Top PDF Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

Este trabalho tem por objetivo descrever todas as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária no Hospital Veterinário de Passo Fundo (HV-UPF) e na Clínica Veterinária Pelos e Patas, sendo, respectivamente, na área de Clínica Médica e Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. O estágio iniciou em 17 de fevereiro de 2020 e foi finalizado em 15 de julho de 2020, totalizando 440h, sob orientação da Prof. Me. Fabiana Uez Tomazzoni. A primeira etapa ocorreu no HV-UPF de 17 de fevereiro a 19 de março com um total de 168h e sob supervisão da Médica Veterinária Camila Marques Link e, a segunda etapa na Clínica Veterinária Pelos e Patas derante o período de 11 de maio a 15 de julho, totalizando 272h, sob supervisão da Médica Veterinária Katrin Macedo Paim. No presente relatório serão abordados a descrição dos locais de estágio, infraestruturas, equipes, casuística acompanhada e as tarefas executadas pelo estagiário. Além disso, também foram descritos dois relatos de caso, sendo um sobre urolitíase vesical retirada por cistotomia em um canino, fêmea, 10 anos e 10 meses, da raça Lhasa Apso. O outro refere-se a um mastocitoma de alto grau, em um canino, fêmea, S.R.D., 9 anos. Por fim, o estágio curricular foi importante na graduação pois é um período de por em prática todo o conteúdo teórico adquirido ao longo da faculdade e vivenciar a rotina de médicos veterinários, adquirindo assim, novas experiências.
Mostrar mais

65 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária, realizado no Centro Veterinário Mundo Animal, localizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nas áreas de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos. O estágio teve início em primeiro de agosto de 2019 e término no dia 31 de outubro do mesmo ano, totalizando 520 horas. A supervisão foi realizada pela Médica Veterinária Tatiana Schuch e orientação realizada pelo Professor Dr. André Felipe Streck. Neste período foi possível acompanhar a rotina clínica, cirúrgica, de internação, laboratório e imagem. No decorrer do estágio foram 209 atendimentos clínicos de cães e gatos e 54 cirúrgicos de cães e gatos. A maior prevalência foi das doenças tegumentares e gastrointestinais/pancreáticas. Para a elaboração deste trabalho, foram escolhidos dois casos clínicos. O primeiro caso trata-se de linfoma medular, em um felino, SRD, 2,5 anos e o segundo trata-se do protozoário Tritrichomonas foetus, em um felino da raça Maine Coon, 3 meses de idade. O linfoma medular foi diagnosticado através do exame de mielografia, o animal passou por um procedimento cirúrgico para a retirada do tumor seguida de protocolo de quimioterapia. O parasitismo do Tritrichomonas foetus foi diagnosticado através do exame parasitológico de fezes, a seguir foi constituído tratamento medicamentoso com antibiótico. Conclui-se que o estágio curricular obrigatório foi um período indispensável para preparação do aluno para o mercado de trabalho.
Mostrar mais

51 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: na área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

Relatório de estágio curricular obrigatório: na área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária, na Clínica Veterinária Empório de Bicho, na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. O estágio iniciou no dia 15 de julho de 2019 e findou no dia 11 de outubro do mesmo ano, totalizando 480 horas, sob a supervisão do Médico Veterinário Alejandro Chapochnicoff e orientação do Professor Dr. André Felipe Streck. Durante esse período foi possível acompanhar a rotina de atendimentos da Clínica, auxiliando os médicos veterinários nas consultas, atendimentos e na internação dos pacientes. Com relação a casuística, foram acompanhados 153 atendimentos, sendo 110 pacientes caninos e 43 pacientes felinos. A maior casuística abrangeu o trato urogenital em ambas as espécies. Para este trabalho de conclusão, foram escolhidos dois casos clínicos, o primeiro caso de cirurgia e o segundo caso, oncológico. O primeiro caso relata uma toracotomia exploratória para correção de hérnia diafragmática traumática e laparotomia exploratória para detecção e correção de hemorragia intra-abdominal em um canino fêmea, sem raça definida com um ano e sete meses de idade. A hérnia foi diagnosticada através de uma radiografia e o tratamento cirúrgico fez-se necessário. O segundo caso clínico se refere a um canino, macho, da raça Yorkshire de 6 anos de idade que apresentava dificuldade respiratória, tosse e dificuldade de deglutição. Após realização de endoscopia com retirada de material e posterior exame histopatológico, obteve-se o diagnóstico de condroma, uma neoplasia laríngea incomum em cães e gatos. O tratamento indicado nesse caso é a excisão cirúrgica. No caso apresentado, optou-se pela eutanásia visto que, o paciente apresentava condições clinicas desfavoráveis para o procedimento cirúrgico e em função do prognóstico ser desfavorável. O estágio curricular é de extrema importância para formação profissional do médico veterinário, auxiliando na formação do pensamento crítico.
Mostrar mais

