Top PDF Diagnostico dos resíduos sólidos do município de Ortigueira-PR

Diagnostico dos resíduos sólidos do município de Ortigueira-PR

Diagnostico dos resíduos sólidos do município de Ortigueira-PR

De acordo com Pereira Neto (1999, p.70) Os efeitos adversos dos resíduos sólidos municipais no meio ambiente, na saúde coletiva e do indivíduo são que apontam as deficiências nos sistemas de coleta e disposição final e a ausência de uma política de proteção à saúde pública, como os principais fatores geradores desses efeitos. Assim sendo elaborado a justificativa o presente trabalho tem como objetivo analisar a coleta de lixo do município de Ortigueira bem como o seu destino final e a possibilidade da implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além de caracterizar o município de Ortigueira/PR, quanto a sua história, localização, principais aspectos econômicos e a situação dos resíduos sólidos gerados no município. Conceituar e diferenciar as formas de tratamento de lixo existentes identificando o problema no gerenciamento dos resíduos, apresentando possíveis instrumentos para programas de gerenciamento de RSU em relação ao município de Ortigueira.
Mostrar mais

37 Ler mais

Análise dos riscos biológicos em coletores de resíduos sólidos domiciliares no município de Dois Vizinhos - PR

Análise dos riscos biológicos em coletores de resíduos sólidos domiciliares no município de Dois Vizinhos - PR

Os resíduos sólidos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 10.004/87 pode ser definido como o resultado de atividades da comunidade, de procedência: industrial, doméstica, de serviços de saúde, comercial, agrícola, de serviços e de varrição e também os lodos originários de sistemas de tratamento de água, gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, assim como outros líquidos, cujas características tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpo d'água, ou determinem para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível (ABNT, 1987).
Mostrar mais

43 Ler mais

A POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR E SUA RELAÇÃO COM A RACIONALIDADE AMBIENTAL GLOBALIZADA

A POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR E SUA RELAÇÃO COM A RACIONALIDADE AMBIENTAL GLOBALIZADA

Conforme previsto na Lei 12.305/2010, o PLANARES tem vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, com atualização a cada 04 (quatro) anos e contempla o seguinte conteúdo: I - diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos; II - proposição de cenários, incluindo tendências internacionais e macroeconômicas; III - metas de redução, reutilização, reciclagem, entre outras, com vistas a reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos encaminhados para disposição final ambientalmente adequada; IV - metas para o aproveitamento energético dos gases gerados nas unidades de disposição final de resíduos sólidos; V - metas para a eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; VI - programas, projetos e ações para o atendimento das metas previstas; VII - normas e condicionantes técnicas para o acesso a recursos da União, para a obtenção de seu aval ou para o acesso a recursos administrados, direta ou indiretamente, por entidade federal, quando destinados a ações e programas de interesse dos resíduos sólidos; VIII - medidas para incentivar e viabilizar a gestão regionalizada dos resíduos sólidos; IX - diretrizes para o planejamento e demais atividades de gestão de resíduos sólidos das regiões integradas de desenvolvimento instituídas por lei complementar, bem como para as áreas de especial interesse turístico; X - normas e diretrizes para a disposição final de rejeitos e, quando couber, de resíduos; XI - meios a serem utilizados para o controle e a fiscalização, no âmbito nacional, de sua implementação e operacionalização, assegurado o controle social.
Mostrar mais

201 Ler mais

Proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) para um restaurante do município de Campo Mourão - PR

Proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) para um restaurante do município de Campo Mourão - PR

The excessive and disordered generation of solid waste has been a constant issue and it needs to be controlled in the various sectors of society. Restaurants make up the list of solid waste generators establishments, by producing wide variety of waste, in its great majority organic waste and as such, it is necessary that there is a management of all produced waste. In this work course conclusion it was proposed a Solid Waste Management Plan (SWMP) for a restaurant in Campo Mourão - PR, with the purpose to improve the property's solid waste management. The enterprise was analyzed in a period of seven days, quantifying and separating the generated waste. The restaurant's sectors presented disabilities such as absence of waste segregation, overload of waste collecting containers, inappropriate placement of dumpsters and failure to identify the same. To mitigate these disabilities, some measures were suggested such as: placement of collecting containers near the generating source of waste, waste separation, identification of waste dumps by the color code imposed by CONAMA, implantation of containers for storage and collection of recyclable and non-recyclable waste by the public collection and selection of the city. These measures help to control and minimize the generation of solid waste in the restaurant.
Mostrar mais

48 Ler mais

Estudo dos resíduos sólidos domésticos da terra indígena Rio das Cobras no município de Nova Laranjeiras, PR

Estudo dos resíduos sólidos domésticos da terra indígena Rio das Cobras no município de Nova Laranjeiras, PR

Quanto aos resíduos orgânicos, foi possível evidenciar que eram constituídos principal- mente de restos de alimentos, como cascas de frutas, verduras, pó de café e ervas. Embora a produção total de resíduos orgânicos em cada período de avaliação não tenha sido significati- va, cabe destacar a importância de utilização desses resíduos no processo de compostagem, embora essa prática não tenha sido observada no local do estudo. A compostagem pode ser definida como o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, sendo o seu produto final utilizado como adubo orgânico no solo, melhorando suas características físicas, químicas e biológica, sem ocasionar risco ao meio ambiente (PRANDINI et al., 1995). Galbiati (2001) ressalta, ainda, que essa técnica pode contribuir em cerca de 50% para a redução da quantidade de lixo destinada aos aterros, gerando composto orgânico, ótimo condicionador de solos e fonte de nutrientes para as plantas.
Mostrar mais

10 Ler mais

Perfil sócio-econômico dos coletores de resíduos sólidos recicláveis no município de Goioerê/PR

Perfil sócio-econômico dos coletores de resíduos sólidos recicláveis no município de Goioerê/PR

Porém, com o crescimento dos núcleos urbanos, as condições sócio- econômicas atuais têm, cada vez mais, levado os indivíduos a viver às margens da sociedade. O consumismo exagerado aliado ao aparecimento de um novo setor ativo em nossa economia, o das indústrias de reciclagem, proporcionou o surgimento de uma classe de indivíduos que trabalham e vivem da atividade de coleta de resíduos sólidos: o coletor de resíduos sólidos. Um grande número de indivíduos que optou pela derradeira alternativa que lhes restava para garantir a própria sobrevivência e de seus familiares de forma honesta: coletar do lixo os materiais possíveis de serem reciclados para vendê-los, a preços irrisórios, para atravessadores, que, por sua vez, revendem às empresas especializadas por preços bem mais expressivos, garantindo um lucro considerável (GONÇALVES E ABEGÃO, 2004)
Mostrar mais

56 Ler mais

Gestão dos resíduos sólidos em Telêmaco Borba-PR

Gestão dos resíduos sólidos em Telêmaco Borba-PR

Um modelo que vem se consolidando no município de Santo André é o saneamento ambiental e uma das partes que abrange este modelo é a questão dos resíduos sólidos. Neste modelo, são contempladas a sustentabilidade ambiental e a participação social, através de corresponsabilidade com os problemas ambientais. Desde 1997 houve uma mudança profunda no Serviço Municipal de Saneamento de Santo André – SEMASA, que, originalmente era uma autarquia municipal. Em 1997 incorporou a questão de drenagem urbana; em 1998 passou a ser o órgão ambiental municipal e, em meados de 1999, recebeu as atribuições de gestão dos serviços de coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos. Cada um destes setores é visto como causa e efeito do problema do outro e, dessa forma, são tratados de forma integrada, como exemplificado por Cerqueira & Ferreira (2000):
Mostrar mais

47 Ler mais

Proposta de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) para um restaurante no município de Cianorte – PR

Proposta de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) para um restaurante no município de Cianorte – PR

A evolução nos processos industriais visa facilitar a vida do homem, fabricando materiais cada vez mais cômodos a seu estilo de vida, sendo esses processos grandes responsáveis pela geração de resíduos de forma excessiva e desordenada. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos(PGRS) em um restaurante no município de Cianorte-PR. A metodologia utilizada para o PGRS propôs a avaliação da situação atual em relação ao gerenciamento dos resíduos, sendo realizada a identificação, quantificação e classificação dos resíduos gerados, além de uma proposta de manejo dos mesmos e um plano de monitoramento. Identificou-se que o empreendimento é gerador de grandes quantidades de resíduos sólidos, com a maior parte do tipo orgânico, sendo de grande importância a realização de um gerenciamento adequado. Além disso, o restaurante apresenta falhas na segregação de resíduos, número de coletores insuficientes com posicionamento inadequado e sem nenhuma identificação. Assim, a proposta do plano de gerenciamento para o restaurante deve mitigar problemas no manejo correto dos resíduos, com a adoção de medidas como providenciar coletores adequados e identificados, que comportem a geração de resíduos, posicionar os coletores próximos aos pontos geradores, realizar o armazenamento temporário e a destinação dos resíduos conforme recomendações e proporcionar ações de educação ambiental e treinamento dos funcionários.
Mostrar mais

39 Ler mais

Caracterização quantitativa e gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos do Município de Campo Mourão - PR

Caracterização quantitativa e gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos do Município de Campo Mourão - PR

Um sistema de gerenciamento ideal é aquele que objetiva minimizar a quantidade gerada de resíduo, levando em conta o atendimento das necessidades sociais e buscando a sustentabilidade do sistema. Vinculado a isso, têm-se a utilização de processos de tratamento dos resíduos como a incineração, a reciclagem e a compostagem, a escolha de um método de disposição menos agressivo ao ambiente e de acordo com a situação do município e principalmente, a conscientização e participação efetiva da comunidade para garantir o sucesso gerenciamento. Neste contexto, também mostra-se importante a implantação de programas de coleta seletiva e de educação ambiental para sensibilização da comunidade (MAGALHÃES, 2008).
Mostrar mais

55 Ler mais

Proposta de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) para uma lanchonete no município de Apucarana – PR

Proposta de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) para uma lanchonete no município de Apucarana – PR

A crescente geração dos resíduos sólidos pela sociedade contribui com a degradação e ocasionam graves problemas ambientais. As lanchonetes enquadram-se nos empreendimentos geradores de resíduos sólidos, com geração de resíduos característicos a orgânicos, plásticos, metal, rejeitos sanitários e papel/papelão, tornando-se necessário um plano de gerenciamento para todo o detrito produzido no local. Para o presente trabalho de conclusão de curso, foi proposto um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para uma lanchonete no município de Apucarana – PR, com o objetivo de minimizar a geração e melhorar o gerenciamento dos resíduos sólidos no empreendimento. Este estudo constituiu-se em um levantamento quantitativo e qualitativo durante o período de duas semanas, sendo uma em outubro e outra em novembro, ocorrendo a classificação dos resíduos conforme a NBR 10004/2004 da ABNT. Em todos os setores da lanchonete não ocorre a segregação dos resíduos sólidos pelos funcionários, pois não existe a identificação das lixeiras do local, com o posicionamento inapropriado de recipientes coletores. Para sanar as carências da lanchonete, foram propostas algumas medidas de melhorias na empresa, como: segregação dos resíduos sólidos coletados, identificação das lixeiras conforme a resolução CONAMA nº 275 de 25 de abril de 2001, organização de recipientes coletores, propostas de redução, reutilização e destinação final adequada. As respectivas propostas melhoram o gerenciamento dos resíduos sólidos e proporcionam adequações na lanchonete.
Mostrar mais

39 Ler mais

POTENCIAL DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES (RSD) DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR, BRASIL

POTENCIAL DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES (RSD) DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR, BRASIL

Outra estimativa de recuperação energética foi realizada considerando a redução dos percentuais de materiais recicláveis presentes nos resíduos, seguindo a hierarquia de gestão dos resíduos apresentada na Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos (BRASIL, 2010). Para isso, foram selecionadas as porcentagens de 0, 25, 50, 75 e 100% que se referem às eficiências da coleta seletiva e reciclagem. O valor de 0% refere-se ao cenário atual, utilizando-se a quantidade de material reciclável encontrado no quarteamento e 100% se refere à máxima eficiência na reciclagem, quando não há material reciclável sendo enviado para o aterro. Os valores de 25, 50 e 75% seriam situações intermediárias. Os materiais presentes nas amostras passíveis de reciclagem foram papel, embalagem cartonada, plástico, vidro e metal.
Mostrar mais

13 Ler mais

Políticas públicas e gestão de resíduos sólidos em Goioerê - PR

Políticas públicas e gestão de resíduos sólidos em Goioerê - PR

O município de Goioerê estabeleceu a coleta de resíduos nos dias de terça-feira e os coletores de resíduos sólidos tinham por acordo coletar nas ruas os resíduos que ficavam separados dos resíduos orgânicos ou matérias que não se enquadram para a reciclagem, porém não foi desenvolvido propostas de conscientização da população em geral para a gestão deste conceito de projeto estabelecido na gestão anterior, enfrentamos grandes problemas com relacionamentos políticos a qual desencadearam desinteresses por resolução de problemas que afligem toda uma população passível de requerer mudanças e os donos do poder preocuparam-se apenas com suas individualidades ou pelo simples fato de satisfazer interesses as quais a mídia pudesse mostrar seus efeitos mais com sua logomarca. Assim destaca-se a importância de uma estruturação, implantação e gestão de um projeto de Educação Ambiental em parcerias com escolas, rádios da cidade, associação comercial entre outros pois a educação ambiental é um importante meio para contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente e aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, sabemos que a Educação Ambiental sozinha não é o suficiente para resolver os problemas ambientais, mas é a condição indispensável para tanto.
Mostrar mais

64 Ler mais

Caracterização física de resíduos sólidos gerenciados pelo sistema de limpeza pública do município de Santa Mariana - PR

Caracterização física de resíduos sólidos gerenciados pelo sistema de limpeza pública do município de Santa Mariana - PR

A média de coleta diária obtida nesse estudo é maior do que a registrada em 2015 pelo Plano Municípal Simplificado de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Município de Santa Mariana-PR (PIMENTA, 2015), de aproximadamente 6.2 ton/dia de RSUs. No entanto, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS (SNIS, 2016) essa média está abaixo da média nacional de geração de resíduos por habitantes, de 0,94 Kg/hab./dia. Sendo que, a população de Santa Mariana estimada era de 12.307 habitantes (IBGE, 2017) segundo o último censo, a média de RSUs coletado deveria ser em torno de 11.6 ton/dia baseado na média de geração por habitantes do SNIS. O valor obtido no estudo pode ter sido abaixo da média nacional porque, ainda que haja coleta nas áreas rurais, muitos moradores dessas áreas e dos distritos ainda tem costume de queimar o lixo em suas residências. Além disso, acredita-se que ainda haja um defit de atendimento nas áreas rurais mais distantes.
Mostrar mais

41 Ler mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR

O programa Lixo Útil e o Câmbio do Lixo foram baseados em experiências da capital paranaense, sendo implantados em Toledo em 1994, tornando-se pioneiros na promoção da coleta seletiva no interior do estado. Sua elaboração foi realizada pela parceria entre a FUNTEC – Fundação de Desenvolvimento Técnico e o ISAM – Instituto de Saneamento Ambiental da PUC/PR. O primeiro programa consistia na implantação da modalidade de coleta seletiva porta-a-porta, após campanha de educação ambiental nos locais a serem atendidos. O projeto piloto foi realizado em dezembro de 1994, no bairro Jardim Porto Alegre e no BNH Atílio Fontana (CESCONETO, 2003). O segundo estabelecia a modalidade dos pontos de troca, nos quais catadores e famílias carentes poderiam entregar resíduos recicláveis coletados nas ruas da cidade e receber como contrapartida produtos alimentícios. É importante destacá-lo como um programa que integrou coleta seletiva, auxílio social e educação ambiental. Esta última surgiu como suporte de todas as outras etapas. Desenvolveram-se medidas para orientação e sensibilização da população para a realização da triagem na fonte produtora (residências e comércio). Diversas ações contribuíram para tal fim: a orientação por agentes da prefeitura; a educação em escolas do município; a elaboração de folders direcionados à população.
Mostrar mais

16 Ler mais

Avaliação da área de disposição final de resíduos sólidos urbanos do município de Uniflor - PR com base no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR)

Avaliação da área de disposição final de resíduos sólidos urbanos do município de Uniflor - PR com base no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR)

A revolução industrial impulsionou o êxodo rural, acarretando em um acelerado e desordenado processo de urbanização. O crescimento das cidades e o aprimoramento das atividades antrópicas, proporcionaram um significativo aumento na geração de resíduos sólidos que se transformaram em um grande problema para a gestão pública. Considerando que o descarte incorreto pode causar desequilíbrio ambiental, contaminar os recursos hídricos, o solo e atmosfera, causando danos ao meio ambiente e a saúde pública, este trabalho tem por finalidade realizar um diagnóstico da qualidade da área de disposição final de resíduos sólidos urbanos do município de Uniflor- PR. Para isso, foram realizadas visitas in-loco na área do aterro sanitário e à prefeitura do município para observações, coleta de dados e análises de documentos referentes ao local de estudo e a gestão de resíduos. Também foi utilizado o Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR) – nova proposta, desenvolvido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) no ano de 2013. Tal ferramenta é composta por sete itens de pontuação, a saber: estrutura de apoio, frente de trabalho, taludes e bermas, superfície superior, estrutura de proteção ambiental, outras informações e características da área. Os subítens avaliados como suficientes foram isolamento físico, isolamento visual, drenagem de chorume, drenagem definitiva de águas pluviais e drenagem de gases. Os subítens avaliados como adequados foram acesso à frente de descargas, dimensões da frente de trabalho, compactação dos resíduos, dimensões e inclinações dos taludes e bermas e proteção vegetal. Os subitens avaliados como Não/Raros foram afloramento de chorume, presença de catadores, queima de resíduo, ocorrência de moscas e odores, presença de aves e animais e recebimento de resíduos não autorizados. Os subitens considerados inadequados/ insuficientes foram portaria, balança e vigilância, recobrimento dos resíduos, nivelamento da superfície, homogeneidade da cobertura, drenagem provisória de águas pluviais, monitoramento geotécnico. A nota final atribuída ao aterro foi 7,5 enquadrando suas condições como adequadas, visto que notas de 0 a 7 são classificadas como inadequadas e de 7,1 a 10 são adequadas.
Mostrar mais

70 Ler mais

Gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Cafelândia – Paraná e o cumprimento da política nacional de resíduos sólidos

Gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Cafelândia – Paraná e o cumprimento da política nacional de resíduos sólidos

O crescimento da população, juntamente com a alta taxa de consumo vem gerando um dos grandes problemas enfrentados pelos municípios brasileiros: o gerenciamento dos seus resíduos sólidos urbanos. E para auxiliar as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao seu gerenciamento, o poder público institui a Lei Federal 12.305 de 2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Os resíduos sólidos urbanos são caracterizados por: originados nas atividades domésticas em residências urbanas e originados na varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana; sendo seu gerenciamento responsabilidade do poder público municipal. Logo, este trabalho teve como objetivo analisar o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos pelo Município de Cafelândia – PR. Foram realizadas vistorias na prefeitura municipal, unidade de transbordo, antigo aterro controlado, cooperativa e associação de materiais recicláveis, acompanhamento na coleta dos resíduos sólidos urbanos e realizada análise bibliográfica para verificar o cumprimento da PNRS. Constatou-se que o município não possui Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, instrumento fundamental para a gestão de resíduos por qualquer município; possui coleta seletiva; apoia e incentiva a formação de cooperativas e associações constituídas por pessoas de baixa renda. O município não participa de consórcios públicos na busca de soluções compartilhadas para a gestão dos resíduos e deve normatizar e notificar os geradores de resíduos sólidos industriais e perigosos para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Por fim o município encerrou a destinação de seus resíduos no antigo aterro controlado em abril de 2015, e atualmente seus resíduos são destinados em um aterro sanitário com todos os mecanismos de controle de poluição, cumprindo a principal premissa da PNRS que é a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos.
Mostrar mais

50 Ler mais

Aplicação da ferramenta SPM para análise ergonômica do trabalho dos coletores de resíduos sólidos do município de Guarapuava - PR

Aplicação da ferramenta SPM para análise ergonômica do trabalho dos coletores de resíduos sólidos do município de Guarapuava - PR

Segundo os funcionários da administração da SURG, a coleta de lixo em Guarapuava deve ser realizada pelo método porta a porta, sendo que os moradores devem acondicionar seus resíduos em sacos plásticos e mantê-los em frente às residências. Cabe aos coletores carregar tais sacos de lixo, arremessá-los ao caminhão compactador e ativar o mecanismo de compactação, desta feita, de acordo com o trabalho prescrito, o coletor deve deslocar-se junto com o caminhão de lixo durante todo o percurso, sendo que a permanência dos funcionários nos estribos se faz necessária somente no deslocamento de grandes distâncias.
Mostrar mais

50 Ler mais

Diagnóstico e proposição de melhorias no sistema de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos do município de Serranópolis Do Iguaçu – PR

Diagnóstico e proposição de melhorias no sistema de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos do município de Serranópolis Do Iguaçu – PR

- Resíduos Classe II B – Inertes. Se enquadram quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa, e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, com exceção dos aspectos de cor, turbidez, dureza e sabor, Os resíduos sólidos possuem as mais variadas características devido as particularidades de cada comunidade ou município, sobretudo com relação aos distintos níveis de escolarização da população, desenvolvimento econômico, número de habitantes, aspectos culturais, geográficos e climáticos (BRASIL, 2006, p. 227). Da mesma forma, as características e a quantidade de resíduos sólidos gerados em uma região não depende unicamente do padrão e estilo de vida dos habitantes desta área, mas também, do tipo e abundância dos recursos naturais presentes no local (UNEP, 2005, p. 1).
Mostrar mais

103 Ler mais

Modelo de gestão de resíduos sólidos para a Vila Rural Flor do Campo no município de Campo Mourão - PR

Modelo de gestão de resíduos sólidos para a Vila Rural Flor do Campo no município de Campo Mourão - PR

O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo propor um modelo de gestão integrada de resíduos sólidos na Vila Rural Flor do Campo, localizada no município de Campo Mourão. Deste modo, inicialmente foram realizadas visitas de campo e entrevistas semi-estruturadas aos moradores da comunidade. As visitas foram realizadas a fim de se obter um panorama atual das atuais condições do manejo de resíduos. As entrevistas junto aos residentes forneceram informações acerca do perfil socioeconomico e práticas adotadas no gerenciamento de resíduos local, assim como eventual participação do poder público na comunidade. De um modo geral os resultados gerados verificaram a ausência de gestão de resíduos na Vila Rural, práticas inadequadas no manejo de e falta de conhecimento acerca do tema. Foi verificado também uma baixa geração de resíduos sólidos per capita, com 0,323 kg/hab/dia, em razão do aproveitamento de resíduos orgânicos na nutrição animal ou enterramento visando o aumento da fertilidade do solo. De qualquer maneira, foi possível identificar um potencial de aproveitamento dos resíduos, principalmente da parcela dos recicláveis e da fração orgânica, onde cada uma representava 23,41% e 52,55% respectivamente da parcela total dos resíduos gerados na Vila Rural. A partir da compilação e análise dos dados o modelo de gestão proposto foi baseado no reaproveitamento, reciclagem e compostagem dos resíduos gerados, aliados à campanhas de Educação Ambiental e restauração da articulação com os agentes envolvidos na gestão de resíduos municipal.
Mostrar mais

65 Ler mais

Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Campo Mourão – PR

Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Campo Mourão – PR

Existem vários tipos de tratamentos, que podem ser divididos em físico, onde os resíduos são separados por triagem e seguem para a reciclagem, gerando empregos e reduzindo a quantidade de resíduos que serão dispostos em aterros sanitários; biológicos, que utiliza a compostagem como meio de redução, e serve também para diminuir a quantidade de material enviada para os aterros; e térmico, pela incineração, sendo este um tratamento eficaz na redução de volume, todavia associado à altos custos por necessitar de equipamentos de alta tecnologia para controle das emissões atmosféricas (MONTEIRO et al., 2001).
Mostrar mais

41 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados