• Nenhum resultado encontrado

²Performance desde 03 de maio de Ativo Sem¹ 2013 Início² Top Picks 1,6% 22,6% 65,6% Ibovespa 0,5% -9,9% -18,3%

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "²Performance desde 03 de maio de Ativo Sem¹ 2013 Início² Top Picks 1,6% 22,6% 65,6% Ibovespa 0,5% -9,9% -18,3%"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Para esta semana, retiramos as ações de Ultrapar e Itaúunibanco. Com isso, adicionamos Equatorial e BB Seguridade, respectivamente.

Retrospectiva

A semana anterior iniciou com os números oficiais de atividade chinesa confirmando um quadro de atividade mais moderado no início do segundo trimestre, frustrando parte do mercado que enxergava uma recuperação mais forte, após a decepção com o resultado do primeiro trimestre.

Perspectiva

No campo de dados macroeconômicos, destaque para as prévias dos indicadores de ativi-dade industrial (PMIs) já referente ao mês corrente sobre China e Europa.

ALLL3

ALLL3

BRML3

BRML3

VIVT4

VIVT4

q

UGPA3

p

EQTL3

q

ITUB4

p

BBSE3

Última

Atual

Alterações Semanais

Sem¹

2013

Início²

Top Picks

1,6%

22,6% 65,6%

Ibovespa

0,5%

-9,9% -18,3%

Fo nte: XP A nálise e Eco no matica

¹P erfo rmance desde ²P erfo rmance desde

Performance

20 de maio de 2013 03 de maio de 2010

Ativo

20 de maio de 2013

Carteira - Top Picks

/

Panorama Semanal

/

Painel Macroeconômico

/

Highlights

/

 RETROSPECTIVA - China: números de abril confirmando acomodação da economia.

 PERSPECTIVAS - Agenda econômica e política cheia.

 TOP PICKS - Saem UGPA3 e ITUB4. Entram EQTL3 e BBSE3.

 ANÁLISE GRÁFICA - Ibovespa fecha a semana em leve alta de 0,10%.

Índice

/

CAPA - Pág. 1 PAINEL MACRO - Pág. 2 TOP PICKS - Pág. 3 - 4 AGENDA - Pág. 5 ANÁLISE GRÁFICA - Pág. 6

Dia

País

Indicador

Período

segunda-feira EUA Índice atividade nat Fed Chicago abril terça-feira GER Preços do produtor (a.m.) abril quarta-feira CHI PMI Flash manufatura HSBC maio

quinta-feira EUR PMI Composite maio

(2)

A semana anterior iniciou com os números oficiais de atividade chinesa confirmando um quadro de atividade mais moderado no início do segundo trimestre, frustrando parte do mercado que enxergava uma recuperação mais forte, após a decepção com o resul-tado do primeiro trimestre. Por enquanto, o quadro de atividade chinês vai andando em linha com as discussões que levantamos aqui frequentemente: “Mantemos nossa visão mais cética e cautelosa com os ativos mais sensíveis ao crescimento chinês. As esta-tísticas recentes sugerem que a economia real está dando sinais mais fracos que o projetado pelo mercado e atribuímos baixa pro-babilidade de uma recuperação mais pronunciada no curto prazo dado os desafios que o governo enfrenta na reformulação do mo-delo de crescimento econômico em meio a um ambiente externo mais adverso, fora os problemas micro de housing e crédito.” Nos EUA, os dados continuam em uma dinâmica contraditória à medida que temos números mais fracos no lado da atividade indus-trial, porém divulgações melhores nas estatísticas de vendas e, principalmente, no setor imobiliário que continua emitindo sinais positivos. Na Zona do Euro, tivemos a confirmação de o sexto trimestre consecutivo de queda no PIB, com a Taxa de Desemprego alta, restrições ao crédito e crescimento mundial moderado ainda formando obstáculos relevantes para a retomada da Zona do Eu-ro.

No Brasil, o resultado das vendas no varejo acabou vindo acima das expectativas, mas ainda em patamar negativo, o que mantém dúvidas a respeito do ritmo da recuperação da atividade econômica. Por fim, o indicador de atividade do Banco Central, IBC-Br, que funciona como uma proxy para o PIB do país, mostrou alta de 0,7% em março, encerrando o primeiro trimestre com elevação de +1,05%, próximo às estimativas do mercado para o desempenho do PIB no início de 2013.

No campo de dados macroeconômicos, destaque para as prévias dos indicadores de atividade industrial (PMIs) já referente ao mês corrente sobre China e Europa. Nos EUA, destaque para alguns dados de housing e atividade industrial e, no Brasil, destaque para as divulgações de inflação, mercado de trabalho e mercado de crédito. Importante monitorar na semana o discurso do Tombini na terça -feira e a aparição do Bernanke no senado norte-americano na quarta-feira.

Painel Macroeconômico

/

Retrospectiva

/

China: números de abril confirmando acomodação da economia.

Perspectiva

/

(3)

*Performance baseada no preço médio de 13/05/2013 com o preço médio de 20/05/2013 até às 13hs.

A Carteira Top Picks encerrou a semana com bom desempenho, valorização de 1,6% ante alta de 0,5% do Ibovespa, isto é, 2,1 p.p. acima do benchmark. O destaque de alta foram as ações de Itaúunibanco, seguido de BR Malls, Telefônica, Ultrapar e ALL Lo-gística. Isto é, nenhuma ação desempenhou aquém do índice.

Para esta semana, retiramos as ações de Ultrapar e Itaúunibanco. Com isso, adicionamos Equatorial e BB Seguridade, respectiva-mente.

ALLL3

ALLL3

BRML3

BRML3

VIVT4

VIVT4

q

UGPA3

p

EQTL3

q

ITUB4

p

BBSE3

Última

Atual

Alterações Semanais

ITUB4

34,13

35,11

2,9%

VIVT4

53,05

53,98

1,8%

BRML3

23,60

24,05

1,9%

UGPA3

54,78

55,20

0,8%

ALLL3

10,62

10,70

0,8%

TOP PICKS

162,96

165,58

1,6%

IBOV

54.628

54.890

0,5%

¹ P reço médio de ² P reço médio de

Ativo Entrada¹Cotação Cotação Atual² períodoΔ (%)

13 de maio de 2013 20 de maio de 2013

semanal¹ 4 semanas²

2013

Início³

Top Picks

1,6%

5,6%

22,6%

65,6%

Ibovespa

0,5%

1,8%

-9,9%

-18,3%

Fo nte: XP A nálise e Eco no matica ¹P erfo rmance desde ²P erfo rmance desde ³P erfo rmance desde

Ativo

Performance

13 de maio de 2013 22 de abril de 2013 03 de maio de 2010

Portfólio & Desempenho

/

Desempenho

Top Picks

/

Top Picks - Histórico

/

Top Picks - Últimos 12 meses

/

50 70 90 110 130 150 170

TOP PICKS XP IBOV

60 80 100 120 140

TOP PICKS XP IBOV

0,5%

0,7%

0,7%

1,6%

1,7%

1,9%

2,9%

IBOV ALLL3 UGPA3 TOP PICKS VIVT4 BRML3 ITUB4

DESEMPENHO NA SEMANA

*

(4)

Top Picks

/

Portfólio

/

ALL LOGÍSTICA (ALLL3) – A ALL é a maior operadora logística independente baseada em ferrovias da América Latina. A

compa-nhia opera uma vasta plataforma de ativos, incluindo ferrovias e veículos para transporte rodoviário, centros de distribuição e insta-lações de armazenamento. A principal área de cobertura da ALL engloba mais de 65% do Produto Interno Bruto (“PIB”) do Mercosul. A rede ferroviária da ALL atende a sete dos mais importantes portos do Brasil e da Argentina, através dos quais aproximadamente 78% das exportações de grãos da América do Sul são embarcadas anualmente. Essa posição logística diferenciada, aliado a alta nos custos de transporte rodoviário (produto concorrente da ALL) e o volume recorde da safra em nível nacional deverão colaborar posi-tivamente para o resultado da ALL nos próximos trimestres. Adicionalmente a entrada em operação do terminal de Rondonópolis, aliado a um bom desempenho operacional, criará plenas condições para a companhia gerar fluxo de caixa positivo.

TELEFÔNICA (VIVT4) – A Telefônica (Vivo) é a maior empresa de telecomunicações na Bovespa pelo valor de mercado. A

empre-sa presta serviços de telefonia fixa e móvel em todo o Brasil. Adicionamos a empreempre-sa por cauempre-sa de nosempre-sas expectativas positivas para o resultado do 1T13. Esperamos que a empresa mostre os desligamentos de linhas fixas menores do que as expectativas do mercado e crescimento na receita por meio de uso de dados. A empresa também deve se beneficiar do recente lançamento do 4G em São Paulo.

BR MALLS (BRML3) – A BR Malls atua no setor de shopping centers, com participação em 51 shoppings que somam 1.620,6 mil

m² de Área Bruta Locável (ABL) e 934,9 mil m² de ABL próprio. A empresa atua em todas as cinco regiões do país, atendendo aos consumidores de dife-rentes classes sociais. A BR Malls é a maior companhia em termos de valor de mercado, ABL e EBITDA segui-do de Multiplan. Sua principal linha de receita (72,2%) vem de aluguel, este por sua vez é composto por aluguel mínimo que é ajus-tado pela inflação, aluguel percentual relacionado ao desempe-nho das vendas dos lojistas e mall e mídia. A ação ficou atrativa após a saída de um player que tinha grande participação na empresa, o que justifica parte de sua desvalorização. O resultado do 1T13 veio em linha com as expectativas, com aumento de 14% das vendas do portfólio, bom nível de leasing spread ainda que tenha reduzido. Por fim, continuamos confiantes no setor de shopping center e acreditamos que BR Malls diminuirá seu desconto em relação aos seus pares.

EQUATORIAL (EQTL3) – A Equatorial Energia é uma holding com atuação no setor elétrico, nos segmentos de distribuição através

da CEMAR, no Maranhão, e mais recente no Pará, através da aquisição da CELPA. O segmento de distribuição é o mais representati-vo, respondendo por mais de 90% da receita da empresa. A empresa é controlada pelo Fundo PCP, veículo de investimento perten-cente a ex-sócios do Banco Pactual gerido pela Vinci Partners. O papel sofreu uma queda por conta do resultado do 1T13. Entende-mos que o resultado fraco seja reflexo de sua integração com a combalida Celpa e um cenário setorial menos favorável. AcreditaEntende-mos que todos os eventos que afetaram o resultado da Equatorial já eram em parte esperados e fazem parte do grande processo de tur-nover que a empresa está implementando na Celpa. Seguimos confiantes que a empresa irá implementar com sucesso as mudanças necessárias para que a Celpa passe a ser um ativo rentável, ainda que isso leve tempo para se materializar. Logo acreditamos que essa queda recente possa ser pontual e tenha criado um ponto de compra interessante no ativo.

BB SEGURIDADE (BBSE3) – A BB Seguridade é o grupo segurador do Banco do Brasil, atuando com dois negócios: (i) produtos

de seguros, previdência aberta e capitalização; e (ii) serviços de corretagem. É dessa forma que a empresa se divide no que tange ao arranjo societário – BB Corretora e BB Seguros. A empresa recentemente estreou em bolsa através de uma oferta secundária de ações que movimentou mais de R$ 11 bilhões. Passado o período de restrição por conta da oferta, adicionamos o ativo em nosso portfólio semanal por acreditar nos seus bons fundamentos. Em suma gostamos do case por: (i) potencial de crescimento dos seto-res de atuação; (ii) baixa penetração de tais produtos entre os clientes do Banco do Brasil, o que sustenta a tese de cseto-rescimento; (iii) capilaridade por usar a estrutura do Banco do Brasil; (iv) elevada taxa de retorno (ROE) com baixo Capex para sustentar cresci-mento; (v) suporte financeiro de seu controlador o Banco do Brasil. Ainda que não seja nenhuma pechincha e que exista o risco relacionado ao seu controlador ser um agente estatal, acreditamos que seus pontos fortes dominem e sustentem novas valorizações do ativo.

(5)

Agenda

/

Hora Local Indicador Data Expec. Ant. 08:00 BRA IGP-M Inflation 2nd Preview Maio -- 0.28% 08:30 BRA C entral Bank Weekly Economists Survey

09:30 EUA Índice atividade nat Fed C hicago Abr -- -0.23 15:00 BRA Balança comercial (FOB) semanal 43586 -- $695M 03:00 GER Preços do produtor (a.m.) Abr -0.1% -0.2% 05:30 UK IPC (a.m.) Abr 0.4% 0.3% 05:30 UK Índice de preços ao consumidor Abr 249.9 248.7 05:00 EUR BC E C onta corrente-Zona euro saz Mar -- 16.3B 05:30 UK Bank of England Minutes

05:30 UK Vendas varejo ex comb auto(a.m.) Abr 0.1% -0.8% 08:00 EUA MBA-Solicitações de empréstimos hipotecários01/mai -- -7.3% 09:00 BRA IBGE IPC A-15 (a.m.) Maio 0.48% 0.51% 10:30 BRA C onta corrente - mensal Abr -$7100M-$6873M 10:30 BRA Investimentos estrangeiros Abr $4862M $5739M 11:00 EUA Vendas de casas já existentes Abr 4.99M 4.92M 11:00 EUA Vendas casas existentes a.m. Abr 1.3% -0.6% 12:30 BRA C entral Bank Posts C urrency Flows' Data for Prev. Week 15:00 EUA Fed Releases Minutes from Apr 30 - May 1 FOMC Meeting 22:45 C HI PMI flash manufatura HSBC Maio 50.4 50.4 04:30 GER PMI Manufatura Maio 48.5 48.1 04:30 GER Serviços PMI Maio 50.0 49.6 05:00 EUR PMI Manufatura Maio 47.0 46.7 05:00 EUR Serviços PMI Maio 47.2 47.0 05:00 EUR PMI C omposite Maio 47.2 46.9 05:30 UK PIB (tri) 1T 0.3% 0.3% 08:00 BRA FGV IPC -S-Índ preços ao consumidor 01/mai -- 0.38% 09:00 BRA Taxa de desemprego Abr 5.7% 5.7% 09:30 EUA Novos pedidos seguro-desemprego 01/mai 350K 360K 09:30 EUA Seguro-desemprego 01/mai 3000K 3009K 09:58 EUA Markit US PMI Preliminar Maio 52.0 --10:00 EUA Índice de preços da casa própria a.m. Mar 0.8% 0.7% 11:00 EUR C onfiança consumidor-Zona euro Maio -21.8 -22.3 11:00 EUA Vendas casas novas a.m. Abr 1.9% 1.5% 12:00 EUA Atividade de fab pelo Fed de Kansas C ityMaio -5 -5 22:35 C HI MNI May Flash Business Sentiment Indicator

03:00 GER PIB sazonal (tri) 1T 0.1% 0.1% 05:00 GER IFO - C lima de negócios Maio 104.4 104.4 08:00 BRA FGV C onfiança do C onsumidor Maio -- 113.9 09:30 EUA Pedidos de bens duráveis Abr 1.6% -5.7% 10:30 BRA Total empr em aberto Abr -- 2427B 10:30 BRA %MsM empréstimos em circ Abr -- 1.8% 10:30 BRA Taxa de inadimplência de empréstimos pessoaisAbr -- 7.6% 10:30 BRA Empréstimos-Bancos privados Abr -- 1246B sexta-feira, 24 de maio de 2013

segunda-feira, 20 de maio de 2013

terça-feira, 21 de maio de 2013

quarta-feira, 22 de maio de 2013

(6)

Análise Semanal

/

Análise Gráfica

/

O Ibovespa fechou a semana com uma leve alta de 0,10%, dentro de uma tendência indefinida no curto pra-zo, com resistência na região de 56.400. Se esse pata-mar for rompido com candle de força altista, abrirá espa-ço para mais alta. Na contramão, se voltar a cair e per-der os 54.300, pode retomar a tendência de baixa para buscar os 52.500, onde estão os suportes mais impor-tantes.

O Dow Jones encerrou a semana com uma alta de 1,56%, dentro de uma forte tendência altista e dentro de uma movimentação esticada. Se continuar a pressão compradora, pode levar até a região de 15.500. Se tiver uma correção intermediária, pode voltar para a região de suporte por antigos topos rompidos nos 14.900/14.870. Se esse patamar for perdido, será o primeiro sinal de uma correção mais importante.

DOW JONES

O Dólar Futuro encerrou a semana com uma alta de 0,64%, dentro de uma tendência indefinida para o cur-to prazo, em um amplo range lateral, percur-to de uma região de resistência nos 2,04/2,05. Se romper, com candle de força altista essa região de resistência, mon-tará um pivô de alta, o que abrirá espaço para mais avanços em direção a MM200 dias nos 2,075. Para bai-xo, a perda dos 2,02 e 2,00 pode levar aos 1,980/1,974, onde tem antigos fundos respeitados.

DÓLAR COMERCIAL

IBOVESPA

(7)

William Castro Alves

Analista, CNPI william.alves@xpi.com.br

Disclosure

/

1. O atendimento de nossos clientes pessoas físicas e jurídicas (não institucionais) é realizado por agentes de investimento. Todos os agentes de investimento que atuam através da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos Corretora”) encontram-se devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários. A relação completa de agentes de investimento da XP Investi-mentos Corretora pode ser consultada no site http://www.cvm.gov.br > Agentes Autônomos > Relação dos Agentes Autônomos contratados por uma Instituição Financeira > Corretoras > XP Investimentos e no site http://www.xpi.com.br, da XP Investimentos. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investido-res. O agente de investimento é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro.

2. Este relatório foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (´XP Investimentos Corretora´) e tem como único propósito fornecer informações que possam ajudar o investidor a tomar sua decisão de investimento. Este relatório não constitui oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data da divulgação deste relatório e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis.

3. O analista de investimento responsável pela elaboração deste relatório, em conformidade ao artigo 17, I, da Instrução Normativa CVM n. 483/10, declara que as recomendações expres-sas neste relatório refletem única e exclusivamente suas opiniões pessoais e foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à pessoa ou a instituição à qual está vinculado. 4. O analista de investimento está indiretamente envolvido na intermediação dos valores mobiliários objeto deste relatório, em conformidade ao artigo 17, II, c, da Instrução Normativa CVM n. 483/10.

5. A remuneração do analista de investimento responsável por este relatório é indiretamente influenciada pelas receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela pessoa a que esteja vinculado, em conformidade ao artigo 17, II, e, da Instrução Normativa CVM n, 483/10.

6. Os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, situa-ção financeira ou necessidades específicas de cada investidor. Os investidores devem obter orientasitua-ção financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A rentabilidade de instrumentos financeiros pode apresentar variações, e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir. Os desempenhos anteriores não são necessaria-mente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste relatório em relação a desempenhos futuros. A XP Investimentos Corretora se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo.

7. Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da XP Investi-mentos Corretora. Informações adicionais sobre os instruInvesti-mentos financeiros discutidos neste relatório se encontram disponíveis quando solicitadas.

8. A Ouvidoria da XP Investimentos Corretora tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. Para contato, ligue 0800 722 3710.

9. O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da Corretora: www.xpi.com.br. 10. Inexistem situações de conflitos de interesses entre a XP Investimentos e a utilização desse produto.

11. Este relatório é baseado na avaliação dos fundamentos de determinadas empresas e dos diferentes setores da economia. A análise do ativo objeto do relatório utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempe-nho do investimento.

12. Este produto é indicado, sobretudo, a investidores cujo perfil haja sido definido como Moderado, Moderado-agressivo, Agressivo, de acordo com a Política de Suitability empregada pela XP Investimentos.

13. Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, dependendo das cotações nos mercados. O investimento em ações é um investimento de risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e

Disclaimer

/

Analistas

Caio Sasaki, CNPI-T Gustavo Carrizo, CNPI-T Lauro Vilares, CNPI-T Luiz Augusto Ceravolo, CNPI-T caio.sasaki@xpi.com.br gustavo.carrizo@xpi.com.br lauro.vilares@xpi.com.br luiz.ceravolo@xpi.com.br (21)3265-3077 (21)3265-4469 (21)3265-3075 (21)3265-3334

Richard Cole, CNPI Rossano Oltramari, CNPI Tito Gusmão, CNPI-T William Alves, CNPI richard.cole@xpi.com.br rossano.oltramari@xpi.com.br tito.gusmão@xpi.com.br william.alves@xpi.com.br (21)3265-3092 (21)3265-3927 (21)3265-3794 (21)3265-3796

Assistentes

Daniel Cunha Daniel Noronha Martha Matsumura Priscila Pereira

daniel.cunha@xpi.com.br daniel.noronha@xpi.com.br martha.matsumura@xpi.com.br priscila.pereira@xpi.com.br (11)3636-3700 (21)3265-3780 (21)3265-4434 (21)3265-3369 Revisão Yordanna Colombo yordanna.colombo@xpi.com.br (51)3092-1608 Gustavo Carrizo Analista, CNPI-T gustavo.carrizo@xpi.com.br

Referências

Documentos relacionados

Lianas ou arbustos eretos; ramos subcilíndricos ou angulosos; pseudoestípulas foliáceas ou ausentes; folhas 2(–5)-folioladas, frequentemente com gavinha terminal, simples

A compreensão da tessitura textual também contribui para o desenvolvimento das com- petências em leitura e produção e da oralidade, que procuramos desen- volver por meio do

ataque escolhido, o avanço é feito em frente alargada com unidades de reconhecimento, carros de combate e infantaria na vanguarda, levando o defensor a dispersar unidades

Deste modo, o sigilo não é afectado quanto ao dever da instituição bancária de guardar segredo das operações dos seus clientes face a outros clientes, a pessoas individuais ou a

Apresentamos no presente trabalho os resultados dos c´alculos das se¸c˜oes de choque integral, de transferˆencia de momento e diferencial, feitos utilizando o m´etodo multicanal

Torna público, que a Câmara Municipal deliberou, a 18 de Maio de 2007, aprovar a elaboração do Plano de Pormenor da Zona Industrial do Tortosendo – 3.ª Fase e os respectivos termos

Para homenagear os 90 anos do GRES Estação Primeira de Mangueira, que inspirou o nosso Presidente de Honra José Mauro “JMauro” a criar o CCV Cangaceiros, a escola de samba

Quando o volume de líquido intersticial excede a capacidade de drenagem dos linfáticos, ou se esses vasos forem bloqueados como pode ocorrer em certas condições patológicas, o