45 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

médica e clínica cirúrgica de pequenos animais, na Clínica Simpaticão, localizada na cidade de Bento Gonçalves, RS. O estágio ocorreu no período de 04 de fevereiro a 30 de abril de 2019, totalizando 472 horas, sob supervisão do Médico Veterinário João Vicente Luiz Dias e orientação, primeiramente, da Prof.ª Dra.ª Raqueli Teresinha França e, posteriormente, da Prof.ª Dr.ª Luciana Laitano Dias de Castro. O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades acompanhadas nesse período, a infraestrutura da clínica onde o estágio curricular ocorreu, a casuística acompanhada, bem como o relato de dois casos clínicos de maior interesse na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, ampliando o conhecimento teórico adquirido no decorrer da graduação. Durante este período foi realizado auxilio em atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos, exames de imagem, coletas, exames complementares e, no tratamento de animais internados. Foram acompanhados 85 casos, entre esses, 64 foram casos clínicos e 21 cirúrgicos. Dentre esses casos, 11 dos pacientes eram felinos (17,2%) e 53 eram caninos (82,8%), sendo o sistema tegumentar aquele que apresentou maior casuística e o sistema respiratório posteriormente. O sistema digestório vem em seguida, onde a giardíase se destaca dentro do mesmo por apresentar o maior número de casos clínicos (seis). Em clínica cirúrgica de pequenos animais foi observado maior casuística na realização de ovariohisterectomia. Relatou-se neste trabalho um caso de seminoma em um canino e lagoquilascaríase em felino. O período de estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária teve grande importância, pois foi possível aperfeiçoar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao decorrer do período acadêmico, além de adquirir novos conhecimentos com profissionais atuantes na área, sendo uma boa oportunidade para ter visão do mercado de trabalho.
Mostrar mais

54 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de animais de companhia

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de animais de companhia

O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária, na Clínica Veterinária Escola da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (CVE-PUCPR), nas áreas de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia. Neste trabalho será relatado o local de estágio, com sua infraestrutura e a equipe que a compõe, as atividades desenvolvidas em cada área e suas respectivas casuísticas. Descreve-se também mais detalhadamente dois relatos de casos em cães, um caso clínico de prototecose cutânea e outro cirúrgico de mastocitoma nasal. O estágio teve início no dia 1 de agosto de 2019 e concluiu-se no dia 25 de outubro do mesmo ano, perfazendo um total de 575 horas, sob a supervisão da Médica Veterinária Professora Doutora Carolina Zaghi Cavalcante e orientação do professor Dr. Eduardo Conceição de Oliveira. No decorrer deste período foi possível acompanhar os atendimentos clínicos, exames solicitados, as terapias instituídas e a evolução dos casos na rotina clínica. Com os casos clínicos, foi possível acompanhar a realização de exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia e ecocardiografia. No setor cirúrgico diferentes técnicas foram observadas na rotina de cães e gatos. Na primeira parte do estágio, realizada na área de clínica médica foi possível acompanhar um total de 144 casos. Os cães foram mais prevalentes totalizando 77,7%, enquanto felinos representaram 22,3% dos casos. As afecções musculoesqueléticas (20,51%) e tegumentares (16,66%) foram as afecções mais observadas. A enfermidade mais acompanhada nesse setor foi a luxação patelar, contabilizando 11 casos, esta é uma afecção ortopédica comumente observada na clínica de pequenos animais, que pode ser classificada em quatro graus
Mostrar mais

