• Nenhum resultado encontrado

COM PREVISÃO DE AUMENTO, EXPECTATIVA É DE QUE O PIB BRASILEIRO FECHE O ANO EM 5%

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COM PREVISÃO DE AUMENTO, EXPECTATIVA É DE QUE O PIB BRASILEIRO FECHE O ANO EM 5%"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

COM PREVISÃO DE AUMENTO,

EXPECTATIVA É DE QUE O PIB

BRASILEIRO FECHE O ANO EM 5%

ECONOMIA

Com base em consultas a instituições financeiras, o Banco Central elevou de 4,85% para 5% a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, para 2021. As estimativas constam do boletim Focus de

ontem, divulgado semanalmente pelo BC, com a projeção para os principais indicadores econômicos. Para 2023 e 2024, o mercado fi-nanceiro a projeção é de expansão do PIB em 2,50%. Para 2022, houve um recuo na expec-tativa, com um crescimento anual menor do

que o projetado há uma semana. A projeção caiu de 2,2% para 2,1%. A notícia ruim é que a inflação deve ficar acima da meta, conforme a expectativa do mercado e investidores. O panorama econômico também mostra a valo-rização da moeda brasileira. Página 8

O fato da cidade de Maceió ocupar a primei-ra posição do primei-ranking das capitais que menos receberam vacina proporcionalmente, apesar de ter acelerado o programa de imunização contra o coronavírus, levantou um questionamento entre os opositores ao governo de Renan Filho (MDB): a possibilidade do Executivo estadual usar, como critério para repassar as vacinas, a questão política, privilegiando aliados. É que o município de Maceió

é comandado pelo prefeito João Henrique Caldas JHC (PSB), que não pertence ao grupo político do governador. O Ministério da Saúde informa que os repasses aos governos estaduais são proporcionais à população, mas a distribuição entre os municípios obedece critérios estabelecidos pelo Executivo lo-cal. O deputado Davi Maia questiona se governador Renan Filho (MDB) estaria usando critérios políticos para distribuir as doses dos imunizantes. Página 4

Ações do governo, auxílios e programas de manutenção

de emprego contribuíram para a recuperação econômica,

apesar das medidas restritivas dos governos estaduais

Ex-secretário

se desculpa

por declaração

nas redes sociais

Página 5

Um em cada

4 senadores é

alvo de ação

judicial

Página 6

Avião com

1,5 milhão de

doses da Janssen

chega hoje

Página 12

V I S I T E N O S S O S I T E : W W W . J O R N A L D A S A LA G O A S . C O M . B R

Servidores de

Educação podem

paralisar trabalhos

em Maceió

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB), pode ter seu primeiro embate hoje com parte do funcionalismo público. Os servidores da Educação discutem uma possível paralisação das atividades na capital para cobrar o reajuste salarial da catego-ria, aquisição de equipa-mentos tecnológicos e internet para a realização das atividades de forma virtual. A paralisação das atividades podem ocorrer já amanhã, quando os ser-vidores devem realizar um protesto em frente à sede da Prefeitura de Maceió, no Jaraguá. No local, a categoria deve deliberar pelo indicativo de greve. Página 5

Maceió é a última capital em

recebimento de vacinas por conta

de repasses do governo de AL

(2)

ARTIGO |

Flávio Marques Nogueira*

OPINIÃO

Jorge Luiz Diretor-Executivo Luis Vilar Editor-Geral Para anunciar (82) 98812-4111 CNPJ 33.009.776/0001-21 Endereço

Rua Engenheiro Mario de Gusmão, número 988, sala 136, Edif. Record Offices, Bairro Ponta Verde - Maceió Alagoas – CEP: 57.035-000

E-mail

contatojornaldasalagoas@gmail.com Site

www.jornaldasalagoas.com.br

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

EXPEDIENTE

Pandemia eleva número de

acidentes com queimaduras

TRATAMENTO PARA QUEIMADURAS

Nas unidades da Rede São Camilo de São Paulo, o primeiro atendimento é realizado por um cirurgião geral, que poderá avaliar a causa e o grau da lesão para, então, encaminhar o paciente para o tratamento necessário.

Assim, casos menos graves são acompanhados por um cirurgião plástico, enquanto as queimaduras mais profundas são direcionadas para internação e tratamento com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros estomatoterapeutas, fisio-terapeutas e fisio-terapeutas ocupacionais, fundamentais para uma recuperação bem-sucedida.

Entre os principais critérios que de-terminam a necessidade de internação do paciente estão:

- Queimaduras de 2º e 3º graus com acometimento de mais de 10% da superfície corpórea total em pacientes com menos de 10 anos de idade ou mais de 50 anos de idade;

- Queimaduras de 2º e 3º graus com acometimento de mais de 20% da superfície corpórea total em todas as faixas etárias;

- Queimaduras de 3º grau com aco-metimento de mais de 5% da superfície corpórea total;

- Todas as queimaduras de 2º e 3º graus com possível prejuízo a áreas fun-cionais ou estéticas, como face, mãos, pés, genitais, períneo ou articulações;

- Todas as queimaduras elétricas, incluindo lesões por raios;

- Queimaduras químicas ou envol-vendo lesões inalatórias;

- Queimaduras circunferenciais de extremidades ou do tórax;

- Queimaduras com outros traumas associados, como acidente de carro, por exemplo;

- Queimaduras em pacientes com condições médicas pré-existentes que possam complicar o manejo das mesmas e/ou prolongar a recupera-ção, como Insuficiência coronariana, Doença pulmonar crônica ou Diabetes

Mellitus.

Vale ressaltar que o sucesso no tratamento desses casos depende de um conjunto de fatores, aliando uma equipe multidisciplinar qualificada, agilidade no atendimento e tecnologia avançada.

Tais elementos são fundamentais para garantir a melhor recuperação do paciente vítima de queimaduras. Em alguns casos, será realizada uma limpe-za em centro cirúrgico, sob anestesia geral, para a retirada do tecido morto. O paciente ainda pode ser submeti-do à terapia por pressão negativa, uma técnica moderna que visa substituir a manipulação diária para troca de curativos, o que causa dor intensa e desconforto. O procedimento também reduz o tempo de cicatrização, além de preparar melhor o tecido quando é necessário realizar a reconstrução da área queimada.

Nestes casos, por exemplo, os pa-cientes podem ser submetidos à terapia por pressão negativa, onde evitamos essa manipulação diária, além da acele-ração da cicatrização ou o preparo para a reconstrução da área acometida.

O QUE NÃO FAZER EM CASO DE UMA QUEIMADURA EM CASA

É importante frisar que muitas medidas caseiras podem prejudicar o tratamento da queimadura, algumas vezes até mesmo piorando o quadro. Portanto, em caso de acidentes des-se tipo, independentemente da gravi-dade, não se deve tocar na queimadura com as mãos ou furar as bolhas, pois isso poderá contaminar a ferida, pre-judicando sua recuperação. Da mesma forma, deve-se evitar manipular a área afetada, arrancando tecidos ainda gru-dados na pele, por exemplo.

Por fim, jamais deve-se aplicar qual-quer produto no local, como manteiga, pasta dental, azeite, café em pó ou clara de ovo.

Acidentes com queimaduras são muito frequentes no cotidiano e, com o isolamento social imposto pela pande-mia da Covid-19, houve um aumento sensível de casos ocorridos dentro de casa.

Entre as causas mais frequentes es-tão água quente, ferro de passar roupas e panelas, além do álcool 70%, solução mais concentrada que passou a ser am-plamente utilizada neste período.

Queimaduras são lesões provocadas pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio intenso, produtos químicos (naturais ou sintéticos), eletricidade ou radioatividade. Consi-derando que a pele é o maior órgão do corpo humano, cuja principal função é nos proteger dos agentes externos, a intensidade dos danos causados por uma queimadura dependerá do grau de acometimento dos tecidos.

É isso também que irá definir o tra-tamento adequado para cada situação. Dessa forma, as queimaduras podem ser classificadas em:

1º grau: atinge as camadas superfi-ciais da pele, deixando a pele aver-melhada e causando dor leve. Não há bolhas.

2º grau: fere as camadas mais profundas da pele. Notamos bolhas, vermelhidão, manchas ou mudança da cor, com dor mais intensa e descama-ção.

3º grau: afeta todas as camadas da pele e pode até chegar aos músculos e ossos. Muitas vezes não há dor e o aspecto é de pele branca nacarada, ou carbonizada escura. A ausência de dor acontece pela lesão das terminações nervosas sensitivas.

Em todos os casos, a recomendação é colocar a área queimada sob água fria corrente e limpa por cerca de 20 minu-tos ou, quando estiver em ambientes com muita poeira, insetos ou areia, deve-se cobrir a área com um pano limpo e úmido. Logo após, a vítima deve procurar atendimento no Pronto--Socorro mais próximo.

* É médico cirurgião plástico na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

(3)

OPINIÃO

Emoções à flor da pele, intolerância, impa-ciência, ansiedade, raiva, angústia…. Quantas pessoas você conhece que passam a maior parte de seus dias “passeando” por uma dessas emo-ções? E você? Com quais emoções se identifica mais em seu dia a dia?

O problema é que muitas vezes o “cole-guinha” ao seu lado também está na mesma densidade de frequência de energia que você. É quando um grita para o outro: Calma!!! Pen-sando sobre o real significado da palavra, gritar ‘Calma!’ com raiva torna-se um tanto quanto contraditório, não acha?

Como posso dar conta das emoções desequi-libradas do outro se não estou minimamente equilibrado emocionante e dando conta das minhas emoções? Você já se fez essa pergunta?

Muitos relacionamentos acabam por falta do equilíbrio emocional, ou melhor, por falta de um bom desenvolvimento da Inteligência emo-cional. Se você não tem inteligência emocional para lidar com as próprias emoções, não saberá lidar, nem mesmo ajudar o outro a lidar com as próprias emoções.

Mas afinal, o que é essa tal de inteligência emocional? Bom, você que me acompanha e já leu um de meus textos sabe que adoro uma analogia! Para explicar a inteligência emocional, falarei sobre a Inteligência intelectual. Imagine que você trabalha em uma empresa e que o seu

Se você não der conta nem de si

mesmo, como quer dar conta do outro?

ARTIGO |

Tatiana Auler*

* É psicóloga

EM ALTA

EM BAIXA

O presidente Jair

Bolsonaro reiterou,

no dia de ontem, as

afirmações que vem

fazendo, de que entre

as obrigações das

For-ças Armadas está a de garantir a liberdade da

população. A declaração foi feita durante a

cerimônia de formatura de 281 novos

sargen-tos da Escola de Especialistas de Aeronáutica,

em Guaratinguetá (SP). “Estou aqui, hoje,

vendo uma garotada que se espalha pelos

qua-tro cantos do Brasil para levar patriotismo e

dedicação às cores de nossa bandeira”, disse o

presidente em rápido discurso. “E a obrigação

maior de todos nós militares, além de fazer

cumprir a nossa Constituição, é garantir a

nossa liberdade; aquilo que realmente nos

move, nos dá alegria e prazer”, acrescentou.

O prefeito João

Hen-rique Caldas (PSB)

tem se acostumado

a ser o “gestor” das

redes sociais. De forma

marqueteira, JHC evita

polêmicas. Não se pronunciou – por exemplo

– em relação ao assunto envolvendo o

secre-tário municipal de Turismo e a sua gestão

emitiu uma nota de duas linhas, evitando

tomar posição. Agora, JHC terá uma batalha

pela frente: lidar com a pressão dos servidores

da Educação, que querem o cumprimento da

data-base além do pagamento do prometido

Fundef. A questão é que o prefeito prometeu

pagar o Fundef o quanto antes, pressionou os

vereadores para votarem uma legislação que

sequer é necessária. Depois sancionou a lei.

Mas, o que o prefeito não falou até agora aos

servidores é que há uma discussão judicial em

relação ao assunto e uma recomendação dos

órgãos ministeriais para que não se pague.

Como JHC evita qualquer polêmica e quer

ter sempre a imagem de “bom moço”, não

aprofunda discussões e só entra em cena para

assuntos nos quais pode colher méritos.

CENA

URBANA

Esta capelinha de Nossa

Senhora do Perpétuo

Socor-ro fica na AL-101-Norte,

pouco depois do balneário

do Sesc Guaxuma. A

cons-trução centenária tem

so-frido com a ação do tempo

e precisa de recursos para

a reforma de sua estrutura.

Quem quiser ajudar é só

entrar no instagram e obter

as informações no perfil @

igrejinhadeguaxuma.

chefe te apresenta um projeto que ele não está conseguindo dar conta de encontrar uma solu-ção. Naquele momento, você buscará em seus arquivos internos, dentro de você, os conheci-mentos técnicos que já adquiriu e identificará quais ferramentas que utilizar para dar conta da-quele projeto. Com a inteligência emocional não é diferente. Quando uma situação se apresentar para você, provocando uma emoção em dese-quilíbrio, você terá que buscar em seus arquivos quais habilidades/virtudes que você tem para enfrentar aquele desafio. Por exemplo: se uma pessoa muito ansiosa vem falar com você e te ativa a raiva, em vez da raiva, você pode buscar uma virtude que você tenha e que melhor se en-caixe naquele momento: paciência, compaixão, resiliência… e por aí vai. Dessa maneira, além de evitar muitos conflitos externos e internos, os conflitos em suas relações diminuirão.

Fácil não é, eu sei…. Mas nada que uma boa dose de autoconhecimento não ajude. O autoco-nhecimento vai te ajudar a reconhecer os seus pontos fracos e a desenvolver a sua inteligência emocional.

Se você tem dificuldades em lidar com situações simples no dia a dia, se é afetado emocionalmente muito facilmente, procure um profissional da área da psicologia para lhe ajudar a compreender a si mesmo e a se tornar uma pessoa mais equilibrada e tranquila na vida.

Ir

ac

ema F

err

(4)

N

o ranking, Maceió é a primeira colocada, seguida de Palmas (Tocantins) e Salvador (Bahia), e isso ocorre apesar da cidade estar entre as três capitais que mais aplicam o imunizante. Esse cenário considera todas as doses já recebidas pela capital, sem distinguir 1ª e 2ª dose. Maceió, por exemplo, lidera a lista das capitais que mais aplicaram as vacinas rece-bidas, mas teve o segundo pior oferecimento de doses, que é o equivalente a apenas 65% da sua população acima de 18 anos.

Ao comentar o assunto oficialmente, o Ministério da Saúde (MS) destacou que a distribuição realizada pelo governo federal é feita com o critério da proporcionali-dade aos estados, seguindo a solicitação dos governos.

Em relação à diferença de doses aplicadas quanto às cidades, o MS informa que a distribuição aos municípios cabe aos governos estadu-ais, já que os governadores possuem autonomia para a distribuição e adoção de critérios próprios.

