• Nenhum resultado encontrado

Editora Recanto das Letras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Editora Recanto das Letras"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)

© Jorge Palma

Editora Recanto das Letras editorarecantodasletras.com.br

Coordenadora editorial: Cassia Oliveira Revisão do texto: Maciel Salles

Diagramação: Michael Douglas Imagens: Depositphotos 1ª edição – outubro de 2020

A Câmara Brasileira do Livro certifica que a obra intelectual descrita abaixo, encontra-se registrada nos termos e normas legais da Lei nº 9.610/1998 dos Direitos Autorais do Brasil. Conforme determinação legal, a obra aqui registrada não pode ser plagiada, utilizada, reproduzida ou divulgada sem a autori-zação de seu(s) autor(es).

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Angélica Ilacqua CRB-8/7057

Palma, Jorge

Dominando a audiência criminal / Jorge Palma.–– São Paulo : Recanto das Letras, 2020.

160 p.

ISBN: 978-65-86751-39-0

1. Direito 2. Audiência criminal - Prática 3. Direito - Orientação profissional I. Título

20-3604 CDD 340.069

Índices para catálogo sistemático: 1. Direito

(6)

Sumário

Dedicatória ... 9 Prefácio ... 11 Apresentação ... 15 Introdução ... 21 Relevância da audiência ... 31 Dinâmica processual ... 33 Imagem profissional ... 35 Redes sociais ... 37 Comportamento na audiência ... 41 Cumprimentos ... 43 Conversas paralelas ... 49 Entonação de voz ... 51 Perguntas inconvenientes ... 53 Atuar displicente ... 59

Tomando assento na sala ... 61

Assento do Ministério Público ... 63

Oitiva do ofendido ... 69

Testemunhas ... 73

(7)

6

Oitiva das testemunhas arroladas pela acusação ... 79

Oitiva das testemunhas arroladas por outras defesas ... 83

Oitiva das testemunhas arroladas pela defesa ... 87

Preparação de testemunhas ... 91

Ausência de testemunha ... 97

Interrogatório ... 99

Preparação do acusado para interrogatório ... 101

Presença do ofendido ou de seus familiares na audiência ... 107

Presença de familiares do acusado na audiência ... 111

Desentendimentos na audiência ... 115

Alegações finais ... 121

Providências fundamentais para o sucesso na audiência ... 123

Estude previamente os autos do processo ... 125

Conheça o rito processual da audiência ... 127

Converse e, principalmente, ouça seu cliente ... 129

Sinceridade com o cliente e clareza nas informações ... 131

Procure conhecer o modo de agir dos demais profissionais ... 135

Estude, reflita e construa com responsabilidade a tese de defesa ... 137

(8)

Mantenha atenção em tudo que acontece

e seja flexível ... 141 Identifique e procure conhecer as testemunhas ... 143 Planeje com antecedência as perguntas que

pretende realizar ... 145 Seja firme, educado, paciente e revele conhecimento

e segurança, construindo sua autoridade ... 147 Não discuta com a testemunha e nem se coloque

a comentar suas respostas ... 149 Assuma o comando da inquirição da testemunha ... 151 Esteja preparado para os debates ... 153 Conheça, domine e tenha intimidade com a

Constituição e os princípios ... 155 Referências ... 157

(9)
(10)

Dedicatória

N

a tempestade dos dias presentes, navegando por mares desconhecidos e enfrentando águas revoltas, aspirei en-contrar porto seguro que me acolhesse em abrigo e implorei ao Criador que tomasse em suas mãos a minha vida, inspirando em meu coração os rumos de meu destino e apontando aos meus olhos nublados os caminhos a serem seguidos e o percurso a ser trilhado até o derradeiro de meus dias.

Há muito seguia com passos cansados, tomado por dores da existência e com os pensamentos perdidos e atormentados, visitado pelo desânimo, acompanhado pela tristeza, abraçado pela solidão e orientado pela indiferença, sentindo o apressado esvanecer da pouca energia que ainda em mim habitava.

