• Nenhum resultado encontrado

Aprender A Ver UM SÓ MUNDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aprender A Ver UM SÓ MUNDO"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Aprender

A Ver

(2)

enGAGeMenT GLOBAL gGmbH Service für entwicklungsinitiativen enSA-programm Abteilung ASA/enSA Lützowufer 6-9, 10785 Berlin e-Mail: ensa-programm@engagement-global.de Telefone: +49 30 – 254 82 – 237 Telefax: +49 30 – 254 82 – 359

responsabilidade editorial: Annette Schlicht www.ensa-programm.de

Conceito + texto: FLMH | www.flmh.de Criação: FLMH, Laura Maikowski Fotógrafos:

Título Katharina Krug / pág. 4 niklas plessing, flickr / pág. 7 regina nürge-Krug / pág. 8 + 19 Jens Marquardt / pág. 10 dirk Heuer, flickr / pág. 12, 13, 15, 16 + 18 peter Steudtner, panphotos.org / pág. 20 eva-Maria Hartmann / pág. 22 robin Hering / pág. 27 renphoto, istockphoto.com

(3)

»

Ich sehe

dIe ›Wel

t‹ nun

aus eInem ande

-ren BlI

ck WInkel. Be

I

dIesen

erfahrungen

WIll

Ich es a

Ber nIcht

Belassen,

sondern s

Ie WeIter aus

Bauen

und me

Ine erkenntn

Isse We

Iter-geBen.«

schüler, Brasilien-Pr ojekt 2005

o mundo

estÁ em

mudança.

Podemos

decIdIr

como

ele

serÁ

amanhã.

(4)
(5)

O nosso mundo aproximou-se. Hoje em dia, os jovens de diferentes países se encontram cada vez mais cedo e com mais frequência. Quem quiser agir neste mundo global, deve ser capaz de o fazer e compreen-der, mudar perspectivas e saber avaliar os próprios valores e a própria ação de forma crítica.

ENSA, o programa de intercâmbio escolar na política

da cooperação para o desenvolvimento da enGAGe-MenT GLOBAL gGmbH, promove o encontro de alu-nas e alunos da Alemanha e dos chamados países em desenvolvimento, proporcionando uma melhor visão nas relações globais. O ENSA fomenta, assim, o seu empenho mais intensivo nestas relações e promove igualmente o seu empenho a longo prazo num mundo mais justo.

(6)

nada

Promove

maIs a

aPrendIzagem

do que a PróPrIa

exPerIêncIa

e uma outra

PersPectIva.

(7)

ENSA quer que as alunas e os alunos se interessem pelos temas

globais e que se comprometam com empenho na política de coo-peração para o desenvolvimento. É precisamente na escola que se consegue chegar a muitos jovens ativos. Os jovens se empenham particularmente no seu ambiente próximo. embora estejam inte-ressados em temas de justiça global, falta-lhes frequentemente o acesso concreto.

É aqui que entra o programa ENSA: Os encontros diretos per-mitem experimentar uma aprendizagem global. Os jovens ficam entu siasmados pelos temas da política da cooperação para o des-envolvimento. Termos como comércio mais justo, democracia ou igualdade não ficam apenas na teoria. O ENSA reforça a consciência da diversidade dos participantes e a consciência além da própria posição num mundo globalmente interligado – e permite experi-mentar estes temas através de métodos didáticos.

(8)

8

»AS OrG

Ani-zAçõeS

nãO

GOVern

AMenTA

iS

COnTri

BUeM MU

iTO

pArA re

FOrçAr

O

SiGniFiC

AdO dA

COOper

AçãO

pArA O de

SenVOL

ViMenT

O

nA COn

SCiênC

iA

dO púBL

iCO eM

GerAL.«

ministério federal par

a a cooperação econômic

a e o desenvolviment o

(9)