DISTRIBUIÇÃO

Em Maceió, a questão da distribuição das vacinas já foi alvo de embates entre a admi-nistração municipal e esta-dual. Por pelo menos duas vezes, a Prefeitura de Maceió emitiu nota oficial cobrando do governo do Estado o repasse das vacinas, chegando a até mesmo a suspender a aplicabilidade do processo de imunização como já estava planejado, como noti-ciado – em edições passadas – pelo Jornal das Alagoas.

O assunto ainda se tornou mais polêmico quando, no início desse mês, a cidade de Murici – reduto eleitoral do senador Renan Calheiros

(MDB) e do governador Renan Filho (MDB) – convocou para a vacinação contra a Covid-19 as pessoas com 45 anos ou mais, sem comorbidades. O assunto acabou gerando debate na Assembleia Legislativa de Alagoas.

A bancada da oposição acusou o governador de utili-zar a vacina para fazer política em benefício aos prefeitos alia-dos. Mais uma vez, Davi Maia (Democratas) foi um dos que levantou a questão.

“O que percebemos, com o anúncio feito pelo prefeito Olavo Neto, a quem parabe-nizo, é que falta de gestão não é problema lá em Murici. Porém,

o que está acontecendo com os outros municípios do Estado que não conseguiram reduzir a idade para vacinação contra a Covid-19? Fiz este questiona-mento à Sesau e a resposta foi que a secretaria emite relató-rios de vacinação toda semana”, disse o deputado.

Jó Pereira (MDB) também pontuou concordância com a fala de Maia. “Precisamos repli-car aos demais municípios esta dinâmica de Murici na vaci-nação. Peço ao secretário de Saúde de Alagoas mais trans-parência nas ações. Fizemos uma série de questionamentos à Sesau, recebemos relatórios, mas nenhuma das perguntas foi respondida”. Posicionamento semelhante foi assumido pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PTC).

No final de semana, Davi Maia voltou a falar sobre o tema. Ele destacou o fato da imprensa nacional já ter repercutido o assunto e a forma como ocor-reu o avanço da imunização em Murici. “Faz algum tempo que denunciamos que o gover-nador vem se utilizando das vacinas para fazer política. Só distribui para os apadrinha-dos”, colocou.

MACEIÓ

Covid-19: Maceió é a capital que menos

recebeu vacinas de forma proporcional

O fato de Maceió

ocupar a primeira

posição do ranking das

capitais que menos

receberam vacina

proporcionalmente,

apesar de ter

acelerado o programa

de imunização contra o

coronavírus, levantou

um questionamento

entre os opositores

ao governo de

Renan Filho (MDB):

a possibilidade do

Executivo estadual

usar, como critério

para repassar as

vacinas, a questão

política, privilegiando

aliados. É que o

município de Maceió

é comandado pelo

prefeito João Henrique

Caldas (PSB), que não

pertence ao grupo

político do governador.

PANDEMIA |

Ministério da Saúde destaca que critérios de distribuição são estabelecidos pelos governos estaduais

Redação

A

S e c re t a r i a M u n i -cipal de Economia (Semec) comunica que a base de cálculo para o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) terá como critério predominante o valor definido pela perícia do financiamento do imóvel. A decisão foi publicada em Portaria pelo secretário de Economia, João Felipe Borges, no Diário Oficial do Município de ontem.

De acordo com o

secre-tário, a mudança vale apenas para os casos que derem entrada no ITBI a partir da data de publicação da Porta-ria Nº 080/2021. A medida também visa atender às recen-tes demandas da população, representadas pelos setores imobiliário e de corretagem de Maceió.

“Este ajuste consolida o compromisso da gestão em buscar medidas que facilitem a geração de novos negócios e a expansão do mercado

imobili-ário em Maceió. Também nos comprometemos em atender os anseios dos setores econô-micos representativos de nossa capital”, destacou João Felipe.

A nova medida define que, para os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação, a Semec irá consi-derar o valor de garantia do imóvel avaliado pelo perito da instituição financeira na base de cálculo do ITBI.

A Portaria também

deter-mina que se a diferença entre o valor avaliado pela perícia e o valor estipulado pela auditoria fiscal da Semec for maior que 30%, o Município irá suspen-der a emissão do tributo e notificar o solicitante do ocor-rido via processo eletrônico.

O contribuinte que não concordar com o valor do cálculo definido pela Semec poderá recorrer à Comissão de Reavaliação de Imóveis do Município, via processo. Caso ele ainda não concorde com

a decisão da Comissão, terá a oportunidade de entrar com um recurso administrativo ao Conselho Tributário Munici-pal para que reconsiderem a deliberação.

O ITBI é um tributo municipal que incide sobre a compra e venda de imóveis. Sem o pagamento deste imposto o contribuinte não consegue registrar a proprie-dade no Cartório de Registros e não se torna proprietário do imóvel adquirido.

Secretaria de Economia altera base de cálculo do ITBI

(5)

A

paralisação das ativi-dades podem ocorrer já amanhã, quando os servidores devem realizar um protesto em frente a sede da Prefeitura de Maceió, no Jara-guá. No local, a categoria deve deliberar pelo indicativo de greve.

De acordo com informações

o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas, a data--base da categoria é em janeiro. Portanto, a discussão já está em atraso. A última plenária da categoria se deu na quinta-feira da semana passada.

A presidente do Sindicato, Consuelo Correia, frisou a importância da recomposição salarial, reposição inflacioná-ria, pagamento de progressões, além das já citadas.

Os vereadores ainda cobram o pagamento dos recursos do Fundef, que foi aprovado pela Câmara de Maceió no início do mês. O prefeito João Henri-que Caldas sancionou a lei, mas ainda assim há uma discussão na Justiça – com decisão judicial – que impede o pagamento dos R$ 180 milhões os professores, em forma de rateio.

A Prefeitura de Maceió não comentou o assunto.

ALAGOAS

Servidores da Educação podem

paralisar as atividades em Maceió

O prefeito de Maceió,

João Henrique Caldas

(PSB), pode ter seu

primeiro embate

hoje com parte do

funcionalismo público.

Os servidores da

Educação discutem

uma possível

paralisação das

atividades na capital

para cobrar o

reajuste salarial da

categoria, aquisição

de equipamentos

tecnológicos e

internet para a

realização das

atividades de forma

virtual.

ATO |

Na manhã de hoje, profissionais devem realizar protesto na porta da Prefeitura, em Jaraguá

Redação

A

pós a polêmica por conta da postagem em que associou o nazismo à liberdade de expres-são e, em função disso, ter sido demitido do cargo de secretá-rio municipal de Turismo de Maceió, o empresário Ricar-dinho Santa Ritta, falou sobre o assunto em entrevista ao jornalista Davi Soares, do Diário do Poder.

Santa Ritta disse que errou, mas que em momento algum fez apologia ao nazismo ou a qualquer outro tipo de crime. “Confesso que errei. Deixei uma ampla margem de inter-pretação em uma frase no twitter. Estou profundamente triste com o ocorrido. Sei que feri ou magoei alguém. Perdão.

Desculpa. Quem me conhece sabe quem sou. Eu jamais fiz apologia a qualquer tipo de crime”, disse em entrevista.

O secretário falou ainda que tem retomado forças com amigos e familiares. Ao falar da saída do cargo, ele disse que entende a decisão do prefeito. “Meu arrependimento é pelo sofrimento aos que se sentiram feridos e aos meus amigos e familiares também que estão tristes e solidários a mim. Quero agradecer as milhares de mensagens que recebi. Ainda não tive como responder todas. Estou neste momento com minha famí-lia. Retomando minhas forças para breve seguir em frente. O meu cargo está a

disposi-ção do Prefeito desde o início da gestão. Respeito total-mente qualquer decisão dele”, pontuou.

