Análise com base nos dados fenotípicos

Top PDF Análise com base nos dados fenotípicos:

A reportagem com base na extração, análise e visualização de dados

A reportagem com base na extração, análise e visualização de dados

Este trabalho está centrado na identificação das maneiras com as quais os jornalistas podem integrar as técnicas de extração, análise e visualização de dados no processo de elaboração e apresentação da reportagem on-line e as características que resultam desses processos de trabalho. Estas informações são obtidas por meio da análise multifatorial de 26 produções vencedoras do prêmio Data Journalism Awards (DJA) entre 2012 e 2014. São utilizados métodos mistos nesta pesquisa, em estratégia aninhada concomitante, implicando na coleta simultânea de dados quantitativos e qualitativos, com prioridade à interpretação dos elementos textuais e visuais. Entre as verificações numéricas e estatísticas, estão as proporções de temáticas, locais de origem, idiomas originais, oferta dos dados digitais, tipos de recursos gráficos e uso de softwares específicos nas produções. De forma a integralizar os distintos elementos abordados, utilizamos em nossa etapa qualitativa quatro domínios com os quais direcionamos nossa ótica, baseados em estudos anteriores sobre o jornalismo on-line e o jornalismo digital em base de dados. São eles: interatividade, hipermedialidade, temporalidade e transculturalidade. Concluímos esta pesquisa reconhecendo as estruturas e elementos do jornalismo e da comunicação que persistem e sobrevivem na era digital, como a valorização do contexto e a existência de uma mensagem no próprio meio, ao mesmo tempo se reinventando e se reafirmando ao longo das evoluções tecnológicas.
Mostrar mais

275 Ler mais

ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE UMA BASE DE DADOS CRIMINAIS

ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE UMA BASE DE DADOS CRIMINAIS

Neste contexto a análise multivariada é incontornável quando se está perante informação proveniente de sistemas multicomponentes. Na maioria dos casos, a inspeção do perfil global dos dados é claramente mais informativa que a avaliação parâmetro a parâmetro. Neste trabalho é efetuada a caracterização de uma variedade de dados relativos a detenções e a delitos cometidos nos Estados Unidos da América durante o período de 2005 a 2011. Os resultados mostram que a combinação dos métodos quimiométricos selecionados (análise de agrupamentos hierárquico, análise de componentes principais) com algumas medidas econométricas (curva de Lorenz e coeficiente de Gini ), permite tirar conclusões sobre a distribuição e relação espácio-temporal de vários tipos de crimes. A abordagem proposta pode servir de base para futuros desenvolvimentos na criação de modelos e análise de fatores, também aqui enunciados.
Mostrar mais

94 Ler mais

Análise heurística da base de dados Public Medical (PUBMED)

Análise heurística da base de dados Public Medical (PUBMED)

O estudo empírico baseou-se nos critérios propostos por Nielsen e Tahir (2002) para avaliação das homepages, a partir de 113 diretrizes, as quais foram agrupadas pelos autores em 26 grupos: informando o objetivo do site, transmitindo informações sobre sua empresa, criação do conteúdo, revelando o conteúdo por meio de exemplos, arquivo e acesso ao conteúdo anterior, links, navegação, pesquisa, ferramentas e atalhos para tarefas, gráficos e animação, design gráfico, componentes da interface com o usuário, títulos da janela, URLS, notícias e comunicados à imprensa, janelas pop-up e páginas intermediárias, publicidade, boas-vindas, comunicando problemas técnicos e tratando de emergências, créditos, atualização de página, personalização, obtendo dados do cliente, favorecendo uma comunidade, datas e horas. Para concretização dessa análise, primeiramente elaboramos um checklist, a partir das diretrizes desses autores. Em seguida estudamos tais diretrizes e grupos que foram aplicadas à base de dados PubMed. Para tanto, a pesquisa empírica foi realizada por meio das práticas de análise de cada diretriz identificando-se a sua adequabilidade à referida base. Essa ação foi realizada no período de uma semana.
Mostrar mais

8 Ler mais

Análise do Controlo de Acesso num Sistema de Gestão de Base de Dados

Análise do Controlo de Acesso num Sistema de Gestão de Base de Dados

i Resumo A sociedade moderna depende cada vez mais da utilização de sistemas informáticos, sendo crucial garantir que os dados que estes sistemas tratam e armazenam estejam protegidos contra fugas de informação. É importante garantir que os dados que são protegidos pelos sistemas somente são utilizados para os fins a que se destinam e por quem de direito. Os sistemas de gestão de bases de dados são os principais guardiões de dados, armazenando e gerindo o acesso a estes dados nos sistemas informáticos. É sobre estes que incidem ameaças e riscos no que respeita a fugas de informação. Nesta tese são apresentados os principais conceitos ao nível do controlo de acesso nos Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBDs), assim como os modelos de controlo de acesso, o discricionário e o não discricionário e suas características. O Microsoft SQL Server 2012 foi o sistema de gestão de bases de dados escolhido para a implementação dos principais modelos de controlo de acesso tendo como objetivo verificar, através de testes, que características dos modelos de controlo de acesso são suportadas por ele. Com base nesta implementação aplicamos as métricas de avaliação propostas pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) para análise de segurança nos sistemas de controlo de acesso. Estas métricas, definidas para qualquer sistema de controlo de acesso, foram aplicadas para auditar e servir de guia para a segurança dos processos e operações das empresas. Consideramos assim, que este trabalho pode ser um guia para aqueles que pretendem implementar um sistema de controlo de acesso baseado num dos modelos abordados e que, necessitem de apoio na escolha do sistema de gestão de bases de dados que melhor se adapta às suas necessidades de segurança. Também para aqueles que necessitem de efetuar uma aplicação prática das métricas de avaliação do NIST, dado não existir documentação com exemplos práticos da aplicação das métricas.
Mostrar mais

128 Ler mais

FOTOGRAFIA DIGITAL: ANÁLISE DE PESQUISAS EM BASE DE DADOS BRASILEIRAS.

FOTOGRAFIA DIGITAL: ANÁLISE DE PESQUISAS EM BASE DE DADOS BRASILEIRAS.

Para atender a etapa de critérios de validade metodológica, foi realizada a busca de trabalhos nas referidas bases de dados, considerando que ao utilizar apenas uma base podemos não encontrar todos os estudos publicados sobre o tema. As etapas descritas foram realizadas no período de Abril/2017 à Outubro/2017, sendo registradas todas as ações do processo e seus resultados. Após o levantamento e seleção dos estudos que atendiam os critérios de busca, iniciamos a análise dos dados que serão apresentados adiante.

10 Ler mais

Análise de perfis de doenças com base em técnicas de descoberta de conhecimento em bases de dados

Análise de perfis de doenças com base em técnicas de descoberta de conhecimento em bases de dados

Este trabalho tem como objetivo fazer análises de perfis de doenças com base em técnicas de descoberta do conhecimento de bases de dados do prontuário eletrônico do paciente da rede pública. A descoberta de informações correlacionadas em prontuários pode ser uma tarefa complexa e de longa duração para profissionais da área da saúde, principalmente quando a quantidade de dados é de grande porte ou quando sem auxílio de sistemas computacionais especializados. O processo de descoberta do conhecimento pode ser uma alternativa para obtenção de um conhecimento especializado a partir da interpretação dos dados e transformá-los em conhecimento útil na área da saúde. Para isto, foi utilizado um banco de dados de prontuários eletrônicos de usuários do sistema único de saúde que possui 43.879 pacientes e 2.296.626 atendimentos feitos no ano de 2015 no município de Pato Branco, Paraná. Neste trabalho foi feito a descoberta de conhecimento afim de encontrar perfis de doenças utilizando as ferramentas PostgreSQL para utilização do banco de dados, os algoritmos j48, bagging e boosting, com a ferramenta WEKA. Todas tecnologias empregadas são de utilização pública. O resultado foi a obtenção e dois grupos de doenças, neoplasias que possuem 119 instâncias e traumatismos que por sua vez possui 236 instâncias, para a aplicação dos algoritmos de mineração de dados com uma seleção de 17 atributos totais. Onde o melhor desempenho foi com a execução do algoritmo Boosting para classificar. As regras geradas pela árvore de decisão sobre as doenças do grupo de neoplasias tiveram principais ramos bairro, peso, frequência escolar, faixa etária e altura. Já para o grupo de doenças de traumatismos as principais regras foram sobre bairro, peso, altura, faixa etária, sexo, diabetes e se fumavam. Com base nos resultados é possível fazer uma análise de um especialista da área da saúde para confirmar essas regras geradas possibilitam uma nova obtenção de conhecimento relacionado ao perfil dessas doenças para que seja possível ter uma maior prevenção e concluído a descoberta de conhecimento.
Mostrar mais

66 Ler mais

Biblioterapia: análise dos artigos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI)

Biblioterapia: análise dos artigos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI)

Para conhecer mais sobre a biblioterapia, propõem-se, nesta pesquisa, a análise das publicações sobre a biblioterapia indexadas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Assim realizou-se um estudo bibliométrico das variáveis: autores, periódicos e ano de publicação a fim de explorar como esse campo de estudo e de prática vem se comportando no decorrer dos anos. A análise de conteúdo também foi utilizada a fim de identificar por meio da leitura dos artigos empíricos, a atuação do profissional bibliotecário, os usuários envolvidos e os am- bientes das ações. A partir dos dados coletados, avaliou-se que a produção sobre biblioterapia é pouco presente no âmbito científico, havendo uma concentração significativa em torno de alguns autores e periódicos. Todavia, a temática analisada apresentou um certo crescimento na presente década. Em relação ao público-alvo, a maior parte dos estudos envolve as crianças e os idosos. E os ambientes mais recorrentes são os hospitais e os asilos. Conclui-se que a biblioterapia é uma pers- pectiva de atuação para o bibliotecário que deseja se inserir na área humanística, e devido a sua complexidade é necessária que essa prática seja executada interdisciplinarmente, abrangendo outras áreas do conhecimento.
Mostrar mais

18 Ler mais

Diversidade genética com base em dados fenotípicos avaliada em diferentes populações e linhagens avançadas de soja

Diversidade genética com base em dados fenotípicos avaliada em diferentes populações e linhagens avançadas de soja

RESUMO – Para o controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi Sydow & P. Sydow), medidas conjuntas vêm sendo adotadas, no entanto a utilização de cultivares resistentes é o método mais barato e eficiente para o controle da doença. Objetivo-se neste trabalho estudar a divergência genética e o desempenho agronômico entre linhagens de soja com genes de resistência a ferrugem asiática, identificando as melhores combinações. O ensaio foi conduzido no ano agrícola 2011/2012, na Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Jaboticabal. O ensaio foi instalado em Delineamento em Bolcos ao acoso, com 3 repetições. Foram utilizadas 38 linhagens experimentais de soja com gene de resistência a ferrugem asiática e 5 testemunhas (V-MAX, BRSMG 850GRR, BRSMG 760SRR, NA 7337, e BRSMG740SRR). Os caracteres avaliados foram: número de dias para floração e maturidade, altura de plantas na floração, maturidade e inserção de primeira vagem, acamamento, valor agronômico, peso de cem grãos e produtividade de grãos. Através dos dados obtidos foi realizada análise de variância e as médias foram agrupadas por Skott-Knott a 5% de probabilidade. Foi utilizada a distância generalizada de Mahalanobis, na obtenção das medidas de dissimilaridade. Através da matriz de dissimilaridade foi realizada análise de agrupamento por meio do método de otimização de tocher e hierárquico de Ward. Dentre os genótipos analisados 13 linhagens e a testemunha BRSMG760SRR obtiveram os melhores rendimentos de grãos, sendo superiores as testemunhas V- MAX (10), BRSMG 850GRR (12), NA 7337 (36) e BRSMG740SRR (43). A maior distância detectada foi entre as linhagens 19 e 27 (90,35), seguidas por 19 e 35 (89,61) e ainda entre 35 e 37 (87,17). E por fim verificou-se a formação de 17 grupos pelo método de agrupamento de tocher e 10 grupos utilizando o método de Ward.
Mostrar mais

68 Ler mais

Análise exploratória de hierarquias em base de dados multidimensionais

Análise exploratória de hierarquias em base de dados multidimensionais

Na área de extração de conhecimento (ECD) com recurso a sistemas OLAP, alguns dos trabalhos mais significativos passam pela criação de novos cubos para previsão, combinando tendências nas várias dimensões do cubo. Ferramentas OLAP são utilizadas em [Sarawagi, et al., 1998] e [Han, et al., 2006] para assinalar exceções guiando o utilizador para os tuplos de maior interesse. [Chen, et al., 2006b] utiliza cubos para previsão de tendências e deteção de exceções em modelos de regressão. [Palpanas, et al., 2005] aplica o uso do OLAP para determinar os desvios de cada descendente e qual dos descendentes apresenta o maior desvio. [Rabaséda, et al., 2011] utiliza sistemas OLAP para a previsão de uma métrica de um acontecimento futuro respondendo à questão “e se…”. [Imielinski, et al., 2002] usa OLAP com regras de associação para a obtenção de novas regras. De realçar o trabalho de [Chen, et al., 2006a], que usa sistemas OLAP para prever valores de elementos agregados em função de elementos descendentes que mais se assemelhem, usando árvores de decisão como modelo base. Por exemplo, para prever os valores das vendas de um produto nos Estados Unidos, usa o valor das vendas de uma cidade cujo histórico é o mais semelhante ao do país.
Mostrar mais

19 Ler mais

Sistema de análise de base de dados de centrais telefônicas

Sistema de análise de base de dados de centrais telefônicas

Uma das áreas do setor de telecomunicações é a comutação, esta compreende o gerenciamento das centrais telefônicas que atualmente são digitais. Existe um software que controla e administra todas as funcionalidades das centrais telefônicas, por exemplo, a base de dados de encaminhamento, de tarifação, de sinalização e de assinantes. As programações das centrais telefônicas mudam diariamente podendo ser desde poucas linhas de alterações até milhares de linhas. As alterações são feitas de forma manual através dos arquivos de configuração de cada central telefônica. Desta forma, a proposta deste projeto foi a construção de um sistema para agilizar e automatizar a consulta e a elaboração das bases de dados desenvolvidas no dia-a-dia de trabalho dos técnicos. Foram consideradas as centrais telefônicas do fabricante Siemens, modelo EWSD, utilizadas em operadoras de telecomunicações em todo o Brasil. Foi desenvolvida uma ferramenta web implementada na linguagem JAVA, utilizando banco de dados MySQL. A metodologia adotada para o desenvolvimento do sistema foi ICONIX que enfatiza a rastreabilidade dos requisitos através da modelagem realizada em UML. Após a implantação do sistema, este foi validado de forma satisfatória com exemplos de bases de dados simulando 19 centrais telefônicas existentes no Estado de Santa Catarina. Entre as suas características podem ser destacadas a sua interface gráfica amigável e intuitiva, seu bom desempenho e principalmente agilidade oferecida pela automação das tarefas.
Mostrar mais

117 Ler mais

Mineração de dados como ferramenta para análise de base de dados de genoma do vírus influenza A

Mineração de dados como ferramenta para análise de base de dados de genoma do vírus influenza A

Mineração de dados é o processo de exploração de grandes quantidades de dados com o objetivo de encontrar padrões e correlações capazes de oferecer suporte à tomada de decisões. A mineração de dados é uma ferramenta com grande potencial de aplicabilidade na área de bioinformática, pois permite que volumes robustos de dados sejam processados de forma otimizada. O número de dados biológicos, como por exemplo dados genômicos gerados com as novas tecnologias de sequenciamento, vem crescendo de forma exponencial, sendo necessário cada vez mais o uso de tecnologias computacionais para a interpretação dos mesmos. Os genomas virais constituem uma fonte para o desenvolvimento e uso de novas ferramentas computacionais, devido à vasta quantidade de informação acessível em bases de dados online . Este trabalho teve como objetivo analisar uma base pública de dados de genoma de vírus influenza com o emprego de técnicas de mineração de dados. Um banco contendo 232.505 dados de genoma de vírus influenza A e B foi obtido através do site GenBank e pré-processado a fim de eliminar dados incompletos e transformar os dados. Após limpeza, os dados de genoma do vírus influenza A foram minerados com o software Weka, com o uso dos algoritmos Apriori e RandomForest para a realização de tarefas de regras de associação e de classificação, respectivamente. A mineração dos dados resultou na correta identificação do vírus influenza A H1N1pdm09. Além disso, os modelos de classificação foram capazes de classificar o subtipo de 74% das amostras de H1N1 (64%) e H3N2 (88%), e de diferenciar o hospedeiro de 77% das amostras aviárias (63%) e humanas (87%). A Mineração de Dados é uma promissora ferramenta para a descoberta de novos conhecimentos na área da saúde, e o software Weka possui grande potencial para a aplicação de tarefas de Mineração de Dados nessa área, com capacidade de classificar os dois subtipos mais prevalentes de influenza A e diferenciar entre os dois hospedeiros mais comuns, a partir de dados sequências genômicas do vírus influenza disponíveis em bases de dados públicas.
Mostrar mais

105 Ler mais

Análise e implementação de uma base de dados na área de protocolo: eventos

Análise e implementação de uma base de dados na área de protocolo: eventos

Conforme foi aumentando o número de eventos houve a necessidade de alterar a base original criada em Access para SQL Server, na medida em que esta facilita a introdução de novos campos na estrutura, obtendo maior capacidade de informação. Nesta medida e através desta aplicação torna-se possível identificar as actividades desenvolvidas, referenciar os seus promotores e os locais de realização, reconhecer o número e a identidade das entidades participantes, recuperar os programas e a documentação distribuída, quantificar os custos e, ainda, através dos relatórios atinentes a cada acção, reconhecer o seu grau de eficácia, diagnosticar as inconformidades e avaliar as acções de melhoria a implementar em futuras organizações.
Mostrar mais

122 Ler mais

Análise de transcriptoma usando a base de dados Kegg Orthology

Análise de transcriptoma usando a base de dados Kegg Orthology

create table hsa_count select cds, count(*) as hits from result_blast group by cds; 17) Verifique a tabela criada:. select * from hsa_count limit 10;[r]

6 Ler mais

BIBLIOMETRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A SUSTENTABILIDADE NA BASE DE DADOS SPELL

BIBLIOMETRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A SUSTENTABILIDADE NA BASE DE DADOS SPELL

Para o alcance do objetivo geral proposto, foi realizado uma pesquisa bibliométrica. Estudos com esse tipo de perfil são importantes, pois contribuem para destacar as temáticas predominantes em determinada área, demonstrar eventuais lacunas e delinear futuras pesquisas mais aprofundadas (GALLON et al., 2008). Para isso, como palavra-chave, foi utilizado o termo sustentabilidade, inserido no principal campo de busca no site eletrônico da base de dados SPELL. Posterior a isso, foi feita a leitura de títulos, resumos e palavras-chaves de todos os artigos encontrados, ou seja, 388, e os mesmos, foram organizados em cinco categorias de análises, tais como: (I) o número total de artigos relacionados à temática sustentabilidade, bem como o ano de publicação; (II) a quantidade de artigos em cada periódico científico (III); a classificação desses periódicos de acordo com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); (IV) os principais autores e, por fim, (V) os subtemas abordados.
Mostrar mais

20 Ler mais

Análise dos padrões de investimentos dos hospitais brasileiros com base na análise envoltória de dados (DEA)

Análise dos padrões de investimentos dos hospitais brasileiros com base na análise envoltória de dados (DEA)

Para a análise dos dados foram empregadas diferentes técnicas: estatística descritiva, teste de Kruskal-Wallis e o modelo DEA. Conforme Carlos (2004), a estatística descritiva consiste na elaboração de tabelas, gráficos e medidas que são exploradas no intuito de facilitar o enten- dimento das informações. Por sua vez, de acordo com Maroco (2010), o teste de Kruskal-Wallis é definido como uma alternativa não paramétrica para testar se duas ou mais amostras proveem de populações semelhantes ou de populações diferentes. Por fim, empregou-se a análise DEA para se obter os escores de eficiência comparativa entre os hospitais e assim identificar os fatores que determinam os padrões ótimos de investimento. No estudo descrito neste trabalho optou-se por utiliza o modelo BBC do DEA orientado a outputs. O modelo BBC considera retornos variáveis de escala, ou seja, ele desconsidera a relação de proporcionalidade entre inputs e outputs, ad- mitindo que as DMUs analisadas tenham portes diferentes. Por sua vez, a orientação a outputs considera que a quantidade produzida pode ser maximizada sem se alterar a quantidade de insu- mos utilizada. Para a operacionalização da técnica, empregou-se o Sistema Integrado de Apoio à Decisão (ÂNGULO MEZA et al., 2005).
Mostrar mais

20 Ler mais

ANÁLISE DOS PADRÕES DE INVESTIMENTOS DOS HOSPITAIS BRASILEIROS COM BASE NA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

ANÁLISE DOS PADRÕES DE INVESTIMENTOS DOS HOSPITAIS BRASILEIROS COM BASE NA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Para a análise dos dados foram empregadas diferentes técnicas: estatística descritiva, teste de Kruskal-Wallis e o modelo DEA. Conforme Carlos (2004), a estatística descritiva consiste na elaboração de tabelas, gráficos e medidas que são exploradas no intuito de facilitar o enten- dimento das informações. Por sua vez, de acordo com Maroco (2010), o teste de Kruskal-Wallis é definido como uma alternativa não paramétrica para testar se duas ou mais amostras proveem de populações semelhantes ou de populações diferentes. Por fim, empregou-se a análise DEA para se obter os escores de eficiência comparativa entre os hospitais e assim identificar os fatores que determinam os padrões ótimos de investimento. No estudo descrito neste trabalho optou-se por utiliza o modelo BBC do DEA orientado a outputs. O modelo BBC considera retornos variáveis de escala, ou seja, ele desconsidera a relação de proporcionalidade entre inputs e outputs, ad- mitindo que as DMUs analisadas tenham portes diferentes. Por sua vez, a orientação a outputs considera que a quantidade produzida pode ser maximizada sem se alterar a quantidade de insu- mos utilizada. Para a operacionalização da técnica, empregou-se o Sistema Integrado de Apoio à Decisão (ÂNGULO MEZA et al., 2005).
Mostrar mais

20 Ler mais

Análise e retificação de base de dados de endereçamento utilizando ferramentas de geoprocessamento

Análise e retificação de base de dados de endereçamento utilizando ferramentas de geoprocessamento

A cidade “real” é aquela entendida pelo Cadastro Técnico Multifinalitário, no qual a representação corresponde à interpretação de fatos materiais existentes no território. Assim, de acordo com Erba (2005, p. 23) “[...] qualquer elemento da realidade urbana pode ser representado por uma série de pontos e cada um tem uma relação biunívoca com um par de coordenadas correspondentes ao sistema estipulado para o mapeamento”. Tendo-se esse ponto de vista como referência para o trabalho, todos os dados doravante definidos “reais” - lotes, quadras, endereços – correspondem àqueles que representam a realidade. Como a dimensão do cadastro engloba esferas de diferentes ordens – econômica, física, jurídica, social, ambiental, cadastral, entre outros – outros termos podem ser incorporados aos dados reais, como o bairro popular que, embora não registrado ou legalizado, possui limites definidos e facilmente compreendidos por qualquer morador de uma cidade.
Mostrar mais

57 Ler mais

Famílias e mobilidade interna: uma análise com base nos dados do recenseamento de 2011

Famílias e mobilidade interna: uma análise com base nos dados do recenseamento de 2011

Das 960128 famílias que mudaram de residência, considerando o grupo etário do representante da família, verifica-se que a mobilidade é mais intensa entre os 25 e os 39 anos, distinguindo-se ainda um pico entre as famílias que se deslocaram do estrangeiro, cujo representante tinha entre os 60 e os 69 anos. De alguma forma, esta tendência corrobora o que autores como Roca e Pimentel (2003) ou Grundy citado por Nivalainem (2004, p. 160) mencionam. Embora seja possível distinguir várias fases no ciclo de vida, a maior proba- bilidade de mobilidade ocorre no início da vida conjugal e a chegada de uma criança e, posteriormente, num período correspondente à idade pré-escolar das crianças. Já as famílias que se deslocam com representantes com idades mais avançadas levam a supor a existência de movimentos de retorno ou de mudança de residência numa outra fase do ciclo de vida associada à reforma (Roca e Pimentel, 2003). Estes dados, que agora se referem, são também inte- ressantes quando comparados com os resultados de Bernard, Bell e Charles- -Edwards (2014) para 2001, uma vez que refletem, nos fluxos migratórios, a transição para a vida adulta tardia e prolongada no tempo.
Mostrar mais

25 Ler mais

DISSERTAÇÃO_Índice de qualidade de água com base na normalização dos dados e análise de componentes principais

DISSERTAÇÃO_Índice de qualidade de água com base na normalização dos dados e análise de componentes principais

A Serra da Mantiqueira constitui-se em uma região importante do ponto de vista ambiental e sua antropização tem provocado preocupações constantes no tocante à capacidade de manutenção do escoamento e na qualidade dos recursos hídricos superficiais. Neste estudo, foram monitoradas duas sub-bacias com distintas coberturas vegetais (pastagem e Mata Atlântica), localizadas na Serra da Mantiqueira. Foram analisados os seguintes indicadores associados à qualidade de água: turbidez, pH, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, oxigênio dissolvido, temperatura, nitrato, fosfato, demanda bioquímica de oxigênio, demanda química de oxigênio, coliformes totais e fecais e a vazão dos cursos d’água. Segundo a legislação brasileira, a qualidade dos corpos hídricos é tratada pela Resolução CONAMA 357/05, que dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento. Os resultados das análises mostraram que os valores de turbidez, condutividade elétrica, nitrato e fosfato se mantiveram baixos ao longo do período. As concentrações de oxigênio dissolvido se mantiveram maiores no ambiente de Mata Atlântica em relação ao ambiente sob Pastagem, por ser um ambiente mais protegido das ações antrópicas. Os maiores valores de DBO foram obtidos no período de maior precipitação na região, denotando forte influência do escoamento superficial direto no transporte de material orgânico aos corpos hídricos. Também foram encontradas altas concentrações de coliformes totais e fecais em ambas as situações de uso do solo mediante atividades agropecuárias exercidas na região. Na determinação de índices de qualidade de água (IQA) para a região da Serra da Mantiqueira utilizou-se da análise de componentes principais (ACP) na seleção de indicadores que mais contribuíram na variação dos dados e a normalização dos valores dos indicadores de qualidade de água propostos para o estudo. Coliforme total, nitrato, coliforme fecal, DQO e temperatura foram os principais indicadores de qualidade de água que influenciaram a composição do IQA proposto neste estudo. Com a aplicação da ACP foi possível reduzir o número de indicadores de qualidade de água originais, selecionando os indicadores mais determinantes para as variações das características dos ambientes estudados. O ambiente sob Mata Atlântica apresentou melhores resultados de IQA ao longo do tempo, demonstrando a importância deste tipo de vegetação na manutenção da qualidade da água dos corpos hídricos.
Mostrar mais

91 Ler mais

Arquitetura da Informação: estudo e análise da base de dados Public Medical (PubMed)

Arquitetura da Informação: estudo e análise da base de dados Public Medical (PubMed)

controlado”, ou seja, trata-se de um texto livre, uma palavra, um título, um extrato da publicação, entre outros. Em contraponto, há a linguagem controlada ou vocabulário controlado, que pode ser definida “como um conjunto limitado de termos autorizados para uso na indexação e busca de documentos” (MEDEIROS, 2010, p. 53). O MeSH é um vocabulário controlado de termos biomédicos para apoiar a realização de pesquisas na base PubMed e permite diminuir ou limitar o ruído, proporcionando maior precisão. Contêm atualmente, cerca de 87.000 descritores e 232.000 conceitos adicionais. Serve, não só para os documentos de indexação e recuperação de informação, mas também como instrumento de classificação em muitas bibliotecas médicas. Sua atualização ocorre anualmente para se adaptar às mudanças na medicina e na terminologia médica. Os recursos para a apresentação dos documentos recuperados ocorrem em forma de lista ordenada de documentos, Figura 5, que foram recentemente adicionados na plataforma da base, ficando a critério de quem busca refinar o resultado filtrando por grau de relevância, tipo de artigo, data de publicação, disponibilidade do texto, entre outros recursos disponíveis nas páginas secundárias e no campo de pesquisa avançada.
Mostrar mais

12 Ler mais

Show all 10000 documents...