ANO 12 - Nº21 SETEMBRO A DEZEMBRO / NORMAS E CONDUTAS Páginas 28 a 31. ESPORTES NO PIC Páginas 36 a 44

48 

Texto

(1)

ANO 12 - Nº21

SETEMBRO A DEZEMBRO / 2018

NORMAS E CONDUTAS

(2)
(3)

Ao completar seis meses de mandato, quero agradecer o apoio que venho recebendo dos associados do PIC. Através do “Fale com o Presidente”, tem sido possível estabelecer uma relação mais próxima com todos. Diariamente recebo inúmeros e-mails com sugestões, críti-cas, solicitações e também mensagens de in-centivo. Todos os e-mails são lidos, encaminha-dos aos setores responsáveis e, em seguida, respondidos.

Também têm sido realizadas reuniões informais com grupos de Conselheiros que atenderam ao nosso chamamento e que, na oportunidade, apresentam sugestões que se-rão de grande valia em nossa gestão.Tudo isso me deixa extremamente satisfeito, pois tenho a certeza de estar trilhando o caminho certo.

Seguimos empenhados no propósito de ajustar as contas do Clube. Para isso foram adotadas algumas medidas que visam reduzir nossos custos fixos mensais sem, contudo, comprometer a qualidade dos serviços ofere-cidos. Além disso, criamos a Vice-Presidência Comercial, cuja atuação tem por objetivo incre-mentar nossas receitas através da locação de espaços, da captação de novos sócios, de pu-blicidade e merchandising. Temos certeza que o conjunto dessas medidas, muito em breve, refletirá positivamente no resultado do nosso fluxo de caixa.

Dando prosseguimento ao projeto “PIC do Futuro”, iniciamos as obras de reforma da Portaria Principal, cujo projeto, assinado pela arquiteta Zilda Santiago, permitirá um controle mais efetivo da entrada e saída dos associa-dos, com conferência das carteiras sociais. Neste novo layout, a Secretaria ficará estrate-gicamente instalada na entrada de acesso ao

Clube, para que os sócios possam resolver suas pendências com conforto e comodidade.

Um novo serviço também foi criado com sucesso. Para facilitar ainda mais a vida dos sócios, o PIC desenvolveu um sistema que permite a emissão da segunda via do boleto pela internet. Com apenas alguns cliques, é possível acessar o Portal do Sócio dentro do site do PIC, conferir o extrato de consumo e emitir o boleto.

A programação social e esportiva do PIC será incrementada. Nosso objetivo é lançar eventos diversificados para atender aos vários perfis de sócios. Criaremos também novos ser-viços que irão beneficiar o associado durante sua permanência no Clube e fazer o seu dia ainda melhor e mais relaxante. Recentemente executamos uma série de melhorias nas qua-dras de tênis do Anexo Esportivo e reformamos as demais. Outra boa notícia é a inauguração da quadra de vôlei. Reeditamos a tradicional feira de negócios - PIC SHOP, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro, na sede da Pam-pulha, das 10h às 17h. Será uma ótima opção para quem vende e para quem dseja antecipar suas compras de Natal.

Por fim, no mês de agosto, abrimos a reserva de mesas e ingressos para o Reveillon 2018/2019 e a procura está dentro das expecta-tivas. Faremos um evento nos mesmos moldes do ano anterior para um público de cerca de mil e quinhentas pessoas. Serão três ambien-tes sofisticados, três bandas, DJs e uma Boate jovem. Haverá lounge e todo espaço da festa será coberto. Conseguimos manter os mesmos valores dos anos anteriores, para que a Família PIC possa participar e se reunir no Clube na passagem de ano. Assim, esperamos encontrar todos no Reveillon do PIC.

Wilson Alvarenga

Presidente

Palavra do

Presidente

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 03

EDITORIAL

wilson alvarenGa Fala dos PriMeiros seis Meses de sUa GestÃo, alÉM dos

novos ProJetos e novidades Para os assoCiados.

(4)

Mucio Athayde

José Olympio de Castro Filho Mário Werneck de Alencar Lima Darcy Bessone de Oliveira Andrade Carlos Vaz de Melo Megale Aloysio de Andrade Faria Walter Monteiro Boechat Frederico Chateubriand Murilo Giannetti

Beneméritos:

José Cabral Oswaldo Pieruccetti

Sandoval Soares de Azevedo Filho Paulo Mafra

Presidente:

Wilson Alvarenga de Oliveira Filho

Vice-presidentes:

Afonso Otávio Cozzi Arnaud Gazzi e Veiga Carlos Alberto Rangel Proença Helvécio Antônio da Trindade Jamil Nahass

João Henrique Franco Garcia Leonardo Starling de Barros Rômulo Correa Moreira

Diretores Adjuntos:

Andréa Drummond Andreazzi Fonseca Antônio Carlos Eustáquio Macedo

Redação e edição:

Cida Martins

Projeto Gráfico e Diagramação:

Fernando Campos Figueiredo

Comercial:

(31) 99481-3906 - (31) 3516-8251

Impressão:

Rona Editora

Fotos:

Richard Vídeo Produções Alberto Francisco Nogueira

Público leitor:

35.000 pessoas

PIC Cidade:

Rua Cláudio Manoel, 1185 Cep: 30140-100

Telefone: (31) 3516-8200

PIC Pampulha:

Rua Ilha Grande, 555 Cep: 31555-030 Telefone: (31) 3516-8300 Disque PIC: (31) 3516-8282 Site: www.pic-clube.com.br E-mail: pic@pic-clube.com.br

PIC - Pampulha Iate Clube

CaFÉ da ManHÃ CorPorativo

08

Festa viP

10

dia dos Pais

12

eXPosiÇÃo do sÓCio antÔnio Godoi

14

lanÇaMento do livro do sÓCio Pedro serra

15

alMoÇo teMÁtiCo

16

ProJeto QUinta MUsiCal

20

oUtUBro rosa / CoMitÊ FeMinino

18

tUrMas QUe FaZeM o PiC

22

28

26

46

visita dos JaPoneses ao PiC PaMPUlHa

norMas e CondUtas

diCas de saÚde

32

esPaÇo CrianÇa

34

Festival de FÉrias

(5)
(6)

CataloGaÇÃo das

Árvores do PiC

Flora do PiC PossUi 24 esPÉCies CataloGadas e CerCa de Mil Árvores Plantadas eM

toda a sUa eXtensÃo

Foi um longo trabalho, realizado sem nenhum custo para o Clube, e que envolveu várias pessoas. Em um primeiro momento con-taram com o apoio do engenheiro do PIC, Luiz Fernando Fonseca Neves, que resgatou um anteprojeto dos jardins do PIC elaborado por Burle Marx, e com a ajuda imprescindível do gerente, Eduardo Miranda. Com base nessas informações, Firmino fez a classificação das árvores e concluiu a primeira etapa do projeto.

de mil árvores plantadas no Clube. Entre elas Amendoeira, Araucária, Ficus, Licuri, Jatobá, Pau Ferro, Palmeira Imperial, Quaresmeira, Sombreiro, Sibipiruna e Ipê. As origens são diversas. Muitas das árvores plantadas no PIC são nativas da Ásia, África, América do Norte, América Central, Índia, Nova Guiné, Madagas-car, Camarões, Serra Leoa, Argentina, Uruguai e Paraguai, Malásia, Sri Lanka, Mata Atlântica, Antilhas, Colômbia e Venezuela, do bioma

Ca-Nesta etapa, foram impressas oitenta e cinco placas que, nos próximos dias, serão fixadas em suportes em frente às árvores das espécies identificadas.

O objetivo desse belo trabalho é fazer com que os sócios possam enxergar o PIC com “outros olhos”, conhecendo e admirando a exu-berância dos seus jardins e sua beleza natural para preservá-lo.

Há cerca de cinco meses os sócios, Sérgio Leite de Oliveira e Firmino Fiuza (foto ao lado), deram início a um belíssimo trabalho no PIC Pampulha: a catalogação das árvores do Clube com descrição das espécies e confecção de placas de identificação das mesmas.

A ideia surgiu há alguns anos, quando Sérgio circulava pelo Clube e ouviu uma asso-ciada dizendo: “Este eucalipto é muito bonito”. Espantado diante da observação da sócia, que demonstrava total falta de conhecimento, já que se tratava de uma legítima espécie de “Pau Ferro”, Sérgio teve a ideia de fazer no Clube o mesmo que havia feito em sua fazenda: ca-talogar as árvores para que todos pudessem conhecer a riqueza da flora do PIC com suas inúmeras espécies.

Por muito tempo esta ideia ficou ador-mecida até que voltou à tona na atual diretoria, que abraçou a causa e autorizou a realização do trabalho. Feliz em poder executar seu proje-to, Sérgio buscou ajuda com o amigo de infân-cia e também sócio do PIC, Firmino Fiuza, en-genheiro, paisagista, dono do Mercado Verde,

profundo conhecedor da área, com vastíssimo curriculum e experiência e que se autodenomi-na “jardineiro”. A escolha de Sérgio não poderia ter sido melhor, afinal, Firmino trabalhou com Burle Marx e, durante anos, era Firmino quem cuidava dos jardins e do replantio de mudas no PIC, sempre sob a orientação do mestre Burle Marx.

Segundo Sérgio, o ex-presidente Felix Ricardo Gonçalves Moutinho lhe disse que Bur-le Marx, quando esteve no PIC, ficou encanta-do com a preservação encanta-dos jardins projetaencanta-dos por ele. Sérgio relatou ainda que Félix lhe disse que, durante as gincanas realizadas nos Festi-vais de Férias, criados por ele, sempre surgiam perguntas que remetiam ao assunto, como por exemplo: quantos “mulungus”, árvore de médio porte - Erythrina Mulungu, tinham no Clube. “Isso sempre causava um alvoroço entre a ga-rotada, afinal, naquela época o Google não era fonte de consulta imediata, como agora. E as crianças “quebravam a cabeça” para descobrir do que se tratava”, relatou o ex-presidente.

PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO CONCLUÍDA

(7)
(8)

CaFÉ da ManHÃ

CorPorativo

viCe-PresidÊnCia CoMerCial reCeBe ParCeiros do ProJeto de tÊnis e aPresenta oUtros

ForMatos de ParCeria CoM o PiC

O vice-presidente Comercial, Romulo Correa Moreira, recebeu empresas parceiras durante dois prestigiados Cafés da Manhã Cor-porativos, realizados em setembro e outubro, no PIC Cidade. O objetivo foi apresentar os pa-trocinadores do Projeto de Lei de Incentivo de Tênis PIC 2018 - Krug Bier, Rouxinol Transpor-tes, Luiza Barcelos e Verdemar - e detalhar as respectivas contrapartidas promocionais ofere-cidas devido à parceria. Na oportunidade tam-bém foram mostrados aos atuais e potenciais parceiros os novos formatos de publicidade e merchandising dentro do Clube.

