• Nenhum resultado encontrado

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. O presente texto discute as Tecnologias da Informação e Comunicação na educação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. O presente texto discute as Tecnologias da Informação e Comunicação na educação."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Maria Auxiliadora Marques Vasconcelos1 Deize, Fabíola, Francielle, Jucely, Luciana, Priscila, Rosângela, Suzana2

RESUMO

O presente texto discute as Tecnologias da Informação e Comunicação na educação. No ensino de forma geral tem sido um desafio para professores e gestores escolares, porque, ainda discute-se muito pouco sobre o uso das TIC na escola, sem falar que muitos educadores não estão preparados ou familiarizados para utilizá-las. Neste sentido, o uso das TIC na escola são os meios e não um fim em si mesmo.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Escola; Educação.

ABSTRACT

This paper discusses the Information and Communication Technologies in education. In education in general has been a challenge for teachers and school administrators, because although it is discussed very little about the use of ICT in school, not to mention that many educators are unprepared or unfamiliar to use them. In this sense, the use of ICT in school are the means and not an end in itself.

Keywords: Information Technologies and Communication; School; Education.

1

Pedagoga. Mestre em Educação. Docente das Faculdades Integradas ICE - Curso de Pedagogia. Professora orientadora do Grupo de Trabalho da disciplina Educação e Novas Tecnologias, 2010. 2

Discentes do 3º semestre do curso de Pedagogia da disciplina Educação e Novas Tecnologias – Faculdades Integradas ICE, 2010.

(2)

2 INTRODUÇÃO

As TIC3 estão presentes no nosso cotidiano e a utilizamos como meio de comunicação, de informação e também de entretenimento. Porém, esses mesmos meios podem ser usados para somar, trocar experiências, produzir histórias e também conhecimento na educação.

Com a introdução do uso das TIC na educação, encontra-se ligada aos laboratórios de informática. Assim, no cotidiano escolar, professores e alunos passam a ter mais contato com as atividades de ensino aprendizagem diferenciadas deixando de ser exclusivamente em ambientes presenciais como a sala de aula.

Neste contexto, as TIC vieram acrescentar à Educação, formas mais agradáveis, dinâmicas e até mesmo atrativas para trabalhar, entretanto, é necessário planejamento para se trabalhar com as TIC.

Com o uso cada vez mais constante das TIC na Educação e necessariamente no contexto da escola espera-se que os alunos ganhem autonomia em relação as suas próprias aprendizagens, independentemente de horário ou local em que estejam.

Nesta perspectiva, a integração das TIC na educação traz uma perspectiva inovadora e deve ser incorporada à prática pedagógica do professor de diferentes áreas de conhecimento. Entretanto, precisamos enfrentar inúmeros desafios e vários deles encontram-se ainda no interior da escola, principalmente com um uso cada vez mais generalizado, e impõe-se por isso, uma posição da escola em face delas.

Desta forma, considera-se o uso das TIC como vantajosas para o ensino, e a integração destas no processo ensino/aprendizagem, contudo, poucos as utilizam. Assim, as utilizações das TIC no ato educativo são de muitas ações, mas de âmbito geral para o específico.

O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto Escolar

O uso das TIC surpreende-nos pelas múltiplas funções e capacidades que trazem incorporados e que lhes tem permitido um lugar de destaque em todos os setores da sociedade. Por isso são meios, e nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes as de antes, bem como a flexibilização do uso do espaço da escola e do tempo de aprender. Portanto, podemos aprender estando juntos ou em lugares

3

(3)

3 distantes, sem precisarmos estar sempre juntos numa sala de aula para que isso aconteça.

É por isso que as TIC vêm permitindo extrapolar as fronteiras de espaço/tempo, favorecendo, assim a velocidade do processamento das informações e também a interatividade em qualquer parte do mundo.

Nesta perspectiva, a escola que ficar fora desse processo não conseguirá renovar sua prática de ensino aprendizagem, nem propiciar o desenvolvimento integral do aluno ou valorizar o seu lado social, emocional, crítico imaginário e deixar às margens para a exploração de novas possibilidades de criação.

Em geral, as TIC muitas vezes são mal interpretadas e trabalhadas de maneira incorreta e alguns professores por falta de compreensão usam-na como passatempo, de forma pontual e não como um auxílio na aula.

Segundo Kenski (2003, p. 18): Esse é um dos grandes desafios para ação da escola na atualidade. Viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação.

Vale ressaltar que mudaram os tempos e as necessidades, e o uso das TIC no contexto escolar, prima preparação e participação tanto por parte do professor quanto do aluno. Mas, ainda é imposta sem reflexão a devida preparação do quadro de profissionais que ali atuam.

É importante lembrar que as TIC são meios de uso interdisciplinar e pode ser articulada no cotidiano da escola, bem como dá oportunidade de romper com as paredes da sala de aula e também desprender-se do livro didático. Daí a necessidade de analisar os modos da sua apropriação educacional, especialmente no que diz respeito à educação.

Segundo Barros (2009, p.129):

A criação de ambientes de aprendizagem a partir do computador nos permite novas formas de trabalho e possibilitam ainda pesquisas, simuladores, interação virtual, ideias e experimentos, soluções e construções de novas formas de representações.

Nesse contexto, o uso da TIC, por meio da navegação como a Internet, redefine-se o papel do professor. Então, logo é preciso criar meios para que exista uma interação entre tecnologias e educação, por meio de projetos que viabilizam a mediatização entre ambos, pois as TIC sozinha não produzem conhecimento.

(4)

4 Se pensarmos nas nossas atividades diárias, vemos que em muitas delas está presente as TIC, principalmente o computador e as suas diversas funcionalidades. Um grande esforço é feito para pôr na linha da frente, o uso das TIC na escola, mas falta integração às TIC neste contexto.

Na educação, o uso da TIC e suas interfaces caminham no sentido da produção compartilhada de conhecimento, favorecida pela resolução de problemas, e na escola, tem-se a possibilidade de comunicar, trocar experiências, resolver problemas do contexto e construir conhecimento, bem como favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo. Pois, a proposta com as TIC na educação visa à inclusão e a promoção do direito de aprender.

Na perspectiva do professor, o uso das TIC na educação leva-o como mediador do processo para contemplar situações de aprendizagem e transformar sua prática. Para o aluno, é importante experimentar e vivenciar a colaboração, a cooperação e o diálogo para que essas aprendizagens possam ser aproveitadas e não se limitar à simples aquisição da informação. No contexto da escola, é necessário que envolva a todos que constituem a comunidade escolar.

Assim, é preciso mudar essa vertente e criar meios para que exista uma interação entre TIC e educação, que viabilizem a mediatização entre ambas, pois o uso dessas tecnologias requer participação tanto por parte do professor quanto do aluno.

Portanto, há necessidade das escolas acompanharem o desenvolvimento tecnológico a que a sociedade assiste, porque a TIC na escola tem evidenciado processos de aprendizagem, bem como contribuindo significativamente para a educação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As TIC articulam várias formas eletrônicas e evoluem com muita rapidez. No contexto da escola, percebe-se que ainda há uma visão redutora e desconfiada em relação à eficácia do uso das TIC. Daí a necessidade de analisar os modos de sua apropriação na educação. Contudo, a introdução das TIC no campo da educação pode introduzir melhorias por meio de uma política que as integre de forma pertinente e permanente.

Neste contexto, é importante que as TIC possam ser usadas em processos colaborativos e cooperativos de aprendizagem, em que se valorizem o diálogo e a participação permanentes de todos os envolvidos no processo.

(5)

5 Assim, as oportunidades postas pelas TIC para a escola lhe garantem sua função como espaço em que ocorrem as interações entre todos os componentes do processo educativo. A relação professor-aluno pode ser profundamente alterada pelo uso das TIC, em especial se estas forem utilizadas intensamente, pois proporcionam um novo tipo de interação, que possibilita intercambiar pontos de vistas.

Certamente, não se podem negar o papel atribuído as TIC, de forma que garantem às escolas a possibilidade de se abrirem e oferecerem educação para todos, indistintamente, em qualquer lugar, a qualquer tempo.

Nesta vertente, a difusão das Tecnologias da Informação e Comunicação estende-se à escola com a inserção do computador no ambiente escolar, além de que as Tecnologias da Informação e Comunicação oferecem acessos a múltiplas possibilidades de interação, mediação e expressão de sentidos, propiciados pela informação e recursos disponíveis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALONSO, Kátia Morosov. Revista educação e sociedade 104. Volume 29. Número especial – 2008.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Guia didático sobre as tecnologias da comunicação e informação: material para o trabalho educativo na formação docente. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2009.

GRINSPUM, Mirian P. Sabrosa. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 2ª ed.. São Paulo: Cortez, 2001.

JORGE H. GUTIÉRREZ MARTINEZ. TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias. São Paulo: Cortez: Brasília: UNESCO, 2004.

GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipatória. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. (Guia da escola cidadã. Volume 11).

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

_____________________. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORAES. Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

(6)

6 SANCHO, Juana Maria. Tecnologias para transformar a educação. Tradução Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SILVA, Marco (Org.) Educação on-line. São Paulo: Loyola, 2003.

SILVA, Mozart Linhares da. Novas tecnologias - educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SILVA, T. E; FREIRE, F; ALMEIDA, R. O. (Coord.). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003.

TEDESCO, Juan Carlos (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? Tradução de Cláudia Berliner, Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de La Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Esse modelo por sua vez, foi concebido com as imagens dos dispositivos, disponibilizadas na Internet por seus fabricantes. Uma vez definido qual o tipo de ativo

Dessa maneira para analisar como os professores de Educação Física na educação básica utilizam-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no

O acesso pode ser obtido com instrumentos de alta rotação. Normalmente, o dente submetido ao tratamento endodôntico está com um processo patológico e, portanto, causando um certo

O projecto EmailCE do ano lectivo 2004-2005 é analisado com mais detalhe, procedendo-se, além da estatística de acessos à plataforma, aos dados de colaboração e à análise

Set.02 - Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, FPCE, Lisboa Set.03 - Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, FPCE, Lisboa Dez.04

Para esse projeto Internet para Escolas foram definidos certos objetivos como: A introdução de conceitos de informática e o desenvolvimento da cultura de integração das TIC

Analise as afirmativas sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação e assinale a alternativa incorreta. a) A introdução das TIC nas

[r]