• Nenhum resultado encontrado

Informativo: Início do semestre 2021/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo: Início do semestre 2021/1"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Informativo:

Início do

semestre

2021/1

6. FREQUÊNCIA

A presença será considerada facultativa nas aulas presenciais. Se o aluno não comparecer à aula presencial, não será computada falta, assim como não será computada falta nas jornadas ou seminários. Sendo assim, não prevalece o critério de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência mínima, enquanto durar a pandemia.

Prezado (a) aluno (a)

Esclareço que preparamos esse informativo e publicamos dia 24/02/2021.

Informativo esse que seguiu rigorosamente Parecer do Conselho Nacional de Educação – CNE e determinações do Governo do Estado do Espírito Santo, sendo assim, solicitam que leiam o informativo novamente na íntegra (principalmente o item seis), para que não tenhamos divergências de informações. Em, 02/6/2021 Atenciosamente, A Direção da FAEV

(2)

FAEV

ENSINO DE QUALIDADE

INFORMATIVO:

SEMESTRE 2021/1

Para todos os professores; alunos e funcionários.

Para os cursos de graduação presencial de pedagogia e psicologia

.

Vitória, 24 de fevereiro de 2021. Prezados alunos,

Primeiramente vimos reforçar o que já fora dito anteriormente acerca da homologação do Parecer nº 19, do Conselho Nacional de Educação-CNE, do Ministério da Educação, que estende até 31 de de zembro de 2021 a permissão para atividades remotas no ensino básico e superior em todo o país. A FAEV vai oferecer transmissão ao vivo das aulas, com finalidade dos alunos alcancarem os objetivos de aprendizagem. Sendo assim, o aluno da FAEV poderá escolher em ir na Faculdade ou assistir a aula da sua casa sem perda de conteúdo.

Não podemos deixar de esclarecer que diariamente o Govern do Estado do Espírito Santo divulga o mapa de risco e consequentemente a liberação das aulas presenciais, sempre dependerá da classificação de risco do nosso município de Cariacica.

A seguir passamos algumas orientações sobre o funcionamento da FAEV no Semestre 2021/1.

(3)

1. INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO 2021/1

A FAEV irá inicair o primeiro semestre de 2021/1 no dia 01 de março de 2021 para todos os alunos, com transmissão ao vivo para os cursos de Pedagogia e Psicologia, porém, com uma forma diferente, pois o professor ministrará a aula direta mente da Faculdade (exceto em casos de docentes de grupo de risco), em um ambiente adaptado para as normas de biossegurança e com as tecnologias educacio nais adequadas. O professor estará na Faculdade utilizando recursos com acesso aos equipamentos de laboratório, quadro e projetor multimídia, oferecendo um ensino para ambos os casos, tanto para o aluno que optar por assistir a aula na faculdade, bem como para o aluno que estiver assistindo de casa.

2. O ENSINO QUE PLANEJAMOS PARA O SEMESTRE 2021/1

A FAEV usará metodologia ampla possuindo como principal característica a inserção do aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Para maior segurança a todos os alunos, a FAEV permitirá que os alunos escolham entre assistir as aulas presencialmente, ou permanecer no formato remoto, com aulas transmitidas ao vivo.

Para que possamos nos programar melhor, a FAEV enviará um formulário que deve ser preenchido por todos os alunos, a fim de dimensionar as salas de aula conforme quantitativo de alunos que estará presente nas aulas e, respeitando os protocolos de segurança no controle da COVID-19. O aluno que porventura demonstrar interesse após início das aulas em frequentá-la, deverá comunicar à subcoordenação do curso com pelo menos 72 horas de antecedência para novo dimensionamento.

Manteremos as aulas remotas levando em consideração os alunos que fazem parte do grupo de risco e/ou com alunos que neste momento não se sintam seguros em retornar. O professor estará dentro da sala de aula, sendo a transmissão simultânea. O aluno que vier a Faculdade irá assistir a aula, junto com os demais colegas que estarão em casa e o aluno que optou em ficar em casa, receberá todo conteúdo.

A FAEV considerará facultativa a presença nas aulas presenciais, não será computada frequência. Assim como não será computada frequência nas aulas remotas. Desta forma, não prevalece o critério de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência mínima às atividades.

(4)

interativas com os alunos que estiverem na sala de aula e/ou que estiverem de forma remota.

(5)

3. DISCIPLINAS PRÁTICAS

A oferra de disciplinas práticas ajustamos de acordo com a Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020 do Ministério da Educação, com garantia de manter a formação acadêmica do aluno sem prejuízo.

A partir do semetre 2021/1 as aulas práticas só poderão ocorrer conforme calendário acadêmico e horário previamente divulgado pela subcoordenação dos cursos, cumprindo todos os protocolos de segurança da COVID-19. As disciplinas práticas terão pro vas presenciais nos próprios laboratórios. Os estágios em clínicas serão avaliados conforme produção prática que o aluno executou.

4. DISCIPLINA MINISTRADA N O CURSO

Toda disciplina será oferecida na forma da disciplina em oferta regular ou seja, com trans missão ao vivo das aulas.

A participação do aluno será facultativa, devendo se responsabilizar por qualquer prejuízo que vier a ocorrer caso não obtenha resultado satisfatório na disciplina, em razão da não participação aos seminários ofertados pela Instituição.

5. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso que faz parte da grade curricular poderá ser ofertada em turno diferente em que o aluno estiver matriculado.

Devido a pandemia da Covid – 19 as apresentações de TCC foram suspensas, sendo que o aluno será avaliado exclusivamente pelo trabalho escrito entregue na data estipulada pela coordenação do NUPEC.

(6)

superior a 7,00 (sete). Será facultativa a participação dos alunos nos encontros online, devendo se responsabilizar por qualquer prejuízo que vier a ocorrer caso não consiga resultado satisfatório na disciplina em razão da não participação quando marcado pela FAEV.

6. FREQUÊNCIA

A presença será considerada facultativa nas aulas presenciais. Se o aluno não comparecer à aula presencial, não será computada falta, assim como não será computada falta nas jornadas ou seminários. Sendo assim, não prevalece o critério de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência mínima, enquanto durar a pandemia.

7. PROTOCOLO DE ACESSO A FAEV:

• Não será permitida a entrada na Faculdade de aluno, professor e funcionáio sem máscara.

• O aluno só poderá retirar máscara em casos de troca exclu sivamente em casos de espirros, tosses ou ultrapassado 2 horas de uso, sendo que essa troca só poderá acontecer no banheiro.

• A não utilização de máscara por parte de alunos, professores e funcionários é considerada infração, estando sujeitos a sanções como advertência e/ou suspensão.

• Na entrada da FAEV será aferida a temperatura com Termômetro Digital Infravermelho de pulso em alunos, professores e funcionários e visitantes na chegada, se a temperatura estiver maior ou igual a 37ºC, o aluno, professor ou funcionário deverá ser dispensado e orientado a procurar uma Unidade de Saúde.

• Na entrada da FAEV estará disponível álcool 70% para higienização das mãos.

(7)

• Todos devem trazer máscaras reservas e saco plástico para descarte das máscaras usadas.

• A máscara deve ser trocada em caso de espirro. Após o espirro, o colaborador, aluno ou professor que espirrou deverá se dirigir até o banheiro. Lá deve higienizar as mãos, retirar a máscara pelo elástico, colocar em saco plástico levado por ele, colocar uma nova máscara, higienizar as mãos. Após isso poderá retornar à sala de aula ou local de trabalho.

• Manter uma distância de 1,5m entre as pessoas; onde não for possível, será utilizada barreira física.

• Funcionários, alunos e professores não podem ter contato físico. • Alunos deverão trazer as máscaras de casa.

• Proibido beber água diretamente no bebedouro, o aluno, professor e funcionário deverá trazer sua garrafinha de casa.

• Pátios não serão utilizados.

8. SUPORTE TECNOLÓGICO

A Durante o desenvolvimento das aulas, o aluno que precisar de orientação sobre o suporte tecnológico para estudo deverá procurar os subcoordenadores dos Cursos de Pedagogia e Psicologia.

9. SALA DE AULA

Salas de aula apenas serão utilizadas no período de aula (de 19h às 21h) e obrigatoriamente obe decerão às seguintes regras:

• Ao entrar na sala alunos e professor deverão higienizar as mãos com álcool 70% na entrada da sala de aula.

• É obrigatório, manter as janelas e/ou portas das salas de aula abertas, de modo a permitir uma melhor circulação do ar.

• As mesas e cadeiras serão colocadas de forma a manter o distanciamento mínimo entre os alunos. As carteiras não utilizadas

(8)

serão marcadas para facilitar a visualização. Em nenhuma hipótese a organização deverá ser alterada devendo ser rigorosamente respeitada.

• A quantidade de alunos por sala de aula será limitada, garantindo o distanciamento entre eles de 1,5 metro de distância uns dos outros. • Os alunos só deverão levar o mínimo de material didático possível

evitando risco de contaminação.

• É proibido que mochilas, bolsas e materiais sejam colocados no chão. • A entrada e saída da sala de aula será controlada e organizada

visando evitar aglomerações.

• O espaço para o professor deverá estar devidamente marcado, não podendo o professor nem o aluno ultrapassar esse espaço.

• O aluno não poderá ficar circulando na sala de aula. Deverá permanecer o tem po todo na mesma carteira, não podendo mudar de local.

• Fica proibido a formação de grupos de estudo na sala de aula.

10.

ATENDIMENTO

SECRETARIA

E

COORDENAÇÃO DE CURSO

• Alunos e professor deverão higienizar as mãos com álcool 70% na entrada da Secretaria.

• Nenhum objeto poderá ser colocado nos balcões de atendimento. • Os espaçamentos marcados no chão, mantendo a distância de 1,5

metro, deverão ser respeitados, assim como só poderão ser utilizadas as cadeiras demarca das para este fim.

• Caso um visitante ou aluno sente em uma cadeira enquanto aguarda atendimento, ele deverá permanecer no mesmo local até ser atendido, não devendo em hipótese nenhuma se sentar em mais de um assento.

(9)

• Fica proibido a entrada de aluno na sala dos professores.

ATENDIMENTO INFORMATIZADO AO ALUNO

A FAEV disponibiliza ao aluno o protocolo online pela plataforma, no qual o discente deverá requerer os documentos abaixo exclusivamente pela plataforma, sem necessidade de se dirigir à Secretaria da Instituição:

1) Adaptação;

2) Cancelamento de Adaptação/Dependência; 3) Certificado de Conclusão de Curso;

4) Certificado de Eventos promovidos pela Instituição (palestras, seminários, moni torias);

5) Colação de Grau em Data Especial (Gabinete); 6) Confecção de Contrato de Estágio;

7) Cópia do Contrato Educacional;

8) Cópia do Contrato do Estágio Supervisionado; 9) Declaração de Coeficiente de Rendimento; 10) Declaração com Previsão de Término do Curso; 11) Declaração de adimplência;

12) Declaração de Frequência; 13) Declaração de Horário de Aula; 14) Declaração de Matrícula;

15) Declaração de Datas/Horários de Avaliações Bimestrais; 16) Declaração Nome do Professor Orientador;

17) Declaração para Imposto de Renda; 18) Declaração Regularidade do ENADE; 19) Dependência;

(10)

21) Prova Substitutiva; 22) Histórico Escolar; 23) Matriz Curricular;

24) Portaria de Autorização de Reconhecimento ou Renovação; 25) Programa de Disciplina;

26) Reabertura de Matrícula (aluno com matrícula trancada); 27) Reembolso (casos de desistência/trancamento);

28) Reembolso outros;

29) Reopção de Curso (Transferência de Curso);

12.

DEMAIS SETORES DA FAEV

Enquanto durar a pandemia, os setores como Laboratórios de Anatomia, e Fisiologia (exceto para os casos de aulas práticas), Biblioteca, Brinquedoteca, Quadra Poliesportiva, permanecerão fechados por motivo de segurança. Novas orientações sobre o funcionamento desses espaços serão passadas posteriormente a depender das recomendações dos Órgãos Governamentais e o avanço da Pandemia da COVID-19. A cantina poderá estar aberta seguindo rigorosamente os protocolos de Segurança da COVID-19.

13. COMITÊ LOCAL DE PREVENÇÃO

A FAEV criou um Comitê Local de Prevenção que terá as seguintes atribuições:

1. organizar a implementação das medidas de prevenção e controle da COVID-19.

2. informar e capacitar a comunidade escolar ou acadêmica sobre os cuidados que devem ser adotados para prevenção da Covid-19. 3. realizar a divulgação das medidas estabelecidas pelo plano de

(11)

4. monitorar semanalmente o cumprimento das medidas de prevenção, realizan do registro desse monitoramento.

5. acompanhar e seguir as determinações dos decretos, portarias e notas técnicas estaduais e municipais para o segmento.

O Comitê Local de Prevenção tem a seguinte composição:

1. a Direção Geral;

2. dois subcoordenadores dos cursos da FAEV; 3. um representante do corpo docente;

4. um representante do corpo discente;

5. um representante que seja profissional da área de saúde.

14. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

As turmas que possuem disciplinas com docentes que se enquadram no grupo de risco, essas disciplinas permanecerão com aulas remotas.

Se houver alteração das orientações e regulamentações oficiais, a Faculdade FAEV poderá adotar procedimentos complementares, tendo como base o mapa de risco divulgado pelo governo do Estado do Espírito Santo.

Com respeito, segurança e força, seguimos juntos no enfrentamento dessa pandemia que abalou o mundo.

Que Deus abençoe a todos!

Cordialmente,

Luciana Figueiredo Ribeiro Diretora Geral da FAEV

Referências

Documentos relacionados

A tabela a seguir contém informações da renda familiar mensal de um grupo de estudantes. Determine a renda média desse grupo.. Determine a média geométrica da renda

É interessante perceber que para explicar o emprego da teoria brechtiana no Brasil a autora utiliza-se de um recorte temporal bem definido – de 1958, ano em que foi encenada a peça

- Município de Alpiarça – Proposta nº3/2013 do Presidente – Proposta para emissão de parecer prévio vinculativo para renovação de contrato de aquisição de serviços de

A altura manométrica, vazão, tipo de filtro e qualidade da água utilizados no sistema são parâmetros do projeto intimamente relacionados que justificam a necessidade de conhecimento

 Para a realização desta lâmina, com uma pipeta pingar uma gota de cada cultura em lâminas, colocar a lamínula em um ângulo de 45°, deixá-la cair e pressionar com

- I3 Sensor para deteção de peças do sistema ligado às esteiras (Contato NA) - I4 Sensor para deteção de peças na esteira.. 1

Este trabalho visa investigar, a partir de uma rede de hospitais públicos, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), como os recursos

Certifique-se de que você não configurou a restrição de chamada para o número que está discando. As chamadas recebidas não