Gado de leite

Top PDF Gado de leite:

Resistência a antimicrobianos em Staphylococus aureus isolados de gado de leite

Resistência a antimicrobianos em Staphylococus aureus isolados de gado de leite

SILVA, Carla Cilene Matos, D.Sc. Universidade Federal de Viçosa, fevereiro, 2008. Resistência a antimicrobianos em Stap hy lo c o c us aure us isolados de gado de leite. Orientadora: Célia Alencar de Moraes. Co-orientadores: Maria Aparecida Vasconcelos Paiva e Brito e Maria Aparecida Scatamburlo Moreira e Hilário Cuqueto Mantovani.

5 Ler mais

Diagnóstico do uso dos recursos naturais e consumo sustentável na Embrapa gado de leite

Diagnóstico do uso dos recursos naturais e consumo sustentável na Embrapa gado de leite

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar um diagnóstico sobre o modo de utilização dos recursos naturais e a adoção de hábitos sustentáveis pelos funcionários/estagiários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Gado de Leite de Juiz de Fora, Minas Gerais, visando promover uma reflexão sobre a eficácia das ações de sustentabilidade e as proposições educativas realizadas pela mesma. A metodologia utilizada nesse estudo foi focada nos princípios da pesquisa qualitativa, onde se utilizou entrevistas semi-estruturadas gravadas individualmente, de forma digital. A análise das entrevistas mostrou que os aspectos que relacionam a atividade produtiva ao meio ambiente, como consumo de água, energia, matéria- prima, preferências por insumos renováveis e o compromisso socioambiental das empresas, muitas das vezes não estão presentes entre os fatores que interferem nas decisões de compra dos entrevistados. A educação possui papel fundamental na formulação de uma nova mentalidade, e a educação para o consumo é elemento-chave na conscientização da população em relação à sua responsabilidade perante o planeta. Apesar de existirem campanhas de educação ambiental visando à sustentabilidade na empresa, percebeu-se através das falas dos entrevistados a necessidade de reformulação das mesmas, a fim de que eles possam refletir sobre seus hábitos e para que se sintam estimulados a adquirir práticas sustentáveis.
Mostrar mais

16 Ler mais

Flutuação populacional de muscídeos (Diptera, Muscidae) simbovinos e sua distribuição sobre o corpo do gado de leite, em Capão do Leão, RS, Brasil.

Flutuação populacional de muscídeos (Diptera, Muscidae) simbovinos e sua distribuição sobre o corpo do gado de leite, em Capão do Leão, RS, Brasil.

espécie com menor frequência sobre o gado, que vai até esse hospedeiro em busca de secreções corporais. As variáveis ambientais mais óbvias que confrontam um inseto são as flutuações sazonais na temperatura e umidade. Quando enfrentam adversidades ambientais como condições extremas, as populações de insetos têm como opção disponível para evitar essa condição a fuga comportamental, como, por exemplo, a diapausa, (GULLAN & CRANSTON, 2007). O fenômeno de diapausa, em pupas de H. irritans, é observado em populações dos trópicos (MENDES & LINHARES, 1999), que se acentua em climas temperados (LYSYK & MOON, 1994; 2002). No Sul dos Estados Unidos, THOMAS & KUNZ (1986) verificaram que pupas de H. irritans entram em diapausa no outono e permanecem durante o inverno, começam a emergir no início da primavera, e os picos
Mostrar mais

7 Ler mais

Avaliação do microclima de instalações para gado de leite com diferentes recursos de climatização.

Avaliação do microclima de instalações para gado de leite com diferentes recursos de climatização.

O índice de temperatura e umidade (ITU) foi desenvolvido originalmente por THOM (1959) como um índice de conforto térmico humano. Posteriormente, JOHNSON et al. (1962) e CARGILL & STEWART (1966) observaram quedas significativas na produção de leite de vacas, associadas ao aumento no valor de ITU. De acordo com BUFFINGTON et al. (1981), é o índice mais utilizado pela maioria dos pesquisadores para avaliação do conforto em animais, em razão da facilidade de obtenção dos dados de temperatura e umidade relativa do ar, variáveis inseridas na fórmula do ITU. JOHNSON (1980) considerou que ITU a partir de 72 apresentava situação de estresse para vacas holandesas.
Mostrar mais

11 Ler mais

MARINA ARRUDA PANTALEÃO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMBRAPA GADO DE LEITE

MARINA ARRUDA PANTALEÃO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMBRAPA GADO DE LEITE

nascimento até o desmame, utilizando dados provenientes de animais da raça Jersey puro, ½ Jersey: ½ Holandês e ¾ Jersey: ¼ Holandês. As características observadas foram: produção de leite total e ajustada para 305 dias, duração de lactação, idade ao primeiro parto, intervalo entre partos, período de serviço, período seco, número de dias para primeiro cio após o parto, número de serviço por concepção, idade à primeira cobertura, peso ao nascimento, peso a desmama e ganho médio diário da progênie. Após estudo exploratório dos dados, foram obtidas as médias observadas e os desvios-padrão das características. Foi utilizado método dos quadrados mínimos, para análise estatística, análise de variância e teste de contraste. Quanto maior a composição genética de Holandês do animal maior é sua capacidade de produção de leite. As características reprodutivas não foram influenciadas pela composição genética dos animais, com exceção da característica dias para o cio que demonstra precocidade de retorno ao cio dos animais Jersey puro em relação ao ½ Jersey e ¾ Jersey. As características de crescimento demonstram maior peso ao nascer conforme maior proporção da composição genética Holandês, entretanto, a capacidade de ganho de peso dos animais ¾ mostrou-se superior na recria, fazendo com que os animais ½ e ¾ Jersey desmamassem com o mesmo peso. No caso da Fazenda Cananéia, o objetivo de aumentar a produção leiteira foi alcançado, sem perder as qualidades reprodutivas que a raça Jersey possui. A melhoria no manejo, como balancear as dietas para cada fase de lactação e período seco, e também usar um protocolo de secagem, ajudaria na melhora do manejo, pois as vacas poderiam retornar ao cio mais rapidamente após o parto. Um estudo do teor de gordura e de proteína é necessário para saber se esses níveis se mantêm satisfatórios após o cruzamento.
Mostrar mais

40 Ler mais

Implementação de ferramenta de gestão em organizações públicas: o caso Embrapa Gado de Leite

Implementação de ferramenta de gestão em organizações públicas: o caso Embrapa Gado de Leite

ƒ Perspectiva dos clientes: conforme afirmam Kaplan e Norton (1997), o BSC permite que os executivos identifiquem os segmentos de clientes e mercados nos quais a unidade de negócios c[r]

85 Ler mais

Avaliação econômica sob condições de risco em sistema produtivo de gado de leite na região Norte do estado do Rio de Janeiro.

Avaliação econômica sob condições de risco em sistema produtivo de gado de leite na região Norte do estado do Rio de Janeiro.

Avaliou-se financeiramente um modelo de sistema produtivo de leite produzido em pasto na região Norte Fluminense – RJ. Foi elaborada uma planilha de fluxo de caixa (horizonte de 20 anos), a partir da qual calcularam-se os indicadores: valor presente líquido (VPL a 6 e 10%) e taxa interna de retorno (TIR). Cada fator envolvido nas receitas ou nas despesas do projeto foi submetido à análise de sensibilidade para que fossem identificados aqueles com maiores pesos na redução dos indicadores calculados. Realizou-se simulação de Monte Carlo, visando avaliar a probabilidade de ocorrência para determinados valores financeiros associados ao risco de divergências nos itens do projeto. Os resultados demonstraram viabilidade financeira para o sistema proposto (VPL a 6 e 10%, R$197.880,00 e R$8.067,00, respectivamente, e TIR 10,2%). A rentabilidade foi afetada, em ordem decrescente, pelos fatores: preço do leite, aquisição de vacas nos primeiros anos do projeto, preço das vacas descartadas, mão-de-obra e preço do concentrado para os animais adultos. Os resultados da simulação de Monte Carlo demonstraram elevada probabilidade (39%) de a rentabilidade do projeto ser inferior ao rendimento da poupança, representando alto risco na adoção do sistema.
Mostrar mais

6 Ler mais

Pesos econômicos para seleção de gado de leite.

Pesos econômicos para seleção de gado de leite.

Foram utilizados registros zootécnicos e contábeis do “Sistema de Produção de Leite” da Fazenda Experimental Santa Rita, da EMPRESA DE PES- QUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG localizada no município de Prudente de Morais, Estado de Minas Gerais, coletados entre no- vembro de 1982 e outubro de 1996. O rebanho utilizado no Sistema era constituído por animais cruzados da raça Gir com a Holandesa, sendo praticado o cruza- mento alternado de duas gerações de Holandês e uma de Gir. Existiam também vacas bimestiças filhas de touros em teste de progênie no programa Mestiço Leiteiro Brasileiro (MLB) (FERREIRA e MADALENA, 1997). A composição média do reba- nho é apresentada na Tabela 1.
Mostrar mais

8 Ler mais

Eficiência de inoculantes de rizóbio na nodulação de alfafa em solo de cerrado.

Eficiência de inoculantes de rizóbio na nodulação de alfafa em solo de cerrado.

RESUMO - Em condições controladas, foi conduzido um experimento na Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora, MG, com o objetivo de estudar a eficiência de dois inoculantes de Rhizobium meliloti comerciais no desenvolvimento de cultivares de alfafa em solo classificado como Latossolo Vermelho-Escuro, distrófico, fase cerrado. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 3x4, com quatro repetições e com os seguintes tratamentos: a) Três cultivares de alfafa: Crioula, Crioula CNPGL 1 e P30; b) Dois inoculantes comerciais mais duas testemunhas (com e sem nitrogênio). Aos 60 dias após o plantio, foi feito um corte a 5 cm, determinando-se a massa seca (MS) e N-total da parte aérea das plantas. Aos 90 dias coletou-se a planta inteira, medindo-se a MS da parte aérea e da raiz e o conteúdo de N da parte aérea. Foi verificada também a presença ou não de nódulos nas raízes. Os resultados de massa seca da parte aérea e da raiz e N-total da parte aérea indicaram que os dois inoculantes comerciais utilizados foram eficientes para os três cultivares de alfafa em solo de cerrado com o pH corrigido. Com relação ao parâmetro nodulação, as testemunhas sem e com nitrogênio não nodularam, indicando que, no solo trabalhado, não há presença de R. meliloti. Estas observações reforçam a necessidade de inocular a alfafa com rizóbio específico nas regiões tropicais.
Mostrar mais

5 Ler mais

DERMATITE INTERDIGITALCERVIGNI JUNIOR, Nivaldo; BARROS, Renann Garcia de; TOLEDO-PINTO, Eliane Aparecida

DERMATITE INTERDIGITALCERVIGNI JUNIOR, Nivaldo; BARROS, Renann Garcia de; TOLEDO-PINTO, Eliane Aparecida

Com a evolução o animal exibe desconforto ao andar; em casos graves pode ocorrer hiperplasia interdigital (calo ou fibroma) (GADO DE LEITE, 2007).. Os animais afetados apresentam umida[r]

7 Ler mais

Efeito anti-helmíntico do hidrolato de Mentha villosa Huds. (Lamiaceae) em nematóides gastrintestinais de bovinos.

Efeito anti-helmíntico do hidrolato de Mentha villosa Huds. (Lamiaceae) em nematóides gastrintestinais de bovinos.

Para a realização do teste in vitro, foram obtidas amostras de fezes contaminadas naturalmente com ovos de nematóides gastrintestinais, sendo estas coletadas diretamente da ampola retal de bezerras mestiças (Holandês x Zebu) criadas no Campo Experimental de Santa Mônica/Embrapa Gado de Leite, localizado no Município de Valença, Rio de Janeiro (RJ). As fezes foram mantidas em sacos plásticos sob refrigeração (aprox. 5ºC) e enviadas ao Laboratório de Parasitologia da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), onde foi realizada a contagem de ovos por grama de fezes (opg) em Câmara de McMaster, de acordo com a técnica modificada de GORDON & WHITLOCK (1939), citada em UENO & GONÇALVES (1998), para verificação do nível de contaminação.
Mostrar mais

8 Ler mais

Lâminas de irrigação e estações anuais na cobertura do solo e altura de gramíneas cultivadas sob corte.

Lâminas de irrigação e estações anuais na cobertura do solo e altura de gramíneas cultivadas sob corte.

2 Centro Nacional de Pesquisa Gado de Leite, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.. *Autor para correspondência.[r]

6 Ler mais

Seleção de genótipos de alfafa pela adaptabilidade e estabilidade da produção de matéria seca.

Seleção de genótipos de alfafa pela adaptabilidade e estabilidade da produção de matéria seca.

4 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Setor Gado de Leite, São Carlos, São Paulo, Brasil. *Autor para correspondência.[r]

5 Ler mais

Objetivos econômicos de seleção de bovinos de leite para fazenda demonstrativa na Zona da Mata de Minas Gerais.

Objetivos econômicos de seleção de bovinos de leite para fazenda demonstrativa na Zona da Mata de Minas Gerais.

RESUMO - Os valores econômicos para características de gado de leite foram calculados a partir de dados econômicos e zootécnicos do Sistema de Produção de Leite a Pasto com Gado Mestiço da Embrapa Gado de Leite. Estes valores foram estimados por dois métodos: 1) utilizando a derivada parcial do lucro com respeito a cada característica e 2) pela derivada parcial da razão receita/custo, para cada característica, ambas as derivadas avaliadas no valor médio das outras características. Com este último método, os valores econômicos das características consideradas, expressos em equivalente kg de leite, foram: veículo (leite sem gordura e proteína), 0,77 /kg, gordura, - 5,0 /kg, proteína – 3,65 /kg, mamite, -155,34 /caso, fluxo lácteo, 146,00 /kg/min, número de serviços por concepção, -104,5 /serviço, idade aos 330 kg, -1,27 /dia, dias desde os 330 kg até o primeiro parto, -0,51 /dia, vida útil, 49,63 /ano e peso da vaca seca, -4,34 /kg. Os valores obtidos com o método 1 foram semelhantes. Os resultados confirmam comunicações da literatura de valor econômico negativo para a gordura e proteína do leite quando estes componentes não são remunerados, de maior valor econômico relativo para a redução do peso corporal das vacas que para o aumento da produção de leite, da grande importância da mamite, fluxo lácteo e vida útil e da pouca importância relativa do intervalo em dias desde os 330 kg até o primeiro parto.
Mostrar mais

11 Ler mais

Análise de índices e indicadores da atividade leiteira: estudo de caso da Pecuária Leiteira Brasileira

Análise de índices e indicadores da atividade leiteira: estudo de caso da Pecuária Leiteira Brasileira

pecuária leiteira brasileira deve levar em consideração tal fato e dar sua contribuição, independentemente da ação de outros países ou atividades. É preciso preservar nascentes e margens dos rios além de zonas de vertentes. Isto é: primeiramente uma questão legal, pois a legislação brasileira prevê tais ações; em segundo plano, uma ação de inteligência operacional, pois natureza preservada representa melhores recursos para a atividade. Com exceção da Fazenda 03, as outras precisam evoluir muito em postura e ação referente à interação com o meio ambiente. A maioria das propriedades não irriga suas pastagens. A irrigação garante maior e melhor volume de pastagens, entretanto exige investimentos. Vale ressaltar que as pastagens desenvolvidas por institutos de pesquisas, como a EMBRAPA Gado de Leite, por exemplo, são alimentos praticamente completos para o gado, e de custo mais baixo. Nesse sentido, e considerando a capacidade de alavancagem das propriedades pesquisadas, talvez seja um bom investimento com recursos captados a longo prazo. Ressalva, para a necessidade de apoio zootécnico e veterinário específico nesse sentido. Já quanto à diversificação, apesar das Fazendas 02 e 04 possuírem certo grau de diversificação, todas as propriedades precisam enxergar a atividade como negócio. Devem utilizar o maior número possível de opções que possam ser mescladas com a pecuária leiteira, sem influenciar negativamente nos resultados, como o plantio da palmeira Macaúba 10 , o plantio consorciado de Guanandi 11 , utilização para culturas em sistema de rotação, dentre outras. Quanto à tecnologia, a maioria das propriedades utiliza-se de equipamentos mais novos, mas há a presença de equipamentos antigos adaptados. Quanto à criatividade, apenas as Fazenda 04 e 05 apresentam novidades notáveis. Normalmente, o uso de tecnologias e de criatividade tem a finalidade de otimizar a utilização de recursos. A recomendação é para que os produtores estejam sempre atentos a novas oportunidades, desde que coerentes e aplicáveis aos seus negócios.
Mostrar mais

116 Ler mais

Avaliação de cultivares de alfafa na Zona da Mata de Minas Gerais.

Avaliação de cultivares de alfafa na Zona da Mata de Minas Gerais.

Recentemente, foram introduzidas pela Embrapa - Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite (Em- brapa Gado de Leite) – várias cultivares de alfafa provenientes de outros países, que juntamente com a culti- var Crioula, ou de suas populações derivadas, foram avaliadas nos municípios de Lavras-MG, Coronel Pacheco-MG, Sete Lagoas-MG e Chapecó-SC (MOREIRA et al., 1996; BOTREL e ALVIM, 1997; PEREIRA et al., 1998; FERREIRA et al., 1999; BOTREL et al., 2000, 2001; SALES, 2001). De maneira geral, a cultivar Crioula, ou populações derivadas, estavam sempre entre as mais promissoras. Entretanto, várias cultivares introduzidas apresentaram desempenho tão bom quanto a ‘Crioula’ e, em algumas situações, foram superiores.
Mostrar mais

9 Ler mais

Endogamia na raça Gir

Endogamia na raça Gir

com o surgimento do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro em 1985, executado pela Embrapa Gado de Leite em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL). O programa contempla diversas ações de pesquisa, como: estudo de medidas de conformação e de manejo da raça, visando obter índices de desempenho no sistema linear de avaliação; estudo do efeito da somatotropina bovina (BST) sobre o desempenho produtivo e na classificação de animais; estudo da qualidade do sêmen e sua relação com a fertilidade das filhas; e estudo de pesos econômicos para seleção de touros. O programa, enfim, possibilitou a organização de ampla base de dados com informações de produção e reprodução. No âmbito do Programa, também realiza- se o teste de progênie de reprodutores, cujos resultados são publicados anualmente desde 1993, com o intuito de permitir a identificação e seleção de touros geneticamente superiores para características de produção, de conformação e de manejo.
Mostrar mais

61 Ler mais

Produção de leite e comportamento de amamentação em cinco sistemas de produção de gado de corte.

Produção de leite e comportamento de amamentação em cinco sistemas de produção de gado de corte.

ção também influencia a produção de leite e a expres- são do pico de lactação (JENKINS e FERREL, 1992). Maiores produções de leite estão associadas com maiores consumos e ganhos de peso dos bezer- ros (FISS e WILTON, 1993). Porem, quando as fontes de alimentação são limitadas, as reservas corporais podem ser utilizadas para cobrir requeri- mentos nutricionais (JENKINS e FERREL, 1992). Vacas alimentadas com maiores níveis de energia na dieta produzem mais leite do que vacas tratadas com baixa energia na dieta (SINCLAIR et al., 1998).

7 Ler mais

Avaliação dos níveis de chumbo e cádmio em leite em decorrência de contaminação ambiental na região do Vale do Paraíba, Sudeste do Brasil.

Avaliação dos níveis de chumbo e cádmio em leite em decorrência de contaminação ambiental na região do Vale do Paraíba, Sudeste do Brasil.

Introdução Localizada em Caçapava, SP, Brasil, indústria produtora de lingotes de chumbo provocou contaminação ambiental na região do Vale do Paraíba, com chumbo e cádmio. Com o objetivo de avaliar o grau de contaminação do leite produzido na região, devido à possível ingestão, pelo gado, de gramíneas e águas conta- minadas, foram determinados os teores de chumbo e cádmio no leite.

5 Ler mais

Mapeamento de QTLs para caracterísitcas de crescimento e de resistência no cromossomo 14 de bovinos F2 provenientes de um cruzamento Gir x Holandês.

Mapeamento de QTLs para caracterísitcas de crescimento e de resistência no cromossomo 14 de bovinos F2 provenientes de um cruzamento Gir x Holandês.

A raça Gir, representante da espécie , foi um dos principais grupamentos zebuínos trazidos para o Brasil (Faria ., 2001), sendo introduzida por volta de 1906 (Santiago, 1986). No seu país de origem é muito utilizada para produção de leite (Faria ., 2001). No início de sua exploração no Brasil, a raça Gir foi bastante utilizada para corte e atualmente ela é a preferida para cruzamentos leiteiros, principalmente com a raça Holandesa. Caracteriza se por um perfil convexo e ultra convexo, testa proeminente, chifres laterais frequentemente retorcidos, barbela desenvolvida e pelagens variadas, podendo apresentar pêlos brancos, vermelhos, amarelos e pretos em várias combinações (Ledic, 2000). Segundo dados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Gir Leiteiro apresenta menores infestações de ecto e endoparasitas e menores incidências de doenças do que as raças de clima temperado, acarretando um menor uso de carrapaticidas, vermífugos e antibióticos, proporcionando um produto com menor quantidade de resíduos.
Mostrar mais

62 Ler mais

Show all 8421 documents...