• Nenhum resultado encontrado

Projeto Mãos à Obra. Ano Letivo 2020 / Grupo da Educação Especial. Introdução. Fragilidades/Problema

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Mãos à Obra. Ano Letivo 2020 / Grupo da Educação Especial. Introdução. Fragilidades/Problema"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ano Letivo 2020 / 2021

Projeto “Mãos à Obra”

Grupo da Educação Especial

Introdução

O Projeto “Mãos à Obra” visa envolver os alunos em iniciativas e atividades de cariz artístico com recurso expressão plástica e arte dramática.

A educação artística pode desempenhar um papel essencial para os jovens na busca da sua identidade como ser pensante e único, ao proporcionarem a oportunidade de expressar os seus sentimentos e as suas emoções, as suas sensibilidades através da arte, contribuindo ainda para o seu autoconhecimento.

Ao longo deste projeto, os elementos nele implicados devem agir com muita responsabilidade e grande compromisso. Os alunos deverão estar presentes em todas as etapas e atividades desenvolvidas, desde a seleção das atividades à sua concretização e posteriormente na reflexão sobre as mesmas. É também importante a reutilização de materiais de desperdício para a criação e recriação de novos objetos, criativos, com personalidade e com utilidade decorativa.

Os professores deverão auxiliar os alunos no desenvolvimento e supervisão dos trabalhos. Contudo, é também revelante a capacidade de trabalhar em grupo, a pares e de auto-ajuda entre todos os intervenientes no projeto. Um projeto de promoção de capacitação para a vida presente e futura.

Fragilidades/Problema

Verificam-se dificuldades apresentadas pelos alunos, em especial alunos abragidos pela Medida Adicional de suporte à aprendizagem e à inclusão, Adaptações Curriculares Significativas, em se envolverem nas atividades formais de ensino aprendizagem, devido à complexidade das aprendizagens curriculares. O projeto tem como objetivo mais relevante, proporcionar atividades práticas, significativas e promotoras de autonomia e integração social (medidas de estímulo à inteligência socio emocional e desenvolvimento pessoal).

(2)

A quem se destina o Projeto

O Projeto destina-se a alunos do 3º ciclo e Secundário, em especial a alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, com adaptações curriculares significativas, abrangidos pelo decreto-lei nº54/2018, de 6 de julho, da Escola Secundária de Pinhal Novo. Será importante criar momentos em que os alunos trabalhem cooperativamente com os seus pares.

Caraterização do Projeto

O Projeto “Mãos à Obra” integra o Plano Anual de Atividades (PAA), proposto pelo grupo de Educação Especial e dinamizado pela Técnia de Animação Sociocultural, um Professor de Educação Visual/Tecnológica e docentes de Educação Especial. O Projeto inere-se no âmbito das atividades curriculares desenvolvidas no Centro de Recursos à Aprendizagem (CAA).

O Projeto surgiu com o intuito de proporcionar aos alunos com adaptações curriculares significativas o contato com diferentes técnicas de expressão (plástica, dramática, musical) bem como a reutilização de materiais de desperdício na criação de objectos de arte, peças de artesanato, entre outros artefactos que possam ter utilidade pessoal ou possam ser comercializados.

O Projeto terá também a sua vertente de socialização, uma vez que terão que aprender a trabalhar com os pares e entreajudar-se.

Objetivos Gerais

 Promover a melhoria da qualidade de aprendizagem e do ensino;

 Desenvolver competencias pessoais e sociais significativas para a vida presente e futura;

 Promover a utoestima, a autonomia, a cooperação e socialização;

 Desenvolver a capacidade de concentração;

 Estimular a capacidade criativa, de trabalho e espírito de superação;

 Cultivar o gosto por atividades práticas de cariz artístico e artesanal.

Objetivos Específicos

 Desenvolver a criatividade individual de cada aluno;  Elevar as capacidades e habilidades motoras dos alunos;  Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa;  Desenvolver atitudes de autoestima e reforço da autoconfiança;

(3)

 Identificar utensílios e materiais;

 Reconhecer e aplicar algumas técnicas de pintura, colagem e recorte;  Reutilizar materiais de desperdicicio;

 Utilizar diferentes técnicas com diferentes materiais;

 Exposição e venda dos trabalhos realizados à comunidade educativa;  Ser capaz de limpar e arrumar o local de trabalho.

Metas de melhorias

 Melhorar progressivamente os indicadores de sucesso de modo a alcançar tenedencialmente o sucesso pleno de desenvolvimento de competências pessoais e sociais;

 Priviligiar a relação dos alunos com a comunidade;

 Melhorar a os resultados sociais (assiduídade e inclusão dos alunos na comunidade escolar e comunidade local).

