• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE ENCARGOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS REFERENTES A SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA EM MOTORES, ELDROS E GERADORES ELÉTRICOS DOS EQUIPAMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE ENCARGOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS REFERENTES A SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA EM MOTORES, ELDROS E GERADORES ELÉTRICOS DOS EQUIPAMENTOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CADERNO DE ENCARGOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

REFERENTES A SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA

EM MOTORES, ELDROS E GERADORES ELÉTRICOS DOS EQUIPAMENTOS DOS PORTOS ORGANIZADOS DE SAL-VADOR, ARATU E ILHÉUS - BA.

COORDENAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA ELABORADO FEVEREITO/2017

(2)

CADERNO DE ENCARGOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS REFERENTES A SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA EM MOTORES, ELDROS E GERADORES ELÉTRICOS DOS EQUIPAMENTOS DOS PORTOS ORGANI-ZADOS DE SALVADOR, ARATU E ILHÉUS-BA.

1.0 – OBJETO

Serviços de manutenção corretiva em motores, eldros e geradores elétri-cos dos equipamentos dos Portos Organizados de Salvador, Aratu e Ilhéus-Ba.

2.0 – PRAZO

O prazo para execução dos serviços será de 12 (doze) meses corridos, contados a partir da data estabelecida na “Ordem de Serviço”.

Nota:

No momento que terminais, pátios, edificações e ou equipamentos forem arrendados a terceiros, os serviços pertinentes a estes serão suprimidos do Contrato, não cabendo nenhum tipo de ressarcimento por parte da CODEBA junto a Contratada.

3.0 – GENERALIDADES

Os portos administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia, necessitam diariamente de serviços de manutenção na área de engenha-ria mecânica, elétrica e eletrônica, para os seus equipamentos operacio-nais.

Estes serviços visam garantir o funcionamento, a durabilidade, integrida-de e conservação do patrimônio da CODEBA, bem como a segurança das pessoas, dos bens e propriedades de terceiros, e, finalmente, o bom atendimento às operações de movimentação de carga, dentro dos níveis de qualidade, desempenho e preservação ambiental. E dotará os equi-pamentos dessa unidade portuária de condições básicas, para atender as demandas operacionais propostas pelo mercado interno e externo. Em razão do atual contrato, que trata da manutenção corretiva dos moto-res, geradores e eldros dos portos de Aratu, Salvador e Ilhéus; ter seu término em 26/04/2017 e por não existir a possibilidade de novos aditivos, elaborou-se os novos elementos técnicos que compõem este caderno de encargos e especificações técnicas.

Trata-se de um serviço de natureza continua e essencial para as ativida-des operacionais dos 03 (três) portos. Uma vez que os equipamentos dos portos possuem tempo de funcionamento superior a 40 (quarenta) anos.

(3)

O regime de trabalho do Porto é de 24 h/dia, totalizando 8.760 h/ano mo-vimentando mercadorias diversas.

O quantitativo estimado para o respectivo serviço, se baseia no levanta-mento histórico de contratos licitados anteriormente, uma vez que não houve ampliação do sistema.

Os serviços, e materiais aqui especificados somente poderão ser substi-tuídos por similares após a devida fundamentação, por escrito, da Contra-tada e da Fiscalização e após aprovação, também por escrito, da CODEBA.

A Contratada implantará e manterá durante a execução dos serviços, si-nalização de advertência, caminhos de serviços, etc. Seus custos deve-rão ser diluídos nos preços unitários dos demais serviços.

A visita técnica às instalações portuárias é imprescindível para o perfeito conhecimento de todos os detalhes fundamentais dos terminais e seus equipamentos, como também, a fim de que sejam dimensionados com precisão os recursos necessários para as atividades de manutenção es-pecificadas neste Caderno.

Nos preços unitários contratuais deverão estar incluídos todos os custos, tais como fornecimento de materiais, tributos, licenças, fretes, deprecia-ções, custos diretos e indiretos, encargos sociais básicos, incidências e taxas de reincidências, vale transporte, equipamentos de proteção indivi-dual, ferramentas individuais, refeições, bem como todos adicionais de periculosidade, insalubridade, etc., regulamentados em Lei, e Convenção Coletiva de Trabalho, que venham incidir sobre os serviços.

