Top PDF Amiloidose localizada cutânea primária nodular: relato de caso.

Amiloidose localizada cutânea primária nodular: relato de caso.

Amiloidose localizada cutânea primária nodular: relato de caso.

Resumo: A amiloidose resulta da deposição de proteína amiloide fibrosa e insolúvel em espaços extracelu- lares de órgãos e tecidos. O depósito da substância amiloide pode ser localizado ou sistêmico e pode ser de natureza primária ou secundária. Relataremos um caso de amiloidose localizada cutânea primária nodular, manifesta por lesões pápulo-nodulares, eritêmato-acastanhadas, acometendo a região nasal, sem evidência de acometimento sistêmico. O estudo imunoistoquímico demonstrou presença de imunoglobulinas de cadeia leve kappa.
Mostrar mais

4 Ler mais

Criptococose cutânea canina: relato de caso

Criptococose cutânea canina: relato de caso

No relato de caso foi realizado exame direto do imprint corado com Gram e Panótico, pois anteriormente não havia suspeitas de criptococose, mas mesmo sem a disponibilidade do corante ideal (tinta nanquim) foram visualizadas estruturas fúngicas compatíveis com Cryptococcus spp. Segundo Rondelli et al. (2010) o imprint é uma técnica relativamente simples e pode colaborar para estabelecer diagnóstico adequado, diminuindo as chances de terapêuticas inadequadas.

9 Ler mais

Infecção cutânea rara por Acinetobacter baumannii em imunocompetente: relato de um caso.

Infecção cutânea rara por Acinetobacter baumannii em imunocompetente: relato de um caso.

Resumo: O Acinetobacter baumanni é patógeno oportunista antigamente considerado de baixa virulência. Atualmente está envolvido em processos infecciosos que acometem pacientes imunocom- prometidos, grandes queimados e pacientes em unidades de terapia intensiva que fazem uso de ventilação mecânica. Esse relato de caso chama atenção para infecção cutânea rara por essa bactéria em paciente imunocompetente.

4 Ler mais

Glomeruloesclerose nodular em paciente fumante não diabético, hipertenso e dislipidêmico: relato de caso.

Glomeruloesclerose nodular em paciente fumante não diabético, hipertenso e dislipidêmico: relato de caso.

Introdução: Este é um relato de caso de um paciente com glomeruloesclerose no- dular idiopática, cuja patogênese e morfo- logia são semelhantes à nefropatia diabé- tica. Apresentação do caso: Homem, 64 anos de idade, leucodermo, com dislipi- demia, obesidade, doença pulmonar obs- trutiva crônica secundária ao tabagismo, hipertenso há cinco anos e sem história de diabetes mellitus. Ele foi internado com anasarca súbita, perda rápida da função renal com necessidade de hemodiálise imediata. A biópsia renal foi realizada, e as seções foram examinadas por micros- copia luz, imunofluorescência e micros- copia eletrônica. Achados morfológicos e ultraestruturais mostraram que o perfil da doença estudado fortemente se assemelha à nefropatia diabética. No entanto, a au- sência de diabetes mellitus, a presença de hialinose arteriolar em arteríolas renais, o fumo do tabaco, e outros fatores clíni- cos observados podem desempenhar um papel significativo na formação nodular. Conclusão: As características clínicas do paciente e, o mais importante, o fato de que ele é fumante favorecem o diagnóstico de "glomeruloesclerose nodular associada ao tabagismo", uma nomenclatura pro- posta por alguns autores como uma alter- nativa para o termo glomeruloesclerose nodular idiopática. Este relato de caso clínico realça glomeruloesclerose nodular idiopática como uma doença rara, de etio- patogenia pouco conhecida. Desse modo, mais estudos são necessários para elucidar as causas desta doença.
Mostrar mais

5 Ler mais

Actinomicose cutânea primária do pé simulando neoplasia de partes moles: relato de caso.

Actinomicose cutânea primária do pé simulando neoplasia de partes moles: relato de caso.

residente em São Paulo, SP, há dez anos, procurou o Serviço de Dermatologia da Es- cola Paulista de Medicina com história de tumoração no dorso do pé direito há um ano, após ter sofrido trauma local, com piora progressiva desde então. A lesão ca- racterizava-se por tumoração lenhosa de li- mites bem definidos, com discreto eritema e fístulas recobertas por crostas hemáticas, Relato de Caso

3 Ler mais

Macroglossia decorrente de amiloidose sistêmica: relato de caso e revisão de literatura.

Macroglossia decorrente de amiloidose sistêmica: relato de caso e revisão de literatura.

A miloidose é caracterizada por deposição extracelular anormal de amilóide em diferentes tecidos e órgãos, geral- mente associada com disfunção do tecido ou órgão envolvi- do, cuja causa não é ainda conhecida. Pode ser dividida em amiloidose sistêmica e localizada. A forma sistêmica é divi- dida em: (1) primária; (2) amiloidose associada ao mieloma múltiplo; (3) secundária; (4) amiloidose heredofamiliar. Há uma considerável diferença de sobrevida entre os pacien- tes com forma localizada e sistêmica de amiloidose, e tam- bém com mieloma múltiplo. Não há tratamento satisfatório para amiloidose sistêmica. O presente estudo relata um caso de amiloidose sistêmica primária, com revisão de literatura. O diagnóstico de amiloidose foi conseguido com biópsia de língua e o envolvimento sistêmico confirmado através de aspirado de gordura abdominal. Apesar de a amiloidose não ser a principal hipótese diagnóstica que deva ser aventada quando nos deparamos com um paciente com macroglossia, esta doença não pode ser esquecida, uma vez que o supor- te clínico é essencial para o controle das doenças que po- dem estar associadas, como falência renal, cardíaca e o mieloma múltiplo.
Mostrar mais

5 Ler mais

Acalvaria primária: relato de caso.

Acalvaria primária: relato de caso.

Acalvaria é uma malformação congênita rara de patogênese desconhecida, na qual os ossos da abóbada craniana, a dura-máter e a musculatura associada estão ausentes, mas o sistema nervoso central costuma estar preservado. A teoria fisiopatogênica mais aceita sugere um defeito pós-neurulação, com disposição normal do ectoderma embrionário. O objetivo deste relato é descrever os achados de imagem neonatais da acalvaria primária.

2 Ler mais

Relato de Caso: Canaliculite Primária

Relato de Caso: Canaliculite Primária

Segundo relatos na literatura, a canaliculite frequentemente acomete mais pessoas idosas² e, sobretudo, mulheres¹⁷. Alguns autores advogam que essa predominância possa ser em decorrência da influência hormonal já que, após a menopausa há diminuição da produção lacrimal e redução da proteção contra infecções. Outro motivo alegado é o uso de maquiagem, que pode ocluir os canalículos facilitando a proliferação bacteriana¹⁷. Importante ressaltar que todos os dados disponíveis sobre a epidemiologia da canaliculite baseiam-se em relatos de caso, em geral, com um pequeno número de pacientes.
Mostrar mais

5 Ler mais

Sinovite vilonodular pigmentada localizada: relato de caso.

Sinovite vilonodular pigmentada localizada: relato de caso.

nomenclatura da doença, por vez utilizada nos laudos da patologia ou nos trabalhos, muitas vezes é confusa, levando a diagnóstico equivocado. Observamos, em al- guns trabalhos publicados, descrição da lesão ora como tumor de células gigantes sinovial, ora como sinovite vilonodular pigmentada localizada, não sabendo se a le- são é intrassinovial ou da bainha do tendão (10) . A nomen-

4 Ler mais

Paniculite nodular idiopática estéril em cão – relato de caso

Paniculite nodular idiopática estéril em cão – relato de caso

As lesões apresentadas neste relato eram nodulares e solitárias, o que pode ser compatível principalmente com lesões de caráter neoplásico. Sendo assim, fez-se necessário além da PAAF para uma avaliação citológica dos nódulos, a solicitação das radiografias de tórax e ultrassonografia abdominal para pesquisa de metástase evidente. Além destes exames complementares, realizaram- se avaliação hematológica e bioquímicas, em busca de outras condições que indicassem a possibilidade

6 Ler mais

Evolução da esclerite nodular com biomicroscopia ultrassônica: relato de caso.

Evolução da esclerite nodular com biomicroscopia ultrassônica: relato de caso.

Após 4 meses identificou-se uma elevação periférica da parede ocular temporal inferior à oftalmoscopia indireta no olho direito. Ao exame de ultrassonografia de alta frequência (UBM 840, Paradigm; transdutor de 50 MHz, técnica de imersão) identificou-se uma lesão abobadada local caracterizada por espessamento principalmente da coroide periférica, que apresentava um padrão de refletividade inter- na baixa e homogênea, de limites pouco definidos com os processos ciliares (Figura 3A). Na localização temporal inferior, a lesão nodular apresentava as seguintes dimensões: ântero-posterior (radial) e láte-
Mostrar mais

3 Ler mais

Eritromelalgia primária: relato de caso.

Eritromelalgia primária: relato de caso.

Resumo: Eritromelalgia é uma síndrome clínica rara, caracterizada por calor, rubor e dor intermitente nas extremidades, sendo frequente o acometimento bilateral das extremidades inferiores. O resfriamen- to local provoca alívio dos sintomas, enquanto aquecimento, exercícios físicos e uso de luvas e meias intensificam o desconforto. A desordem pode ser primária ou idiopática, ou secundária a distúrbios hematológicos e doenças vasculares inflamatórias e degenerativas. Relata-se o caso de um jovem de dezoito anos, com início precoce aos dois anos de idade dos sintomas de eritema, calor e dor, seguidos de descamação nas mãos e pés, em surtos, com intervalos longos de 4 a 5 anos entre as crises.
Mostrar mais

4 Ler mais

Carcinoma de células renais com metástase cutânea: relato de caso.

Carcinoma de células renais com metástase cutânea: relato de caso.

O adenocarcinoma do rim, ou hiperne- froma, é a terceira neoplasia mais comum do trato geniturinário, sendo o de célu- las claras o tipo principal, representando 60% dos casos, com pico de incidência entre 50 e 70 anos. A presença de metás- tase ao diagnóstico acomete em torno de 30% dos pacientes, tendo como princi- pais sítios pulmões, ossos, pele, fígado e cérebro. Relatamos o caso de um paciente portador de carcinoma de células renais com metástase ao diagnóstico que, apesar de inserido na faixa etária predominante, tipo histológico mais frequente e quadro clínico característico, apresentava me- tástase a distância em local pouco obser- vado na prática clínica. O paciente evo- luiu para o óbito sem tempo hábil para o tratamento.
Mostrar mais

3 Ler mais

Hérnia perineal primária: relato de caso.

Hérnia perineal primária: relato de caso.

Mulher de 32 anos, multípara (três partos nor- mais), há três meses com tumoração dolorosa em nádega esquerda, associada a relato de drenagem de abscesso nesta região há dois anos. O exame proctológico revelou abaulamento em reto e canal anal, extendendo-se ao períneo e nádega esquerdos, de apro- ximadamente 10 cm de diâmetro, consistência cística e sem sinais flogísticos. CT pélvica evidenciou cole-

4 Ler mais

Neuralgia do aurículotemporal primária. Relato de caso.

Neuralgia do aurículotemporal primária. Relato de caso.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A neuralgia do aurículotempo- ral é uma condição rara. Os sintomas consistem em ataques de dor intensa, de curta duração, sobretudo na região temporal. Embora muitos casos de neuralgias cranianas sejam relacionados à compres- são nervosa, podem ocorrer sem fatores etiológicos identiicáveis. O objetivo deste estudo foi descrever um caso de neuralgia auriculo- temporal primária e respectiva conduta terapêutica.

4 Ler mais

Neuralgia do aurículotemporal primária. Relato de caso.

Neuralgia do aurículotemporal primária. Relato de caso.

Os artigos foram selecionados a partir do des- critor dor lombar (low back pain) em cruzamento com as palavras- -chaves dor crônica (chronic pain), isioterapia (physical therapy special[r]

4 Ler mais

Histoplasmose cutânea em gato: relato de caso.

Histoplasmose cutânea em gato: relato de caso.

Descreve-se um caso de histoplasmose cutânea em um gato, da raça Siamesa, com três anos de idade. O animal apresentava crescimento de aspecto esponjoso, sangüinolento, com secreção purulenta na região nasal, cuja evolução ocorreu em cerca de dois meses. O exame citológico revelou presença de Histoplasma capsulatum. O animal foi tratado com cetoconazol durante 20 dias, ocorrendo remissão completa dos sintomas.

4 Ler mais

Aplicação do ultrassom de 3mhz na adiposidade localizada: um relato de caso

Aplicação do ultrassom de 3mhz na adiposidade localizada: um relato de caso

Tendo como objetivo o estudo do ultrassom terapêutico no tratamento da adiposidade localizada, pois este equipamento é formado por um gerador de corrente elétrica de alta frequência, conectado a uma cerâmica piezelétrica, a qual é convertida por um transdutor, em vibrações mecânicas. A frequência depende da profundidade do tecido a ser tratado. A intensidade é definida como a quantidade de energia que passa através da unidade de área na unidade de tempo (BORGES, 2010).

16 Ler mais

Sarcoidose cutânea sobre cicatrizes: relato de caso.

Sarcoidose cutânea sobre cicatrizes: relato de caso.

Reconhece-se uma vasta gama de apresentações clínicas da sarcoidose cutânea: lesões inespecíficas, geralmente relacionadas com a fase aguda e de bom prognóstico, sobressaindo o eritema nodoso; e lesões específicas, observadas, mais frequentemente, na doença crônica e com pior evolução, manifestando-se como máculo-pápulas, nódulos, placas, cicatrizes infil- tradas, lúpus pérnio, ulcerações, verrucosidades e eri- trodermia. 6

3 Ler mais

Doença de Rosai-Dorfman cutânea: relato de caso.

Doença de Rosai-Dorfman cutânea: relato de caso.

Foi realizada biópsia cutânea, que mostrou infiltrado inflamatório dérmico composto essencial- mente de histiócitos de citoplasma amplo, núcleos vesiculosos e nucléolos evidentes, apresentando emperipolese (Figura 2). Foram identificados, ainda, linfócitos, neutrófilos, raros eosinófilos e células gigantes tipo Langhans. A imunoistoquímica revelou expressão difusa de proteína S-100 nas células histio- cíticas (Figura 3) e, ainda, positividade para Ki-67 e CD163 e negatividade para CD20, CD3 e CD30 (Quadro 1).

4 Ler mais

Show all 10000 documents...