Além dos patrocinadores oficiais do referido Projeto de Tênis aprovado pela Lei de

presença nos dois eventos representantes das marcas Bamaq, CVC, Distribuir, EBolsas, For-no de Minas, Heineken, Honda Banzai, Jornal Pampulha, Lápis Raro, MV Investimento, Pe-quita, Forno de Minas, Radio Itatiaia, Salgados Carvalho,Technogym, TV Globo, Unimed, XP Investimento e os vice-presidentes Leonardo Starling, Afonso Otávio Cozzi e Antonio Mace-do e a diretora Adjunta Andrea Drummond An-dreazzi Fonseca. Ligados ao Projeto Tênis PIC, o treinador Hugo Daibert, Janderson Tolentino, Luciano Anastasia e Oly Lopes. Também es-tavam presentes os gestores Tales Gambogi, Eduardo Pachedo, Jurceli Ventura, Cida Mar-tins, Taciana Oliveira e Mário Macedo.

inúmeras oportunidades que o PIC pode ofere-cer é um grande prazer, afinal tenho convicção de que os sócios e a estrutura do Clube são diferenciais importantes para estabelecer rela-ções corporativas duradouras. Expor marcas, apresentar produtos, gerar experiências, pro-mover os nossos eventos, enfim, tudo aquilo que contribua para que os parceiros ativem as suas marcas com qualidade e criatividade está no DNA do Pampulha Iate Clube”, ressaltou Ro-mulo Moreira.

(9)

SOCIAL

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 09

CAFÉ DA MANHÃ

Para o tenista Bruno Soares, destaque no Ranking Brasileiro de Duplas, iniciativas como estas são fundamentais para o desenvol-vimento do esporte. “Sabemos da importância do esporte na formação das pessoas e na me-lhora da qualidade de vida, mas sem o apoio e a parceria de empresas comprometidas com a causa, alcançar esses resultados fica muito mais difícil”, conclui o atleta.

(10)

Festas viPs

Casa lotada, PÚBliCo aniMado, ritMo ContaGiante: os eMBalos de sÁBado à noite

estÃo de volta

A primeira Festa VIP do segundo se-mestre de 2018 na Boate do PIC teve como tema “Os embalos de sábado à noite estão de volta”, para comemorar os 25 anos de carreira da Banda Dib Six. Os ingressos se esgotaram rapidamente e a noite foi uma das mais anima-das deste ano.

Em setembro, foi a vez da Banda Ro-ckstrela levar o som dos anos 80 para a pista. Os convidados se divertiram e cantaram os hits desta década como um coral com centenas de vozes.

Veja todas as fotos do evento:

Abra o aplicativo de QR Code do seu Smartphone e posicione para leitura do código abaixo.

(11)

SOCIAL FESTA VIP

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 11

Na sequencia, em novembro, aconte-ceu a comemoração dos 22 anos da Boate ao som da Orquestra Mineira de Brega. Com sua performance irreverente, a Banda fez o público dançar e cantar ao som dos sucessos que mar-caram toda uma época. Noite perfeita!!

O DJ Eduardo AUM abriu e fechou a pista em todas as noites, com hits nacionais e internacionais. O sistema all inclusive e o atendimento impecável têm sido nossas mar-cas. Com tudo isso, a Boate do PIC se tornou referência na capital mineira para quem deseja curtir a noite em altíssimo estilo.

(12)

dia dos Pais

HaPPy HoUr e alMoÇo eM FaMília MarCaraM a CoMeMoraÇÃo do dia dos Pais no PiC

Merecidamente os papais do PIC ga-nharam uma comemoração superespecial pelo seu dia. O Happy Hour dos Pais foi realizado no dia 10/08 em uma agradável noite de inver-no, no PIC Pampulha, com decoração à luz de velas e luz cênica âmbar, que proporcionaram um ambiente sofisticado e muito charmoso. No cardápio, tira-gostos preparados com capricho pela equipe do PIC e uma excelente carta de vi-nhos para harmonizar. As mesas se esgotaram rapidamente e cerca de 300 pessoas participa-ram do evento.

Veja todas as fotos do evento:

Abra o aplicativo de QR Code do seu Smartphone e posicione para leitura do código abaixo.

(13)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 13

SOCIAL DIA DOS PAIS

Kicko Campos Acústico ditou o tom da noite e manteve a pista lotada do começo ao fim da festa. Com um repertório do pop nacio-nal e internacionacio-nal, a banda animou a festa e conquistou o público que aplaudiu cada inter-pretação.

Mas as comemorações continuaram no final de semana. No domingo, 12/08, no Res-taurante Panorâmico os papais puderam reunir toda a família e ficaram isentos do pagamento do seu almoço.

(14)

“Universo do

artista”

eXPosiÇÃo do sÓCio antÔnio Godoi, no PiC PaMPUlHa, reCeBeU visitas GUiadas

A exposição do sócio e artista Antônio Godoi, intitulada “Universo do Artista”, seguiu para a Galeria de Arte do PIC Pampulha, onde permeneceu até o final do mês de setembro, após grande sucesso no PIC Cidade. O deta-lhe importante da exposição realizada na sede campestre é que, além das obras que estavam expostas na Galeria, algumas esculturas do artista passaram a compor os belos jardins de Burle Marx, no gramado.

A mostra, que teve grande repercus-são na mídia em geral, contou com as visitas de alunos de duas escolas infantis, que foram recebidos pelo próprio artista e ainda participa-ram de oficinas.

“Se na exposição do PIC Cidade as obras de Godoi chamaram atenção pelas con-cepções originais e pela elegância das formas, na Pampulha o tridimensional encontrou seu espaço vital. Sobre o gramado e contra o céu azul, as esculturas de Godoi cresceram, mos-trando toda a sua força e sedução. Não mais se passava distraído frente àquele gramado. Alí, belezas estavam ao sol!”, descreveu a Direto-ra de CultuDireto-ra e crítica de arte do PIC, Guiomar Lobato.

(15)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 15

SOCIAL

“UFoloGia: UMa

CiÊnCia Para

ConHe-Cer e diFUndir”

noite de aUtÓGraFos e Palestras no lanÇaMento do livro do sÓCio Pedro serra

O sócio Pedro Serra lançou seu livro

“Ufologia: uma ciência para conhecer e difun-dir”, durante prestigiada noite de autógrafos, realizada em setembro, na Galeria de Arte do PIC Cidade.

O livro apresenta os mais importantes casos da ufologia brasileira e mundial e lista os principais Projetos Secretos dos Estados Uni-dos e da Europa. Faz um paralelo entre estes casos, as religiões, as lendas e as mitologias mundiais mostrando a possibilidade destes as-suntos estarem intimamente interrelacionados. Ilustra 53 casos brasileiros e 42 casos mundiais de maior relevância dentro ufologia, todos rela-tados através de vídeos criteriosamente sele-cionados dos mais competentes canais espe-cializados do YouTube.

“Trata-se de uma obra que remete o lei-tor autodidata a níveis cada vez mais profundos de conhecimento do fenômeno ufológico e, em última instância, do conhecimento de si próprio como seres galácticos que somos”, completou Pedro.

(16)

alMoÇos teMÁtiCos

CUlinÁrias ÁraBe e italiana ForaM HoMenaGeadas no PiC

No mês de agosto o PIC realizou com muito sucesso o já tradicional Almoço Temático na Pampulha, quando foi homenageada a culi-nária Árabe. Entre os pratos servidos Michuí de Mignon, Frango das Arábias, Pernil de Cordeiro ao Molho de Hortelã, Kafta de Bandeja, Quibe Frito, Charuto de Folha de Uva, Charuto de Re-polho, Moussaka, Batata na Manteiga Árabe e Arroz Marroquino.

Para completar a tarde, um belíssimo show de dança do ventre levou charme e be-leza ao evento e arrancou aplausos dos par-ticipantes.

Em setembro foi a vez de resgatar as delícias típicas da culinária Italiana, uma das

dápio maravilhoso, assinado pelo Chef de co-zinha do PIC, a tarde foi embalada pela voz da cantora Paola Giannini, que interpretou as mais belas canções italianas.

Os cardápios, preparados com capri-cho pela equipe do Clube, foram muito elogia-dos pelos sócios. Alguns deles, membros das colônias homenageadas, não escondiam a satisfação de poder apreciar delícias típicas do seu povo, que traziam à tona memórias gustati-vas da terra natal. Tudo isso atesta a expertise do Clube em prestar serviços especiais com o padrão de qualidade PIC.

(17)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 17

(18)

oUtUBro rosa

atividades variadas MarCaraM o MoviMento internaCional de ConsCientiZaÇÃo da

PrevenÇÃo do CânCer de MaMa no ClUBe

O Comitê Feminino do PIC foi reativa-do no mês de julho. A sócia Andrea Drummond Andreazzi Fonseca assumiu a Diretoria Adjunta do setor com muitas ideias e projetos para mo-vimentar a ala feminina do Clube.

As ações do Comitê Feminino tiveram início com a música na Pérgula. Antiga reivin-dicação dos sócios, o projeto Domingo Musical contou com a presença de um casal de

dança-pés de valsa.

O Carteado das Mulheres está funcio-nando às quintas-feiras, no Salão de Jogos do PIC Pampulha, a partir das 19h. A atividade é um convite ao relax no Clube. Momentos agra-dáveis de bate papo e encontro de amigas.

O retorno da PIC Shop, tradicional feira da qualidade e dos bons preços, foi outra boa notícia do Comitê Feminino. O evento será

re-às 17h, como uma excelente oportunidade para quem deseja antecipar as compras de Natal. Para os sócios artesãos ou empresários, uma oportunidade de bons negócios.

Mas os projetos não param por aí. Mui-ta coisa ainda será lançada. E para quem dese-ja mandar sugestões, o e-mail para contato é cmartins@pic-clube.com.br. Estamos esperan-do por vocês!

CoMitÊ FeMinino

reativado, o CoMitÊ FeMinino JÁ MoviMenta as sÓCias no PiC

O Outubro Rosa é um movimento

in-ternacional que visa sensibilizar a população sobre o câncer de mama. Criado em 1997, du-rante o mês de Outubro são organizadas várias ações com o objetivo de fortalecer a necessi-dade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce.

No PIC, as atividades do Outubro Rosa aconteceram no dia 21, na Praça Redonda (em frente ao salão de festas). Durante toda a manhã, as sócias puderam participar de vá-rias atividades como Quick Massage, Aulão de Spinning, Aferição de Pressão e Glicose, Pa-lestra e aula de Yoga da Clínica Ailla Pacheco e

Hidroginástica na piscina da Pérgula.

Foi um dia especial quando o PIC exer-ceu, mais uma vez, seu o importante papel so-cial.

(19)
(20)

ProJeto 5ª MUsiCal

ideal Para QUeM deseJa Bater UM BoM PaPo, oUvir Boa MÚsiCa e aPreCiar UM CardÁPio

de PriMeira

A cada quinze dias acontece no Espaço Tulipas do PIC Pampulha o Projeto 5ª Musical, a partir das 19h. É lá que as tradicionais turmas do PIC se reúnem para bater um bom papo, degustar um vinho e apreciar o cardápio prepa-rado com capricho pela equipe do Clube.

Muitos sócios escolhem este dia tam-bém para confraternizarem-se com a família. É comum vermos jovens casais, crianças e adul-tos curtindo a noite neste agradável ambiente. Seja depois de praticar seu esporte preferido, fazer academia ou tomar uma sauna, o destino final é sempre o Espaço Tulipas, onde o papo rola solto, a comida é boa e a música da melhor qualidade. Tudo isso embalado pelo

(21)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 21

(22)

tUrMas QUe FaZeM

o PiC

Bate PaPo aniMado, CerveJa Gelada e UMa Partida de PeteCa oU daMa

Encontrar os amigos para bater um bom papo, tomar uma cerveja gelada, jogar uma partida do seu esporte favorito ou simples-mente relaxar. Esse tem sido o ritual, ao longo de décadas, de algumas das mais tradicionais turmas do PIC que fequentam o Clube nos fi-nais de semana. Faça sol ou chuva, eles estão lá. Sempre a postos.

Na foto, parte dos ilustres integrantes de uma das mais conhecidas e importantes tur-mas do PIC: o Petegolo.

(23)
(24)

PiC PaMPUlHa

(25)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 25

(26)

visita dos JaPoneses

estUdantes de arQUitetUra JaPoneses se enCantaM CoM a BeleZa do PiC

Em agosto, o PIC recebeu um grupo de estudantes de arquitetura da Universidade de Kanagawa, no Japão. O objetivo da visita foi conhecer as obras de Oscar Niemeyer e foram acompanhados pelo sócio e ex-vice-presiden-te, arquiteto e artista plástico, Antonio Márcio Ribeiro de Godoi. Ficaram encantados com o Clube.

(27)
(28)

norMas e CondUtas

É possível gerar a 2ª via do Boleto e conferir o detalhamento do seu consumo com apenas alguns cliques. Basta acessar o site www.pic-clube.com.br, entrar em Portal do Sócio e clicar em 2ª Via de Boleto. Caso queira conferir seus gastos no Clube, entre na opção Extrato Detalhado. Todas as despesas lançadas estarão detalhadas dia a dia e com a discriminação de cada produto consumido.

2ª VIA DO BOLETO PELA INTERNET

Não é permitido o uso de roupas inadequadas para nadar (exemplo roupas íntimas). A piscina infantil é de uso exclusivo de crianças de até 6 anos (nos bebês, use fraldas adequadas para piscina).

Nas piscinas evite excessos e brincadeiras que possam vir a machucar ou causar cons-trangimento (não é permitido saltar, empurrar e fazer acrobacias).

Não use a piscina com bronzeador ou suado. Passe antes pelo chuveiro. Não é permitido usar descolorante na área das piscinas.

Não é permitido levar vidros, bebidas ou alimentos para a beira das piscinas. Não é permitido jogar bola, peteca ou similares dentro das piscinas.

Nosso Clube é Familiar. Posturas inadequadas, gestos obscenos ou comentários ofensi-vos não serão permitidos.

PISCINAS

o PiC É a eXtensÃo da sUa Casa e, CoMo tal, eXisteM norMas e CondUtas QUe

deveM ser oBservadas e QUe serveM Para nortear o CoMPortaMento dos

sÓCios e Convidados dentro do ClUBe. ConFira alGUMas delas, alÉM de

in-ForMaÇões e diCas iMPortantes Para o dia-a-dia no PiC.

(29)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 29

NORMAS NORMAS E CONDUTAS

O toboágua deve ser utilizado por uma criança de cada vez. Nunca faça fila ou “trenzinho” na descida.

Escorregue sentado e com os braços paralelos ao corpo. Jamais escorregue de cabeça para baixo.

Não faça fila na escada. Apenas uma criança, por vez, deve permanecer na plataforma superior.

Jamais fique parado dentro da piscina na área de descida do toboágua.

TOBOÁGUA

O PIC tem espreguiçadeiras e guarda-sóis em número suficiente para atender à demanda, mesmo nos dias de muito calor, quando o Clube está cheio.

Entretanto, alguns associados andam se esquecendo daquelas regrinhas básicas de con-vívio, onde tudo deve ser compartilhado por todos. Assim, acabam utilizando mais que o necessá-rio e deixando outros sócios em prejuízo.

Por isso fica a dica: seja consciente, pegue somente o guarda-sol e/ou a espreguiçadeira que você irá utilizar. Afinal, o Clube é de todos!

ESPREGUIÇADEIRAS E GUARDA-SÓIS

O PIC oferece aos seus associados infraestrutura completa também na área de alimen-tação. Além do Restaurante Panorâmico, que funciona com delicioso almoço, a sede dispõe de cinco lanchonetes estrategicamente localizadas que oferecem os mais variados tipos de salgados, tira- gostos e bebidas. Tudo dentro do padrão de qualidade PIC. Assim, é expressamente proibido levar comidas e/ou bebidas para o Clube.

Para comprar dentro do Clube é ainda mais simples. Basta a carteira social ou número da cota e a senha de consumo. Se preferir, use o cartão de crédito ou débito.

LEVAR CAIXA TÉRMICA COM COMIDAS OU BEBIDAS PARA O PIC, NEM PENSAR!

COMIDAS E BEBIDAS

(30)

Tem sido cada vez mais frequente o número de reclamações de associados que se sentem incomodados com o uso indiscriminado de caixinhas de som portáteis dentro do PIC.

Essa prática tem causado desconforto junto a uma parte expressiva de sócios, pois acaba se tornando um duelo musical, onde o usuário aumenta o volume a seu critério, independentemen-te de quem está no entorno.

Atendendo às inúmeras reclamações já registradas, o PIC decidiu proibir o uso de tais equipamentos dentro dos limites do Clube. O sócio que desejar ouvir sua própria música deverá utilizar fones de ouvido.

Esta regra é válida desde o dia 27/01/2018 e o eventual descumprimento ensejará na abertura de processo disciplinar contra o associado infrator na forma do Estatuto vigente.

Fique atento! No estacionamento pare o carro corretamente dentro da sua faixa. Agindo assim, você não vai ocupar mais de uma vaga, nem atrapalhar a circulação de veículos.

ESTACIONAMENTO

Os convidados de sócios são sempre bem-vindos. Porém, é preciso que eles sejam orien-tados quanto às regras do Clube. O sócio é responsável pelo comportamento dos seus convida-dos. Por isso, informe ao seu convidado que, ao entrar no seu Clube, ele representa você. Não deixe que ele faça o que você jamais faria. Não deixe que ele “queime o seu filme”.