4.0 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 4.1 – Manutenção corretiva

A Contratada deverá cumprir o plano de manutenção corretiva, estabele-cidos pelos fabricantes dos equipamentos relacionados neste caderno. 4.1.1 – Escopo dos Serviços

Os serviços serão executados na oficina da Contratada, mediante au-torização da CODEBA, obedecendo o que segue:

 A Contratada será responsável pela remoção/retorno, e transporte de ida e volta dos equipamentos da área do Porto até o local para recebimento dos serviços de manutenção.

(4)

 Acondicionamento e embalagens necessárias para o transporte, se-rão também de responsabilidade da Contratada.

 Os serviços serão executados obedecendo a regime normal. Neste caso, a Contratante programará a execução da maneira agendada com a fiscalização, de modo que o prazo acertado seja respeitado, sob pena de punição, ressalvados os casos especiais de dependên-cia de materiais fornecidos por terceiros.

 Serão fornecidos pela Contratada toda a mão-de-obra de execução, supervisão, apoio, materiais, ferramentas e equipamentos necessá-rios a integral e perfeita execução dos serviços.

4.1.2 – Especificação dos serviços – Manutenção corretiva

Esses serviços serão iniciados com a abertura do (s) motor (es) ge-rador (es) nas oficinas da CODEBA para uma verificação técnica quanto à extensão dos danos elétricos provocados no estator/rotor destes.

Posteriormente deverá ser elaborado um relatório preliminar do ocorrido com o (s) motor (es) / gerador (es). Ação esta que irá fun-damentar a contratada deste objeto de licitação a conduzir suas in-tervenções no sentido do que fazer e como proceder visando a re-cuperação do (s) motor (es) / gerador (es).

Deverão acompanhar ao término dos serviços de recuperação do (s) motor (es) / gerador (es) um relatório fotográfico e técnico dos traba-lhos executados.

Caberá a Fiscalização analisá-lo para aprovação, condicionando o pagamento das medições a apresentação desse relatório.

O tipo de intervenções (manutenções) a serem executados nos mo-tores/geradores (CA e CC) compreenderão:

 Manutenção corretiva (estator/rotor)

 Inspeção dimensional do eixo, rolamento, tampa, carcaça;  Usinagem dos corretores;

 Limpeza do núcleo;

 Execução de teste para verificar a integridade do núcleo magné-tico;

 Retirada dos enrolamentos (se necessário);  Limpeza das lamelas;

(5)

 Rebobinamento (se necessário);

 Substituição dos cabos de ligação (se necessário);

 Impregnação com verniz classe F e tratamento térmico em estu-fa;

 Fechamento do motor;

 Ensaios finais (resistência de isolamento, energização do mo-tor/gerador em vazio e medição de corrente);

 Pintura do motor (verde máquina ou cinza);  Colocação de placa de identificação de reparo. Serviços complementares

A Contratada deverá executar os serviços complementares, discri-minados a seguir, a depender da inspeção prévia e da Fiscalização.  Balanceamento dinâmico do rotor em 02 (dois) planos de sime-tria;

 Recuperação de mancais (embuchamento das tampas);  Recuperação do eixo do rotor (metalização e/ou retifica)  Usinagem e correção dos canais de lubrificação dos mancais;  Confecção completa dos mancais;

 Recuperação dos anéis coletores;  Aplicação de resina seladora;

 Recuperação e/ou confecção de ventoinha;  Recuperação dos pés ou sapatas;

 Recuperação ou substituição das grades da tampa traseira;

 Recuperação ou substituição da caixa de ligação ou da tampa desta caixa;

 Substituição de resistências de aquecimento;  Recuperação/substituição de porta-escovas;  Substituição de escovas;

 Substituição de rolamentos

A Contratada apresentará a Fiscalização o custo dos serviços extra (complementares) que se fizerem necessários para cada equipa-mento, e na época da execução dos serviços de recuperação des-ses, após aprovação pela CODEBA, será abatido esse valor da ver-ba disponibilizada para este item.

Os materiais utilizados devem possuir qualidade, certificação e aprovação da Fiscalização.

4.1.3 – Recomendações gerais

– Deverão ser empregados fios classe F e vernizes adequados con-forme recomendações dos fabricantes;

(6)

– Após aplicação do verniz, o enrolamento deverá ser secado em es-tufa, a uma temperatura não menos que 150º;

– Saída dos terminais na caixa de ligação deverá ser selada com massa apropriada;

 Enrolamento a ser substituído deverá ser desmanchado a frio;  Os motores serão rebobinados obedecendo às características

ori-ginais, sendo dotados de tantos cabos terminais quantos forem os indicados em sua placa, salvo orientação em contrário, por escrito pela fiscalização da CODEBA. Quanto aos conectores destes ca-bos, deverão ser similares aos terminais tubulares da Hol-dingsworth, enquanto que seus identificadores deverão ser anilhas tipo Ovalsrip da Hellermann ou similar;

 Todos os motores deverão ter a saída dos cabos do estator selada com massa “compound” adequado;

– Os serviços somente poderão ser executados após autorização por escrito da Fiscalização;

– No caso de troca de rolamento, ficará a critério da CODEBA autori-zar o fornecimento deste material pela Contratada, devendo ser apresentado previamente o orçamento para apreciação/aprovação; – Os rolamentos substituídos serão devolvidos à CODEBA;

 A montagem ou desmontagem dos rolamentos nos motores deve-rão obedecer rigorosamente às recomendações dos fabricantes de rolamento, observando-se inclusive quando da execução dos ser-viços de substituição ou simples lubrificação, as tolerâncias nas caixas dos mancais ou eixos, recomendados pelos mesmos;

 Em caso de dúvidas quanto ao estado dos rolamentos, após a rea-lização dos testes finais ou do recebimento do motor, reserva-se à CODEBA o direito de solicitar da Contratada a abertura do motor para verificação sem ônus adicional com relação aos preços acei-tos para realização dos serviços de recuperação destes motores;  obriga-se a Contratada informar á CODEBA, quaisquer outros

ser-viços necessários ao perfeito reparo dos motores, eldros etc., mesmo que não previstos nestas especificações, devendo apre-sentar orçamento especifico para aprovação da Fiscaliza-ção/CODEBA.

4.1.4 – Resultados esperados

Os Portos mencionados neste caderno, buscam resultados operacio-nais dentro de padrões de qualidade que assegurem a satisfação dos seus usuários, respeitando os interesses de terceiros, participantes das suas atividades ou influências. O desempenho da manutenção é fator de significativa importância nesse processo, e assim serão acompa-nhados, prioritariamente, as seguintes garantias:

 A Contratada será responsável pela boa qualidade dos serviços executados, obrigando-se a refazer qualquer parte dos mesmos que, a juízo da Fiscalização, apresentar defeitos ou imperfeições.

(7)

Serviços executados terão garantia total por um prazo de 06 (seis) meses, responsabilizando-se a Contratada pelo ônus advindo de sanar defeito, erro ou imperícia verificados nos mesmos.

1. Multas

Caso os resultados esperados pela CODEBA não sejam atendidos, se-rá cobrada da Contratada multas de 0,2% (dois décimos por cento) do valor de cada reparo, incluindo o reajuste, por cada dia de atraso. 4.1.5 – Procedimento e critérios para inspeção e recebimento/aceitação

dos serviços.

Para inspeção de recebimento dos motores reparados, e aceitação dos serviços, deverão ser atendidas as exigências a seguir relacionadas:  Os testes serão executados na oficina da Contratada e com

instru-mento de sua propriedade, em presença do representante da CODEBA (Fiscal do Serviço), o qual poderá aceitar ou rejeitar o

re-paro, no ato ou posteriormente;

 Os ensaios serão registrados em fichas apropriadas preenchida em 02 vias, fornecidas pela Contratada, e aprovada pela CODEBA, sendo que a primeira via será entregue a Fiscalização quando da realização dos testes;

 A Contratada deverá dispor de fonte de tensão trifásica, para as ten-sões de 220, 380 e 440V, além dos instrumentos necessários à rea-lização dos testes, tais como megohmetro com tensão de 500V, medidor de baixas resistências, alicate amperimetro e multi-teste, analisador de vibrações, entre outros;

 O primeiro teste será de resistência e isolamento, devendo o bobi-namento do motor estar à temperatura ambiente;

 A isolação mínima admissível será de 200M para uma tensão de teste de 500V, aplicada durante 1 minuto;

 Para realização do teste de tensão aplicada o motor será energizado em vazio, com tensão nominal, devendo ser medido as tensões en-tre as fases, assim como as correntes das fases, além da observa-ção do funcionamento;

 A máxima corrente em vazio não deverá ultrapassar aos valores es-tabelecido na tabela de POLOS E POTÊNCIA constante do Anexo I;

(8)

 A placa de identificação do reparo deverá ser colada à carcaça do motor de modo firme, usando-se colo Araldite ou similar, como tam-bém conter nome ou sigla da Contratada e data do reparo, e ser confeccionada em alumínio e as gravações serem feitas em baixo relevo, com marcados adequados, de modo a garantir a legibilidade;

 As anilhas de identificação dos cabos de ligação deverão ser de plástico e colocadas em duplicata em cada cabo, de modo a garantir a identificação do cabo em caso de perda de uma delas. Para evitar erro de leitura, as anilhas de cada cabo deverão ser conveniente-mente espaçadas;

 Os rolamentos instalados com uso de choques mecânicos serão re-jeitados, só sendo aceita instalação de rolamentos com o uso do aquecimento em banho de óleo ou equivalente.

4.1.6 – Medição e pagamento

A forma de medição para o item 4.1 obedecerá ao que segue:

 Serviços complementares será por liberação de verba, pagas quando da efetiva recuperação dos equipamentos. Esta incluso no preço to-dos os custos.

 Manutenção corretiva será por unidade de equipamento, efetivamente recuperado. Esta incluso no preço todos os custos.

 O Boletim de medição deverá ser acompanhado de relatório fotográfi-co e técnifotográfi-co.

4.2 – Transporte

O transporte dos motores e geradores tanto na saída quanto no retorno as unidades portuárias ao Porto, será de responsabilidade da Contratada, estando incluso nos preços dos serviços objeto deste caderno.

4.2.1 – Teste de Aceitação

O motor ou gerador será colocado em regime de funcionamento em carga que simule as condições operacionais nominais durante um pe-ríodo mínimo de 06 horas para que sejam observadas a temperatura, vibração e ruído do dispositivo.

4.3 – Critério de Sustentabilidade

- A CONTRATADA deverá contribuir para a promoção do de-senvolvimento nacional sustentável no cumprimento de dire-trizes e critérios de sustentabilidade ambiental, de acordo

(9)

com art. 225 da Constituição Federal/88, e em conformidade com art. 3º da lei nº 8.666/93 e com art. 6º da Instrução Normativa/STLI/MPOG nº 01, de 19 de janeiro de 2010; - A CONTRATADA deverá respeitar e aplicar as normas

técni-cas da Associação Brasileira Técnitécni-cas – ABNT NBR-15448-1 e 15448-2, referente ao uso de materiais atóxicos, biodegra-dáveis e recicláveis;

- A CONTRATADA deverá atender, no que couber, o critério de sustentabilidade ambiental previstos na Instrução Norma-tiva SLTI/MPOG nº01, de 19/01/2010.

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

5.2.1.  As  rubricas  de  despesa  de  transferências  correntes  ou  de  capital  e  de  subsídios  para  organismos  da  Administração  Central  devem 

No capítulo 1 são clarificados conceitos-chave essenciais à contextualização do estudo efectuado, destacando autores como Conceição Lopes, John Thompson, Mcluhan, Sara Pereira e

Израда Месечног извештаја о прорачуну NTC Директор службе за планирање рада обједињује појединачне извештаје о прорачунима прекограничних капацитета за сваку границу

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o