rEfOrçAr OS pOdereS

dA SOCiedAde CiViL

O programa ENSA remonta a uma iniciativa das organi-zações não-governamentais na Alemanha. na sequên-cia do seu empenho, o parlamento Federal decidiu em 2002 apostar num programa de intercâmbio de jovens na política da cooperação para o desenvolvimento. Três anos mais tarde foi criado, a partir daí, o pro-grama ENSA. para o ENSA, as organizações não-governamentais desempenham um papel fulcral, pois uma das suas funções mais importantes é a intensificação dos poderes da sociedade civil. Quer tratem de temas ambientais, diversidade e alteração social, justiça social, direitos hu-manos ou política de paz, as inúmeras orga-nizações não-governamentais na Alemanha são importantes elementos de união entre a política de estruturas estatal e a sociedade civil. Com o seu empenho, elas podem ab-ordar processos de alteração. Com a sua competência e a sua experiência, elas contribuem substancialmente para o sucesso do programa ENSA, como apoio aos parceiros escolares que são.

(10)

10

»A SOCied

Ade CiV

iL

deVe Ser re

COnHeC

idA

COMO pr

OFiSSiO

nAL,

AGenTe pr

OMOTOr

e pArCeir

O SiGni

FiCATiVO

pArA O de

SenVOL

ViMenT

O

SUSTen

TáVeL d

A edUC

AçãO

eM TOd

OS OS ní

VeiS. eLA

diSpõe de

pOSSiBi

LidAdeS

úniCAS

pArA re

ALizAr

ATiVidA

deS

QUe COM

pLeMen

TeM AS d

OS

GOVern

OS nAC

iOnAiS e

LOCAiS.«

relatório do congresso da conferência mundial da unesco educação para o desenv

olvimento sustentáv el 2009

(11)

aluna do secundÁrIo, 15 anos

»não somos

ImPotentes.

Podemos

mudar

alguma

coIsa em

qualquer

sItuação.«

(12)

ParcerIas SUSTenTáVeiS

ENSA aposta na cooperação com as

organi-zações não-governamentais.Trabalhamos com elas para fomentar o empenho social e para consolidar a longo prazo a presença de temas globais na escola. O nosso objetivo é estabe-lecer parcerias duradouras entre escolas do Hemisfério norte e do Sul que promovam a compreensão mútua não só sobre outros es-tilos de vida, mas também acerca das inter-dependências globais, incentivando todos os participantes a contribuir para a justiça. A estadia dos jovens nos chamados países em desenvolvimento fortalece a dimensão coope-rativa entre os participantes. Contribuem para isso também as visitas recíprocas de alunas e alunos do Hemisfério Sul nas suas escolas parceiras na Alemanha.

(13)

Muitas organizações não-governamentais estão em estreita ligação com as suas organizações parcei-ras no Hemisfério Sul graças aos longos anos de trabalho. na qualidade de parceiras do ENSA, as organizações não-governamentais conseguem, por sua vez, agir até dentro das escolas. pois o ENSA faz a ligação entre a direção da escola, as professoras e professores, as alunas e alunos e as organizações não-governamentais. Através da cooperação com o ENSA, as organizações não-governamentais po-dem transmitir os seus conteúdos e objetivos para todos os alunos e enriquecer, assim, o trabalho da educação na política da cooperação para o desen-volvimento na Alemanha.

(14)

»O FAnT

áSTiCO

nO enSA

É

O FATO de

Le inCL

Uir

UM ApO

iO pedA

GóGiCO

inSTiTU

ídO

pOr COO

rdenAd

OreS

de SeM

ináriOS

e COOrden

AdOreS

de SeM

ináriOS experien

TeS.

deSTA F

OrMA, exi

STe A G

ArAnTi

A

de QUe

OS pArT

iCipAnT

eS Terã

O

UMA ex

CeLenT

e prepA

rAçãO

AnTeS e dep

OiS.«

uwe Berger, carpus e. v.

O ENSA rEfOrçA E PrOMOvE

O ENSA faculta uma grande parte dos fundos ne-cessários para o intercâmbio escolar. nós acompan-hamos o projeto a nível pedagógico e didático, desde o seu planejamento até ao seu seguimento final, passan-do pelo encontro das escolas.

escolas que já disponham de parcerias com uma escola na áfrica, na ásia, na América Latina ou no Sudeste euro-peu podem se candidatar ao programa ENSA com um pro-jeto de aprendizagem. A colaboração com uma organização não-governamental ativa no país parceiro pretende garantir não só o empenho a longo prazo dos participantes para o tra-balho da educação na política para o desenvolvimento, como tam-bém o conhecimento de conteúdos da viagem de aprendizagem.

(15)

15

»O FAnT

áSTiCO

nO enSA

É

O FATO de

Le inCL

Uir

UM ApO

iO pedA

GóGiCO

inSTiTU

ídO

pOr COO

rdenAd

OreS

de SeM

ináriOS

e COOrden

AdOreS

de SeM

ináriOS experien

TeS.

deSTA F

OrMA, exi

STe A G

ArAnTi

A

de QUe

OS pArT

iCipAnT

eS Terã

O

UMA ex

CeLenT

e prepA

rAçãO

AnTeS e dep

OiS.«

uwe Berger, carpus e. v.

(16)

16

»O ENSA

foi uma ex

-periência

impressionant

e

que alargou os meus

horizontes e me t

ornou mais

sensível par

a os problemas gl

obais.«

(17)

APrENDEr eM COnJUnTO

FAz MUdAr

Um intercâmbio escolar, um encontro das alunas e alunos do Hemisfério Sul e do norte, deve ser muito bem planejado. Os projetos de aprendizagem são organizados e executados pelas escolas e as suas organizações não-governamentais. O ENSA dá apoio a nível dos conteúdos através de conferências de interligação e qualificação, assim como, através de workshops de aconselhamento de pedidos. To-dos os participantes têm também a possibilidade de estruturar o encontro e os seminários, de ma-neira que possam ser adaptados às necessidades do grupo.

As coordenadoras e coordenadores dos seminários com formação pedagógica preparam os partici-pantes, ao nível dos conteúdos e métodos, para o encontro na Alemanha ou no respectivo país com parceria. Transmite-se o espírito de time, a con-sciência da diversidade, os métodos para gestão de conflitos, assim como, a reflexão dos próprios privilégios e da própria posição dentro da socieda-de. As alunas e os alunos irão se debater com os seus preconceitos e aprender a questionar a sua maneira de pensar.

(18)

nos seminários de acompanhamento, os participantes avaliam as suas experiências e trabalham com as organizações

não-governamentais nas possibilidades de se empenharem no seu ambiente no âmbito da política para o desenvolvimento. neste processo, são apoiados pelas coordenadoras e

co-ordenadores de seminários.

O trabalho conjunto permite que todos os alunos con-heçam novas perspectivas. A rede do ENSA permite

que mantenham contato mesmo depois do intercâm-bio. Mas não são só as alunas e alunos que se fami-liarizam com os novos conteúdos, são também os

professores, as escolas e os candidatos. O próprio

ENSA é entendido como um programa de

apren-dizagem, que se desenvolve constantemente. deste modo, todos – as alunas e alunos, os professores, as organizações

não-governa-mentais e o ENSA – modificam o espaço escolar e, por conseguinte, também uma

(19)
(20)
(21)

ExCElENtE iNtErCâMbiO

enTre BOnn e dJerBA

desde 2002 existe uma parceria, muito especial por muitas razões, entre a escola

Christopho-russchule em Bonn e o Centre El May em djerba.

A Christophorusschule é até agora a única escola de ensino especial com destaque para o “desen-volvimento físico e motor“, que solicitou apoio do

ENSA. esta escola introduz no círculo das

esco-las do projeto ENSA uma perspectiva especial e experiências com pessoas com deficiência no con-texto internacional.

em 2010, a Christophorusschule ganhou o “prêmio especial das organizações não-governamentais“ no concurso escolar “Todos por UM MUndO - UM MUndO para todos“. Foi distinguida pelo intercâm-bio bem-sucedido de igual para igual.

O ENSA coopera já há muito tempo com a

Chris-tophorusschule e o Centre El May. em 2006 foi

promovido um primeiro encontro, em 2011 vieram novamente alunas(os) de djerba para Berlim, para trocarem temas sociais e políticos com os seus amigos.

(22)
(23)

fit fOr lifE nO SUL e nO nOrTe

A associação alemã Miranto e.v. acompanha há anos parcerias de escolas entre a Alemanha, a áfrica do Sul e o Brasil. para o projeto fit fOr

lifE se reuniram alunas e alunos destes três

países.

durante meio ano, os jovens se prepararam no seu respectivo país para este encontro, que no fim se realizou na áfrica do Sul. durante três semanas trabalharam juntos em temas como o futebol, a sexualidade, a violência, HiV/Sida ou o Hip-Hop alemão.

Tanto na Alemanha como também no Brasil e na áfrica do Sul, este intercâmbio permitiu abordar novos projetos e cooperações. Todos os alunos da localidade alemã de Ostrhauderfehn, por exemplo, realizam desde então juntamente com “pro família” workshops de esclarecimento em escolas alemãs.

(24)

O ENSA é um programa da enGAGeMenT GLOBAL gGmbH – Service für entwicklungsinitiativen e é realizado em nome do Ministério Federal para a Cooperação econômica e o des-envolvimento (BMz). A enGAGeMenT GLOBAL é o ponto de partida central para o compromisso no âmbito da política para o desenvolvimento na Alemanha e combina em si equipamen-tos, iniciativas e programas que fomentam ativamente uma cooperação global justa no trabalho da política para o desen-volvimento.

A enGAGeMenT GLOBAL apoia o compromisso público e da sociedade civil e contribui – através do programa ENSA, entre outros – para consolidar temas na política para o desenvolvi-mento na sociedade alemã e a orientação da aprendizagem global nos sistemas da educação.

Além disso, o ENSA se empenha ativamente na concretização dos objetivos da década Un “educação para o desenvolvimen-to sustentável“ (Bne). O ENSA faz parte do plano nacional de ações do governo federal para a concretização da Bne.

(25)

o mundo PrecIsa

de mudança,

PrecIsa de novas

estruturas,

de um novo

Pensamento,

de novos

métodos.

(26)

A mudança social só é possível graças à cooperação de todas as for-ças envolvidas. pelo o intercâmbio ao nível das parcerias das escolas do hemisfério norte e do Sul o ENSA e os seus parceiros mobilizam um potencial de ação – e investem, assim, no futuro destes alunos em todo o mundo. O ENSA promove e apoia a aprendizagem comum, encontros e uma auto-reflexão crítica, de igual para igual, destes alunos no hemisfério Sul e norte. O programa é entendido como uma plataforma e aposta nas sólidas competências das escolas, dos coordenadores e representantes da sociedade civil para se em-penharem em conjunto na construção de um futuro globalmente mais justo.

(27)
(28)

enGAGeMenT GLOBAL gGmbH Service für entwicklungsinitiativen enSA-programm Abteilung ASA/enSA Christine Blome Lützowufer 6-9, 10785 Berlin christine.blome@engagement-global.de www.ensa-programm.de enGAGeMenT GLOBAL gGmbH Service für entwicklungsinitiativen Tulpenfeld 7 53113 Bonn Telefone +49 228 20717-0 Telefax +49 228 20717-150 info@engagement-global.de www.engagement-global.de Fever eir o 2013 Em nome de

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é uma construção teórica de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos curriculares necessários, mas também auxilie no

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

Este estudo teve como objetivo examinar como se comportam estrategicamente as empresas da cidade de Getúlio Vargas/RS, frente ao problema empreendedor (mercado) e

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

Se houver alteração das alternativas (a, b, c, d) divulgadas pelo gabarito provisório como sendo a correta, os efeitos decorrentes serão aplicados a todos os candidatos,