61 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de animais de companhia

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de animais de companhia

O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas durante o Estágio Curricular Obrigatório em Medicina Veterinária da UCS, no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina (HV-UEL), na Área de Clínica Médica de Animais de Companhia e na Clínica Veterinária PetMed Saúde Animal, na Área de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia. Neste trabalho foi relatado os locais de estágio, com sua infraestrutura e equipe que os compõe, as atividades desenvolvidas em cada área e suas respectivas casuísticas. Descreve-se também mais detalhadamente dois relatos de casos em cães, um caso clínico de leptospirose e outro cirúrgico de doença do disco intervertebral. O estágio no HV-UEL teve início no dia 3 de fevereiro de 2020 e concluiu-se no dia 22 de março do mesmo ano, perfazendo um total de 256 horas, sob a supervisão do Médico Veterinário Professor Doutor Lucas Alécio Gomes. Na Clínica Veterinária PetMed Saúde Animal, iniciou- se no dia 28 de maio de 2020 e foi concluído no dia 3 de julho do mesmo ano, totalizando 164 horas, sob supervisão do Médico Veterinário Márcio Luís de Medeiros e em ambos locais com a orientação do professor Dr. Eduardo Conceição de Oliveira. No decorrer deste período foi possível acompanhar os atendimentos clínicos, exames solicitados e evolução dos casos na rotina clínica. Na rotina clínica do HV-UEL, foi acompanhado diversos atendimentos clínicos e a realização de exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia e ecocardiograma. Na rotina da Clínica Veterinária PetMed Saúde Animal, foi acompanhado diferentes técnicas cirúrgicas na rotina de cães e gatos, além de atendimentos clínicos. Na primeira parte do estágio, realizada no HV-UEL, na parte de clínica médica foi possível acompanhar um total de 113 casos. Os caninos foram mais prevalentes
Mostrar mais

57 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de animais de companhia

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de animais de companhia

O presente relatório tem por objetivo descrever os locais de estágios, as atividades desenvolvidas e as casuísticas acompanhadas nos dois locais de estágio, com o detalhamento de dois relatos de casos durante o período de Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Medicina Veterinária, da Universidade de Caxias do Sul, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Conceição de Oliveira. O estágio foi dividido em duas etapas, a primeira realizada na Clínica Veterinária Escola da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (CVE-PUCPR), localizada na Cidade de Curitiba/PR, sob a supervisão da Profª. Drª. Ana Paula Sarraff Lopes, no período de 2 de março a 19 de março de 2020, totalizando 112 horas. Foram acompanhados um total de 83 casos clínicos, com maior casuística da espécie canina (79,52%), sendo as afecções tegumentares e oncológicas as mais observadas, representando 25,26% e 17,89% do total de afecções acompanhadas, respectivamente. A segunda etapa foi realizada na Clínica Bichomania, localizada na Cidade de Porto Alegre/RS, sob a supervisão da Médica Veterinária Andréa Velasque, no período de 13 de julho a 4 de setembro de 2020, totalizando 320 horas. Foram acompanhados um total de 186 casos, com maior casuística da espécie canina (76,34%). Na área de clínica médica o sistema digestório e de glândulas anexas foi o mais afetado (20,25%), seguido pelo sistema geniturinário (17,72%). Na área de clínica cirúrgica pode-se acompanhar 45 procedimentos, a cirurgia mais acompanhada foi a ovariosalpingohisterectomia eletiva, com 24,44%. Relatam-se nesse trabalho um caso de pielonefrite e litíase renal e ureteral em felino e um caso de ruptura esplênica traumática em canino. O estágio curricular obrigatório em medicina veterinária é um período de grande importância na formação acadêmica, no qual é possível, através da vivência clínica, colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação.
Mostrar mais