Recursos materiais

 Materiais de desperdício;

 Diferentes tipos de tintas e canetas;

 Tesouras;

 Cartolinas, papeis de diferentes cores e texturas, papel cenário, feltros…;

 Colas;

 Pasta de papel, plasticinas, massas de moldar;

 Linhas e lãs;

 Réguas, esquadros, compassos…;

 Telas;

 Materiais de desperdício;

 Adereços (roupas, chapéus, perucas, máscaras…);

 Instrumentos musicais;

 Computador, leitor de CD, retroprojetor;

 …

Recursos humanos

 Docentes da Educação Especial;

 Técnica de Animação Sociocultural;

 Professor de Educação Visual/Tecnológica

 Professores (sempre que desejarem participar);

 Técnicos do CRI;

(4)

Atividades a desenvolver

Realização de atividades que promotoras da autonomia, da responsabilidade e criatividade, relacionadas com a reutilização de materiais de desperdício na criação de artesanato, atividades de expressão plástica e atividades recreativas.

As atividades desenvolvidas são predominantemente práticas, com recurso a técnicas de expressão plástica e artística (reutilização materiais de desperdício para realizar arte criativa e criação de artesanato, pintura/escultura, com diferentes tipos de materiais e em diferentes superfícies). A educação artística desempenha um papel essencial para os jovens na busca da sua identidade como ser pensante e único, proporcionando a oportunidade de expressar os seus sentimentos/emoções, as suas sensibilidades através da arte, contribuindo ainda para o seu autoconhecimento. As atividades serão desenvolvidas em pequenos grupos (4 a 5 alunos), de forma a dar um acompanhamento efetivo a cada aluno.

Os objetos criados são catalogados, estimado o seu valor monetário e vendidos à comunidade escolar e local nas “Feirinhas” realizadas ao longo do ano letivo, no âmbito do Plano Anual de Atividades.

 Preparação do espaço físico destinado ao Projeto;

 Realizar atividades de pintura com diferentes tintas e em diferentes materiais e superfícies;

 Realizar atividades criativas referentes às diferentes épocas do ano;

 Selecionar e reutilizar materiais de desperdicio para criação de artesanato e arte criativa;

 Conhecer diferentes materiais e sua reação em diferentes técnicas de trabalho;  Limpar e arrumar o local de trabalho.

Aprendizagens esperadas

 Saber identificar diferentes objetos e materiais;

 Saber identificar algumas técnicas de expressão plástica e expressão dramática;  Saber trabalhar em equipa e em cooperação com o outro;

 Saber cuidar e respeitar o outro e as suas diferenças;  Realizar pesquisas;

 Participar nas atividades propostas pelo adulto;  Criar hábitos de entreajuda;

 Desenvolver capacidades de motricidade fina e grossa;  Desenvolver atitudes de autoestima e de autoconfiança;  Desenvolver a criatividade.

(5)

O Projeto será desenvolvido, ao longo do ano letivo 2020/2021 nos espaços do CAA: sala C 0.10, Unidade Especializada sala C 0.15 ou Biblioteca Escolar: - Segunda-feira, grupo 1 (08:55 - 09:45) e grupo 2 (11:40 – 13:25);

- Quinta-feira, grupo 3 (09:50 – 13:25); - Sexta-feira, grupo 4 (12:35 – 13:25).

Parcerias e envolvimento comunitário

A Escola tem estabelecido parcerias com o Centro de Recursos para a Inclusão da APPACDM de Setúbal e CRTIC de Setúbal.

Indicadores de monitorização e meios de verificação da execução da

eficácia das medidas

Número de atividades realizadas e taxa de envolvimento dos alunos (número de alunos envolvidos e assiduidade).

Efetuar registos, monitorizar e proceder a comparações de evolução periodicamente, nomeadamente de: Taxas de qualidade de sucesso escolar; Registos de assiduidade; Registos de ocorrências.

Avaliação

- Observação direta dos comportamentos e das aprendizagens realizadas pelos alunos; - Registos fotográficos;

- Trabalhos realizados pelos alunos;

- Elaboração de um relatório final com os resultados obtidos ao longo do Projeto e o envolvimento dos diferentes intervenientes.

Pinhal Novo, outubro 2020 Docente responsável pelo Projeto,

Paula Carvalho

Referências

Documentos relacionados

Formas declaradas de azoto (N) Desvio relativo de ± 25 % em relação ao valor declarado, até um máximo de 2 pontos percentuais em termos absolutos. Formas declaradas de

Além disso, na nossa concepção de análise de revistas, se a autora tivesse analisado o papel de Realidade também como sendo um aparelho privado de hegemonia, numa visão gramsciana

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Ética a Eudemo / Aristóteles ; tradução, textos adicionais e notas Edson Bini – São Paulo : EDIPRO, 2015.. Bini, Edson

 Usando apenas luvas nas mãos, estas irão servir de fantoches, que os alunos devem manipular para representar várias ações: olhar, andar depressa, andar devagar, andar para

CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NO NÚCLEO EDUCACIONAL 200 JOVENS ATENDIDOS NA 750 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 320 CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS ATENDIDOS EM ATIVIDADES DE

A flotação é o principal processo a ser utilizado para a concentração de minérios oxidados de baixos teores; o processo possibilita a redução dos teores em