• Nenhum resultado encontrado

Radiola. Pearl jam. mostra como é bom estarmos vivos Pág. 5. Algumas dicas para começar a tocar guitarra. Ultraje a rigor.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Radiola. Pearl jam. mostra como é bom estarmos vivos Pág. 5. Algumas dicas para começar a tocar guitarra. Ultraje a rigor."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Radiola

M

aio de 2010

Edição númer o 3

Radiola é um jornal mensal sobre música, apresentando sempre a programação de shows, letras de músicas e matérias selecionadas de revistas e sites especializados.

Jornalista responsável: João Almeida Alves Editor: Ernesto Silva Santos Diagramação: Kézia Moura Ortiz Tiragem desta edição: 1000 exemplares

Há 40 anos, Beatles

chegaram ao fim

Ultraje a rigor

______

albúm: música esquisita

a troco de nada

mulher de fases

______

raimundos

Algumas dicas

para começar a

tocar guit

arra

Pearl jam

mostra como é

bom estarmos

vivos

Pág. 5 Pág. 1 Pág. 7 Pág. 4 Pág. 3

(2)

Há 40 anos, Beatles

chegaram ao fim

Considerada a maior banda de todos os tem-pos, os Beatles se separaram em 10 de abril de 1970.

O dia 10 de abril pode ser considerado uma pés-sima data para muitos que têm pelos Beatles o carinho de fã. Há exatos 40 anos, Paul McCart-ney anunciou o fim do Fab Four, para que cada integrante pudesse trilhar outros caminhos, di-recionando força e talento a projetos solo.

Confira ao lado capas dos discos dos Beatles e relembre, em fotos, momentos marcantes da carreira da banda.

McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison, por seu trabalho em conjunto, foram responsáveis por canções de grandiosidade in-questionável, agregando fãs e mais fãs, mesmo com a passagem de quatro longas décadas - provando que quando a música é boa, seu pra-zo de validade é inexistente.

Em clima de uma efeméride um tanto quanto triste, a matéria de capa da edição 36 da Rolling Stone Brasil, publicada em 2009. A reportagem mostra os bastidores dos últimos dias desta que é tida como a maior banda de rock de todos os tempos.

Ano especial

Se em 2010 a homenagem é triste, é possível dizer que 2009 foi, positivamente, o "ano Bea-tles". Além dos 40 anos do clássico álbum Ab-bey Road, todos os discos de estúdio da banda ganharam, no ano passado, versões remaster-izadas - com melhor qualidade de som que a dos CDs lançados em 1987 -, atingindo o topo das paradas em vendas. Soma-se a 2009 out-ro lançamento: o Beatles: Rock Band, a primei-ra versão do game exclusivamente dedicada a uma só banda, possibilitando a algumas pes-soas a junção de duas paixões: videogames e Beatles.

(3)

Ultraje a Rigor

Por Tiago Agostini Álbum Música Esquisita a Troco de Nada

Previsto para Sem previsão de lançamento físico

Com quase 30 anos de carreira, Roger Moreira parece ter cansado da lógica do mercado e resolveu tocar o Ultraje a Rigor a seu modo. A banda está gravando um disco a longo prazo, sem data para aca-bar, lançando pacotes de músicas na internet. “Com o aumento do acesso à internet e como a nossa fonte de renda continua sendo os shows, temos liberdade de lançar só três músicas”, conta o vocalista.

Produzido por Roger, Mingau e Flavio Decarolli, esse será o primei-ro registprimei-ro inédito da banda desde 2002, quando saiu Os Invisíveis. Roger assume a culpa pela demora. “Tive crise de inspiração.” A for-mação do Acústico MTV, lançado em 2005, foi mantida. “Quebramos a estética de que a banda precisava ter apenas duas guitarras, baixo e bateria”, diz Roger, com um ar sossegado. “O objetivo deste disco não é fazer sucesso. Queremos continuar tocando e nos divertindo.”

algumas dicas para

começar a tocar guitarra

1- Procure uma guitarra que satisfaça o seu gosto musical

A primeira coisa a se fazer é procurar uma guitarra de verdade, certo? Isto vai depender da música que você curte, é importante pegar um instrumento que vai se adequar mais aquilo que você gosta de ouvir. Hoje, no Brasil, é possível encontrar guitarras de to-dos os preços, de toto-dos os tipos e marcas. Procure uma guitarra que não seja tão cara mas que tenha um bom acabamento e seja equilibrada, que man-tenha a afinação. Imite o seu ídolo, vá atrás de uma guitarra parecida, ou igual, a que ele usa.

2- Use cordas leves no começo

No começo, para os primeiros acordes e solos, é melhor colocar cordas mais leves na sua guitarra, as pontas dos dedos ainda não estão calejadas su-ficientes e as cordas mais leves são menos agressi-vas aos dedos. Vai ser um processo em que os de-dos vão doer mesmo, não tem jeito. Com uma rotina de estudo adequada e muitos exercícios de escalas e acordes, os dedos vão ficando mais fortes. Sugiro as cordas conhecidas como “09”.

3- Teste várias palhetas antes de decidir por uma

A palheta é uma escolha muito pessoal, vai depen-der muito do estilo de som que você vai fazer e da maneira como você vai segurá-la: cada um tem um jeito bem diferente de pegar na palheta. Veja, por exemplo, guitarristas como Van Halen, Marty Fried-man, James Hetfield, George Benson, B.B. King e Ke-ith Richards e observe que cada um tem o seu jeito de tocar. Ache o mais confortável, teste várias ma-neiras e crie o seu próprio estilo. Existem dezenas de possibilidades de espessura, das mais flexíveis até as mais duras. O tamanho e o formato também va-riam bastante.

4- Pesquise vários amplificadores

A escolha do amplificador também segue a mesma linha da escolha da guitarra, faça o som que você gosta, procure aquela resposta sonora que sempre sonhou. Há dezenas de modelos disponíveis e você pode testá-los com calma, pesquisando e aprenden-do diferentes combinações entre os graves, aguaprenden-dos, médios, o gain, os efeitos, etc… Observe também a praticidade dele, se é muito pesado e de difícil lo-comoção. Comece procurando um estilo chama-do “combo”, que são menores e bastante versáteis. (Veja o amplificador da Meteoro, MCK 200 Extreme- Andreas Kisser, que leva a minha assinatura)

5- Conheça o instrumento, passe tempo com ele

O próximo passo é conhecer o instrumento, ser curioso. Passe tempo com ele, mas sem esquecer das suas responsabilidades com a escola ou traba-lho, ache um tempo do dia para ter esta “conversa” com ele. Coloque as músicas que você gosta e pro-cure as notas do braço da guitarra, observe a rela-ção das posições que você faz com o som emitido. Procure também um professor, que vai te passar a parte mais teórica da música, pratique as escalas, acordes e exercícios com disciplina e curta o instru-mento o máximo possível! Brinque também com o seu amplificador, teste sons mais pesados e distorci-dos, sons mais limpos e suaves, sinta a relação das cordas com o captador, a palheta, enfim, seja curio-so, a guitarra tem muito a oferecer.

Na próxima semana eu continuo como as cinco di-cas restantes.

Grande abraço, Andreas Kisser

Quando eu vejo os meus filhos brincado no “Guitar Hero”, fingindo ser guitarristas de verdade, sentindo-se em um palco na frente de milhares de pessoas, é engraçado ver a reação deles com o joystick, em formato da guitarra, e o controle que eles têm do instrumento. Eles realmente acham que estão tocando.

Apesar de a sensação do jogo ser parecida com a realidade, a distância é brutal. Eu pensei, então, em fazer uma lista com algumas dicas para quem não sabe nada do instrumento real, mas sabe tudo do instrumento virtual, e quer tocar guitarra de verdade.

Se você joga “Guitar Hero” e quer ser um rockstar de verdade, segue algumas dicas que você precisa para começar a tocar este instrumento fantástico, que vai te dar infinitas possibilidades de expressão, ou seja, fazer a sua própria música. As primeiras cinco dicas eu posto agora, as outras cinco na próxima semana:

(4)

Pearl Jam

mostra como é bom estarmos vivos

Por Regis Tadeu, colunista do Yahoo! Brasil

Quem acompanha estas mal traçadas linhas já sabe quem é Monaliza Souza, que fez uma ótima participação especial em um texto que escrevi sobre o papel redentor das mulheres na vida de certos homens.