A não observância das regras por parte do convidado pode gerar, além de constrangimen-to e desconforconstrangimen-to para os demais, penalidades para o sócio que o convidou.

Na época do calor e, sobretudo, no final do ano, os sócios tendem a consumir todos os convites a que têm direito e que não ultilizaram ao longo do ano. Isso justifica a presença de um maior número de convidados no Clube.

Não se esqueça: utilize os convites gratuitos de que você dispõe para premiar as pessoas de que você gosta e que você desejaria que se tornassem sócias como você.

(31)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 31

NORMAS NORMAS E CONDUTAS

Não é permitido:

Limpar o barbeador nas dependências da sauna após a sua utilização;.

Tomar sauna completamente sem roupa (nu). É aconselhável usar sunga ou toalha. Colocar sacolas e/ou roupas em cima das espreguiçadeiras, mesas e cadeiras. Para tal, pedimos usar a rouparia.

Deixar as portas das saunas abertas. Colocar/trocar as essências.

Manusear o controle de temperatura . Deslocar o mobiliário de local .

Consumir alimentos, água, refrigerantes e outros produtos similares dentro da sauna . Trocar os canais da televisão.

SAUNA MASCULINA

Não é permitido:

Depilar-se dentro da sauna .

Tomar sauna completamente sem roupa (nua). É aconselhável usar biquíni ou toalha. Colocar sacolas e/ou roupas em cima das espreguiçadeiras, mesas e cadeiras. Para tal, pedimos usar a rouparia.

Deixar as portas das saunas abertas. Colocar/trocar as essências . Manusear o controle de temperatura . Deslocar o mobiliário de local .

Usar produtos de limpeza/beleza em geral dentro da sauna .

Consumir alimentos, água, refrigerantes e outros produtos similares dentro da sauna. Trocar os canais da televisão.

SAUNA FEMININA

O ar condicionado da Sala de Spinning está programado para ser utilizado da seguinte for-ma: entre 17 graus, nos dias mais quentes, e 21 graus, nos dias mais frios. Assim, não é permitido aos alunos alterarem esta programação.

O ar condicionado é ligado, impreterivelmente, 15 minutos antes do início de cada aula. As paletas que direcionam o ar condicionado são ligadas ou desligadas, levando-se sem-pre em consideração o interesse da maioria dos alunos.

Para garantir o conforto dos alunos e para que eles possam optar em qual temperatura desejam fazer sua aula, o piso está demarcado com uma faixa branca que delimita a sala: de um lado com temperatura mais baixa e do outro com temperatura mais alta. Portanto cabe ao aluno apenas escolher o lado em que deseja ficar.

(32)

esPaÇo CrianÇa

BrinCadeira e diversÃo Para a Garotada, enQUanto os PaPais relaXaM e as MaMÃes

CUidaM da sUa BeleZa

O Espaço Criança é um dos mais mo-dernos complexos de lazer infantil do país. Pos-sui três andares com diferentes atrativos para as crianças de 02 a 12 anos de idade.

Trata-se de um espaço nobre do Clube, cujo objetivo é entreter e divertir as crianças, enquanto os papais praticam seu esporte favo-rito, tomam uma cerveja e as mamães relaxam e cuidam da sua beleza.

Este é um dos grandes diferenciais do PIC. No Espaço Criança os sócios mirins con-tam com a presença de monitores que oriencon-tam e coordenam jogos e brincadeiras. O programa de atividades é amplo e bem variado e aconte-ce o ano inteiro.

Veja todas as fotos do evento:

Abra o aplicativo de QR Code do seu Smartphone e posicione para leitura do código abaixo.

(33)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 33

RECREAÇÃO ESPAÇO CRIANÇA

O primeiro andar é voltado para crian-ças de até 12 anos. Lá se encontram os jogos eletrônicos, ping-pong, totó, sinuquinha, xa-drez, dama e dominó. O andar ainda conta com um minicampo de futebol soçaite com grama sintética, que é a sensação dos meninos.

O segundo andar possui brinquedos educativos, coloridos e muito divertidos, fraldá-rio, banheiros e lavatórios em tamanho adequa-do ao público infantil. É lá que a garotada de até 6 anos brinca e se diverte.

Já no terceiro e último piso, para crian-ças de até 12 anos, funciona um moderno par-que aquático, com esguichos de várias formas e tamanhos. Neste andar ainda funcionam ou-tros brinquedos como ponte, roda-roda, tobo-gãs e balanços.

Horários de funcionamento do Espaço Criança: • Segunda-feira: Fechado • Terça-feira: 13h a 20h • Quarta-feira: 13h a 18h • Quinta-feira: 13h a 20h • Sexta-feira: Fechado

• Sábados, Domingos e Feriados: 9h a 18h

Outro detalhe importante: o Espaço Criança pode ser alugado para a realização de festas de aniversários de crianças de até 12 anos, sempre às sextas-feiras, no horário entre 10h da manhã e 22h. Oferece estacionamento e o locatário pode optar em contratar o buffet do Clube ou particular. Informações pelo 3516-8225 e 98322-8960.

(34)

Festival de FÉrias

HÁ Mais de QUatro dÉCadas FaZendo a aleGria da Garotada

O 44º Festival de Férias do PIC en-cerrou suas atividades no dia 28 de julho com festa, despedidas e muita emoção. A equipe concluiu seu trabalho com a certeza do dever cumprido e de ter realizado mais um evento com a marca de qualidade PIC, o que muito nos orgulha.

Em seu discurso o presidente do PIC, Wilson Alvarenga, agradeceu a presença de to-dos e, em especial, aos pais que confiaram ao Clube seu mais precioso bem: os filhos. Lem-brou que o Festival de Férias do PIC é pioneiro na capital e que se tornou referência para ou-tros clubes mineiros. “A tradição, o profissiona-lismo e o comprometimento da equipe, aliados

com as crianças têm sido o segredo do nosso sucesso ao longo de mais de quatro décadas”, concluiu o presidente.

Ao final da apresentação de cada equi-pe no palco e do vídeo com os melhores mo-mentos do Festival, o DJ Ícaro se despediu do Clube, após 12 anos de dedicação, e recebeu uma linda homenagem que emocionou os pre-sentes.

No ano que vem tem mais. Esperamos rever todos em 2019.

Veja todas as fotos do evento:

Abra o aplicativo de QR Code do seu Smartphone e posicione para leitura do código abaixo.

(35)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 35

(36)

encerramento da Copa do Mundo Infantil mo-vimentou o Clube e foi super prestigiada. A dis-puta foi marcada por muitos gols e grandes lan-ces. Orgulhosos, os papais vibraram na torcida.

Veja o resultado final: SUB 7: Campeão Argentina; SUB 9: Campeão França; SUB 13: Campeão Argentina.

A Equipe de Futsal Sub 11 do PIC está mandando bem. Participa de jogos e disputas em vários locais e defende com orgulho a cami-sa do PIC. Parabéns garotada!!

Nossos agradecimentos aos patroci-nadores: MKPoá, Arbitrar, Carbonara Pizzaria, Arena Espeteria & Sport Bar.

(37)
(38)

Adulto, nas duas Categorias - Nascidos até 1978 e Nascidos a partir de 1979, foi marcada por grandes lances, muitos gols e a vibração da torcida.

Nos Nascidos até 1978, a Argentina levou o título de campeã e a Alemanha de vice--campeã. Éder Alves, da Espanha, foi o Arti-lheiro da Copa; Ricardo Evaristo, da Argentina, se destacou como melhor Goleiro e o título de Melhor jogador ficou com Leonardo Abreu, da Alemanha.

Na Categoria - Nascidos a partir de 1979 o vice-campeonato ficou com a Espanha e a Argentina faturou o campeonato. O Artilhei-ro foi Bruno Alexandre, da França; o Melhor Goleiro, Leonardo Assis, da Argentina; o Me-lhor Jogador foi Renato Pretti, da Argentina.

Nossos agradecimentos aos patrocina-dores do evento: Pequita e Distribuir.

(39)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 39

ESPORTES FUTEVÔLEI / BURACO

A dupla do PIC Rafael Godói e Rafael Pimenta, ficou em segundo lugar no Interclubes Lagoa da Pampulha, etapa Clube Belo Horizon-te.

Outra dupla do PIC, que também subiu no pódium, foi formada pelos sócios Leandro Leal e Eduardo Prudêncio, campeões na etapa do Jaraguá Country Club, da Liga Interclubes de Futevôlei. Parabéns aos nossos atletas.

Em outubro o PIC sediou a Liga Inter-clubes de Futevôlei. Agradecemos às nossas duplas e, em especial, ao associado Rafael Pimenta, o “Barão”, pela organização de todo o evento.

LIGA INTERCLUBES DE FUTEVÔLEI

Os sócios do PIC, Felipe, Nágela e Marco Aurélio, conquistaram o vice-campeona-to na Copa Fecemg de Buraco.

O PIC concorreu ainda em outras mo-dalidades: Truco, Peteca, Futsal e Futebol So-çaite, onde também fez bonito.

(40)

No PIC Cidade um animado “Arraiá Julhino” reuniu a turma da Academia. Os alunos capricharam na produção e levaram comes e bebes muito gostosos. Na Academia do PIC Pampulha não foi diferente. A turma é super animada e só precisa mesmo de um motivo para fazer festa: co-memorar a vida. Com toda essa alegria e animação, praticar qualquer atividade no Clube fica ainda melhor.

ACADEMIAS DO PIC

Gerais. Neste ano o evento aconteceu no Alphaville e reuniu centenas de participantes. Os alunos e professores das Academias do PIC marcaram presença e fizeram bonito. Antes disso os professores de ciclismo indoor, Fernando Alves, Maria Clara e Saulo Vasconcelos, participaram do Simpó-sio Técnico do Pedalando no Topo 2018.

PROJETO VIDA ATIVA TAMBÉM NO PIC CIDADE

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - PBH o Vida Ativa, que já funciona com sucesso no PIC Pampulha, foi implantado agora no PIC Cidade. O Projeto atende pessoas com idade acima de 50 anos, que tenham interesse em participar das aulas de ginástica gratuitas, que acontecerão às terças e quintas, das 13h30 às 14h30; quartas e sextas, das 17h às 18h, na Academia do PIC Cidade. Interessados deverão se

(41)
(42)

O PIC está em 4º lugar com 2072 pon-tos na Etapa de São Paulo. Na classificação geral do Campeonato Brasileiro Interclubes - 2ª Copa Esperia - Circuito Nacional GA Infanto Ju-venil de Tênis da CBT, o Clube Curitibano, do Paraná, repetiu a conquista da etapa de Criciú-ma, sagrando-se campeão na capital paulista e isolou-se na liderança do ranking nacional com 8.660 pontos.

O catarinense Itamirim Clube de Cam-po foi o segundo colocado geral com 6.533 pontos. O Vasco da Gama ocupa a terceira posição com 6.277 pontos, seguido pelo Clube Esperia Oficial, com 6.252, e pelo campeão de 2017, o Instituto Icaro, com 6.010.

Os donos da casa do Esperia fizeram bonito na etapa paulistana e ficaram com o vice-campeonato, com 2816 pontos. O Vasco foi o terceiro com 2186, seguido pelos mineiros do PIC e pelos catarinenses do Itamirim Clube de Campo, com 1959.

(43)

REVISTA DO PIC | PaMPUlHa iate ClUBe 43

ESPORTES PETECA

CIRCUITO MINEIRO DE PETECA

Nossos atletas continuam brilhando em todas as quadras em que disputam pelo país. Mais uma vez, Lucas Ribas e Breno Maia foram Campeões do Circuito Mineiro de Peteca.

INTERCLUBES DE PETECA - MINAS TÊNIS CLUBES

Mais um pódium para o PIC na Pete-ca. Parabéns Fernando Santiago, Lucas Ribas e Cristiano Prates pela conquista do Ouro no Interclubes de Peteca Minas Tênis Clubes.

INTERCLUBES DE PETECA - PIC E IATE

Além do clima harmonioso de amizade e confraternização que impera entre os nossos atletas, eles não perdem a chance de conquis-tar novos títulos. No Interclubes de Peteca, disputado com o Iate, o PIC venceu a disputa no último jogo. O PIC agradece e parabeniza a participação de todos os envolvidos.

(44)

Academia: segunda a sexta, das 6h às 22h, sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h. Fullfit: terças e quintas, das 17h20 às 17h50, na sala de ginástica.

Ciclismo Indoor: segundas, quartas e sextas, das 8h às 8h45 e terças e quintas, das 19h10 às 19h55, na sala de ginástica. Pilates Solo: segundas, quartas e sextas, das 7h20 às 8h e segundas e quartas, das 20h às 20h40, na sala de ginástica. Ritmos: terças e quintas, das 8h30 às 9h10

Treinamento Funcional: terças e quintas, das 9h50 às 10h20 e segundas e quartas, das 19h10 às 19h50, na sala de ginástica Funcional Kids: terças e quintas, das 18h30 às 19h15, quadra de peteca (ao lado do espaço criança)

Natação: terça a sexta, das 7h às 17h, na piscina aquecida Futsal: terças e quintas, das 18h às 21h, quadra esportiva Futsal Feminino: segundas e quartas, das 21h às 22h

Tênis: segunda a sexta, das 7h às 22h, quadras de tênis (04, 05, 06 e 10)

PIC PAMPULHA - 3516-8311 / 3516-8321

Academia: segunda a sexta, das 6h às 22h, sábados, das 8h às 13h. Zumba: terças e quintas, às 6h15, segundas e quartas, às 8h40. Fullfit: terças e quintas, às 19h20.

Ciclismo Indoor: segundas, quartas e sextas, às 6h15; de segunda a sexta, às 7h15; de segunda a quinta, às 18h e às 19h; sextas, às 18h30. Fit Boxe: terças e quintas, às 18h; quartas, às 19h45.

Mat Pilates: segundas, quartas e sextas, às 7h; de segunda a sexta, às 9h30; segundas, quartas e sextas, às 19h; terças e quintas, às 19h45. Treinamento Funcional: terças e quintas, às 7h; segundas e sextas, às 19h45.

GAP: quartas, às 18h.

Abdominal: segunda a sexta, às 8h; sextas, às 18h.

PIC CIDADE - 3516-8276

atividades

(45)
(46)

1. vaCinas PodeM FaZer Mal oU atÉ Matar.

Elas são seguras. Quando ocorrem reações, são leves, como febre moderada ou braço dolorido.

2. saraMPo Pode CeGar.

Essa é uma das complicações da doença.

3. vaCina Contra PolioMielite (Paralisia) CaUsa síndroMe da Morte

sÚBita inFantil.

Não há relação nenhuma entre a vacina e a morte súbita de bebês.

4. vaCinas PodeM CaUsar aUtisMo.

Essa história surgiu em 1998, quando um estudo apontou esse risco para algumas vacinas. Mas o estudo foi negado na própria revista que publicou. Depois disso, não foi descoberto nenhum risco.

5. vaCinas sÃo PreJUdiCiais à saÚde PorQUe tÊM MerCÚrio.

As vacinas têm um conservante chamado tiomersal, que tem mercúrio, mas a quantidade usada não traz risco para saúde.

6. aPliCar Mais de UMa vaCina ao MesMo teMPo, CoMo na CaMPanHa

Contra saraMPo e Paralisia, É PeriGoso.

São aplicadas juntas só as doses que não causam reações combinadas. O calendário de vacina-ção é montado tomando esse cuidado. Tomar mais de uma vacina no mesmo dia traz vantagens, como menos idas ao posto de saúde.

diCas de saÚde

Dr. Jamil Nahass

Médico Pediatra e Vice-Presidente da Área de Saúde

É verdade oU Mentira?

saiBa Mais soBre a vaCinaÇÃo e as doenÇas Para nÃo Cair eM notíCias Falsas.

verdade

Mentira

7. nÃo HÁ neCessidade de se vaCinar Contra doenÇas QUe desaPareCeraM do País.

É justamente a vacina que faz com que a doença não retorne ao Brasil. Uma pessoa não imunizada pode viajar para algum país que tenha a circu-lação do vírus, voltar doente e infectar outras pessoas que não tenham se vacinado.

8. os sintoMas da Paralisia inFantil se ConFUndeM CoM os de UMa GriPe no iníCio.

Os sintomas mais leves são febre, dores de garganta e cabeça, vômitos e mal-estar.

9. Falta de saneaMento e HiGiene Pessoal PreCÁria levaM à ProPaGaÇÃo da Paralisia.

É nesse ambiente que se desenvolve a poliovírus, que transmite a doença.

10. as seQUelas deiXadas Pela Paralisia inFantil tÊM CUra.

--As sequelas motoras não têm cura. verdade Mentira Mentira Mentira Mentira Mentira Mentira verdade

Os associados do PIC estão muito bem servidos em termos de assistência e primeiros socorros. Durante recente inspeção da Vigi-lância Sanitária, o ambulatório médico do PIC foi avaliado e considerado apto. Os agentes sanitários se surpreenderam com a infraestrutura de atendimento e com todos os equipamentos que estão disponíveis.

(47)
(48)

Imagem

Referências

temas relacionados :