Top PDF Medicina do Trabalho e Primeiros Socorros

Medicina do Trabalho e Primeiros Socorros

Medicina do Trabalho e Primeiros Socorros

Outro aspecto, que trabalharemos aqui, está relacionado às doenças car- diovasculares que constituem a principal causa de morbimortalidade na po- pulação brasileira. Não há uma causa única para essas doenças, mas vários fatores de risco, que aumentam a probabilidade de sua ocorrência. Com frequência, levam à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves reper- cussões para o paciente, sua família e a sociedade, no entanto a atuação em diversos níveis para atendimento se faz importante para salvar vidas. Quan- do prevenidas ou diagnosticadas precocemente, existem múltiplas chances de evitarmos complicações ou as perdas delas resultantes, ou pelo menos retardar a progressão, garantindo qualidade de vida, evitando as sequelas, as complicações, hospitalização e os consequentes gastos, principalmente, quando se considera o alto grau de sofisticação tecnológica da medicina moderna.
Mostrar mais

212 Ler mais

Formação em Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho – Normas de Orientação Clínica

Formação em Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho – Normas de Orientação Clínica

No âmbito da Saúde Ocupacional, e para efeitos da presente Informação Técnica, considera-se “primeiros socorros” o atendimento de emergência prestado no local de trabalho em situação de lesão ou de doença súbita (OSHA, 2006) que ocorre antes de chegar o atendimento especializado de emergência, visando evitar/minimizar o agravamento do estado de saúde do trabalhador e/ou assegurar as suas funções vitais. Este conceito engloba os procedimentos primários e simples aplicados numa situação de emergência, e integra o processo de acionamento do pedido de socorro, comunicação e encaminhamento das situações de maior gravidade para atendimento especializado por profissionais de saúde.
Mostrar mais

8 Ler mais

Educação em saúde : a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros

Educação em saúde : a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros

A alta frequência de situações nas quais os conhecimentos em um primeiro atendimento podem ser empregados faz com que a difusão dessas informações torne-se necessária dentro dos mais diversos cenários. A importância de indivíduos capacitados por meio de atividades educativas (LIBERAL et al., 2005) sobre a prevenção, avaliação e condutas em situação de emergência (UNICAMP, 2012) é imprescindível. Afinal, a não veiculação de informações sobre o que fazer frente a um acidente e também aos agravos que este pode causar, que em regra envolvem atitudes simples relacionadas à prática de primeiros socorros, transforma situações contornáveis em potencialmente danosas (LIBERAL, 2005; UNICAMP, 2012).
Mostrar mais

8 Ler mais

ETECMETAL - SEGURANÇA DO TRABALHO - CONTROLE DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS - OUT12

ETECMETAL - SEGURANÇA DO TRABALHO - CONTROLE DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS - OUT12

Caso não haja estancamento, cobrir com mais panos e encaminhar a vítima para socorro médico, imediatamente. O torniquete só deve ser usado em casos extremos: amputação e esmagamento[r]

10 Ler mais

Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência.

Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência.

surgiu entre os moradores da região de Porto Ale- gre onde o estudo foi realizado, uma forte deman- da por conhecimentos de primeiros socorros. É preciso salientar que, desde a formulação do proje- to de pesquisa, foi nossa preocupação, para além da produção de conhecimentos, oferecer um retorno mais imediato à população envolvida no trabalho de campo. Partimos do pressuposto de que é preci- so socializar os saberes, produzidos na academia, seja no âmbito da pesquisa, ensino ou extensão, perante uma construção dialógica com a socieda- de, para que ambas, universidade e população, com- partilhem seus conhecimentos sobre primeiros so- corros. Portanto, o interesse da população entrou em sintonia com a proposta, já incluída na agenda inicial da pesquisa, de realizar oficinas sobre pri- meiros socorros.
Mostrar mais

4 Ler mais

Primeiros Socorros para criança: relato de experiência.

Primeiros Socorros para criança: relato de experiência.

Estes dados evidenciam a necessidade de se imple- mentar condutas de prevenção entre os indivíduos dos diversos segmentos da sociedade. Neste sentido, pode tornar-se valioso o preparo de adultos, jovens e crianças para lidarem com situações muitas vezes inesperadas. Acreditamos que essa experiência poderá contribuir com o trabalho de educação em saúde desenvolvido por profissionais da área e coaduna com a iniciativa da Rede de Atenção à Violência e ao Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde e da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências do Mi- nistério da Saúde (9) .
Mostrar mais

6 Ler mais

Organização de primeiros socorros numa empresa

Organização de primeiros socorros numa empresa

As atividades básicas e lúdicas do artesão e do intelectual, bem como as dos artistas em suas áreas específicas, são concretizadas pelas mãos, controladas e valorizadas pelo sistema nervoso, que lhes assegura equilíbrio, firmeza e versatilidade. Através das mãos, o homem comunica-se com seus semelhantes, integra-se ao ambiente e à sociedade. O trabalho manual, atividade aviltada, condenada e menosprezada nas civilizações antigas, era reservado aos párias da sociedade, aos escravos e prisioneiros de guerra, tendo demorado longo tempo para adquirir o seu real valor e conferir dignidade aos seus executores. Nos dias atuais, a atividade manual, desde a exercida pelo mais humilde trabalhador que, com suas mãos garante o sustento e a proteção de sua família, até a presente no mais sofisticado trabalho científico e intelectual, constitui e representa a expressão viva e visível do intelecto humano.
Mostrar mais

50 Ler mais

Sistema especialista para primeiros socorros para cães

Sistema especialista para primeiros socorros para cães

Este presente trabalho, um Sistema Especialista Híbrido (HES), pretendeu minimizar alguns problemas complexos penetrantes para conhecimento da engenharia tais como: o processo de elicita[r]

154 Ler mais

Organização de unidades de saúde em primeiros socorros nas empresas

Organização de unidades de saúde em primeiros socorros nas empresas

3. É vítima de um acidente ocasionado por qualquer tipo de doença profissional produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho, peculiar a determinado ramo de atividade constante de relação existente no Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, ou por doença do trabalho adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, desde que constante da relação citada anteriormente.

57 Ler mais

Minicurso: Projeto Rondon - primeiros socorros para leigos

Minicurso: Projeto Rondon - primeiros socorros para leigos

visa levar informação à comunidades menos favorecidas, com baixo IDH, em especial focar na capacitação de multiplicadores a fim de sistematizar o conhecimento e dar continuidade as atividades desenvolvidas junto à comunidade após o término do trabalho da equipe. Propõe-se a instigar o desenvolvimento da cidadania durante a formação acadêmica, e para isso suas ações, são desenvolvidas com enfoque em áreas de conhecimento como educação e saúde. Objetivo: o presente projeto foi elaborado com o objetivo de orientar os participantes em relação a medidas de ação, prevenção e suporte básico de vida em situações de emergência, considerando a necessidade de capacitá-los para que possam intervir de maneira rápida e eficaz. Metodologia: o minicurso será oferecido de maneira teórico-prática, demonstrando através de dramatizações e discussão de como agir diante de diversas situações comparando a maneira correta e a errada; orientando quanto a segurança da cena, como identificar situações que necessitam de primeiros socorros, como agir, e técnicas básicas como a massagem cardíaca, imobilização de fraturas, risco de automedicação, efeitos adversos e outras situações. Serão utilizados recursos multimídias. Perspectiva de Trabalho: a partir dessa atividade, os participantes terão a oportunidade de aproximação às técnicas de socorro básico. Poderão aprimorar técnicas já difundidas e aprender novas. Serão preparados para enfrentar diversas situações de emergência e para evitar injúrias adicionais no momento do auxílio às vítimas.
Mostrar mais

6 Ler mais

Percepção de professores sobre ações de primeiros socorros.

Percepção de professores sobre ações de primeiros socorros.

De acordo com Cabral (2017), os primeiros socorros são caracterizados pelo primeiro atendimento realizado à vítima de acidente e/ou mal súbito, que pode ser realizado pela população em geral, por profissionais socorristas e/ou da saúde desde que estejam instruídos para tal. A principal finalidade da execução dos PS em situações de emergência é reestabelecer as condições fisiológicas da vítima no local do acontecido, seja ele em escolas, ambientes de trabalho, na rua ou domicílio, para que auxilie na recuperação mais rápida ou conforme gravidade e necessidade, encaminhar a vítima para atendimento médico especializado. Sendo desta forma, um conhecimento importante de ser debatido e disseminado, pois, qualquer pessoa está vulnerável a necessitar dos primeiros socorros, por agravos relacionados à saúde ou por acidentes inevitáveis.
Mostrar mais

61 Ler mais

Conhecimento de primeiros socorros dos mototaxistas no município paraibano.

Conhecimento de primeiros socorros dos mototaxistas no município paraibano.

que as primeiras ações quase sempre são realizadas por leigos, neste sentido se faz necessário que a população em geral tenha noções básicas em primeiros socorros para minimizar os riscos decorrentes de atendimentos mal conduzidos até a chegada da equipe especializada em atendimento pré-hospitalar. Primeiros socorros são uma série de procedimentos simples que têm como objetivo resolver situações de emergência, feitas por pessoas detentoras desses conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado. Os mototaxistas são atores sociais envolvidos no fenômeno do mototaxismo, o qual se constitui em um novo ramo dos transportes urbanos das grandes capitais e cidades do interior do Brasil, disponibilizado, em sua maioria, em bases informais. Objetivo Geral: Verificar os conhecimentos dos mototaxistas acerca da temática primeiros socorros em um município Paraibano com enfoque em acidente de Trânsito acometendo vítimas em vias públicas. Metodologia: Pesquisa de campo, exploratória com abordagem quantitativa e censitária. A pesquisa foi realizada no município de Cuité, no Curimataú Paraibano, sendo este em vias públicas, da referida cidade, por se trata do local de trabalho da população estudada, no caso os mototaxistas. Participaram da pesquisa 40 mototaxistas. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário semi-estruturado, composto de duas partes, sendo a primeira referente às características sóciodemográficas, e a segunda parte composta de 30 perguntas objetivas, referente ao conhecimento dos mototaxistas em primeiros socorros, com escolha de resposta entre “Sim” e “Não” até a 26º questão e resposta que o entrevistado jugasse mais correta entre as questões de número 27 a 30. A coleta ocorreu entre os meses de novembro e dezembro de 2014, após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o CAAE N° 37180414.6.0000.5575.
Mostrar mais

77 Ler mais

CAPACITAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA LEIGOS: A UNIVERSIDADE PERTO DA COMUNIDADE

CAPACITAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA LEIGOS: A UNIVERSIDADE PERTO DA COMUNIDADE

Este trabalho refere-se a um relato de experiência de um pequeno grupo de cinco acadêmicas e duas professoras, do curso de Enfermagem da UDESC, que tiveram início em fevereiro de 2012, e foram finalizadas em dezembro deste mesmo ano, sendo que no primeiro semestre do ano foi reservado ao estudo do tema, a criação de material de apoio e capacitação do grupo e no segundo semestre do ano, realizou-se as capacitações com alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

8 Ler mais

Um sistema especialista para primeiros socorros em cães

Um sistema especialista para primeiros socorros em cães

Na tentativa de oferecer uma ferramenta capaz de fornecer subsídios ao produtor de leite na resolução de problemas rotineiramente defrontados na sua atividade, construiu-se um sistema especialista , que interage com o usuário através de perguntas sobre o manejo do rebanho e apresenta, ao fim de cada sessão, um diagnóstico contendo os problemas encontrados no rebanho em questão, bem como as soluções viáveis. Além disso, objetivou-se com esse trabalho fornecer um roteiro organizado de análise do problema, elaborar um instrumento de auxilio a difusão de tecnologia pela extensão rural, contando com esclarecimentos, sugestões e recomendações técnicas, e ainda fornecer um material de utilidade acadêmica, na área de aquisição e estruturação do conhecimento, além dos próprios conhecimentos técnicos ali presentes. Os autores são o Prof.José Luiz Braaa. do Departamento de Informática da UFV, a estudante Nádia Pereira e o Médico Veterinário Emerich M. de Souza. Contato: Tel.: 031-899-2140; Fax: 031-899-2203” (___ , www.ufv.br/ctq/home.htm)
Mostrar mais

114 Ler mais

Organização de primeiros socorros na empresa

Organização de primeiros socorros na empresa

Qualquer indivíduo durante o exercício de seu labor está sujeito, como em qualquer outra situação, a ser surpreendido por ocorrências nosológicas emergenciais das mais variadas naturezas, sejam ocupacionais ou não. Assim um operário qualquer, munido de suas ferramentas e suspenso em um pingente andaime, poderá tornar-se vítima tanto de uma circunstância acidental, despencando de seu posto e politraumatizando-se no chão, como também poderá, perfeitamente, ter uma de suas artérias coronárias, subitamente ocluidas, e perecer em decorrência de um Infarto Agudo do Miocárdio. Embora isso possa, a primeira vista, parecer óbvio, ou seja, o trabalhador estar susceptível a qualquer agravo à sua integridade física como qualquer elemento da população em geral, é importante salientar, entretanto, que qualquer estrutura de Primeiros Socorros que se organize, para ter sua finalidade atingida, deve voltar-se fundamentalmente, para a ocorrência do Acidente de Trabalho. Mesmo porque, ao se agir desta forma, também as situações não ocupacionais, estarão, automaticamente, sendo abrangidas, porquanto o material a ser utilizado será válido para ambas emergências (ocupacionais ou não-ocupacionais).
Mostrar mais

41 Ler mais

ATIVIDADES EDUCATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS

ATIVIDADES EDUCATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS

Buscou-se realizar o trabalho junto as institui- ções, empresas, escolas e população, em geral, com interesse na temática. Práticas educativas em pri- meiros socorros foram aplicadas e conduzidas pelos acadêmicos de Enfermagem da UFSM vinculados ao projeto de extensão intitulado “Atuação acadê- mica em educação popular nos serviços de saúde de Palmeira das Missões – RS”, com financiamento Fiex.

5 Ler mais

Primeiros Socorros

Primeiros Socorros

Nas situações diárias de nossas vidas, em tudo o que fazemos há uma dose de risco: seja no trabalho, quando consertamos alguma coisa em casa, ao praticar um esporte ou mesmo transitando pelas ruas da cidade. Quando uma pessoa não consegue visualizar o perigo, aumentam as chances de acontecer um acidente. Você já sofreu algum acidente? Já teve que socorrer alguém acidentado?

17 Ler mais

Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola

Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola

Nesse contexto, a capacitação acerca da temática apresenta-se como uma estratégia de enfrentamento para contribuir com a sua segurança e tornar os docentes empoderados. É pertinente destacar que o empoderamento em primeiros socorros no con- texto escolar deve transpor a transmissão de informações acerca das condutas corretas de primeiros socorros: deve contemplar a identificação dos riscos de acidentes, que perpassam a sua cinemática, os determinantes alicerçados em concepções tradi- cionais do senso comum, assim como questões contemporâneas como aquelas relativas à estrutura familiar, papéis sociais dos pais e as relações de poder, que são fatores que incidem na educação e no comportamento de risco dos escolares.
Mostrar mais

8 Ler mais

Primeiros socorros com escolares: intervenção educativa em saúde.

Primeiros socorros com escolares: intervenção educativa em saúde.

Ações de educação em saúde no âmbito escolar são importantes estratégias de difusão de conhecimentos, propiciando um processo de capacitação dos escolares para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Desse modo, se faz necessário a realização de ações educativas que objetivem orientar e instruir crianças e adolescentes acerca das noções básicas de primeiros socorros, tornando-os capazes de prevenir e ajudar nas diversas condições que colocam a vida em risco. Este estudo teve o objetivo de proporcionar aos escolares o conhecimento sobre noções de primeiros socorros através de intervenção educativa em saúde. Trata-se de um estudo de campo, de caráter exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, mediado pela metodologia da pesquisa-ação. O estudo foi realizado em uma escola do município de Igaracy-Pb, e contou com a participação de 69 escolares do ensino médio. Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi aplicado um questionário para identificar as fragilidades nos conhecimentos dos escolares sobre as noções de primeiros socorros, após isso, foi implementada a intervenção educativa frente ao diagnóstico, e por fim, utilizou-se de um segundo questionário para avaliar o conhecimento adquirido a partir da ação realizada bem como a opinião dos escolares sobre a intervenção. Os dados coletados foram tabulados em planilhas no programa Microsoft Excel 2016, utilizando de estatística descritiva simples, sendo apresentados por meio de tabela e gráficos, e discutidos a partir do embasamento teórico sobre a temática. O estudo em sua primeira etapa identificou dificuldades nos conhecimentos dos escolares sobre primeiros socorros bem como a falta de segurança de agir em situações emergenciais, embora a maioria já tenha vivenciado algum tipo de situação que necessitasse de socorro imediato. A partir do diagnóstico situacional realizado e implementação da intervenção educativa foi possível mudar a realidade encontrada, ou seja, o conhecimento sobre a temática apresentou resultados bastante positivos, sendo a média de acertos acima de 80%, o que tornou os escolares mais confiantes para intervir caso se deparassem com uma situação emergencial. É de extrema importância preparar a população leiga para situações de urgência e emergência, com o intuito de diminuir o índice de morbimortalidade por causas externas. Portanto, sugere-se o desenvolvimento de novos estudos que abordem a temática, visto a importância da mesma e sua relevância para formação pessoal dos indivíduos. Logo, conhecer as noções básicas de primeiros socorros pode ajudar a salvar uma vida, visto que a população leiga é a primeira a presenciar acidentes e outros tipos de agravos.
Mostrar mais

74 Ler mais

primeiros-socorros

primeiros-socorros

 Obs.: Para a respiração, puxe bastante ar e cole a sua boca na boca da vítima e insufle, até que haja elevação do. tórax[r]

85 Ler mais

Show all 10000 documents...