• Nenhum resultado encontrado

CURSO ON-LINE PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO ON-LINE PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Inicialmente informo que não encontrei problemas associados à questão 31, objeto de questionamento por vários candidatos. Vejamos:

Questão 31: O sistema financeiro nacional engloba instituições cujas operações sejam caracterizadas por:

a) modelagem e negociação de derivativos.

b) captação de recursos da poupança interna e externa. c) intermediação financeira.

d) circulação de valores mobiliários.

e) operações denominadas em moeda e diferidas no tempo.

Comentários:

A questão faz referência às operações realizadas no âmbito do sistema financeiro nacional, e não à definição do sistema financeiro nacional. Dessa forma toda a análise deve ser feita comparando-se o disposto no enunciado às assertivas.

Sabe-se que o mercado financeiro é subdividido em mercado monetário, de crédito, de capitais e de câmbio.

Para cada uma destas subdivisões existe uma relação com os prazos e a forma das operações, ou seja, como se dividem os vencimentos e o interstício de tempo entre cada um dos fluxos correspondentes à contratação dos recursos.

No mercado monetário, por exemplo, são realizadas operações de concessão de recursos de curtíssimo e curto prazo, a exemplo das trocas de fundos entre as instituições financeiras bancárias. Já no mercado de crédito são realizadas operações de curto e médio prazo, a exemplo da concessão de empréstimos de capital de giro às empresas e de financiamentos aos consumidores.

(2)

Finalmente, no mercado de capitais, são realizadas captações de recursos de médio e longo prazo, a exemplo das captações de recursos via emissão de debêntures.

Toda captação enseja uma correspondente denominação em moeda, sendo o fluxo de pagamento diferido ao longo do prazo de duração das operações. Assim, com base nestes conceitos, entendemos que o gabarito da questão 31 deve ser mantido.

Feitos os devidos comentários, passemos a análise das questões sujeitas à interposição de recursos.

Questão 32: A importância da disciplina do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico:

a) facilita criar oportunidades de captação de recursos pelas instituições bancárias.

b) reduz a intermediação bancária.

c) por sua complexidade, dificulta a captação da poupança popular pelos agentes econômicos.

d) modela mecanismos de governança para as empresas.

e) aumenta a transparência das informações prestadas aos investidores. Comentários:

A adequada e regular disciplina do mercado de capitais, seja devida à atuação dos órgãos reguladores, seja por meio da autoregulação realizada pelos próprios agentes do mercado, promove maior eficiência nas operações e nos resultados sobre o próprio mercado. Esta eficiência é representada pela formação adequada dos preços dos ativos, a partir de todas as informações disponíveis aos investidores. A adequada conduta dos agentes participantes do

(3)

mercado (empresas de capital aberto, instituições financeiras, sistemas de custódia), propicia o aumento da transparência das informações prestadas aos investidores.

Como exemplo destaca-se o link abaixo, retirado diretamente do site da BM&FBOVESPA, em que é disponibilizado a todos interessados o código de conduta a ser seguido pelos participantes do mercado de valores mobiliários e de derivativos financeiros.

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/a-bmfbovespa/sobre-a-bolsa/estatutos-e-politicas/codigo-de-conduta.aspx?Idioma=pt-br

Não menos importante, destaca-se a atuação efetiva da Comissão de Valores Mobiliários – CVM no contexto da autoregulação do mercado, por meio da

edição da Instrução CVM 461/08 (http://www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/atos/Atos_Redir.asp?Tipo=I&File=%5Cins

t%5Cinst461.doc), conhecida como Nova Regra das Bolsas, a qual traz uma série de regras relacionadas à transparência das informações prestadas aos investidores.

Com base nestas considerações pede-se a alteração do gabarito da questão ora objeto de recurso, da letra “b” para a letra “e”. Adiciona-se a esta solicitação que, considerando a inadequada redação do enunciado da questão, que esta seja senão alterada o gabarito, anulada o gabarito, realizando-se a redistribuição dos pontos entres as demais questões da matéria.

Questão 39: A globalização dos mercados financeiros facilita: a) o surgimento de operações diretas entre países.

(4)

b) a realização de operações envolvendo múltiplos agentes. c) o aparecimento de instituições financeiras multinacionais.

d) a percepção da necessidade de regulação sistêmica supranacional. e) o aumento dos riscos inerentes ao sistema.

Comentários:

A questão 39 apresenta mais de uma resposta, haja vista que a assertiva “e” alternativas, além daquela apontada como gabarito, também está correta. Reproduzindo o enunciado da questão, temos:

“A globalização dos mercados financeiros facilita”. As facilitações criadas pela globalização do mercado de valores mobiliários podem tanto ser positivas, como no caso do próprio gabarito provisório da questão, como também negativas, a exemplo da assertiva “e”.

A percepção da necessidade de regulação sistêmica supranacional, é demonstrada, por exemplo, com a recente proposta de alteração das normas que regem as operações realizadas no âmbito do mercado financeiro internacional, especialmente por bancos, conhecido como Basiléia III. Resumidamente a proposta apresentada em 12 de setembro de 2010 pelo Comitê da Basiléia aumenta as exigências de capital dos bancos, mas principalmente, melhora sua qualidade, para ampliar a capacidade das instituições absorverem perdas e resistirem mais a apertos de liquidez, a exemplo do ocorrido ao longo da crise financeira internacional ocorrida no fim de 2008.

Destaca-se, de todo modo, que a próprio processo de globalização dos mercados financeiros permite a propagação dos efeitos negativos gerados pela crise financeira às demais economias do globo, a exemplo do ocorrido e do que ainda ocorre de forma bastante intensa sobre os países europeus. A

(5)

necessidade de efetivação intervenção governamental na atividade econômica dos países europeus, via aumento dos gastos e redução da tributação ao longo do período da crise financeira, gerou o grande aumento dos déficits das contas públicas a partir de 2009 e principalmente em 2010, provocando uma bola de neve que tem culminado com crises economias como Grécia, Irlanda e países do Leste Europeu.

Assim sendo, verifica-se que propagação dos riscos inerentes ao mercado financeiro acaba por facilitar a ocorrência de crise nas diversas economias.

Desta forma, considerando-se a existência de mais de uma assertiva como gabarito da questão 39, solicitamos a sua anulação e a consequente redistribuição dos pontos entre as demais questões da prova.

(6)

Referências

Documentos relacionados

This study reports a case of a gonadotropin-releasing hormone agonist trigger in a young female with myelodysplastic syndrome (MDS) who underwent fertility preservation

Considerando os Quartéis de Concentração das exportações (Tabela 2), nota-se um aumento do número de países que exportam arroz e uma diminuição do número de países

O mercado das transferências de jogadores de futebol é marcado pela liberdade na contratação de atletas Carmichael et al., 1999 e entre Brasil e Portugal mostrou-se bem movimentado,

A escolha de áreas doadoras, quando optado pelo enxerto ósseo autógeno, depende do volume da perda óssea e consequentemente a quantidade de osso requerido para a

As imagens correspondentes ao período de inverno foram escolhidas para este trabalho, pois além de coincidir com a penetração deste ramo da CM sobre a plataforma

A fama do terreiro e de sua mãe de santo, Dona Esperança Rita, eram consolidadas nos meios sociais locais e a casa era requisitada por todos os segmentos da

A demanda, distribuída para a 5ª Vara do Trabalho e proposta contra a Associação Florianopolitana de Voluntários (Aflov), está entre as 308 já ajuizadas por esse

O serviço Bluelink será ativado de forma completa, e o seu carro estará pronto para cuidar de você.. * Modelos a partir