Pois bem, minha querida amiga enviou um texto bem legal a respeito da experiência que ela teve ao assistir a uma apresentação do Pearl Jam dias atrás na cidade natal dos caras, Seat-tle (EUA). Por isso, vou dividir com vocês o rela-to preciso e poético que a Monaliza fez desse show, que teve ainda como brinde o sempre ótimo Ben Harper fazendo o show de abertura. Peguem uma xícara de café ou chá e relaxem um pouco...

Conta aí, Mona!

“’I’m still alive’. É com esta frase ecoando na cabeça que centenas de pessoas deixaram o Key Arena, em Seattle, após uma performance enlouquecedora do Pearl Jam. A banda está mais viva do que nunca e encerrar o show com “Alive” é mais significativo do que parece.

A apresentação de 21 de setembro foi o início oficial da turnê de Backspacer, o novo álbum da banda, lançado no dia anterior. Embora já viesse se apresentando para o público desde agosto, o grupo escolheu Seattle para tal empreitada. E deu para entender o motivo: em meio a vizin-hos, amigos de infância, colegas de outras ban-das, família e fãs, a banda parecia relaxada e confortável, com Eddie Vedder fazendo brinca-deiras do tipo “Estamos um pouco nervosos em tocar aqui hoje”.

O Pearl Jam entrou no palco tocando “Long Road” e seguiu misturando canções de todos os álbuns com músicas novas. O único disco que não teve qualquer canção incluída no show foi o Binaural. Ao todo, foram 27 músicas, tocadas de forma visceral e performática, sendo oito do mais recente trabalho. Foi até difícil dizer quais eram as músicas novas e quais eram as anti-gas, visto que o público cantava em uníssono todas as canções.

As quase três horas de show tiveram ainda duas boas participações especiais: o Octava String Quartet tocou com a banda “Just Breath” e “The End” no primeiro bis, o que deu um toque muito emocionante. Já o Syncopated Taint Horn Quartet tocou de maneira muito vibrante o único cover da noite, “Real Me”, do The Who.

Bebendo vinho como se fosse água, Vedder foi crescendo e enlouquecendo ao longo do show, com uma performance de palco arrasadora. E ele não foi o único. O guitarrista Mike McCready

também esteve com a sua veia punk ativada e correu por todo o palco, pulando como se es-tivesse em uma cama elástica, mexendo com a platéia e fazendo contato com o público que es-tava em todos os locais do estádio, mesmo nas cadeiras mais altas e distantes. Ele se mostrou livre para solar o quanto quisesse, pois em sua retaguarda estava Stone Gossard - Vedder fez questão de dizer, em determinado momento do show, que o outro guitarrista era realmente um porto seguro para a banda.

E ninguém discorda disso. Quando ele pega o violão e faz a base para músicas como “Daugh-ter” e “Indifference”, sua grandiosidade fica ain-da mais evidente. Jeff Ament e Matt Cameron formam uma cozinha irretocável, sendo que o primeiro se alternou entre o baixo elétrico e um lindo contrabaixo acústico, que deu um toque sofisticado a canções como ‘Just Breath’. Hoje, o Pearl Jam é uma mistura explosiva de técnica e coração.

Mas tendo sido esse o show de abertura da turnê, houve momentos de altos e baixos. A performance em “Even Flow” foi confusa e trun-cada, muito diferente daquela tocada em São Paulo em 2005, com toda a sua esperada fúria. A mistura não muito precisa de clássicos, músi-cas novas e “lados B” também colaborou para uma sensação de montanha-russa. Nada disso, porém, tirou o brilho do espetáculo - veja a ban-da tocando “Amongst the Waves” aqui.

O público respondeu entregando-se de ma-neira total a todas as canções e aos comentári-os feitcomentári-os por Vedder. Ele, alias, é realmente quem

fala pela banda. Mesmo tentando não falar a re-speito de política, o vocalista diz em determina-do momento que “Se você tem um microfone na mão, tem que se posicionar”. Ele também contou que recentemente havia recebido uma ligação de Chris Novoselic, ex-Nirvana, e suge-riu seu nome para as próximas eleições. Falan-do em nome da banda, disse que Barack Oba-ma ainda tem muito trabalho pela frente e que acredita que algo sério está sendo feito a res-peito dos conflitos que se arrastam no Oriente Médio. Para arrematar, disse ainda que concor-dava com o presidente norte-americano: “Kanye West é um idiota”, referindo-se ao episódio em que o rapper tomou das mãos o microfone de Taylor Swift, que agradecia por seu prêmio no VMA americano, para dizer que quem merecia ter vencido era Beyoncé. A platéia riu e aplaudiu.

O último set do show foi iniciado com “Given to Fly”, com uma lindíssima iluminação de pal-co e cantada, palavra por palavra, junto pal-com o publico.

O Pearl Jam mostrou que vive um dos mel-hores momentos de sua carreira. A maturidade de seus integrantes como músicos e seres pensantes atingiu um patamar que não os deixaram óbvios ou com pouco brilho. Vê-se claramente que ainda há uma veia punk pulsando dentro deles e que ainda que as canções do disco novo sejam mais líricas e menos nervosas, elas não são menos compl-exas. Acima de tudo, é bom poder sair de um show com a sensação de que continuamos vivos”.

(5)

Que mulher ruim

Jogou minhas “coisa” fora

Disse que em sua cama eu não deito mais não A casa é minha, você que vá embora

Já pra saia da sua mãe e deixa meu colchão Ela é “pró” na arte de pentelhar e aziar É campeã do mundo

A raiva era tanta que eu nem reparei que a lua diminuia

A doida tá me beijando há horas

Disse que se for sem eu não quer viver mais não Me diz, Deus, o que é que eu faço agora?

Se me olhando desse jeito ela me tem na mão “Meu filho, aguenta.

Quem mandou você gostar Dessa mulher de fases?” Complicada e perfeitinha, Você me apareceu. Era tudo que eu queria, Estrela da sorte.

Quando à noite ela surgia, Meu bem, você cresceu... Meu namoro é na folhinha, Mulher de fases.

Põe fermento, põe as “bomba”

Qualquer coisa que aumente e a deixe bem maior que o Sol

Pouca gente sabe que, na noite, o frio é quente e arde e eu acendi

Até sem luz dá pra te enxergar o lençol fazendo “congo-blue”

É pena, eu sei, amanhã já vai miar... Se aguente, Que lá vem chumbo quente!

Complicada e perfeitinha, Você me apareceu. Era tudo que eu queria, Estrela da sorte.

Quando à noite ela surgia, Meu bem você cresceu... Meu namoro é na folhinha, Mulher de fases!

Complicada e perfeitinha, Você me apareceu. Era tudo que eu queria, Estrela da sorte.

Quando à noite ela surgia, Meu bem você cresceu... Meu namoro é na folhinha

Raimundos

Mulher de

Referências

Documentos relacionados

Qualquer cobertura para cateter periférico deve ser estéril, podendo ser semioclusiva (gaze e fita adesiva estéril) ou membrana transparente semipermeável. a) Utilizar gaze e

360 Ana Isabel Ribeiro Fernandes 362 Carla Manuela Oliveira Santos 372 David dos Santos Carvalho 377 Davide Cristovão Alves Machado 381 Diogo Gil Conde Esteves Gagean 367 Eduarda

9) DA DOCUMENTAÇÃO DOS VEÍCULOS: A documentação dos veículos (CRV e CRLV) será entregue aos arrematantes nos prazos e formas definidas pelos COMITENTES VENDEDORES e

Se ainda não sabe como impulsionar o seu negócio online, este Ebook vai trazer-lhe algumas dicas essenciais para se lançar nas Redes Sociais.. Desenvolver uma presença digital

VEJA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ LEVAR TUDO O QUE PRECISA NA

Por isso, vamos listar aqui 5 dicas para ajudar quem está querendo economizar dinheiro, mas não sabe bem o que fazer.... Defina

Então, um elemento em tocar guitarra de blues é aprender sobre escalas e licks e esse tipo de coisa.. Todos esses estilos diferentes usam a escala

Assim como quando a gente vai tocar harmonia, é bom a gente tocar um instrumento de harmonia, o samba, até os ritmos brasileiros em geral, mas principalmente o samba, você