80 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica de cães e gatos

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica de cães e gatos

O estágio curricular obrigatório foi realizado durante o período de 4 de fevereiro à 30 de abril de 2019, que ocorreu sob supervisão do Prof. Msc. Weslem Garcia Suhett na área de clínica médica de animais de companhia do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina (HV-UEL) localizado em Londrina PR. Este trabalho teve como objetivo apresentar o local de estágio e descrever as atividades executadas na Clínica de pequenos animais, com a apresentação da casuística e descrever dois casos clínicos acompanhados. Durante o estágio no HV-UEL foi possível acompanhar a rotina clínica em cães e gatos, desde a obtenção de dados, a realização de exames clínicos, coleta e execução de exames complementares e a determinação da terapia instituída. A partir da análise dos dados coletados no HV-UEL, percebeu-se que o número de atendimentos de cães em relação a gatos foi muito maior, chegando a cerca de 86%. As doenças infectocontagiosas (23%) e as tegumentares (20%) foram as mais prevalentes. Dentre os sistemas, pode-se notar uma grande quantidade de casos envolvendo lacerações cutâneas e leptospirose canina. Dos casos acompanhados, optou-se por relatar um caso de anomalia vascular congênita em cão. O diagnóstico foi confirmado com auxílio da anamnese, exames de imagem e testes de ácidos biliares pré e pós-prandiais. O canino foi tratado com antibiótico, lactulose e probiótico. O segundo caso clínico, correspondeu a uma meningoencefalite protozoária em um cão. O animal após início do tratamento com clindamicina associado a trimetoprima apresentou melhora dos sinais clínicos, mesmo assim, foi dado continuidade do tratamento durante 60 dias e acompanhamento da titulação sanguínea para anticorpos IgG contra toxoplasma.
Mostrar mais

38 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária: clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

Relatório de estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária: clínica médica e cirúrgica de cães e gatos

O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas durante o Estágio Curricular Obrigatório em Medicina Veterinária (ECOMV) na clínica veterinária Pet Center Santa Lúcia de Caxias do Sul - RS, na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos. O estágio ocorreu no período entre 01 de fevereiro e 30 de maio de 2019, realizando-se um total de 420 horas, sob a supervisão da Médica Veterinária Maria Luisa Lopes Salles e orientação do professor Dr. Rafael Oliveira Chaves. Durante todo o período, foi possível acompanhar a rotina médica e cirúrgica do local, auxiliando as médicas veterinárias nas consultas clínicas e em procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos, assim como o acompanhamento de profissionais especialistas. Com relação à casuística, foram acompanhadas 121 afecções na clínica médica e 94 procedimentos cirúrgicos. A espécie mais prevalente foi a canina, totalizando 148 animais, seguida da felina, com 43 indivíduos. Os casos de maior prevalência foram relacionados aos sistemas genito- urinário (36,7%) e tegumentar (23,7%). Além disso, foram relatados dois casos clínicos, sendo eles um mastocitoma cutâneo disseminado e uma urolitíase por estruvita, ambos em cães. Conclui-se esta etapa adquirindo mais prática, confiança e senso crítico em atuar como profissional da área de pequenos animais, pois houve a oportunidade de vivência real do que foi aprendido na graduação, agregando ao desenvolvimento técnico o fortalecimento da ética pessoal e das relações interpessoais. Todos os momentos vividos foram internalizados como aprendizado para o futuro.
Mostrar mais

74 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

O estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária foi realizado na área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos. O local de estágio foi a Clínica Veterinária Dr. Álvaro Abreu, durante o período de 13 de janeiro a 19 de março e 05 de maio a 10 de julho de 2020, correspondendo a 420 horas, sob orientação da Profª. Drª Claudia Giordani e supervisão da Médica Veterinária Tatiane Juchen. O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas, casuísticas e descrição de dois casos clínicos acompanhados durante a realização do estágio curricular. Neste processo foi possível acompanhar 228 atendimentos clínicos e 86 procedimentos cirúrgicos, ambos com maior casuística da espécie canina correspondendo a 192 (84,21%) e 68 (79,07%) pacientes, respectivamente. Dentre os atendimentos clínicos, a maior casuística foi do sistema gastrointestinal e de órgãos anexos (n = 43 / 17,13%) com destaque para doença periodontal (n = 10 / 23,26%). Dentre os procedimentos cirúrgicos, a maior casuística foi o procedimento de ovariohisterectomia eletiva (n = 38 / 40,43%). Dentre os pacientes acompanhados, foram descritos dois casos clínicos: sarcoma pleomórfico tipo células gigantes em felino e controle de diabetes mellitus em canino. O estágio curricular obrigatório é essencial para que o aluno coloque em prática o conhecimento adquirido ao longo do período de graduação, estando diante de diversas situações, muitas de raciocínio rápido, como as urgências e emergências, e assim preparar-se para o mercado de trabalho, bem como desenvolver a habilidade de lidar com intercorrências diárias da clínica.
Mostrar mais

