• Nenhum resultado encontrado

4 o Trimeste Boletim Informativo 4 o Trimeste Festa de Natal do Grupo Marques. 100 Maiores Empresas dos Açores.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4 o Trimeste Boletim Informativo 4 o Trimeste Festa de Natal do Grupo Marques. 100 Maiores Empresas dos Açores."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

4

o

Trimeste

2008



Em destaque nesta edição

Festa de Natal

do Grupo Marques

00 Maiores

Empresas

dos Açores

Gestor do Ano

Em destaque na próxima

edição

Reunião Anual

Quadros Técnicos

Boletim Informativo

4

o

Trimeste

2008

Maria Manuela Marques

Vice-Presidente Marques, SGPS SA

E d i t o r i a l

MENSAGEM DE NATAL 2008 E DE ANO NOVO

“ Se há espaços escuros no teu caminho: - momentos de tristeza, de angústia e solidão, Deixa entrar o Sol da alegria

Que brota da esperança e da aceitação. Se há horas de trevas no teu mundo - na família, no estudo ou no trabalho – Deixa entrar o Sol da harmonia e da paz, E o calor da felicidade transformará a tua vida” Mário Salgueirinho

Com esta citação faço a minha mensagem deste Natal de 2008, ano mais ou menos difícil para muitos, e as perspectivas do que vem, não são muito melhores.

Tenhamos coragem de aceitar e, ter a esperança que tudo corra bem.

Desejo a todos e respectivas famílias , Boas Festas, com saúde e paz.

Que o ANO de 2009, seja tudo aquilo que desejarem, que traga Paz , Saúde e Trabalho.

(2)

Boletim informativo



Gestor do Ano

• 1ª Sata Internacional, S A • …

• 7ª Caetano & Mont´alverne-Distribuição Alimentar, S A • 13ª Marques, S A

• 29ª Marques Britas, S A • 30ª Urbe Oceanus, S A

• 32ª J M Mont´alverne & Filhos, S A • 53ª Soluções M, S A

• 85ª Caetano & Mont´alverne, SGPS, S A • 88ª Marques, SGPS S A CONSTRUÇÃO 1ª Somague – Ediçor 2ª Tecnovia – Açores 3ª MARQUES, S A COMÉRCIO 1ª INSCO

2ª Caetano & Mont´alverne-Distribuição Alimentar

7ª J M Mont´alverne & Filhos, S A 13ª Soluções M, S A

INDÚSTRIA 1ª Cimentaçor, S A

2ª Marques Britas., S A

Nasceu a 3 de Abril, já lá vão 60 Anos.

Em Mação passou a sua infância, onde brincou no meio dos pinheiros e da esteva. Mais tarde ruma à capital.

Em Lisboa conhece e casa com a mulher da sua vida. Estuda, cumpre o serviço militar, passando pela OGMA, Alverca e conclui Engenharia Civil no ISEL. Em 1972 atravessa o Atlântico pela primeira vez em direcção aos Açores.

Em São Miguel começou uma nova etapa da sua vida.

No ano de 1979, constitui, conjuntamente com a sua esposa, a sua primeira empresa, que se apresta para comemorar 30 Anos Com persistência, teimosia, trabalho e muita vontade de vencer vai construindo por estes Açores fora.

Em 1983 acontece a primeira experiência de internacionalização, construindo edifícios na República Federal Alemã. Em 1991 constitui uma das empresas mais conhecidas do Grupo.

Em 2001 dá orientações para a reestruturação das empresas do Grupo

Depois da emblemática Urbe Oceanus, em Ponta Delgada, inaugura, em 2007, o maior empreendimento, o Parque de Negócios: Pico d´Água Park”, inicia a 2ª internacionalização em Benguela, Angola e adquire um dos maiores grupos empresariais na Área da Distribuição.

Foi Vice-Presidente da Direcção e Presidente da Assembleia-Geral do Clube Desportivo Santa Clara. Foi, também, Presidente da Direcção da Associação de Futebol de Ponta Delgada.

É membro fundador dos Lions da Lagoa

PRIMITIVO MARQUES

“- Move-nos o sonho de construir o futuro...“ é o lema do Gestor do Ano

100 Maiores Empresas dos Açores

Na cerimónia de entrega dos prémios aos galardoados das 100 maiores empresas dos Açores, seguida de jantar, que decorreu no dia 28 de Novembro de 2008, no Hotel Açores Atlântico, em Ponta Delgada, o Eng. Primitivo Marques, Presidente do Conselho de Administração da Marques, SGPS S A foi distinguido com o Prémio “ GESTOR DO ANO “.

Nas 100 Maiores, as empresas do Grupo Marques

ocuparam as seguintes posições:

(3)

4

o

Trimeste

2008



Marques Produção - Inaugurações

Esta importante estrutura de Ensino Profissional foi inaugurada no dia 18 de Dezembro de 2008, com a presença do Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Gestora do EFTA, entre muitos outros convidados, em especial, Professores e Alunos.

A empreitada da Escola Profissional de Rabo de Peixe, promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, foi adjudicada à Marques SA, pelo valor de 1.623.348 euros, com um prazo de execução de 12 meses. A Escola foi entregue no prazo previsto.

Director de Obra: Eng. Milton Araújo; Técnico de Segurança: Luís Martins

A empreitada “ Construção do Reservatório e Estação Elevatória das Alminhas”, promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, foi adjudicada à Marques SA, pelo valor de 1.049 mil euros, com um prazo de execução de 6 meses.

O Reservatório das Alminhas tem por objectivo reforçar o abastecimento de água às zonas de cotas médias e baixas da Vila de Rabo de Peixe e da freguesia do Pico da Pedra e Calhetas. A partir do conjunto da estação elevatória das Alminhas e do Reservatório de jusante será reforçado o abastecimento ao Pico da Água e às urbanizações existentes e futuras que se localizam na zona alta de Pico da Pedra e de Rabo de Peixe.

Director de Obra: Eng. José Jorge Almeida; Técnico de Segurança: Luís Martins

Reservatório e Estação Elevatória das Alminhas

(4)

Boletim informativo



F e s t a d e N a t a l G r u p o M a r q u e s

Realizou-se, no passado dia 13 De Dezembro, a habitual Festa de Natal do Grupo Marques

que congregou cerca de 1500 pessoas, colaboradores da Marques Engenharia e Construção e

da Marques Distribuição ( antigo Caetano e Mont´alverne) e suas famílias, no Estaleiro de São

Miguel.

O programa contemplou o já tradicional Desfile de Viaturas, que percorreu várias freguesias

1º Lugar: ALUMÍNIOS 1º Lugar: OFICINA MECÂNICA 2º Lugar: CONTABILIDADE 2º Lugar: CARPINTARIA

2º Lugar: SERRALHARIA 3º Lugar: CENTRAL DE BETÃO 2º Lugar: MODA MAR 5º Lugar: BETOMARQUES

3º Lugar: MOVIMENTAÇÃO DE TERRAS

(5)

4

o

Trimeste

2008



F e s t a d e N a t a l G r u p o M a r q u e s

dos concelhos de Ribeira Grande e Ponta Delgada durante a manhã. Da parte da tarde

reali-zou-se o almoço – convívio com animação, para além de uma comunicação do Eng Primitivo

Marques, seguida da entrega de Diplomas e lembranças aos colaboradores que completaram 20

anos de trabalho, em 2008, nas empresas do Grupo Marques. Foram, também, distribuídos os

Prémios do Concurso das Árvores de Natal.

(6)

Boletim informativo



M a r q u e s D i s t r i b u i ç ã o

A cadeia de distribuição SOL*MAR lançou na primeira semana de Dezembro um conjunto de sacos de plás-tico mais ecológico. Fazendo azo à sua política de Responsabilidade Social ao nível do Ambiente, estes novos sacos de compras são fabricados com material 100% degradável, ao mesmo tempo que permitem a sua reuti-lização, reduzindo a sua proliferação e consequentes efeitos nefastos ao ambiente.

Estes sacos são impressos com as três cores do ecoponto (azul, amarelo e verde) e visam promover junto dos clientes a necessidade de se fazer uma escolha selectiva do lixo, nesta luta constante e universal que é a defesa do ambiente.

Sacos recolha selectiva

A Marques Distribuição asso-ciou-se à AMI – Ajuda Médica Inter-nacional, na campanha de recolha de óleos alimentares usados. Esta recolha teve início no Hipermercado Sol-Mar em Novembro, mas irá ser alargada às outras lojas do Grupo.

Cada litro de óleo entregue será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclu-são social em Portugal.

Os óleos alimentares usados,

re-sultantes das frituras, à semelhança dos óleos dos automóveis usados, provocam problemas de poluição das águas e solos quando lançados no esgoto ou no aterro sanitário.

Com esta iniciativa, os óleos irão ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológi-ca aos combustíveis fósseis, contri-buindo para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa.

(7)

4

o

Trimeste

2008



M a r q u e s D i s t r i b u i ç ã o

Modamar - Passagem de Modelos

Aquisição da Empresa Silva & Fernandes, Lda

A Marques Distribuição, SGPS, S.A. adquiriu recentemente a empresa Pico-ense “Silva e Fernandes, Lda”. A princi-pal actividade desta empresa, do sector da distribuição, fundada em 1982 e admi-nistrada pelo Eng.º Helder Fernandes, é o comércio a retalho através de uma su-perfície comercial com a insígnia HIPER-COMPRA, localizada na freguesia da Madalena, no Madalena Retail Center. Esta superfície comercial tem uma área bruta de 3.500 m2, sendo 1.190 m2 de área de venda e os restantes 1.100 m2 armazéns e restante galeria comercial. Este supermercado comercializa produ-tos alimentares, artigos de bazar, frutas e legumes e tem uma secção de talho, charcutaria e peixaria; tem um parque de estacionamento para 96 viaturas e emprega cerca de 40 colaboradores que passarão a fazer parte dos quadros da Marques, Comércio a Retalho, S.A. Esta empresa, para além do supermercado,

explora também um posto de abasteci-mento de combustíveis Azoria, junto ao Supermercado.

Com esta aquisição, a Marques Dis-tribuição, S.A. fará chegar a insígnia do brilhante sol amarelo sobre as ondas azuis ao Grupo Central, passando a ope-rar com uma cadeia de 9 supermercados nos Açores.

Esta aquisição insere-se no plano de expansão que o Grupo Marques tem delineado para os próximos anos para o sector da Distribuição.

A Marques, Comércio a Retalho, S.A. tomará a gestão do Madalena Retail Center, já a partir do próximo dia 1 de Ja-neiro de 2009.

A loja MODAMAR apresentou, no passado dia 25 de Ou-tubro, pelas 21 horas, a sua nova colecção Outubro/Inver-no através de uma passagem de modelos que teve lugar Outubro/Inver-no GARDENMIX, na Estrada da Ribeira Grande.

Este “Grande Evento de Moda”, que já vai na sua terceira edição e que começa a ser um marco importante na moda micaelense, contou com as valiosas participações dos jovens modelos da Associação Juvenil de Modelos e Eventos Cultu-rais (AJMEC), Cabeleireiros XANA e Bela Flor para além da organização e coordenação dos próprios funcionários da loja MODAMAR daquele espaço comercial.

Como vem sendo hábito neste evento, os convidados pu-deram contar com bar aberto durante toda a noite e com o sempre popular sorteio de roupa, momento muito esperado por todos aqueles que se deslocam a este evento de moda MODAMAR.

A passagem de modelos iniciou com desfile de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, ocasião sempre muito aplaudida por todos os presentes, ocasionan-do momentos de boa disposição perante o desconcertante à-vontade dos pequenos modelos e os olhares orgulhosos de pais e familiares. De seguida, os futuros modelos deram lugar aos consagrados, que desde os figurinos mais casuais,

passando pelo desportivo e terminando com tão apreciado glamour e requinte, puderam transmitir às várias centenas de espectadores presentes uma imagem transversal das pro-postas da loja MODAMAR para a estação Outono/Inverno.

(8)

Boletim informativo



Visita de Estudo - Escola Profissional da Ribeira Grande

PARQUE

No dia 2 de Dezembro foi constituída mais uma em-presa do Grupo Marques, a Marques Ambiente, que tem como objecto social o desenvolvimento, gestão, construção e exploração de sistemas e infra-estrutu-ras na área do ambiente, nomeadamente na gestão e prestação de serviços de limpeza urbana, recolha, armazenamento, transferência, transporte a destino final e tratamento e eliminação de resíduos sólidos, urbanos, industriais, hospitalares, tóxicos e perigosos e outros, bem como a realização de todas as activida-des afins, activida-designadamente, elaboração de estudos e projectos ambientais e de engenharia, acções de for-mação, sensibilização e educação ambiental, presta-ção de serviços de fiscalizapresta-ção e assistência técnica, bem como o exercício de todas as actividades corre-lativas ou acessórias quando se mostre necessário ou conveniente ao interesse da sociedade.

A empresa tem um capital social inicial de € 25.000 a sede é na Rua Joaquim Marques, 34, Ribeira Grande, São Miguel, Açores. A gerência é constituída por Eng. Primitivo Marques, Eng. João Marques e Rui Furtado.

Marques Ambiente, SA - Nova Empresa do Grupo Marques

Realizou-se no dia 12 de Novembro mais uma visita de estudo em que participaram, pela primeira vez, a Turma de Turismo e Comunicação da Escola Profissional da Ribeira Grande.

A sessão de boas vindas e de visionamento do filme sobre a Marques, para além de um debate sobre o Grupo Marques e, na circunstância, sobre o Turismo nos Açores, teve lugar, como é habitual, na sala Faial, seguindo uma visita a algumas Secções do Estaleiro da Marques Britas.

(9)

4

o

Trimeste

2008



Eventos

Grupo Marques no V Encontro Empresas Galicia - Portugal

O V Encontro de Empresas Galicia – Portugal decorreu nos dias 9 e 10 de Dezembro, no Hotel Tiara, em Lisboa, com a participação de empresários portugueses e espanhóis.

O Governador do Banco de Portugal foi o convidado de honra, proferindo um discurso sobre a situação financeira mundial durante o Almoço de Abertura, que reuniu cerca de 120 pessoas, para além dos muitos jornalistas presentes.

O Assessor do Grupo Marques, a convite da Organização, apresentou no final do primeiro dia do Encontro uma comunicação intitulada “ Açores, natureza e desenvolvi-mento”.

Participaram pelo Grupo Marques os colaboradores Luís Silva Melo, Assessor da Ad-ministração, Roger André, da DCL e André Duque, da Marques Distribuição.

Respondendo ao convite da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada – CCIPD e da Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas dos Açores – AICOPA, o Grupo Marques esteve presente na Feira de Construção Civil e Materiais de Construção, que decorreu no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, de 20 a 23 de Novembro de 2008.

As empresas representadas no certame foram a Soluções M, a Urbe Oceanus e a Marques Britas.

O stand foi concebido pelo Departamento de Marketing do Grupo Mar-ques, a montagem esteve a cargo da Marques Britas e a coordenação foi da responsabilidade do Sector de Relações Públicas.

Apesar da pouca afluência do público os Espaços do Grupo Marques foram os mais visitados.

(10)

Boletim informativo

0

Desporto e Lazer

GRANDE PRÉMIO DOS AÇORES

A 26 de Outubro foi inaugurada a nova Pista de Motocross Soluções M com uma importante prova do Campeonato Regional e Nacional de Iniciados da modalidade. O traçado e os trabalhos tiveram a participação e empenho do Engº João Marques.

A pista foi do agrado geral por parte dos pilotos e dos responsáveis, nomeadamente dirigentes federativos.

Nacional de Iniciados: 1ºDuarte Claro 2º Daniel Pinto ( Campeão

nacional ); 4º Bruno Serra ( melhor açoriano);

Classe Elite: 1º Paulo Alberto 2º Nelson Silva 5º Nelson Ventura

(melhor açoriano).

Motocross - Pista Soluções M

Karting - Troféu Resistência ACSport/Soluções M

A última prova do Troféu de Resistência realizou-se, mais uma vez, no Kartódromo Soluções M, no passado mês de Novembro, com a duração de 4 horas. As três equipas do Grupo Marques participaram em todas as provas e obtiveram resultados muito satisfatórios. Aguardemos por 2009.

Classificação Final:

1º Provise Vigilância

2º Provise Alarmes

3º Kaaart Team

4º Soluções M

5º Clube Millennium bcp I

6º Marques

7º Team Rosa Choque

8º Marques Ladies

9º Gran Sol

10º Clube Millennium bcp II

11º RQH Team

(11)

4

o

Trimeste

2008



Ficha Técnica:

Coordenação: Luís Silva Melo Design: Propriedade: Marques, SGPS SA Impressão e Acabamentos: Gráfica Açoreana, Lda. Tiragem: 1.500 Exemplares

Colaboradores desta Edição: Jorge Mota, Luís Silva Melo, Maria Manuela Marques, Patrícia Brum, Roberto Ferreira e Susana Carvalho. Número de Trabalhadores em Junho de 00 MARQUES, SGPS SA ... MARQUES, SA ...  MARQUES BRITAS, SA ... 0 URBE OCEANUS, SA ...  PICO D´ÁGUA PARK, SA ...  ESPAÇO LONDRES, LDA ...  REMULCARE, LDA ...  SOLUÇÕES M ...

Marques Distribuição, SGPS, SA ... Marques Comércio por Grosso, SA ... Marques Comércio a Retalho, SA ... 0

Total .... ... 0

... Eng.ª Susana Carvalho

Técnica Comercial da Marques, SA

À conversa com...

Há quantos anos está a trabalhar na Marques, S A?

Em Novembro passado fez 10 anos.

Descreva o seu percurso profissional.

Sete anos em Direcção de Obra e os últimos três anos na equipa da Direcção Comercial.

Foi Directora de Obras. Qual a que mais lhe marcou?

Acho que aprendi com todas, logo todas me marcaram, mas a mais desafiante foi a Ponte da Mãe d´Água sobre a Ribeira Grande.

Actualmente está a desempenhar novas funções. Qual o seu conteúdo funcional? Que relações com outros sectores do Grupo Marques?

Sou Responsável pela elaboração e qualidade dos documentos que instruem as nossas Propostas para os Concursos.

Para além do preço, sendo a qualidade das propostas um factor relevante na classificação e consequente adjudicação das mesmas, a aposta no reforço desde sector veio, em tempo útil, dar resposta à crescente exigência imposta pela concorrência.

A relação da Direcção Comercial com as outras secções e empresas do Grupo é essencial, pois todo o processo que constitui uma Proposta, desde as consultas de preços, realização de orçamento, à descrição da metodologia de execução dos trabalhos duma empreitada, implica uma interacção constante com as diversas Secções da Marques Britas, Departamento de Compras e Logística, Soluções M, com a Produção e com a Direcção dos Recursos Humanos.

É um departamento que necessita de informação constantemente actualizada, de preços, de materiais, de mão-de-obra, de equipamentos até mesmo de novas metodologias de trabalho.

Dê-nos uma ideia do volume de trabalho no que se refere aos Concursos?

Fazemos uma média de 32 propostas por mês. O correspondente volume de trabalho dá uma ideia da constante pressão a que este departamento está sujeito. A entrega duma proposta não é adiável. Sente-se verdadeiramente o “ tic- tac” do relógio. É uma pressão diferente das obras, não faz barulho, mas está muito presente em cada membro da equipa.

As falhas não são redimíveis. Quando se comete um erro

e se perde uma obra…. Perde-se e a consequência é, menos trabalho, menos produção, menos lucro. Mas quando se ganha a sensação é óptima! De satisfação.

Qual a sua opinião sobre a situação da Construção Civil nos Açores?

Acho que a conjuntura é de “ invasão”.

O mercado da Construção Civil Açoriano tornou-se apetecível ao“ Continente”, o que não é necessariamente mau……é um desafio para pensar e fazer melhor que os outros.

Como vai ser o ano de 2009 para a Marques, S A?

Vai ser um ano de muito trabalho para a Produção. Conseguimos uma boa carteira de obras.

Gostávamos que também assim fosse para a Comercial… A ver vamos.

Como ocupa os seus tempos livres?

Com desporto, cinema, leitura….

Qual o seu desporto favorito?

Cicloturismo.

Caminhadas! Tudo que envolva ar livre gosto.

Um desejo para o futuro.

Para mim e para os outros (inclusive o Grupo Marques) … SAÚDE, SERENIDADE E BOM SENSO!

(12)

Boletim informativo



o seu espaço começa aqui espacolondres@mail.telepac.pt

o seu espaço começa aqui

espacolondres@mail.telepac.pt

Em comercialização

AMI 6448

VENDAS: 914 849 611 Moradias e Lotes

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

O setor de energia é muito explorado por Rifkin, que desenvolveu o tema numa obra específica de 2004, denominada The Hydrogen Economy (RIFKIN, 2004). Em nenhuma outra área

Para melhorar o desempenho dos acor- dos, recomendamos implementar e divulgar as auditorias independentes sistematicamente; aumentar o registro e a confiabilidade do Ca-