• Nenhum resultado encontrado

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral PORTUGUÊS 6º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral PORTUGUÊS 6º ano"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral

PORTUGUÊS – 6º ano

NOME:

IMPRIMA AS FOLHAS. RESOLVA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO OU

FOLHA DE FICHÁRIO

;

OS TESTES PODERÃO SER RESPONDIDOS NA PRÓPRIA FOLHA DE QUESTÕES

;

TODAS AS RESPOSTAS DEVERÃO SER MANUSCRITAS E A CANETA;

A

P

ROVA DE

R

ECUPERAÇÃO SÓ PODERÁ SER FEITA MEDIANTE A ENTREGA DESSE

R

OTEIRO

CONCLUÍDO.

BOM ESTUDO!!!

(2)

1. Os quadrinhos apresentam um dia na vida da personagem Calvin. Quem interage com ele em casa? E na

escola?

2. No 1º quadrinho, a mãe grita para o menino que se levante da cama e diz que não o chamará de novo. O

menino obedece imediatamente à ordem da mãe? Por quê?

3. Observe o comportamento das pessoas em relação a Calvin.

a) Quem é que mais “pega no pé” de Calvin: o pai ou a mãe?

b) Em todas as situações, Calvin age passivamente, sem argumentar a seu favor? Justifique sua resposta.

4. A história começa e termina com Calvin na cama. Observe-os nesses dois momentos. (Vale: 1,0)

a) Que estado emocional a expressão “AI, AIIII...” revela? b) Na sua opinião, o que é um “grande dia” para mãe de Calvin?

GRAMÁTICA 5. Identifique dois substantivos abaixo e depois classifique-os.

6. Indique quantas letras e quantos fonemas existem nas palavras abaixo:

Imagem-_______________________________ Atrai-__________________________________ Texto-_________________________________ Conquista-_____________________________ 7. Leia o texto publicitário abaixo, depois identifique 4 substantivos presentes nele.

(3)

8. Identifique na imagem abaixo quatro substantivos, depois classifique-os (simples, composto, concreto,

abstrato, coletivo, comum, próprio, primitivo ou derivado).

9 -PRODUÇÃO TEXTUAL – NARRAÇÃO

Leia a tirinha abaixo, depois crie um final para ela.

Atenção: O seu final tem que ter no mínimo oito linhas.

1____________________________________________________________________________________________ 2____________________________________________________________________________________________ 3____________________________________________________________________________________________ 4____________________________________________________________________________________________ 5____________________________________________________________________________________________ 6____________________________________________________________________________________________ 7____________________________________________________________________________________________ 8____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

(4)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Texto para as questões de 10 a 12.

Material:

– 1 xícara quase cheia de farinha de trigo – um punhado de sal – água – guache – tigelinhas – 1 tigela grande – 1 colher

– papelão ou qualquer papel grosso – sucata (botões, sementes, lacinhos etc.). Modo de fazer:

1. Misture a farinha e o sal com um pouco de água. Vá colocando uma colher de cada vez, até conseguir uma pasta.

2. Divida a pasta pelas tigelinhas e ponha um pouco de tinta em cada uma delas, misturando bem (em cada tigela, uma cor).

3. Modele as figuras com a pasta, antes de colocá-las no papelão. As cores servirão para você colorir seu quadro, como quiser. Feito isso, deixe secar. Você fará sucesso com seus quadros em alto-relevo, enfeitados com os pequenos objetos escolhidos.

(Adaptado de Mundo da criança. Rio de Janeiro: Editora Delta S. A., p. 52 e 53.)

10. É correto afirmar que esse trabalho:

a) precisa de um acompanhante adulto, por haver material que oferece perigo para crianças. b) será feito numa cozinha, porque será necessário utilizar um fogão, para a pasta.

c) precisa da orientação de um especialista, pela dificuldade que oferece. d) deve ser feito em um lugar que possa ser lavado depois.

e) deve ser feito apenas por adultos.

11. Antes de modelar as figuras que você desejar com a pasta, é preciso: a) deixar que ela seque um pouco, para facilitar o trabalho.

b) colorir quantidades dessa pasta em tigelas.

c) colorir sementes ou botões na mesma cor da pasta. d) colar as sementes que ficarão grudadas nela. e) colar a pasta no papelão.

12. A primeira parte do texto apresenta uma lista de:

a) ingredientes e utensílios necessários na confecção de quadro em alto-relevo. b) comportamentos que devem ser adotados na confecção do quadro.

c) cuidados a serem tomados no preparo da pasta para modelar as figuras. d)regras para o uso dos materiais que serão usados no preparo da pasta. e) dicas para produção de um belo quadro em alto-relevo

(5)

GRAMÁTICA 13- Dê os adjetivos pátrios abaixo:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1. Pernambuco 2. Brasília 3. Santa Catarina 4. Bahia

5. Rio de Janeiro/ Ceará 6. Paraná/ Paraíba

7. São Paulo 8. Goiás 9. Amazonas 10. Minas Gerais 11. Rio Grande do Sul

(6)

15. Responda o que se pede:

16. A partir da figura abaixo crie uma frase utilizando um adjetivo e um substantivo.

17. Identifique na imagem abaixo um substantivo e um adjetivo.

18. Identifique o numero de letras e de fonemas das palavras abaixo:

a) carro- ________________________________ b) chefe- ________________________________ c)guerreiro- _____________________________ d) laço-_________________________________ e) excelente-____________________________

(7)

19. REDAÇÃO

z

Leia a tirinha do “Maluquinho” novamente, depois respeitando o conflito já criado, crie um desfecho (final) para a sua história.

Para redigir seu texto, leia as instruções a seguir:

* Utilize todos os seus conhecimentos para desenvolver o tema proposto;

* Redija uma narrativa (narrador, personagens, tempo, espaço conflito, desfecho); * Dê um título a seu texto;

* Redija seu texto respeitando a organização dos parágrafos e os sinais de pontuação; * Escreva no mínimo 10 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.

_____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

(8)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A partir da leitura do texto abaixo responda as questões 20, 21, 22, 23 e 24:

A velha contrabandista

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou-a parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim:

- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?

A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no dentista e respondeu:

- É areia!

Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.

Diz que foi aí que o fiscal se chateou:

- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.

- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:

- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?

- O senhor promete que não “espaiá”? – quis saber a velhinha. - Juro – respondeu o fiscal.

- É lambreta.

(9)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

20. Identifique no texto os seguintes elementos da narrativa:

A) Personagens

B) Espaço (onde se passa a história) C) Enredo(história

21. Na primeira vez que o fiscal examinou o saco que a velhinha levava e viu que era areia, ele ficou encabulado,

sem graça. Por quê?

22. Os funcionários da alfândega eram profundos conhecedores de contrabando. Que frase do texto contém essa informação?

) 23. Qual foi a condição que a velhinha impôs para contar ao fiscal o que ela contrabandeava? GRAMÁTICA

24. Identifique no texto lido “A velha contrabandista” cinco substantivos.

25. “Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco (...)” A classificação da palavra em destaque é:

(A) Substantivo (B) Adjetivo (C) Artigo (D) Numeral

26. Explique o que é artigo depois identifique no texto “A velha contrabandista” um artigo.

27. - Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Classifique as palavras grifadas abaixo

em: substantivo, adjetivo, artigo ou numeral.

28. REDAÇÃO – DIÁRIO:

Diário é um livro geralmente de caráter íntimo, que é organizado pela data de entrada de informações; onde as

pessoas costumam fazer anotações diárias de experiências pessoais, pensamentos e sentimentos.

O texto abaixo representa uma das páginas de um livro adorado por muitas crianças “O diário de um banana”,

Jeff Kinney. Depois de ler a página sugerida pela professora, crie você também uma página de um diário (fictícia ou real); não se esqueça de ilustrá-la.

(10)

ATENÇÃO!!!

* Não se esqueça de que seu texto precisa ter data; *Escreva no mínimo 10 linhas.

_____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

(11)

Leitura e compreensão de texto

O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Numa casinha branca, lá no Sítio do Picapau Amarelo, mora uma velhinha de mais

de sessenta anos. Chama-se Dona Benta.

Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:

- Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto...

Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da mais encantadora das netas, Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem.

Narizinho tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos.

Na casa ainda existem duas pessoas – Tia Nastácia, negra de estimação que carregou Lúcia em pequena, e Emília, uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo.

Emília foi feita por Tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa.

Apesar disso, Narizinho gosta muito dela; não almoça nem janta sem a ter ao lado, nem se deita sem primeiro acomodá-la numa redinha entre dois pés de cadeira.

Além da boneca, o outro encanto da menina é o ribeirão que passa

pelos fundos do pomar. Suas águas muito apressadinhas e mexeriqueiras correm por entre as pedras negras de limo, que Lúcia chama as “Tias Nastácias do rio”.

Todas as tardes Lúcia tomam a boneca e vai passear a beira d’água, onde se senta na raiz de um velho ingazeiro para dar farelo de pão aos lambaris.

Não há peixe do rio que não a conheça; assim que ela aparece, todos acodem numa grande faminteza. Os mais miúdos chegam pertinho; o graúdo parece que desconfiam da boneca, pois ficam ressabiados, a espiar de longe. E nesse divertimento leva a menina horas, até que Tia Nastácia apareça no portão do pomar e grite na sua voz sossegada:

- Venha almoçar, Narizinho! [...]

(MONTEIRO LOBATO) 29. “- Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto...” A Dona Benta é realmente uma velhinha triste?

Justifique a sua resposta.

(12)

31. “E nesse divertimento leva a menina horas, até que Tia Nastácia apareça no portão do pomar e grite na sua voz sossegada:

- Venha almoçar, Narizinho! “

Transforme a fala de Tia Nastácia em um discurso indireto.

32. Quem é Lúcia? Além de Emília qual é o outro encanto de Lúcia? GRAMÁTICA

33. Identifique cinco substantivos na história lida.

34. Releia o terceiro parágrafo da história; depois explique por que o narrador usou o artigo definido no

trecho grifado a seguir: “Lúcia, a menina...”?

35. Classifique as palavras grifadas abaixo em: SUBSTANTIVO, ADJETIVO, ARTIGO, NUMERAL ou PRONOME.

Emília foi feita por Tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma

bruxa...

36. Complete os espaços com as palavras homônimas adequadas:

a) O cavalo abanava freneticamente a sua ________________. (cauda/calda) b) Meu cavalo ganhou uma ________________ nova. (sela/cela)

c) Os políticos corruptos foram parar em uma_______________. (sela/cela)

d) A mulher assistia televisão enquanto________________ as roupas. (cozia/cosia) e) As crianças adoram a_______________ da tarde. (seção/sessão/cessão)

37. Circule as sílabas tônicas abaixo, depois classifique-as em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona. a) ônibus –

b) caju- c) tomate-

d) minhoca- e) tamanduá-

38. Classifique os encontros vocálicos abaixo em: ditongo, tritongo ou hiato. a) tamanduá-

b) aula- c) Uruguai- d) saída - e) secretaria-

(13)

39. REDAÇÃO – CARTA ARGUMENTATIVA:

Quando utilizamos uma carta para expor argumentos na tentativa de apresentar e, quase sempre, convencer quem nos lê, chamamos esse texto de carta argumentativa.

Agora é a sua vez...

Imagine uma situação fictícia em que você precise escrever uma carta argumentativa a uma pessoa muito próxima, mas que por alguma razão está chateada com você.

0BSERVAÇÃO: Não se esqueça de que toda carta precisa ter: data, uma saudação e uma despedida.

_____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Entrevista para o trabalho de pesquisa mitos, ritos e magia na cultura urbana nordestina: medo, fé e imaginário na cidade de Juarez Távora.. Data: 08 de fevereiro de 2014

Sendo assim, percebe-se que o serviço de acolhimento constituiu-se, sobretudo, da necessidade de humanizar o atendimento, bem como de torna-lo mais ágil e efetivo, garantindo, desse

Mesmo nas variadas provas da vida podemos nos alegrar efusivamente, porque Deus é quem está no controle da nossa vida e ele trabalha em todas as circunstâncias

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

Com o estudo anterior (AMARAL, 2009) sobre a evolução da infografia no meio, surgiram dúvidas a respeito de alguns exemplos pesquisados. Percebemos que a fronteira

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que