64 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

O Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária foi realizado na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, no Hospital Veterinário Lorenzoni (HVL) localizado em Porto Alegre-RS. O estágio teve supervisão da Médica Veterinária Solange Maria Hartmann e orientação acadêmica da Professora Dra. Claudia Giordani, correspondendo ao período de 04 de março a 17 de maio de 2019, com duração de 432 horas. Este relatório tem por objetivo descrever a infraestrutura do local de estágio e casuísticas, além de relatar dois casos clínicos acompanhados no respectivo período. Durante o estágio foram realizadas diversas atividades, como acompanhamento e auxílio em atendimentos clínicos, exames complementares, procedimentos cirúrgicos e de enfermagem, e tratamentos dos pacientes internados. Dos casos clínicos acompanhados (n=77), houve maior casuística de atendimentos de caninos (n=52 / 67,5%), fêmeas (n=32 / 61,5%), e de afecções do sistema geniturinário (n=16 / 20,2%) envolvendo a doença renal crônica (n=7 / 43,7%). Em relação aos casos cirúrgicos (n=29), houve maior casuística de caninos e de procedimentos de colocação de sonda esofágica (n=6 / 20,8%). Foram relatados e discutidos dois casos clínicos, um de piometrite tratada por ovariohisterectomia terapêutica, e um de corpo estranho gástrico retirado por gastrotomia, ambos em caninos. É de suma relevância o estágio curricular para que o acadêmico tenha a oportunidade de vivenciar de forma prática os ensinamentos teórico-práticos vivenciados durante a graduação.
Mostrar mais

59 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Figura 1 - Clínica Veterinária Empório de Bicho: A) Fachada; B) Entrada principal – acesso à recepção............................................................11 Figura 2 - Ambulatório da clínica veterinária Empório de Bicho: A) Mesa de inox para atendimento e prateleiras com soluções para fluidoterapia, máquina de tricotomia e materiais de enfermagem; B) Armário de medicações de emergência e anestésicas.........................................12 Figura 3 - A) Consultório geral para cães; B) Consultório de gatos..................................................................................................13 Figura 4 - Internação de cães: A) Gaiolas individuais com identificação por crachá; B) Escaninho de vidro com prontuários e medicações de cada paciente.............................................................................................13 Figura 5 - Internação de gatos com gaiolas individuais de metal........................14 Figura 6 - Sala de imunização: A) Visão geral da sala; B) Refrigerador de vacinas...............................................................................................14 Figura 7 - Bloco cirúrgico da clínica veterinária Empório de Bicho.....................15 Figura 8 - Sala de exames radiográficos com aparelho de radiografia digital.................................................................................................16 Figura 9 - Laboratório de análises clínicas da clínica veterinária Empório de
Mostrar mais

53 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

a 14,8%, onde 29,79% dos casos foram de doença renal crônica (DRC). Sobre a casuística de procedimentos cirúrgicos, os casos que mais foram acompanhados foram a ovário-histerectomia e a orquiectomia, ambas eletivas. Para a configuração deste relatório foram escolhidos dois casos clínicos. O primeiro caso foi um adenocarcinoma prostático em um cão, onde foi diagnosticado através de exame ultrassonográfico e análise histopatológica. O tratamento de escolha para este animal foi o procedimento cirúrgico de prostatectomia total associada a quimioterapia. O segundo caso, o canino apresentou-se com anorexia, vômitos e possível ingestão de corpo estranho, onde foi confirmado após exame ultrassonográfico. O animal passou pelo procedimento cirúrgico de enterotomia para a retirada do corpo estranho e após foi devidamente tratado com AINEs, antibióticos, anticolinérgicos, protetores gástricos e analgésicos. O período do estágio curricular obrigatório é essencial para o convívio da rotina, prática clínica, relação médico paciente e preparação do aluno para o mercado e a vida profissional.
Mostrar mais

56 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório supervisionado: área de clínica médica e cirúrgica de grandes animais

Relatório de estágio curricular obrigatório supervisionado: área de clínica médica e cirúrgica de grandes animais