O encontro com a mediunidade, guiado por Fernanda, anjo de encantado sorriso e profundo amor no coração, trouxe a presença dos mentores que me orientam e inspiram restau-rando-me as forças, nutrindo de paz os meus dias e iluminando minha vida, fazendo afastar a escuridão.

Libertados do véu da desilusão, meus olhos tornaram a divisar horizontes distantes que meu pensamento, amparado pela esperança, me anima na certeza de os poder alcançar.

Existe ainda muito por realizar, disse-me o Pai, cujo amor incondicional não me permitirei desapontar.

Sigo no presente buscando firme e decidido o destino que me cabe concretizar, eis aqui o primeiro passo, e muitos outros virão a seguir.

(11)

Dominando a audiência criminal

10

Esta conquista pertence aos anjos que me resgataram e que com amor cuidam tanto de mim.

Dedico meu escrito e minha mais sincera e profunda gratidão à Fernanda e aos mentores que, agora percebo, a todo instante estão perto de mim.

(12)

Prefácio

Q

uando o bacharel em direito se transmuta em advogado, via de regra, enfrenta enormes dificuldades nos seus primeiros passos do exercício profissional.

A razão maior desse obstáculo inicial é que nem todos conseguem a ventura de vir a trabalhar e serem orientados por um causídico de larga experiência. Isso é coisa rara.

Consequentemente o novel advogado não adquire fami-liaridade com o novo mundo que se desvela. O fórum parece-lhe um enigma a decifrar, e isso pode assustar.

A partir do momento em que abraça suas primeiras cau-sas, tem início a sua árdua tarefa de estudar processos e debru-çar-se sobre doutrina, jurisprudência e precedentes. Objetivo: criar e desenvolver teses jurídicas para cada uma das ações em que atua. Soma-se a tudo isso procurar conhecer e dominar com perfeição as minúcias dos ritos processuais para evitar surpresas desagradáveis.

Para a sorte de todos nós, alguns estudiosos abnegados, com inclinação para as letras jurídicas e o magistério, presen-teiam-nos com obras maravilhosas que iluminam o caminho do advogado iniciante.

Este é bem o caso do Professor Jorge Palma de Almeida Fernandes com este trabalho que tenho a honra de prefaciar. Com ele, o fardo de que falei anteriormente torna-se mais leve e até mesmo agradável.

(13)

Dominando a audiência criminal

12

Palma é advogado militante de larga experiência, além de reconhecido docente, e consegue tornar palatável o amargor do

debut na advocacia. Tendo laborado em todos os níveis judiciais,

é conhecedor primoroso da legislação, da jurisprudência, dos precedentes e da doutrina e também detentor de incrível cultura geral e raciocínio jurídico

Desse modo, este excelente livro torna-se indispensável às boas bibliotecas jurídicas. Focada na atuação prática do advoga-do, a obra permeia as atuações dos diversos agentes envolvidos no processo e em seus atos e cria condições de vislumbre tático, notadamente na audiência criminal. Isso propicia condições de sucesso no deslinde da lide de maneira favorável, economizando tempo e aborrecimentos desnecessários. Por isso, seu trabalho serve de linha de condução e manual prático não só para os novatos, mas também para advogados maduros que buscam se aperfeiçoar na profissão.

A partilha de tamanha vantagem entre seus pares indica muito do perfil do autor: professor em sua essência e advogado dos advogados. Divulga, pois, seu conhecimento não por vil vaidade mas como representação da luta pela melhoria da atu-ação profissional, pelo coleguismo, e, acima de tudo, pelo senso inquebrantável de justiça.

Devemos lembrar que muitas vezes o advogado, em es-pecial em início de carreira, atua solitário e sem assessoria, de modo bastante diferente das demais carreiras jurídicas, tais como promotores, juízes, defensores e procuradores.

Os ensinamentos aqui contidos trazem paridade de armas, compartilham vivência e promovem meios de tornar a justiça mais justa. Afinal, o advogado e seu sacerdócio apresentam-se

(14)

Jorge Palma

como a última barreira contra a opressão, contra os poderosos, contra o grande leviatã chamado Estado.

Nossa admiração e respeito ao ilustre autor, colega de academia e advocacia, idealista de um mundo melhor para seus habitantes.

