• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO EXECUTIVA EXECUTIVE MBA BRASIL. Barcelona / São Paulo / Nova York

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO EXECUTIVA EXECUTIVE MBA BRASIL. Barcelona / São Paulo / Nova York"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

EXECUTIVE

MBA BRASIL

Barcelona / São Paulo / Nova York

(2)
(3)

ÍNDicE

boas-vindas

iESE: uma escola global

Por que fazer o Executive mba no iESE Projeção internacional

Por que é um programa para você Estrutura do programa

O método do estudo de casos Semanas internacionais intensivas Processo seletivo

associação de antigos alunos at a glance 5 6 7 8 10 12 13 14 16 17 18

(4)
(5)

bOaS-viNDaS

Estamos vivenciando um período único e extraordinário da história. Época de empresários e altos executivos capazes de conduzir as organizações em meio a um entorno incerto e desafiador, dispostos a inspirar confiança e contagiar com seu entusiasmo, assumir novos desafios, vencer os temores e ajudar a criar o futuro.

Hoje, mais do que nunca, a empresa necessita de líderes e a sociedade, por sua vez, precisa de organizações capazes de construir um futuro sustentável e assentado em fundamentos sólidos.

O IESE tem mais de cinquenta anos de experiência na formação de empresários e executivos e é reconhecido como uma das melhores escolas de dirigentes do mundo. Seu corpo de professores forma alunos com rigor acadêmico, perspectiva global e enfoque eminentemente prático. O IESE quer preparar profissionais que sejam valorizados pela atitude, capazes de trabalhar em equipe e conduzir pessoas, sempre respeitando valores humanistas e éticos.

Acreditamos que este é o perfil dos dirigentes que construirão o futuro. Por isso, queremos convidá-lo a participar deste desafio. Estamos disponíveis para lhe dar mais informações sobre o Executive MBA e comentar o impacto que esse programa pode ter em sua carreira profissional e no desenvolvimento da sua empresa.

Jordi Canals Paulo Roberto Ferreira Diretor Geral do IESE Diretor Geral do ISE

(6)

O iESE

Fundado em 1958, em Barcelona, o IESE firmou-se como uma das escolas de direção mais respeitadas e conhecidas em nível mundial. Tal reconhecimento foi obtido graças à sua capacidade de gerar novas ideias e fornecer programas de formação que se aplicam às necessidades reais de empresários e executivos.

O IESE faz parte da Universidade de Navarra, uma iniciativa da Prelatura do Opus Dei.

EScOLa úNica E REaLmENtE gLObaL

O IESE promove programas de direção em cidades de quatro continentes: Barcelona, Madri, Nova York, Nairóbi, Munique, São Paulo e Xangai.

A internacionalização da escola é

evidenciada também pelos 35 mil Antigos Alunos de mais de cem países. Através de atividades realizadas por todo o mundo, a Associação de Antigos Alunos conecta os colegas, entre si e com o IESE.

PROfESSORES

O corpo de professores do IESE é doutorado nas melhores universidades do mundo. A atuação full-time da maioria dos docentes repercute diretamente na qualidade de sua tarefa, pesquisa e dedicação ao progresso de cada aluno. Atualmente, o IESE conta com 180 professores, de 28 nacionalidades, todos considerados referência internacional em suas especialidades, pela relevância de suas ideias.

LÍDER Em cONhEcimENtO: fONtE DE iNOvaÇÃO

A formação de líderes e empreendedores requer constante esforço de reflexão e diálogo entre a realidade empresarial e a inovação acadêmica. Para obter esse resultado, os professores do IESE combinam docência e pesquisa com uma participação ativa no dia a dia de empresas.

Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos professores do IESE são conhecidos e reconhecidos internacionalmente. A escola tem 31 cátedras e centros de pesquisa especializados em diversos temas, como empreendedorismo,

empresas familiares, finanças, globalização e responsabilidade social corporativa, entre outros.

O IESE dispõe de um portal de

conhecimento, o IESE Insight, no qual são publicados os temas recentes de pesquisa dos professores. http://insight.iese.edu

O iESE:

(7)

POR quE fazER

O ExEcutivE mba NO iESE

um ENfOquE DifERENciaL: a viSÃO Da DiREÇÃO gERaL

A decisão de cursar um MBA é inspirada por vários motivos. Desde o desejo de se preparar melhor para um entorno complexo e mutável, até a necessidade de aprofundar conhecimentos e competências de direção, ou a intenção de dar um salto de qualidade na carreira profissional, ou – por que não? – a vontade de se tornar um empreendedor... Em qualquer caso, não há dúvida, acrescentar um MBA ao currículo vai marcar a sua trajetória profissional e pessoal para sempre. Entre as principais inquietações dos nossos alunos estão a necessidade de melhorar a capacidade para dirigir pessoas, motivar equipes e delegar de forma responsável.

Para decidir com rigor é necessário cultivar uma visão global da organização e aprimorar competências que permitam atuar em contextos reais e desafiadores.

ENfOquE humaNiSta

O IESE entende a empresa como uma organização formada por pessoas com um objetivo comum. O diretor deve tomar decisões pensando nesse grupo e sabendo que qualquer ação, por pequena que seja, é um processo que repercute nos outros: conduz à melhoria ou resulta em desvalorização.

Entender a liderança a partir desta perspectiva tem consequências concretas que se traduzem no estilo de direção: tratar de modo adequado os colaboradores, criar um clima correto para o desenvolvimento pessoal, formar equipes de grande desempenho e solidificar a confiança nas relações pessoais. Os valores do IESE enfatizam a dignidade e os direitos intrínsecos de cada pessoa e constituem o eixo do êxito da organização e da sociedade em longo prazo. Desde 1958, o IESE presta particular atenção à responsabilidade ética e social da empresa, campo em que foi pioneiro. O interesse pelo tema abrange os trabalhos de pesquisa, a docência e as ações de futuro promovidas de acordo com a missão da escola.

“Escolhi o IESE por que me identifiquei

com seus principais valores,

como ética, integridade e uma

grande preocupação com o ser humano,

todos refletidos nas teorias e nas

discussões dos casos em sala de aula.

Foi um divisor de águas na minha

carreira profissional. Acredito que hoje,

tenho a capacidade de trabalhar onde

eu quiser e mais importante ainda,

tenho as habilidades necessárias para

viabilizar qualquer sonho pessoal

ou profissional.”

Melissa M. Afonso Ferreira (MBA ‘08) Banco Santander Brasil

(8)

PAD Lima IDE Guayaquil ISE São Paulo IEEM Montevidéu IAE Buenos Aires INALDE Bogotá LAGOS BUSINESS SCHOOL Lagos IHE Abidjã ESE Santiago SILICON VALLEY PENSILVÂNIA LOS ANGELES UNIS Cidade de Guatemala IPADE Cidade do México CHINA RÚSSIA JAPÃO CEIBS Xangai NILE UNIVERSITY Cairo LBS BARCELONA MADRI MOSCOU AESE Lisboa MUMBAI HEC ÍNDIA STRATHMORE BUSINESS SCHOOL Nairobi JOHANNESBURGO UAP Manila VARSÓVIA OSLO MUNIQUE PRAGA

WASHINGTON NOVA YORK

MIAMI BOSTON FRANKFURT MILÃO BUDAPESTE CANADÁ ESTADOS UNIDOS COLÔMBIA PERU BRASIL CHILE ARGENTINA-URUGUAI MÉXICO

A primeira aliança se estabeleceu em 1963, com a Harvard Business School, através da criação do comitê de assessoria para a formação do programa de MBA. A relação foi tão frutífera que se mantém até hoje. Anualmente, professores das duas universidades se reúnem para compartilhar visões de mundo e experiências. Graças a essa colaboração surgem numerosas iniciativas, incluindo programas internacionais conjuntos, como o Global CEO Program for China.

No Brasil, o IESE conta com a experiência e o profissionalismo do ISE para promover e operacionalizar seus programas de educação executiva.

Seus professores – com dedicação acadêmica exclusiva e titulação obtida em escolas internacionais – possuem sólida experiência em administração de empresas nacionais e multinacionais e participam de conselhos de gestão empresarial de diversos setores.

PROjEÇÃO

iNtERNaciONaL

O iESE desenvolveu e mantém alianças com mais de cinquenta instituições acadêmicas em todo o mundo.

(9)

PAD Lima IDE Guayaquil ISE São Paulo IEEM Montevidéu IAE Buenos Aires INALDE Bogotá LAGOS BUSINESS SCHOOL Lagos IHE Abidjã ESE Santiago SILICON VALLEY PENSILVÂNIA LOS ANGELES UNIS Cidade de Guatemala IPADE Cidade do México CHINA RÚSSIA JAPÃO CEIBS Xangai NILE UNIVERSITY Cairo LBS BARCELONA MADRI MOSCOU AESE Lisboa MUMBAI HEC ÍNDIA STRATHMORE BUSINESS SCHOOL Nairobi JOHANNESBURGO UAP Manila VARSÓVIA OSLO MUNIQUE PRAGA

WASHINGTON NOVA YORK

MIAMI BOSTON FRANKFURT MILÃO BUDAPESTE CANADÁ ESTADOS UNIDOS COLÔMBIA PERU BRASIL CHILE ARGENTINA-URUGUAI MÉXICO iESE’S camPuSES

Barcelona • Madri • Nova York • Munique

Escolas do Programa Internacional de Intercâmbio Escolas Associadas ao IESE

(10)

O Executive MBA do IESE é especialmente enriquecedor nos momentos de grande desenvolvimento profissional. Quando o setor de atuação e a empresa na qual o profissional trabalha são bastante conhecidos, sua função está sendo muito bem executada, mas ao mesmo tempo existe a consciência de que é preciso adquirir mais conhecimento, dominar mais ferramentas e habilidades para aprimorar a arte da direção.

A concepção e o conteúdo do programa se orientam para alcançar os seguintes objetivos:

Líderes responsáveis. Reforçar a noção de liderança responsável, de acordo com uma visão humanista e ética da empresa, que gere impacto positivo na organização e na sociedade.

Empreendedores. Fomentar o espírito empreendedor dentro e fora da organização; o programa desenvolve competências para descoberta de novas oportunidades de negócio que aportem valor à empresa.

Na linha de frente. Desenvolver as competências e capacidades próprias da alta direção, com o enfoque que esse objetivo requer.

Diretores e executivos globais. Transmitir uma visão internacional do entorno empresarial por meio do corpo de professores, de conteúdo específico e das semanas internacionais em Barcelona e Nova York.

POR quE é um

PROgRama PaRa vOcê

“O grande diferencial dos programas

do IESE, em especial do Executive

MBA, que concluí em 2007, é a

utilização do método do caso. Tudo

se passava como se eu fosse o

CEO de uma empresa diferente em

cada sessão. Mapear os pontos de

controle, identificar as oportunidades

e desenhar um plano de ação para

inúmeras situações empresariais

reais, em um ambiente assistido, me

deu o conhecimento e a confiança

necessários para liderar os projetos

de desenvolvimento empresarial que

assumi desde então.”

Giovanni Peduto (EMBA ‘07) Zilveti e Sanden Advogados Brasil

(11)

a quEm SE DEStiNa

• Idade entre 28 e 35 anos, em média.

• Experiência profissional de mais de 5 anos em cargo de gerência.

• Aos que procuram oportunidade de desenvolvimento pessoal, de capacidades gerenciais e de valores.

• Aos que buscam desenvolver novas atitudes profissionais a fim de assumir responsabilidades elevadas nas organizações.

• Aos que se preocupam em aumentar suas competências pessoais e profissionais.

“A formação acadêmica e o corpo

docente do IESE são de altíssima

qualidade; é possível ter atenção e

acesso direto aos experts do assunto.

Além disso, sempre aparece nos

rankings entre os melhores programas

de MBA do mundo. O diferencial do IESE

não é apenas a qualidade do ensino,

mas também a qualidade e o perfil

das pessoas selecionadas para o MBA;

pessoas que querem fazer a diferença

no mundo de forma justa e ética, que

valorizam a vida, e querem cuidar

do planeta.”

Bruna Campassi (MBA ‘10) McKinsey & Company

São Paulo Office Brasil ExPERiêNcia PROfiSSiONaL

DOS aLuNOS DO Emba

ÁREa DE fORmaÇÃO 12% 27% 48% 13% 5 anos Entre 5 e 7 anos Entre 7 e 9 anos Mais de 9 anos 38% 20% 15% 13% 14% Engenharia Administração de Empresas Humanidades Economia Outras

(12)

EStRutuRa

DO PROgRama

* O conteúdo está sujeito a adaptações e alterações, a critério da diretoria acadêmica do programa.

EStRutuRa DO PROgRama*

O programa Executive mba tem três eixos principais: visão integral da empresa na perspectiva da Direção geral, orientação para a ação e clara definição da responsabilidade do executivo com seus pares, seus stakeholders e a sociedade.

1º período 3º período 5º período

• Contabilidade Financeira

• Direção de Pessoas e Organizações • Fundamentos da Direção Comercial • Análise Situacional de Negócio Semana internacional: iESE – barcelona

• Direção de Pessoas e Recursos Humanos • Economia • Estratégia Competitiva • Finanças Corporativas • Sistemas de Informação • Gestão de Operações II • Comunicação • Negociação • Investimentos e Derivativos • Empreendedorismo • Estratégia Internacional • Empresas Familiares • Ética • Assessoramento de Carreiras 2º período 4º período • Análise Financeira • Controle • Gestão de Operações I • Implementação Comercial • Análise de Decisões

• Economia e Finanças Internacionais • Direção de Empresas

• Sistemas de Informação • Empreendedorismo

• Novas tendências de Marketing • Auto-Gerenciamento

(13)

O métODO DO EStuDO DE caSOS O domínio da prática da direção geral exige competências específicas. Dirigir é conseguir que as atividades se completem, tenham êxito. É decidir e resolver

problemas com o apoio de pessoas. O desenvolvimento destas capacidades e a revisão de atitudes e valores

ocorrem apenas por meio da descoberta pessoal. Nos programas do IESE, essas descobertas são intensas, tanto pela dedicação ao crescimento de cada participante, quanto pela eficácia do método do estudo de casos.

No método do caso, os participantes crescem a partir da própria experiência e ganham com o conhecimento do grupo. No EMBA, mais de 900 horas (entre preparação dos casos, reuniões de equipe e sessões gerais) são dedicadas à análise de casos. Uma autêntica imersão em situações reais de negócio. Os alunos são protagonistas em situações ocorridas em diferentes áreas, setores e mercados. A análise de cada caso se dá em três fases:

PROfESSORES

Informações detalhadas sobre os professores podem ser encontradas em www.ise.org.br/emba/professores mENtORES

Para o EMBA IESE foi desenvolvida a figura do Mentor, um elemento determinante no desenvolvimento dos participantes. O Mentor, ou Professor, dedica-se a acompanhar, estimular e ajudar cada aluno, em termos

pedagógicos, profissionais e pessoais. O apoio no dia a dia do programa, durante as aulas e os trabalhos, e também após o fim do curso, funciona como ponte entre o IESE e o mundo empresarial. mOmENtO 1: EStuDO iNDiviDuaL

O participante é colocado no centro de uma importante decisão relacionada ao futuro de um projeto empresarial em um

momento-chave. Seu desafio é elaborar sua própria estratégia e sugerir encaminhamento para as

questões propostas.

mOmENtO 2: tRabaLhO Em EquiPE Organizados em pequenas equipes heterogêneas, os participantes expõem suas análises e soluções. Nesse momento,

reafirmam sua linha de pensamento e argumentação ou encontram alternativas enriquecedoras construídas com a equipe.

mOmENtO 3: SESSÃO PLENÁRia Finalmente, o grupo se reúne para uma sessão plenária conduzida pelo professor,

que, com rigor metodológico, dirige a discussão e avalia as diferentes soluções exploradas. Nesse momento, são alinhados

conceitos, decisões e riscos. Cada caso permite um enriquecimento singular a cada

participante.

O métODO

(14)

SEmaNaS iNtERNaciONaiS

iNtENSivaS

iESE buSiNESS SchOOL - baRcELONa No primeiro campus do IESE, a partir do qual ganhou amplo prestígio internacional e reconhecimento pela excelência de seus programas, os participantes terão a oportunidade de desenvolver ainda mais suas habilidades. A base do sucesso dos programas do IESE é a dedicação ao desenvolvimento e enriquecimento do indivíduo.

Mais do que abrir horizontes, as semanas internacionais intensivas pretendem estabelecer contato com contextos empresariais relevantes. as conferências dadas por professores locais proporcionam aos participantes do Executive mba um enquadramento global e macroeconômico dos mercados visitados.

(15)

IESE BUSINESS SCHOOL - NOva YOrk A recente instalação do campus de Nova York mostra que o IESE está presente nas cidades mais relevantes. A localização privilegiada, perto do Carnegie Hall, Lincoln Center e Central Park, em ambiente de classe mundial de aprendizagem, constitui um impulso no progresso pessoal e profissional.

(16)

PROcESSO

SELEtivO

faSES DO PROcESSO DE aDmiSSÃO aO PROgRama

TeSTeS PRÉ-COMiTÊ AdMiSSãO

SOliCiTAçãO de inSCRiçãO enTReViSTA COMiTÊ

Envio do pedido de admissão e de toda a documentação complementar.

• Teste de aptidão IESE • Teste de domínio do inglês (Toeic)

Um pré-comitê examina o perfil do candidato com base nas informações apresentadas. Os candidatos são entrevistados pessoalmente. O objetivo é avaliar a motivação e capacidade do candidato para acompanhar o programa.

O comitê de admissões, com base na documentação e no conteúdo da entrevista, analisa se o perfil do candidato corresponde aos requisitos do programa.

AdMiSSãO negAdA AdMiSSãO negAdA

(17)

17

· ExEcutivE mba

aSSOciaÇÃO

DE aNtigOS aLuNOS

fORmaÇÃO cONtiNuaDa

A formação continuada se estrutura em dois pilares: programas de educação continuada e e-conferences. O primeiro consiste em workshops e reuniões sobre temas atuais e pertinentes aos negócios e à economia mundial. As conferências virtuais são sessões acadêmicas via internet. NETWOrkING

Antigos alunos se conectam e estreitam relacionamentos através de comunidades virtuais: espaços de encontro e diálogo para troca de experiências. Além disso, o acesso a uma base de dados exclusiva permite o contato com mais de 35 mil profissionais, de diferentes nacionalidades, que vivem e trabalham em 105 países. Finalmente, palestras e sessões acadêmicas são organizadas periodicamente para promover reflexão e discussão sobre casos recentemente publicados.

REviSta iESE iNSight

A cada trimestre, os Antigos Alunos Membros recebem a revista IESE Insight, com artigos sobre pesquisas feitas por professores das melhores universidades. gLObaL aLumNi REuNiON

A Assembleia Anual dos Antigos Alunos é uma das atividades mais marcantes. É a ocasião de se reunir e se relacionar com antigos alunos de todo o mundo, um foro de informação e debate. REPRESENtaÇÕES REgiONaiS O crescimento do número de antigos alunos em diversos países e regiões levou à constituição de 31 Representações da Associação de Antigos Alunos, para a promoção local dos serviços e benefícios. concluído um programa, o participante torna-se membro da associação de antigos alunos, promotora da formação continuada e incentivadora de relacionamentos fundamentados na colaboração de todos os colegas, entre si e com o iESE.

(18)

O iESE: uma EScOLa gLObaL Fundado em 1958, em Barcelona, o IESE firmou-se como uma das escolas de direção mais respeitadas e conhecidas em nível mundial.

PROfESSORES

O corpo de professores do IESE é doutorado nas melhores universidades do mundo. Atualmente, o IESE conta com 180 professores de 28 nacionalidades. POR quE O ExEcutivE mba NO iESE Um enfoque diferencial: A visão da direção geral.Entre as principais inquietações dos nossos alunos estão a necessidade de melhorar sua capacidade para dirigir pessoas, motivar equipes e delegar de forma responsável.

ENfOquE humaNiSta

O IESE entende a empresa como uma organização formada por pessoas com um objetivo comum. O diretor deve tomar decisões pensando nesse grupo e sabendo que qualquer ação, por pequena que seja, é um processo que repercute nos outros: conduz à melhoria ou resulta

em desvalorização. cuLtuRa DE aLiaNÇaS

Desde a sua fundação, o IESE cultiva uma sólida cultura de alianças, tornando-se uma escola global, com capacidade para ensinar nos cinco continentes.

A primeira aliança se estabeleceu em 1963 com a Harvard Business School, através da criação do comitê de assessoria para a formação do programa de MBA.

POR quE é um PROgRama PaRa vOcê O Executive MBA do IESE é especialmente enriquecedor nos momentos de grande desenvolvimento profissional. Quando o setor de atuação e a empresa na qual o profissional trabalha são bastante conhecidos, sua função está sendo muito bem executada, mas ao mesmo tempo existe a consciência de que é preciso adquirir mais conhecimento, dominar mais ferramentas e habilidades para aprimorar a arte da direção.

a quEm SE DEStiNa

Idade entre 28 e 35 anos e experiência profissional de mais de 5 anos em cargo de gerência.

cONtEúDO DO PROgRama

Vinte meses com aulas a cada quinze dias, sextas-feiras o dia todo e sábados pela manhã. Cinco semanas intensivas; duas delas internacionais, em Barcelona e Nova York.

PROcESSO SELEtivO

As fases do processo de admissão ao programa estão descritas na página 16.

at a

(19)

cONtatOS

Érica Rolim

Diretora do IESE EMBA Brasil erolim@iese.edu

José Paulo Carelli

Diretor Executivo IESE EMBA Brasil pcarelli@iese.edu

(20)

O iESE EStÁ cOmPROmEtiDO cOm a fORmaÇÃO DE LÍDERES quE aSPiRam

DEixaR uma maRca PROfuNDa, POSitiva E PERmaNENtE NaS PESSOaS,

NaS EmPRESaS E Na SOciEDaDE POR mEiO DE Sua atuaÇÃO PROfiSSiONaL,

Sua iNtEgRiDaDE E SEu ESPÍRitO DE SERviÇO.

Av. Pearson, 21

08034 Barcelona, España Tel.: +34 93 253 42 00 Fax: +34 93 253 43 43

Camino del Cerro del Águila, 3 (Ctra. de Castilla, Km 5,180) 28023 Madrid, España Tel.: +34 91 211 30 00 Fax: +34 91 357 29 13

165 W. 57th Street

New York, NY 10019-3211 USA Tel.: +1 646 346 88 50 Fax: +1 646 346 88 52

Rua Martiniano de Carvalho, 573 01321001 São Paulo, SP Brasil Tel.: + 55 11 3284 8577

(21)

*Sujeito a adaptações e alterações, a critério da diretoria acadêmica do programa.

Vinte meses com aulas a cada quinze dias, sextas-feiras o dia todo e sábados pela manhã. Cinco semanas intensivas; duas delas internacionais, em Barcelona e Nova York.

Sessões inaugurais

Sextas-feiras e sábados pela manhã Semana Residencial (IESE Barcelona) Semana Residencial (IESE NY) Semana Residencial (IESE São Paulo)

AGOSTO A NOVEMBRO DE 2012 AGOSTO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 DEZEMBRO DE 2012 A ABRIL DE 2013 DEZEMBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 FEVEREIRO D S T Q Q S S 28 29 30 31 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 MAIO A AGOSTO DE 2013 MAIO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 AGOSTO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 JUNHO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2013 SETEMBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 DEZEMBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 NOVEMBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 OUTUBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 FEVEREIRO DE 2014 A MAIO DE 2014 MARÇO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

7 - Procl. da Independência 12 - Nossa Senhora Aparecida 2 - Finados 15 - Procl. da República

12 - Carnaval 29 - Paixão de Cristo 31 - Páscoa 21 - Tiradentes

25 - Natal

1 - Dia do Trabalho 30 - Corpus Christi

12 - Nossa Senhora Aparecida 2 - Finados 15 - Procl. da República 25 - Natal

7 - Procl. da Independência

4 - Carnaval 20 - Páscoa 21 - Tiradentes18 - Paixão de Cristo 1 - Dia do Trabalho

OUTUBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 NOVEMBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 1 MARÇO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 FEVEREIRO D S T Q Q S S 27 28 29 30 31 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

CALENDÁRIO 2012-2014*

IESE EMBA

BRASIL

Barcelona / São Paulo / Nova York

SETEMBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 ABRIL D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 JULHO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 ABRIL D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 MAIO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

Referências

Documentos relacionados

Ao citar as expressões idiomáticas vejo que são aliadas sim no processo de letramento, uma vez que se faz necessário ao sujeito surdo a aprendizagem da modalidade

favorecida), para um n´ umero grande de poss´ıveis lan¸ camentos, esperamos que a frequˆ encia de cada face seja parecida. • Em outras palavras, esperamos que a frequˆ encia

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

limito‐me  a  recomendar  que  seja  simples,  sincero  e  cristão.  À  Fundação  Spes  estabeleço  e  começo  a  obrigação  de  me  erigir  e  conservar 

Com base na legislação imposta por órgãos como a CETESB (1999) e o CONAMA (2006), que regulamentam pela utilização agrícola de lodos de esgoto, sendo tais parâmetros

longamente considerada como o ponto mais alto do desenvolvimento da arte escultórica na Grécia Antiga, tornando-se quase um sinónimo para "escultura grega"...  O Cânone,

Na realidade, os governos do PT optaram pela linha de menor resistência, ampliando os mecanismos compensatórios da assistência social (RIDENTI, 2018) ou os “direitos das

O contorno simples e a borda de forma direta juntos apareceram em aproximadamente 55% dos fragmentos, mostrando também o uso mais comum dessas vasilhas para consumo de alimentos,