Ele ainda complementou: “Repito: falhei num

comentá-rio, uma frase solta. Mas em momento algum fiz apologia a qualquer tipo de delito ou crime. Fui infeliz na forma. Expressei um conteúdo que não retrata o que penso”.

Santa Ritta: ‘Jamais fiz apologia a qualquer tipo de crime’

Início do inverno:

limpeza de canais

é intensificada

em Maceió

C

om o início do inverno, a Superintendência Municipal de Desenvol-vimento Sustentável (Sudes), intensificou a limpeza de canais na capital. A ação tem o objetivo de diminuir os transtornos causados pelo transbordamento dessas valetas durante o período chuvoso. Desde janeiro, já foram retiradas mais de mil toneladas de materiais desses locais.

Com o uso de máqui-nas, os mais de 30 agentes responsáveis pelos serviços farão a retirada do barro alo-jado no decorrer dos canais, que impede o escoamento correto das águas pluviais. Além disso, farão o recolhi-mento de resíduos provenien-tes do descarte irregular nas regiões, feitos pelos próprios moradores.

“Todos os dias, temos uma programação de limpeza desses córregos. Com a nova estação, ampliaremos o serviço para impedir que, durante as chuvas, esses canais transbordem e levem dificuldades para o cidadão que reside às margens”, explicou o superintendente da Sudes, Ivens Peixoto.

A previsão é que, até o fim do inverno, em setembro deste ano, mais de 600 tone-ladas de sedimentos sejam retiradas dos canais. “Iremos manter esse serviço de forma intensa, pois sabemos as dificuldades que os morado-res enfrentam no período de chuva”, completou.

Ricardo Santa Ritta afirma estar profundamente triste com o ocorrido Data-base da categoria deveria ter sido discutida em janeiro; atraso trouxe insatis-fação para os servidores

(6)

CPI: depoimentos

intermináveis e

humilhações são

análogas a ‘tortura’

O

tratamento agressivo, debochado e humi-lhante a depoentes da CPI da Pandemia, além da demora excessiva dos inter-rogatórios, com as quase dez horas impostas ao ministro Marcelo Queiroga (Saúde), são temas que sempre mere-ceram condenação enfática de juristas. Eles citam, por exemplo, a luz da Lei de Abuso de Autoridade, apro-vada no Congresso em 2019, leis que protegem direitos humanos e convenções inter-nacionais que classificam os tratamentos abusivos como “tortura”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Guilherme Souza Nucci já pontuou que interrogatório demasiado longo visa, “por intermédio da tortura”, enfraquecer e desestabilizar a pessoa. O jurista Luís Gui-lherme Vieira refletiu, em ar-tigo para o Conjur, em 2009, sobre dignidade humana e a demora abusiva dos depoi-mentos em CPIs. Vieira citou Betch Cleinman na crítica à CPI-espetáculo pelos índices de audiência: “Varre-se a Lei Maior, queimam-se os princípios civilizatórios”.

A

o todo, a reportagem encontrou 37 senado-res que senado-respondem a ações penais e ou por improbi-dade – um deles chegou a ser condenado a 2 anos e 8 meses de prisão por peculato, mas a

pena estava prescrita. O levan-tamento foi feito nos Tribunais de Justiça dos Estados, na Justiça Federal, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre as alterações na Lei de Improbidade já aprovadas pela Câmara dos Deputados está a que acaba com a

modali-dade culposa. Atualmente, um governante pode responder por improbidade por ter agido com descuido, imprudência ou imperícia. Pela alteração, a culpa não será mais admitida, ainda que grave. Será preciso provar o dolo, a intenção do gestor de provocar o dano aos cofres públicos.

BRASIL/MUNDO

Um em cada quatro senadores é alvo de

ação por improbidade administrativa

SENADO |

Dos 37 senadores que respondem a ações penais e/ou por improbidade, apenas um deles chegou a ser condenado

Levantamento do

Estadão em tribunais

de todo o País

mostra que 21 dos 81

senadores (25,9%)

que vão analisar as

mudanças na Lei

de Improbidade

Administrativa

respondem a ações

em razão de contratos

firmados quando

eram prefeitos ou

governadores. A

alteração da lei

pode

favorecê-los, caso se decida

pela retroatividade

da mudança,

tese apoiada por

advogados.

“Ignoraram meus argumentos”, diz Dra. Nise Yamaguchi

E

m c a r t a a b e r t a à imprensa divulgada no domingo passado, a Dra. Nise Yamaguchi falou sobre o depoimento prestado à CPI do Covid e os motivos que a levaram a entrar com uma ação judicial contra os senadores Omar Aziz e Otto Alencar.

A médica afirma que teve suas falas e raciocínios interrompidos por diversas vezes na CPI, que ignoraram argumentos e atribuíram a ela palavras que não pronun-ciou. Ela conta também que valores ganhos com a causa serão revertidos a hospitais que tratem de crianças com câncer. Confira a íntegra abaixo:

CARTA ABERTA

“São notórios e de conheci-mento nacional o desrespeito e a humilhação por mim sofri-dos durante o depoimento prestado à CPI da pandemia no Senado Federal no dia 1º de junho de 2021.

Médica há mais de quatro décadas, nunca imaginei passar por situação parecida. É triste perceber que, na Casa do Povo Brasileiro, mesmo após décadas de evolução, ainda se perpetuem comportamentos misóginos.

Por diversas vezes, tive minhas falas e raciocínios interrompidos. Ignoraram meus argumentos e atribuí-ram a mim palavras que não pronunciei. Não foi por falta de conhecimento que deixei de reagir, mas, sim, por educa-ção. Não iria alterar a minha

essência para atender a nítidos interesses políticos.

A partir daquele momento, passei a ser extremamente vilipendiada nas redes sociais com agressões em tons ameaçadores, o que é muito preocupante para um estado democrático.

Não faço parte de nenhum partido político. Atuei nos últimos cinco governos como colaboradora eventual, pelo bem da saúde do Brasil e do mundo, sendo que entre 2007 e 2011, participei oficialmente do gabinete do Ministério da Saúde. Meus principais trabalhos foram em ações de controle do tabaco, tratamento personalizado e de precisão do câncer, dentre outros afazeres de compliance e governança.

Agradeço o apoio do Conselho Federal de

Medi-cina, do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal e às inúmeras manifestações de apoio de entidades de classe e de apoio à mulher e ao idoso. Atendo os meus queridos pacientes em Brasília e em São Paulo e deles, de suas famílias e dos colegas, tenho recebido um reconfortante apoio.

Na qualidade de mulher e de idosa, optei por entrar com uma ação judicial contra os senadores Omar Aziz e Otto Alencar, como uma medida para restaurar minha integri-dade e a de diversos outros médicos brasileiros, os quais também foram afetados com os discursos proferidos pelos parlamentares naquele dia.

Todos os valores ganhos com a causa serão revertidos a hospitais que tratem de crian-ças com câncer”.

Blog do BG

Estadão Conteúdo

No Senado, o volume de membros investigados por improbidade administrativa e ações penais se multiplicam

(7)

A

Caixa pagou a terceira parcela do auxílio emergencial 2021 para os beneficiários que fazem parte do Bolsa Família com número do NIS (Número de Identificação Social) final em 3, no dia de ontem.

O recebimento do auxílio

emergencial é realizado da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular para quem recebe o Bolsa Família.

Para quem recebe por meio da Poupança Social Digital, os recursos podem ser movimen-tados pelo aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo

o Brasil, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19.

Ele foi pago em cinco parce-las de R$ 600,00 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, esten-dido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300,00 ou R$ 600,00 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante

quatro meses, prevê parce-las de R$ 150,00 a R$ 375,00, dependendo do perfil: as famí-lias, em geral, recebem R$ 250,00; a família monoparen-tal, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375,00; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150,00.

O

ministério afirmou, ainda, que o momento para recebimento da patente “não poderia ser mais propício”, já que o tema de classificação de madeira está há alguns anos em pauta, e voltou a ser discutido recentemente pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que instalou comitê específico de propositura de regulação da classificação de madeira serrada no Brasil.

A classificação de vigas de madeira a partir da máquina criada pelo Sistema Florestal Brasileiro é um dos tipos de clas-sificação mecânica que poderá ser utilizada nessa normatiza-ção da ABNT.

O nível de elasticidade de uma viga de madeira determina sua utilização no mercado de construção civil e moveleiro. Para ser utilizada na constru-ção de uma casa, por exemplo, como viga ou pilar de sustenta-ção, a madeira deve suportar a quantidade de quilos definida no cálculo estrutural por um engenheiro.

Uma máquina que classi-fica a resistência da madeira foi criada pelo Serviço Flores-tal Brasileiro (SFB) e, após oito anos, conquistou o registro de patente pelo Instituto Nacio-nal da Propriedade Industrial (INPI).

O pesquisador do Labora-tório de Produtos Florestais e um dos inventores da máquina,

Divino Teixeira, explica que o equipamento é de fácil opera-ção, o que permite o transporte para inspeção em outras locali-dades, como madeireiras, e tem baixo custo de produção.

“A máquina é um equipa-mento hidráulico para classifi-cação mecânica não destrutiva de peças de madeiras, ou seja, não causa nenhum dano à peça. Basicamente mede o nível de elasticidade, resistência da madeira para que seja possível classificá-la em agrupamento de lotes de peças, bem como eliminar as vigas com defeitos não visíveis, proporcionando funcionalidade, praticidade, economia e segurança”, expli-cou.

A máquina é composta por uma armação de estrutura reforçada com cantoneiras de aço e dois apoios para a peça de madeira e rodízios para fácil movimentação. No centro da

armação, há um sistema de aplicação de carga composto de macaco hidráulico e pistão cilín-drico hidráulico acionado por uma bomba manual ou elétrica. Aplicada de forma manual, a carga deforma (enverga) a peça. A deformação é medida por um instrumento e, com os dados obtidos, pode-se calcular a elas-ticidade da peça.

Na prática, a máquina proporcionará que o consumi-dor distinga qual o tipo de viga está comprando e a utilize da forma mais adequada. A classi-ficação funcionará como o Selo Procel de desempenho ener-gético, criado em 1993, que orienta o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

S e g u ndo Te i xe i r a , o momento para o recebimento da patente pela máquina “não

poderia ser mais propício”. Há alguns anos em pauta, o tema de classificação de madeiras voltou a ser discutido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, que instalou comitê específico de propositura de regulação da classificação de madeira serrada no Brasil.

“A classificação de vigas de madeira a partir da máquina criada por nós é um dos tipos de classificação mecânica que poderá ser utilizada nessa normatização da ABNT”, disse.

A carta patente da máquina para classificação de peças de madeira para uso estrutural foi publicada na edição 2628 da Revista da Propriedade Indus-trial do INPI, concedendo o prazo de 20 anos para explora-ção pelo SFB em todo o territó-rio nacional. O equipamento foi criado pelos pesquisadores do Laboratório de Produtos Flores-tais do SFB, Mario Rabelo de Souza e Divino Eterno Teixeira.

Como se trata de uma patente, seu uso comercial com fins lucrativos depende de auto-rização e pagamento de royal-ties. Já as instituições sem fins lucrativos, como universidades, podem solicitar a autorização de uso da máquina, indepen-dentemente do pagamento de royalties. Com a patente conce-dida à máquina de classificação de madeiras, o Serviço Flores-tal Brasileiro obteve o segundo reconhecimento pelo INPI de uma invenção em dois anos.

ECONOMIA

Classificação de madeira pode levar

benefício ao consumidor, diz ministério

ABNT |

Equipamento criado pelo Serviço Florestal Brasileiro que ajudará a identificar produto mais adequado recebe patente

O Ministério da

Agricultura, Pecuária

e Abastecimento

informou ontem

que a máquina de

classificação de

madeira, criada pelo

Serviço Florestal

Brasileiro (SFB),

proporcionará

importantes

vantagens para

o consumidor. A

ferramenta fará com

que o consumidor

possa distinguir

qual o tipo de viga

está comprando e a

utilize da forma mais

adequada.

A classificação

permite eliminar

vigas com defeitos

não visíveis e

proporciona

funcionalidade,

praticidade,

economia e

segurança na compra.

Antônio Claret Guerra

Agência Brasil

Ferramenta vai possibilitar distinção dos diferentes tipos de vigas

Agência Brasil

(8)

GERAL

Previsão de crescimento do PIB país é

elevada para 5%, conforme mercado

CENÁRIO |

Por outro lado, a previsão da inflação subiu para 5,90%, ainda de acordo com levantamento do Banco Central

Vigilância Sanitária interdita avícola e apreende 500 kg de alimentos

U

ma avícola interdi-tada e quase meia tonelada de carne bovina, suína e laticínios estragados em açougue foram o saldo de mais uma operação de fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa) neste final de semana, no

bairro do Jacintinho.

De acordo com José Airton, coordenador da Visa na capital, a interdi-ção da avícola foi das mais impactantes que ele já fez. Do começo do ano até agora, a Vigilância já interditou diversos estabelecimentos

por descumprimento das normas sanitárias e já apre-endeu mais de 20 toneladas de alimento sem condição de consumo.

“O q ue v i mos ne s s a avícola chamou bastante a atenção, tendo em vista que o risco sanitário para a

popu-lação era iminente e alto. Fezes, água e o frango para o abate tudo junto. Funcioná-rios do local sem EPIs, facas e utensílios em geral sem a mínima condição de uso. Enfim, um local que trata de alimento, mas sem nenhum vestígio de higiene”,

desta-cou o coordenador.

Os locais foram autuados, serão multados e têm o prazo de 30 dias para se adequar às orientações repassadas pelos fiscais, que retornam ao esta-belecimentos para conferir se as exigências e adequações sanitárias foram cumpridas.

A

s estimativas cons-tam do boletim Focus de ontem, divulgado semanalmente pelo BC, com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para 2023 e 2024, o mercado financeiro a proje-ção é de expansão do PIB em 2,50%.

Para 2022, houve um recuo na expectativa, com um crescimento anual menor do que o projetado há uma semana. A projeção caiu de 2,2% para 2,1%.

INFLAÇÃO

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consu-midor Amplo (IPCA) deste

ano subiu de 5,82% para 5,90%. Para 2022, a estima-tiva de inflação se manteve em 3,78%. Tanto para 2023 como para 2024, a previsão para o índice se mantém em 3,25%.

A estimativa para 2021 supera o limite da meta de inflação que deve ser perse-guida pelo BC. O centro da meta, definida pelo Conse-lho Monetário Nacional, é de 3,75%, com intervalo de tole-rância de 1,5 ponto percen-tual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.

O centro da meta de infla-ção para 2022 é 3,50% e para 2023, 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para os dois anos.

TAXA DE JUROS

O principal instrumento

usado pelo BC para alcançar a meta de inflação é a taxa básica de juros (Selic), que é fixada pelo Comitê de Polí-tica Monetária (Copom). A previsão das instituições financeiras para a Selic em 2021 registrou alta, passando dos 6,25% previstos há uma semana para 6,50%, conforme o boletim Focus desta semana. O mesmo índice é esperado para 2022, 2023 e 2024.

Com relação ao valor do dólar, a expectativa do mercado para o valor da moeda norte-americana está menor do que a registrada na semana passada, passando de R$ 5,18 para R$ 5,10. Para os três anos seguintes, a proje-ção é estável, em R$ 5,20 para 2022; em R$ 5,10 para 2023 e em R$ 5,00 para 2024.

Com base em

consultas a

instituições

financeiras, o Banco

Central elevou de

4,85% para 5% a

projeção de expansão

do Produto Interno

Bruto (PIB), que é

a soma de todos

os bens e serviços

produzidos no país,

para 2021.

Pedro Peduzzi Agência Brasil

Brasil recebe

lote de vacinas

da Pfizer pelo

Covax Facility

U

ma remessa com 842,4 mil doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioN-Tech desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no domingo passado, pelo consórcio Covax Facility.

Esse é o primeiro lote da farmacêutica que desembarca no país correspondente à aliança liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros.

Segundo o Ministério da Saúde, o contrato do Brasil com a Covax prevê 42,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 de diferentes laboratórios até o fim de 2021. Até agora, a pasta informou que já recebeu e distribuiu mais de 5 milhões de doses adquiridas via consórcio global.

Banco Central divulgou ontem o boletim Focus com previsão do IPCA, inflação e o PIB para 2021, 2022, 2023 e 2024

Camila Boehm

(9)

O

técnico chega à equipe faltando alguns meses para a disputa da Segunda Divisão, competi-ção na qual Jaelson tem muita experiência. O treinador já foi campeão da segundona em 2016 com o CEO, 2017 com o Dimensão Saúde, 2018 com o Jaciobá e em 2019 com o CSE. Além disso, é considerado um ‘Rei do Acesso’ no futebol alagoano.

Famoso em Alagoas, o Zumbi é o 11º clube dife-rente que Jaelson treinará no estado. Antes, passou por Igreja Nova, CEO, Sport Atalaia, Coruripe, ASA, Santa Rita, Dimensão Saúde, Jaciobá, CSE e Murici. Em 2021, o técnico se destacou por conta da grande campa-nha do CSE no Estadual, quando terminou em 3º lugar e com uma vaga garantida na Série D do ano que vem.

ESPORTES

Melhor técnico do Alagoano 2021, Marcelino

assume o Zumbi, 11º time de AL na carreira

O Zumbi já tem um

nome para o comando

técnico na Segunda

Divisão de 2021. Um

dos principais nomes

do futebol local,

Jaelson Marcelino

foi anunciado pelas

redes sociais do clube

e foi apresentado na

manhã de ontem, na

Câmara de União dos

Palmares. O Zumbi

será o 11º primeiro

clube alagoano da

carreira de Jaelson

como treinador.

FUTEBOL |

Depois de conquistar o terceiro lugar no Alagoano, o treinador buscará quinto título da Segunda Divisão

O

s organizadores da Olimpíada estabe-leceram em 10 mil o número de espectadores em cada local de competição dos Jogos de Tóquio de 2020, ontem, dias depois de especia-listas alertarem que realizar o evento sem torcedores seria a opção menos arriscada durante a pandemia de covid-19.

A decisão, que muitos já esperavam devido aos comen-tários tanto dos organizadores quanto de conselheiros médi-cos do governo, sublinha o ímpeto do Japão para preservar o evento multibilionário em meio à oposição pública e a uma preocupação profunda com um ressurgimento de infecções.

O país tem evitado o tipo de

surto explosivo de coronavírus que devasta outro países, mas a distribuição de vacinas está lenta e o sistema de saúde está no limite em alguns lugares.

O limite para os Jogos, que devem começar em 23 de julho, “será estabelecido em 50% da capacidade do local, até um máximo de 10 mil pessoas”, disseram os organizadores em um comunicado.

Mas as comemorações de uma vitória ou do desempenho de um azarão corajoso podem ser frustradas, já que os gritos estão proibidos. Os organiza-dores também disseram que máscaras serão exigidas e que se pedirá aos espectadores que se dirijam diretamente aos locais de competição e depois direta-mente para casa.

Os números podem ser ainda mais reduzidos depois

de 12 de julho se as medidas de “quase emergência” contra a covid-19, que devem termi-nar um dia antes, forem pror-rogadas ou devido a quaisquer outras medidas anti-infecção em vigor na ocasião, acrescen-taram os organizadores.

Os espectadores estran-geiros já foram proibidos de comparecer. O estádio nacio-nal, que foi construído para a Olimpíada de Tóquio de 1964 e deveria sediar o atletismo e o futebol nesta edição, receberia 68 mil torcedores, mas agora acolherá menos de 15% de sua capacidade.

Mas os direitos de trans-missão de televisão, como o da NBC Universal para 17 noites de cobertura no horário nobre dos Estados Unidos, permitirão que os Jogos sejam transmitidos em todo o mundo.

Os organizadores ainda estão estudando se permitem o consumo de álcool nos locais de competição, disse a presidente da Tóquio 2020, Seiko Hashi-moto. Apesar de os especialistas terem demonstrado preocu-pação, Hashimoto já havia dito que está cogitando a permissão

de até 10 mil torcedores. As rendas de ingressos provavelmente serão reduzi-das para menos da metade dos 817,14 milhões de dólares espe-rados anteriormente, disse o presidente-executivo da Tóquio 2020, Toshiro Muto, em uma entrevista coletiva.

Olímpiadas: Apesar de alertas, Tóquio terá até 10 mil espectadores por local

Guilherme Magalhães

Gazetaweb

Reuters

Público nos locais será de 50% da capacidade, até máximo de 10 mil pessoas Jaelson Marcelino é um dos técnicos mais experientes no quesito clubes alagoanos

(10)

de averiguação: um olho aumentado inserido na lupa, a engenhoca criada por Cortez para aumentar a sensibili-dade auditiva, assim com um objeto telefônico montado com engrenagens aparentes, que enriquecem o visual e ampliam sua função sensorial.

Estilistas dos anos 1980, da juventude do diretor de arte, influenciaram os figurinos, como Vivienne Westwood, John Galliano, Jean-Paul Gaul-tier: a elegância irreverente, xadrez e listras misturados com calça e blazer clássicos. E muitos disfarces, como peruca, chapéu, óculos, luvas. Afinal, os personagens desconfiam um dos outros. Todos podem ser o culpado.

Para a Denise Crispun, é a partir do roubo de um quadro que começa a aven-tura dos atores e do público. “O desafio de descobrir se ele é falso, verdadeiro, que pistas nos levam a procu-rar quem está por trás de muitos interesses. Tudo isso misturado, as alegrias e angús-tias de um pintor, que precisa de sua arte, assim como nós precisamos ampliar nossos sentidos para nos colocarmos no mundo”, avalia a autora.

A temporada de “Suspei-tos” tem o apoio do Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial.

CULTURA

Espetáculo “Suspeitos” ganha a primeira

montagem em versão online e gratuita

INFANTIL INÉDITO |

entra em cartaz graças à Lei Aldir Blanc, com patrocínio do governo federal e do governo do RJ

A

peça conta a história do desaparecimento misterioso da pintura “A megera indomável”, logo depois de um seguro milio-nário feito pelo seu autor. Enquanto uma cópia ocupa o lugar da tela original, dois detetives tentam solucionar o caso, mas estão sempre atrás de pistas falsas.

O elenco de três atores – Alcemar Vieira, Carol Machado e Claudio Gabriel – interpreta nove personagens, tendo ainda a participação especial das vozes dos consa-grados a Diogo Vilela e Antô-nio Pedro Borges em outros papéis.

“Suspeitos” é uma história de investigação, ágil e cômica, com direção dividida entre Alcemar Vieira e Rui Cortez, que também assina a direção de arte.

A obra de arte é a musa do espetáculo em uma montagem “que foge do maniqueísmo do falso versus verdadeiro: o que não é original tem valor também”, defende Alcemar Vieira.

Figurino e cenário do espetáculo têm inspiração em Tim Burton, Julio Verne e no Steampunk [Tecnava-por, abreviação de tecnolo-gia a vapor]. SteamPunk é a ficção científica do século XIX produzida no século XXI, com aparatos que ajudam a desven-dar circunstâncias obscuras.

Rui Cortez criou figurinos que contrastam com a estru-tura da Sala dos Archeiros do Paço Imperial [inaugurado em 1743], aproveitando, porém, os detalhes arquitetônicos em madeira e pedra, para interfe-rir com objetos inspirados nos artistas Farnese de Andrade [1926–1996] e Alexandre Dacosta [1959–].

Estes elementos sugerem a amplificação dos sentidos, tão necessários em uma trama

O infantil “Suspeitos”,

texto inédito de Denise

Crispun, ganha sua

primeira montagem,

idealizada pelo ator

Alcemar Vieira, no

Paço Imperial, centro

do Rio de Janeiro, com

transmissões online

e gratuitas até 17 de

julho de 2021, pelo

YouTube [http://bit.ly/

suspeitosoespetaculo].

O patrocínio é do

Governo Federal, do

Governo do Estado

do Rio de Janeiro, da

Secretaria de Estado

de Cultura e Economia

Criativa do Rio de

Janeiro, através da Lei

Aldir Blanc.

Meise Halabi

Assessoria

Fotos: Elisa Mendes

SERVIÇO: FICHA TÉCNICA:

SUSPEITOS

Autora: Denise Crispun Direção: Alcemar Vieira e Rui

Cortez

Elenco: Alcemar Vieira, Carol

Machado e Claudio Gabriel

Direção de movimento:

Mar-cia Rubin

Direção de Arte: Rui Cortez Direção de imagem e arte visual: Batman Zavareze Design de luz: Felipe Lourenço Trilha sonora: Felipe Storino Direção de produção: Miçairi

Guimarães

Produção executiva: Marina

Paiva

Idealização e coordenação de produção: Alcemar Vieira

Todas as apresentações são gratuitas e transmiti-das pelo YouTube

http://bit.ly/suspeitosoespetaculo Instagram: @suspeitosoespetaculo Até 17 de julho:

Terça, às 11h, quarta, sábado e domingo, às 17h

Classificação etária: Livre Duração: 60 minutos

Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional | IPHAN

Ministério do Turismo

Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro 21 2533 4207 | 2215-2403

(11)

D

e acordo com o estudo, o impacto da leitura, quando há a mediação do professor, é muito maior e gera mais engajamento dos alunos. Os dados mostram ainda que os estudantes mais jovens conseguem completar os livros de maneira mais fácil, o que é natural pelas caracte-rísticas das obras destinadas a cada público. Para Letícia Reina, gestora educacional da Árvore, esse comportamento dialoga com a tendência previamente levantada, de que a competição pela atenção dos adolescen-tes é maior e, assim, há menor tendência de leitura por parte desse público. “De um modo geral, os livros voltados aos leito-res adolescentes são mais longos e complexos. Por isso, é natural que as leituras sejam feitas por capítulos, de acordo com que

é pedido pelo professor, por exemplo”, explica a gestora.

Diferente de outras pesqui-sas com a mesma finalidade, que buscam informações através de perguntas e respostas, o estudo Leitores Digitais utilizou dados de comportamento da própria plataforma, permitindo

enten-der os hábitos dos usuários, uma competência relevante da tecno-logia. “Essa é uma importante contribuição da Árvore para o cenário educacional e editorial, provendo dados e análises. A pesquisa permite aos leitores e profissionais do mercado o acesso a um conjunto de

conhe-cimentos antes não explorado. Com ela mostramos possibili-dades além do acesso à leitura, que proporcionam maior enten-dimento e profundidade sobre os hábitos e perfis dos leitores”, detalha Danielle Brants, cofun-dadora e Chief Product Officer na Árvore.

LITERATURA

Pesquisa: professores ainda são grandes

influenciadores na leitura dos alunos

HÁBITOS |

O estudo Leitores Digitais foi realizado pela plataforma digital Árvore com mais de 700 mil alunos de todo o Brasil

Em 2020, o ensino

remoto e digital

entrou em pauta

emergencial e

acelerou uma

tendência que já

ocorria nos últimos

anos. Com isso, a

tecnologia foi uma

importante aliada,

inclusive, para que os

projetos de incentivo

à leitura pudessem

ter seguimento.

A Árvore - maior

plataforma de leitura

digital para educação

básica do Brasil -

realizou, por meio

de dados coletados

diretamente no

streaming, a

pesquisa Leitores

Digitais, que traz

uma reflexão sobre

o comportamento

de leitores na

plataforma no

último ano. O

recorte da pesquisa

contou com 600

mil estudantes de

escolas particulares

e aproximadamente

178 mil em escolas

públicas da base

total de usuários,

distribuídos por

todas as regiões do

Brasil. Do número

total usuários, 69.145

mil são do estado do

Amazonas.

Raíza Nascimento

Assessoria

N

o período analisado, na Árvore Atualidades, plataforma que dispo-nibiliza conteúdo jornalístico adaptado ao público infanto--juvenil, o tema mais lido pelos estudantes esteve relacionado à pandemia que impactou o Brasil e o mundo. A informação mostra que alunos e professores buscaram se informar cada vez mais utilizando a plataforma. “Vemos um cenário em que as matérias jornalísticas em meio digital estão sendo usadas para formar leitores mais críticos. E quando estamos falando de leitura, esse conceito se refere ao amplo movimento de ler o mundo, de ler diferentes textos, escritos ou audiovisuais. Essa leitura amplia o repertório do aluno, informa e forma para as habilidades das diferentes linguagens. E esse acesso veio por meio das tecnologias digi-tais”, detalha Letícia Reina.

O selo Atualidades

disponi-biliza mais de sete mil matérias exclusivas, entre jornais e revis-tas de veículos renomados do país e do mundo. Cada matéria jornalística publicada conta com uma sequência de ativida-des que fomentam e avaliam habilidades de interpretação de texto, produzidas pela equipe pedagógica da Árvore.

TEMAS MAIS LIDOS O cenário pandêmico mundial reflete nos assun-tos mais procurados entre os estudantes: pandemia, corona-vírus e medicina são os princi-pais. Temas como: tecnologia, comportamento e sustentabi-lidade também aparecem no ranking, em quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente. O tema aprendizado é o mais lido entre os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamen-tal. O assunto está relacionado tanto às fábulas e contos de fadas, como a guias e tutoriais.

Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental prefe-rem os títulos de aventura e os alunos do Ensino Médio leem mais romance.

Além da reflexão sobre o comportamento dos leitores da plataforma, a pesquisa dispo-nibiliza artigos de Pri Ferrari, escritora e uma das autoras mais lidas na Árvore; Fernanda Saboya, diretora geral da Editora Melhoramentos; André Schrö-der, jornalista e editor de conte-údo na Árvore; Carlo Carrenho, economista, consultor editorial e fundador do PublishNews; Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro e Livia Vianna, editora executiva da Editora Record.

Para baixar a pesquisa Leito-res Digitais completa, acesse: https://arvore.com.br/dados--sobre-leitura-digital

SOBRE A ÁRVORE A Árvore é uma

plata-forma de leitura digital para instituições públicas e priva-das, que tem o objetivo de potencializar a educação e formar cada vez mais leitores no Brasil. Conta com mais de 30 mil títulos e conteúdos de atualidades, sendo a maior plataforma de leitura digital para educação básica do país. A contratação das platafor-mas é feita através de assi-naturas por meio da escola ou instituição, conforme o número de usuários que utilizarão o serviço. Os selos Árvore Livros e Árvore Atua-lidades utilizam a gamificação para ampliar a frequência de leitura, unindo aprendiza-gem e jogos. Com um acervo diversificado e atraente, o ambiente virtual também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, atividades, relató-rios e trilhas de leitura alinha-das à BNCC.

Alunos e professores buscam a plataforma para se informar

Pesquisa trouxe reflexão am-pla sobre os hábitos de leitura dos estudantes e importância dos professores

(12)

O

indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgado ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ficou em 67,5 pontos, revelando alta de 2,1% em junho, considerando o ajuste sazonal. De acordo com a CNC, apesar do aumento, esse foi o menor nível desde agosto de 2020 (66,2 pontos) e o pior junho da série histórica iniciada em 2010. Em comparação a junho do ano passado, o ICF baixou 2,6%.

A economista da CNC

responsável pela pesquisa, Cata-rina Carneiro, disse que todos os indicadores tiveram cresci-mento. “Todos eles colaboraram de alguma forma”. Apontou que as famílias registraram expectati-vas positiexpectati-vas sobre o mercado de trabalho tanto no curto quanto no longo prazo, o que permitiu a retomada no consumo. O ICF de junho repetiu o número obtido em maio, mas teve uma melhora em função do ajuste sazonal, explicou a economista. Catarina chamou a atenção para a parte do emprego, que foi o maior indica-dor do mês. “Tanto o emprego atual, como em perspectiva profissional tiveram aumento”.

Segundo ela, isso tem a

ver com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desem-pregados (Caged) que estão vindo positivos nos últimos meses. “Isso está animando os consumidores e a renda atual também, que teve crescimento com o auxílio emergencial, que está sendo disponibilizado e está amenizando as dificulda-des das famílias, incentivando o consumo”.

O indicador de renda atual cresceu 1,5% no mês, mesmo atingindo seu menor nível histó-rico (74,2 pontos). Por outro lado, o indicador de perspectiva de consumo (64,3 pontos), que apresentou o maior avanço em junho (+6,5%), teve redução na

percepção de menor expecta-tiva de compra (56,9 pontos). Enquanto isso, o indicador de emprego atual permaneceu como o maior índice do mês (86,4 pontos), seguido por pers-pectiva profissional, com 76,3 pontos.

Para que haja uma retomada do consumo, Catarina afirmou que a população precisa estar totalmente vacinada. “Para reati-var totalmente o consumo, as pessoas que estão inseguras para sair precisam estar vacinadas e precisam estar seguras também em relação à economia, ter seu emprego e seu salário normali-zado. Só com vacinação que tudo vai se normalizar e as pessoas

vão poder consumir tanto quanto gostariam”, sinalizou.

De acordo com a pesquisa, do total de 18 mil famílias consultadas, a maioria dos entre-vistados (43,2%) apontou que a renda de sua família piorou em relação ao ano passado, contra 42,9% no mês anterior e 37,9% em junho de 2020. No entanto, com o ajuste de sazonalidade, o índice apresentou crescimento de 1,5%. A maior parte dos entrevistados (35,5%) respon-deu que se sente tão segura com seu emprego quanto em 2020, maior percentual da série histó-rica e uma proporção acima do mês anterior (34,3%) e do que em junho passado (31,3%).

E

le não detalhou se as doses da vacina da Janssen serão direcionadas a algum grupo específico. As declarações foram dadas durante audiência pública da Comissão Temporá-ria da Covid-19, no Senado. O ministro voltou a afirmar que o governo planeja a vacinação - com ao menos uma dose - de 70% dos adultos até setembro, e a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro.

Para isso, a previsão é distri-buir 60 milhões de doses em agosto e outros 60 milhões em setembro, além das 41 milhões confirmadas pela pasta para julho. O cronograma detalhado, contudo, ainda não foi divulgado pelo ministério.

“A gente ainda não divulgou o calendário detalhado desses imunizantes nos outros meses [agosto e setembro] porque ainda não temos confirma-ção dos laboratórios”, disse o secretário-executivo da pasta,

Rodrigo Cruz.

O ministro Marcelo Quei-roga foi questionado por sena-dores sobre notícias segundo as quais o MS estaria preocupado com a baixa eficácia da vacina CoronaVac na população idosa, e se haveria a necessidade de reva-cinação dessa faixa etária.

Os parlamentares pergun-taram também se o ministério considera não assinar novos contratos de aquisição do imuni-zante, desenvolvido pela chinesa Sinovac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan.

O ministro afirmou que a necessidade de uma eventual revacinação, em qualquer faixa etária ou grupo da população, precisa ser esclarecida por estu-dos científicos cujas respostas só devem estar prontas no ano que vem. “Pesquisas estão em enca-minhamento. E o que o Minis-tério da Saúde tem que fazer é se programar para ter vacinas disponíveis para aplicar, num curto espaço de tempo, no ano de 2022, se for o caso”, disse.

Ele citou um estudo em andamento na cidade de Serrana

(SP), cuja população foi toda vacinada com a CoronaVac.

O ministro negou haver desconfiança em relação ao imunizante. “Não há nenhum tipo de mudança de estratégia em relação a esse imunizante”, afirmou.

“O fato é que essa vacina tem sido útil para o Plano Nacio-nal de Imunização, e essa é a posição oficial do Ministério da Saúde, até que exista algum dado científico que faça com que nós tenhamos uma posição diversa”, acrescentou Queiroga.

Durante a audiência, o ministro também negou que haja falhas no monitoramento da variante delta do coronaví-rus. Essa variante, identificada primeiro na Índia, tem sido temida por, aparentemente, apresentar maior potencial de contágio e hospitalização.

Ele confirmou a identifica-ção de ao menos nove casos da variante delta no Brasil, mas afir-mou que todos são monitorados e que “não há qualquer indício de transmissão comunitária dessa variante no Brasil”.

ÚLTIMAS

Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen

chega hoje, diz ministro Marcelo Queiroga

PANDEMIA |

Imunizante da Janssen contra covid-19 tem dose única, conforme Ministério

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou ontem que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra covid-19, da farmacêutica Janssen, deve chegar ao Brasil às 6h45 de hoje, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O anúncio foi feito após uma previsão inicial, de receber 3 milhões de doses até 15 de junho, não ter sido confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivos. Queiroga afirmou que

a vacina da Janssen “é muito útil” por ser de dose única, proporcionando uma vacinação “mais rápida” da população.

O senador Confúcio Moura ouviu o ministro Marcelo Queiroga

Alana Gandra

Agência Brasil

Felipe Pontes

Agência Brasil

Referências

Documentos relacionados

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-