O estágio curricular obrigatório permite ao acadêmico no final do curso ter experiências no mercado de trabalho antes da sua formação, um período onde pode-se aplicar a uma rotina de situações reais, todo o conhecimento teórico-prático obtido por ele durante o curso, assim como ser avaliado quanto ao desempenho por técnicos da área escolhida, a clínica médica e cirúrgica de grandes animais é uma área com rico potencial de mercado já que o Brasil é um grande produtor mundial de corte e leite, possuindo um rebanho de grande relevância, o que torna essencial a presença de um veterinário em todas as partes da cadeia produtiva, desde a reprodução, seleção genética, passando pela produção animal, e nutrição chegando até inspeção de produtos de origem animal, tanto cárneos como lácteos, cabe aos clínicos resolverem situações problemas em casos individuais e de rebanho em pequenas, médias e grandes propriedades espalhadas pelo país, assim como orientar os produtores com cuidados de manejo preventivo de afecções que possam acometer seus rebanhos, garantindo a produtividade e a qualidade dos produtos fornecidos dentro e fora do Brasil.
Mostrar mais

23 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica cirúrgica de caninos e felinos

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica cirúrgica de caninos e felinos

O presente relatório teve como objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária. O estágio foi realizado na área de clínica cirúrgica de pequenos animais na Clínica Veterinária Synthese Veterinária Especializada, localizada na cidade de Porto Alegre/RS com supervisão da Dra. Simone Scherer e sob orientação da Profa. Dra. Antonella Souza Mattei. Neste trabalho foi relatado o local de estágio, sua infraestrutura, equipe de trabalho, atividades desenvolvidas, casuísticas e dois relatos de caso clínico. Em decorrência da pandemia, a primeira parte do estágio teve início no dia 3 de março e concluiu-se no dia 19 de março de 2020. A segunda iniciou no dia 18 de maio e finalizou no dia 17 de julho de 2020, totalizando 464 horas. Nestes períodos, foram acompanhados 125 pacientes, sendo a maioria cães (82%). Em relação ao sexo, houve maior prevalência de machos tanto em cães (51%), quanto em gatos (59%). Foram acompanhados 536 procedimentos ambulatoriais, 165 casos cirúrgicos e 62 consultas pré-cirúrgicas. O procedimento ambulatorial de maior prevalência foi a aplicação de medicações (47,57%). Já os procedimentos cirúrgicos mais acompanhados foram relacionados ao sistema musculoesquelético (21,21%). Foram descritos mais detalhadamente, dois casos clínicos em caninos, sendo um de cirurgia reconstrutiva com retalhos pediculados para ampliação de margem cirúrgica de mastocitoma cutâneo recidivante e outro de osteotomia de nivelamento do platô tibial. Conclui-se que a realização do estágio obrigatório em Medicina Veterinária foi a etapa mais importante da graduação. Essa experiência proporcionou grande crescimento pessoal e profissional, possibilitando colocar em prática tudo que foi aprendido durante os cinco anos de graduação. Além disso, foi importante para o desenvolvimento da ética profissional, das relações interpessoais e para salientar a vontade de se especializar em clínica cirúrgica de pequenos animais.
Mostrar mais

68 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

O estágio curricular obrigatório é uma Disciplina do Curso de Medicina Veterinária que tem a intenção de inserir os estudantes em um ambiente profissional, de maneira supervisionada. O relatório apresenta como objetivos descrever a estrutura dos locais de estágio, com a apresentação das atividades acompanhadas e realizadas, apresentar a casuística clínica e cirúrgica e relatar dois casos clínicos cirúrgicos de maior interesse no período de estágio. O estágio foi nas áreas de clínica médica e clínica cirúrgica em pequenos animais foi realizado em duas etapas, sendo a primeira na Clínica Nato Medicina Veterinária no período de 6 de agosto a 13 de setembro de 2019, e a segunda no Hospital Veterinário Vetnasa no período de 16 de setembro a 25 de outubro de 2019, ambas localizadas na cidade de São Paulo-SP. A orientação foi da Professora Fabiana Uez Tomazzoni, e supervisão dos Médicos Veterinários Marco Lins de Bene e a Médica Veterinária Mariana Gonella totalizando 472 horas. Neste trabalho as atividades realizadas estão descritas e listadas em tabelas, dividas por afecções e espécie acometida. Nos dois locais de estágio a maior casuística foi de caninos com 79% na Clínica Nato e 77% no Hospital Vetnasa. Os casos relatados envolveram dois casos de oncologia em cães, o primeiro correspondeu ao tumor de células Sertoli e o segundo de um carcinoma papilar ovariano. Com a apresentação dos dois relatos, observa-se a importância da investigação oncológica em pacientes adultos e idosos, com a realização de exames complementares no diagnóstico de neoplasmas e na determinação do tipo tumoral pela análise microscópica.
Mostrar mais