Daniel Cervantes Angulo Vilarinho Araguaína, 4 de setembro de 2020.

(15)
(16)

Apresentação

A

atuação profissional do advogado revela-se sempre um grande desafio cujas exigências se volumam a cada novo dia, a cada novo instante, a cada novo momento.

Havendo já devotado mais de três décadas em um rela-cionamento de profundo, contínuo e duradouro amor com o Direito, posso seguramente afirmar que a advocacia, hoje, não é a mesma que encontrei a me esperar quando iniciei meus primeiros e hesitantes passos nesta complexa e muito exigente profissão.

Recordo nitidamente que a rede mundial de computa-dores (internet) ainda era desconhecida do grande público, os celulares, que apenas começavam a ser conhecidos e se popula-rizar, eram analógicos e praticamente nada mais faziam do que chamadas de voz, poucos possuíam computadores, os disquetes eram enormes e frágeis com capacidade para armazenar muito pouca informação e a grande maioria das impressoras ainda funcionava a partir de fitas com tinta e ponta de agulha.

Não existiam redes sociais e os processos eram físicos, grandes quantidades de papel precisando ser carregadas de um lado para o outro a fim de que fossem analisadas e produzidas as petições, muitas, ainda, em máquinas de datilografia.

Buscava-se o conhecimento nos livros, cuja aquisição de-veria ser realizada diretamente nas bancas e livrarias ou acessados nas bibliotecas das universidades.

(17)

Dominando a audiência criminal

16

Inexistente o PDF – Portable Document Format, recor-ria-se sem moderação às cópias reprográficas (xerox) extraídas ainda quentes das fotocopiadoras.

Era um mundo absolutamente diferente daquele que encontram, hoje, os jovens profissionais da advocacia quando decidem ingressar neste interessantíssimo e desafiador mundo em que habitamos.

Redes sociais podem ser utilizadas para divulgação de potencialidades (sempre com equilíbrio e muito cuidado), os processos e procedimentos assumem o formato digital e podem ser acessados e movimentados de qualquer parte do mundo pela internet, que também começa a ser utilizada para a realização de audiências.

Assinaturas são eletrônicas e não mais precisamos decidir se as faremos “por extenso” ou em rubrica, e só neste particular detalhe, lembro-me das horas investidas e das muitas folhas de papel consumidas para se encontrar o desenho perfeito da rubri-ca que, ao depois, aporíamos em nossos documentos e escritos. O traço haveria de ser forte e instigante, revelando per-sonalidade e ousadia, segurança, conhecimento e autoridade, afinal, constituía uma “marca” de identificação do seu titular.

Dispensando os volumosos arquivos, hoje as informações são mantidas em segurança na “nuvem” e certamente já digita-mos mais do que escrevedigita-mos com as tradicionais canetas e lápis. Encontramos, enfim, um mundo novo e infinitas possibi-lidades a cada dia, exigindo-se do profissional novas habipossibi-lidades e muito mais do que apenas o conhecimento técnico acerca do Direito.

(18)

Jorge Palma

No momento atual, em que o conhecimento pulula e se coloca acessível instantaneamente, a todo momento e em qualquer lugar, não é mais suficiente possuí-lo, disponível que está para todos que o desejem alcançar.

Em um mundo cada vez mais assolado por notícias di-vorciadas da realidade e um constante surgir de “especialistas” a arrogar superioridade de posição e domínio sobre a verdade, percebemos que é preciso mais, muito mais…

Nos dias que se seguem, tornou-se de todo indispensável a preocupação com a qualidade da informação e diligente veri-ficação de sua origem.

Somente com este rigor ético da intelectualidade pode-se aferir da legitimidade da informação e da credibilidade e solidez de quem a produziu.

Se no passado o simples acesso ao conhecimento foi si-nônimo de poder, hoje é a sofisticada e preciosa habilidade de encontrar fontes seguras e confiáveis que garante maior distinção e possibilidade de êxito.

Muito além do simples domínio teórico da informação, a habilidade de concretização e de sua implementação prática é que efetivamente se destaca e garante espaço e notoriedade.

Sem obviamente desmerecer a teoria e toda a sua ina-fastável relevância, é imperioso atingir e conquistar a preciosa habilidade de transportá-la para a existência prática e concreta dos dias e dos acontecimentos, garantindo-lhe vida para além das palavras.

Quantas já não foram as oportunidades em que, diante de um evento, ato ou diligência, advogados, juízes, defensores, pro-motores, delegados e muitos outros profissionais, transbordando

(19)

Dominando a audiência criminal

18

conhecimento técnico e múltiplas teorias, já não se observaram traídos pela mente e quedaram inertes diante de questões práti-cas cujo socorro não puderam encontrar no conforto imaginário do acervo intelectual acumulado?

Agora mais do que nunca, neste mundo de infinitas pos-sibilidades, a observação atenta da vida, a agilidade do pensa-mento lógico e rara capacidade de percepção dos riquíssimos detalhes que escapam ao comum dos olhos são o que permite ao profissional, qualquer profissional, manter-se léguas à frente dos demais.

Como no imaginário dos quadrinhos, é preciso possuir o “Olho de Thundera” e conquistar a “visão além do alcance”.

Se está aqui neste momento e se mergulha nestas páginas, você já realizou a sua opção e subjugou a inércia, inimiga de primeira hora daqueles que almejam o sucesso.

Feliz por esta conquista, recebo-o carinhosamente no mundo de Meditando Direito. Começa agora a sua viagem através de uma produção artesanal, sofisticada, ética e carinho-samente pensada para lhe orientar neste processo de amadure-cimento e evolução.

Meu mais profundo e sincero desejo é que aqui você perceba atitudes, comportamentos e reflexões que seus olhos e sentimentos ainda agora não eram capazes de divisar, perce-bendo o ampliar e aprofundar de sua compreensão e percepção sobre fatos e detalhes que doravante não mais lhe escaparão despercebidos e ignorados e que, acredite, farão diferença em seu atuar profissional e humano, acrescentando legítimo valor em sua vida.

(20)

Jorge Palma

Que seu raciocínio se torne a cada dia mais eficiente e sua visão mais sensível, ampla e profunda e, principalmente, que você empregue seu potencial e conhecimento para o bem, colaborando para tornar o mundo um lugar melhor e tornando--se o ser humano maravilhoso, encantador, consciente e gentil que merece ser.

Que a luz brilhe forte em seu coração, guiando seus ca-minhos e afastando a escuridão.

De toda alma e coração, agradeço imensamente e com toda a sinceridade de meu espírito a você que acompanha meus canais e que, acreditando nesta ideia e julgando haver mereci-mento, ajuda a divulgar este projeto.

A você que me presenteia dispondo de algum tempo de sua vida para ler o que escrevo ou me assistir e me ouvir de vez em quando, o meu agradecimento mais sincero e profundo.

Mahalo!

(21)

Editora Recanto das Letras

O

início da carreira em advocacia jamais se revela tarefa fá-cil. Incontáveis dificuldades inevitavelmente exigem do profissional extrema preparação, dedicação e cuidado.

A advocacia criminal, de maneira ainda mais intensa do que outro qualquer ramo da área, traz exigências e desafios que só podem ser superados com atenção a detalhes que passam despercebidos a olhares comuns. No atuar profissional do cri-minalista, a audiência de instrução constitui ato fundamental, extremamente complexo e por vezes intimidador.

Nesta obra, fruto de observações colhidas em mais de três décadas de experiência, são apresentadas, em uma lin-guagem simples e prática, valiosas considerações sobre deta-lhes, acontecimentos e posturas relevantes que fazem imensa diferença na vida e imagem profissional do advogado. Tais orientações em nenhum outro livro foram tão objetivamente publicadas.

Ademais, o poderoso escrito reflete sobre aspectos que, apesar de pertinentes, costumam ser ignorados por quem ain-da não conseguiu identificá-los.

Dominando a audiência criminal é obra de leitura diária e

um verdadeiro manual para os que entendem a necessidade de constantemente se aperfeiçoar e evoluir.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

1)  Ver o gráfico: Definição de produto. 2)  1 sigma, 0 % object transmission.. 3)  Em objetos opacos e alinhamento exato

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá