxo apresenta o último avanço da sua inovadora combinação de motorização BioPower com tecnologia híbrida. Baseado num 9-3 descapotável, este concept-car é o primeiro veículo a conjugar o combustível bioetanol sem elementos fósseis (E100) com uma propulsão exclusivamente eléctrica, utilizando para o efeito o avançado sistema bimodal que a

(5)

General Motors está a desenvolver em conjunto com os seus parceiros DaimlerChrysler e Grupo BMW. O Saab BioPower Hybrid Concept consegue lançar emissões isentas de CO2 fóssil e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo energético. O seu motor turbo 2.0 BioPower de 260 cv é flexível quanto ao combustível utilizado, sendo compatível com bioetanol puro (E100), E85 (85% de bioetanol, 15% de gasolina) ou qualquer

combinação de gasolina e bioetanol.

Na sequência do enorme sucesso no mercado dos seus modelos 9-5 BioPower, a Saab tem agora disponível a versão 9-5 2.3 t BioPower. O seu novo motor turbo 2.3 BioPower de 210 cv, com um binário máximo de 310 Nm, funciona a bioetanol E85 ou gasolina, ou com qualquer combinação destes dois combustíveis. Quando movido a E85, os dados da sua performance superam consideravelmente os obtidos com uma propulsão normal a gasolina (185 cv, 280 Nm). O Saab 9-5 2.3 t BioPower demora apenas 7,9 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h (propulsão a gasolina: 8,5 segundos).

Exibindo características inovadoras, como o cockpit de canópia ao estilo de um avião a jacto, o assombroso estudo de design Saab Aero X faz a sua estreia francesa em Paris. O seu motor biturbo BioPower V6 de 400 cv funciona a bioetanol puro (E100), o que permite efectuar uma combustão isenta de emissões de CO2 fóssil. No interior, novas tecnologias suportam os visores gráficos tridimensionais, que mostram toda a

informação em painéis acrílicos transparentes.

Corvette: Z06 – dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos

O mais rápido e potente Corvette de produção em série de todos os tempos, lançado no início do ano, está também patente no stand da GM em Paris. Os 512 cv de potência do seu motor 7.0 V8 aceleram o Z06 dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. O Z06 é

identificável não só pelas suas grandes rodas e pneus como também pela frente mais ampla, com entradas de ar de maior dimensão. Embora o Corvette Z06 seja um modelo de estrada, as suas semelhanças técnicas com o veículo de competição Corvette C6.R – bem sucedido na série de corridas Le Mans dos EUA e nas 24 horas de Le Mans de 2006 – são evidentes. O C6.R está também em exposição no Salão de Paris.

HUMMER: Força pura na estrada e fora dela

Os amantes da marca HUMMER poderão observar toda a sua gama de modelos: H1, H2 SUV, H2 SUT (com espaço de carga coberto) e H3. Estes robustos e potentes SUVs proporcionam uma performance excepcional na estrada e fora dela. O motor V8 do H2, com injecção sequencial e uma cilindrada de 6.0, desenvolve 325 cv e um binário máximo de 488 Nm. O sistema de tracção 4x4 permanente com comando electrónico

(6)

optimiza a distribuição da força motriz por cada uma das rodas. O HUMMER H3 possui também tracção às quatro rodas com comando electrónico. O seu motor 3.5 gera 220 cv e um binário máximo de 305 Nm. O H3 incorpora todos os atributos típicos de um HUMMER, mas num conjunto mais pequeno e eficiente.

Fórum GM: especialização em design e flexibilidade criadora de tendências A General Motors expõe também perante o público do Salão Automóvel de Paris o processo de trabalho criativo dos seus técnicos de design. No Fórum GM, um ambiente de estúdio simulado dá aos visitantes a oportunidade de observarem os técnicos de

design no exercício das suas funções. Aqui, os visitantes podem verificar com os seus

próprios olhos que os concept-cars influenciam a produção em série mais que aquilo que normalmente se julga.

Um exemplo disso mesmo é a comparação entre o novo Corsa e o concept-car Trixx de 2004. Apresentado no Salão de Genebra de há dois anos e meio atrás, este study urbano influenciou de forma notória o sistema “Flex-Fix”, que é agora o primeiro sistema integrado de transporte incorporado num veículo de produção, e com o qual a Opel volta a assumir uma posição de liderança no capítulo da flexibilidade. Este sistema, exclusivo ao nível mundial, é amigo do utilizador e pode ser puxado como uma gaveta para fora da parte inferior traseira da carroçaria do veículo. Transporta duas bicicletas e, quando não é utilizado, recolhe de forma praticamente invisível para o interior do pára-choques traseiro.

A General Motors Corp. (denominação na Bolsa de Valores de Nova Iorque: GM), o maior fabricante de automóveis do mundo, foi líder de vendas global da indústria durante75 anos. Fundada em 1908, a GM emprega hoje 327.000 pessoas em todo o mundo. Possui operações de fabricação em 33 países e vende os seus veículos em 200 países. Em 2005, a GM vendeu globalmente 9,17 milhões de automóveis de passageiros e veículos industriais, número que representou uma subida de 2% face à marca anterior e o segundo maior total da história da companhia. Na Europa, a GM vende as gamas das suas marcas Opel, Vauxhall, Saab, Chevrolet, Cadillac, Corvette e Hummer em mais de 30 mercados. Opera 11 unidades de produção e montagem em 8 países e emprega cerca de 64.500 pessoas. Para obter mais informações sobre a GM e os seus produtos, visite os endereços http://media.gmeurope.com e

http://www.gmeurope.com.

Contacto: Johan Willems

Director de Comunicação,

Desenvolvimento de Produtos & Tecnologia General Motors Europa

Tel.: 0049 6142 760243

Referências

Documentos relacionados

Considerando que o setor de Trauma e Emergência do HRCAF e os serviços do Pronto-Atendimento das policlínicas de Cuiabá divulgaram atendimento de casos não urgentes ou

Etapas que serão abordadas Apresentação da Empresa Linha do Tempo Processo Operacional Controle Operacional Monitoramento do.. Rio

Nestes espaços podemos encontrar diferentes estilos, desde o muito clássico e com acabamentos pesados (Da Vinci), ao estilo mais contemporâneo da Expocasa, passando ainda por

Como algumas vezes não era possível a ida à Reserva da Campina, dois indivíduos adultos de cada uma das variedades de Cattleya eldorado, totalizando dez indivíduos, foram retirados

Para documentar o número de flores cleistógamas produzidas por Polystachya estrellensis em condições naturais foram realizadas visitas diárias em 12 plantas (12 inflorescências;

sonderana, nos tratamentos de polinização cruzada foi observada a entrada dos tubos polínicos no ovário 10 dias após o tratamento, embora não tenha ocorrido fecundação de

As abelhas ( Figura 2.1) são mais robustas, peludas, com pernas posteriores achatadas, passam a maior parte de suas vidas indo de flor em flor para recolher e distribuir o pólen,

[r]