45 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

A alimentação da paciente inicialmente consistiu do suplemento alimentar Nutralife Intensiv ® , via sonda nasogástrica. Nutralife Intensiv ® é um concentrado hipercalórico, balanceado com vitaminas, minerais e contém altos níveis de Glutamina e outros aminoácidos, sendo indicado na nutrição enteral (VETNIL, 2019). Com a sonda esofágica a alimentação fornecida passou a ser mais consistente e completa, sendo a Hill's™ Prescription Diet™ a/d™ Canino e Felino. A alimentação Hill's™ Prescription Diet™ a/d™ Canino e Felino é indicada clinicamente como suporte nutricional para cães e gatos em recuperação de condições críticas, como a anorexia (HILLS, 2019). Recomenda-se que a administração seja lenta e que a recuperação do requerimento energético basal seja gradual, sendo completo entre 3 a 5 dias e fornecendo a alimentação várias vezes ao dia (CENTER, 2015).
Mostrar mais

55 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório na área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório na área de clínica médica de pequenos animais

Conforme Waki (2010), existe indicação para tratamento da anemia quando esta atingir menos que 20% de hematócrito e o paciente manifestar sinais clínicos como letargia, perda de apetite e fraqueza, sinais estes que podem estar relacionados com a anemia. A intenção é manter os valores do hematócritos entre 30 e 40% tratando-se de gatos. Há disponibilidade do tratamento com eritropoetina humana de duas a três vezes por semana. O felino no caso em discussão registrou no último hemograma um hematócrito de 17%, e por esse motivo, o médico veterinário especializado em nefrologia, indicou a utilização de eritropoietina. Cowgill (2003) também diz que todos os pacientes tratados com eritropoetina devem ser suplementados com ferro para evitar o esgotamento do mineral e promover a resposta terapêutica, por esse motivo e pela anemia ter características de ser ferropriva, incluiu-se ao tratamento medicamentoso ferripolimaltose injetável.
Mostrar mais

83 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

Ao adentrar nos limites do Hospital Veterinário, os primeiros setores eram a recepção, secretaria e a triagem. Na secretaria os tutores com seus animais realizavam um cadastro (paciente era registrado pelo número de ficha seguido do ano do primeiro atendimento) e retiravam uma senha de atendimento. Conseguinte eram encaminhados para a sala de triagem, sendo realizada pelo professor responsável (conforme escala), e assim, direcionados para atendimento conforme a alteração/patologia do animal para as áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, pronto-socorro da clínica médica e cirúrgica, moléstias-infecciosas (casos suspeitos de parvovirose e cinomose) e teriogenologia, e após aguardavam na área de espera. Cada prontuário possuía uma identificação, com siglas e cores para separação das áreas de atendimento, sendo clínica médica de pequenos animais (CMPA) e clínica cirúrgica de pequenos animais (CCPA), com casos novos em amarelo e retornos em verde, pronto-socorro (PS) e moléstias-infecciosas (MI) na cor vermelha, e teriogenologia (TAC) na cor azul.
Mostrar mais

84 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

O paciente ficou internado para a realização do procedimento, foi mantido em fluidoterapia com ringer lactato constante na taxa de infusão de 5,6 mL/h, sendo medicado apenas com maropitant (1mg/kg, SID, via subcutânea). Durante seu internamento foi realizado o controle dos parâmetros vitais através de monitor doppler, sendo observados frequência cardíaca de 170 bpm, pressão arterial sistólica de 174 mmHg e frequência respiratória de23 mpm. As mucosas estavam róseas e temperatura retal de 38ºC. Devido sua pressão arterial apresentar-se alterada foi realizado o acompanhamento a cada duas horas, no qual se manteve aumentada (média de 160 mmHg). O paciente manteve o apetite normal, sendo ofertada durante esse período, ração seca Premier® Gatos Castrados e sachê de ração úmida.
Mostrar mais

49 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados