• Nenhum resultado encontrado

De olho na dengue: Seconci-MG participa de ação de combate à doença

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "De olho na dengue: Seconci-MG participa de ação de combate à doença"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Gestão de

segu-rança na obras

03

02

Seconci lança

projeto voltado

para os canteiros

05

Seconci Informa

De olho na dengue: Seconci-MG

participa de ação de combate à

doença

04

Grupos de apoio

no Seconci-MG

Assistente Social Silvana Oliveira tirou dúvidas sobre a dengue Enfermeira Cláudia Rezende alerta sobre um quarto tipo de vírus

O Seconci-MG participou no último dia 26 de uma ação de conscientização e combate à Den-gue, realizada pela Secretaria Municipal de Saú-de Saú-de Belo Horizonte através do Mobiliza-SUS. A ação aconteceu na Praça 7, no centro da cidade, por onde transitam milhares de pessoas por dia. O Seconci foi convidado a integrar a equipe que realizou a ação, como parte das estraté-gias da parceria firmada entre a entidade, o Sinduscon-MG e a Secretaria Municipal de Saúde para a conscientização da população operária. Participaram do evento a Assistente Social Silvana Oliveira e a Enfermeira Cláu-dia Rezende, que orientaram quem transita-va pela praça sobre atitudes de combate à Dengue. A participação de profissionais do Seconci-MG evidenciou o trabalho da Secre-taria junto ao setor da construção, com ações também nos canteiros de obra.

Além disso, o Seconci-MG também vem re-alizando uma campanha permanente sobre prevenção e combate à dengue. Palestras e treinamentos realizados pela entidade rece-bem inserções sobre a importância e formas de combate à Dengue, mantendo esse assun-to no dia a dia da casa.

Outro recurso que pode ser utilizado para sensibilizar a população a respeito da doença é o teatro. Intervenções lúdicas aproximam o expectador do tema tratado e criam uma identificação entre eles. O Todo Cultura, gru-po de teatro empresarial parceiro do Secon-ci-MG, criou uma esquete cênica específica sobre dengue. Chamada “Denguinho”, a peça trata sobre o combate ao mosquito da den-gue. Descontos para o Seconci-MG. Para mais informações, visite o site do Todo Cultura: www.todocultura.com.br.

(2)

02 _

Edição nº 158 • 1ª quinzena - Abr / 2014 • Ano 08

Jornalista responsável:

Anna Carolina Aguiar - 17657 MG

DesiGn e DiaGraMaÇÃo:

Somanyideas

Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refle-tem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Rua Diamantina, 285 – Lagoinha CEP 31110-320 – Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3449-8000 / Fax: (31) 3449-8010

O dia 7 de abril – Dia Mundial da Saúde – foi a data escolhida pelo Seconci-MG e pela Fundep para lançar o projeto Cons-truindo Saúde. Com o objetivo de fomen-tar a prevenção e o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (hiperten-são, diabetes, colesterol alto, obesidade), a iniciativa estimula a adoção de hábitos de vida mais saudáveis que incluem a procura periódica por serviços de saúde.

O Seconci-MG já vem promovendo ações de saúde nesse sentido e busca intensifi-car esse trabalho oferecendo às

empre-sas apoio para realizar aferições com um viés educativo, ou seja, com orientações, recomendações e encaminhamentos para consultas, quando necessário. Des-sa forma, o trabalhador recebe informa-ções básicas sobre as DCNTs para preve-ni-las e controlá-las.

O Construindo Saúde disponibiliza uma equipe de profissionais que permanece na obra durante uma manhã, realizan-do aferições de pressão arterial, teste de glicemia capilar, cálculo de IMC e orien-tação nutricional. Não é necessário

in-terromper todo o fluxo de trabalho para promover essa ação. A equipe permane-cerá no canteiro atendendo a pequenos grupos organizados com a colaboração de um funcionário da empresa, designa-do para encaminhar os empregadesigna-dos até o local das aferições.

Interessados em conhecer mais sobre essa ação e promovê-la em suas empre-sas devem entrar em contato com o De-partamento de Serviço Social através do e-mail social2@seconci-mg.org.br ou do telefone (31)3449-8006.

Seconci lança novo projeto voltado para a

saúde nos canteiros de obra

(3)

No dia três de abril, o Seconci recebeu o primeiro Seminário de Capacitação de Mul-tiplicadores do Dia Nacional da Construção Social – Região Sudeste. Com a participa-ção de representantes das entidades que promovem o DNCS, o evento acontece ain-da em outras regiões do país.

O workshop teve início com uma fala do Superintendente Executivo do Seconci

-MG, Ivon Godoy, que enalteceu a iniciativa da CBIC. Este destacou a importância do envolvimento dos Seconcis, braços sociais de entidades patronais, em uma ação do porte do DNCS, que cria uma boa oportu-nidade de mostrar o compromisso social empresarial da construção civil com seus trabalhadores.

Em seguida, Andreia Marão, da Assessoria

de Responsabilidade Social da CBIC, justifi-cou a realização do workshop e apresentou o manual, que traduz um esforço da CBIC em alcançar um padrão de excelência no planejamento, operacionalização e divul-gação desse projeto. Apesar da intenção de padronização de métodos, Andreia obser-vou que é possível e desejável preservar as regionalidades.

Rodrigo Laro, Gerente de Projetos da em-presa de consultoria John Snow Brasil, tra-balhou conceitos e metodologias que pos-sibilitaram uma reflexão sobre o evento, norteando e sugerindo melhores formas de planejar e operacionalizar o DNCS. O ins-trutor estimulou um exercício de abstração em cima do que já é realizado, pensando no que pode ser aprimorado e concentran-do-se nos aspectos essenciais de um even-to de responsabilidade social.

Embora as entidades mineiras que partici-param da capacitação já tenham avançado na metodologia de organização do DNCS, visto que já o realizam há sete anos, a reu-nião trouxe contribuições ricas, além de profissionalizar e qualificar a dinâmica de execução do evento.

No próximo sábado, o 5º Programa de Ges-tão para Mestres de Obra contará com um módulo inteiramente dedicado à Seguran-ça do Trabalho. Ministrado pela Supervisora do Departamento de Segurança do Traba-lho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, o encontro oferecerá aos participantes uma noção mais clara e completa a respeito das normas regulamentadoras que afetam a construção civil.

A partir da experiência de seu Depar-tamento de Segurança, o Seconci-MG incluiu esse módulo no curso que ofere-ce. Nele, Andreia irá explorar as normas regulamentadoras, cujo cumprimento é objeto de fiscalização. A supervisora irá abordar, além das Normas Regulamen-tadoras, PCMAT, interações das normas com outros requisitos legais, gestão de SSO e a importância da liderança nesse

ambiente de trabalho.

Esse será o penúltimo módulo do curso. Ao fim do próximo, novamente ministra-do pelo consultor Ayrton Ferreira, acon-tecerá a solenidade de formatura, com a entrega dos diplomas aos mestres de obra e encarregados que participaram do programa.

Seconci recebe Seminário de

Capacita-ção de Multiplicadores do Dia Nacional da

Construção Social

Mestres de obra discutem gestão de

segurança nas obras

(4)

O Seconci-MG vem promovendo dois gru-pos de apoio para seus usuários: Por Uma Vida Sem fumo, iniciativa anti-tabagismo, que já está em sua terceira edição; e o

Gru-po de AGru-poio à Gestante, que tem sua es-tréia prevista para este mês. Ambos estão abertos à participação de usuários e seus familiares e dizem do desejo da entidade em trabalhar a saúde de uma forma mais abrangente e educativa.

O Programa Por uma Vida Sem Fumo teve seu início no último dia 1º. Nos dois primei-ros encontprimei-ros, os participantes puderam conhecer uns aos outros e foi realizada uma avaliação inicial. Caso algum funcionário de sua empresa tenha interesse em largar o cigarro, encaminhe-o ao Departamen-to de Serviço Social, através do telefone (31)3449-8006.

Já o Grupo de Apoio à Gestante está pres-tes a ser iniciado. Nele, funcionárias de empresas associadas ou cônjuges de fun-cionários terão um acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, na qual os

profissionais disponibilizarão orientações para a futura mãe através de informações básicas e conhecimentos específicos, para que ela vivencie da melhor forma sua gravi-dez. Interessadas devem entrar em contato com Cláudia ou Silvana, através do telefone (31) 3449-8006.

Os cuidados com a vida do seu filho começam

antes mesmo dele nascer.

Quer parar de fumar?

O Seconci-MG ajuda você.

Saiba mais detalhes em nosso

Departamento de Serviço Social

Tel. (31) 3449-8000.

Composto por 4.700 substâncias químicas e

grande causador de dependência

.

O cigarro também

é uma droga.

Seconci-MG promove grupos de apoio a

grávidas e fumantes que desejam largar o

vício

(5)

Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é neces-sário que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os representantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão. Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3449-8032, ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Próximo curso: 05 a 08 de maio.

Curso de CIPA

4

De acordo com o item 10.8.8.2 da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter fre-quentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3449-8032. Próximo curso: 19 a 23 de maio

Reciclagem da NR-10

3

Seconci-MG informa

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação até as 13h do dia útil anterior, através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos seguintes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. Mais informações no telefone (31) 3449-8032 e através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Próximo curso: 12 à 23 de maio

Treinamento admissional

Curso básico de NR-10

1

2

Referências

Documentos relacionados

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características de madeira do híbrido Euca/ytpus grandis x Euca/ytpus urophylla e da celulose entre o primeiro ano até o sétimo ano

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No âmbito do Programa do Medicamento Hospitalar do Ministério da Saúde, a Farmacotecnia está descrita como sendo o “sector dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares onde é