• Nenhum resultado encontrado

Á REA S EGURADORA DA C AIXA S GUROS E SAÚDE , SGPS , SA

(milhões de euros) Set/08 Set/09 Actividade em Portugal

Quota de Mercado Total 26,3% 29,4%

Ramos Vida 24,7% 29,7%

Ramos Não Vida 30,1% 28,8%

Prémios de Seguro Directo 2 848 2 989

Ramos Vida 1 860 2 088

Ramos Não Vida 988 901

Combined ratio liquido de resseguro (Não Vida) 101,9% 109,2%

Loss ratio liquido de resseguro (Não Vida) 64,9% 73,7%

Expense ratio liquido de resseguro (Não Vida) 37,0% 35,5%

Actividade no Estrangeiro

Prémios de Seguro Directo 74 55

Ramos Vida 45 32

Ramos Não Vida 29 23

No que respeita à Actividade em Portugal, o incremento de 5,0% verificado na Produção teve origem nos ramos Vida, que evidenciaram um aumento de 12,3%, devido à comercialização dos Produtos de Capitalização e PPR, este último reflectindo o sucesso do Produto LEVE, que materializa o posicionamento estratégico do Grupo CGD neste domínio.

Por outro lado, o conjunto Não Vida apresentou uma diminuição de 8,8% no montante de Prémios, designadamente nos ramos Automóvel e Acidentes de Trabalho, repercutindo o abrandamento económico e um nível de preços inferior ao do período homólogo.

A Quota de Mercado global na Actividade em Portugal aumentou para 29,4%, consequência do reforço da quota nos ramos Vida para 29,7% e da redução da representatividade nos ramos Não Vida para 28,8%, tendo-se consolidado a Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A. como líder destacado em todos os principais segmentos de negócio dos ramos Não Vida. O Resultado Técnico dos ramos Vida apresentou, face ao período homólogo, uma redução de 3,4 milhões de euros para 36,5 milhões de euros. Esta evolução reflecte, pela positiva, o impacto favorável da redução da sinistralidade dos ramos Vida Risco e, pela negativa, uma

deterioração da actividade financeira em Vida Capitalização - Contratos de Seguro, por efeito de imparidades registadas no primeiro trimestre e de quebra de rendimento nos activos de taxa de juro variável.

Relativamente à Exploração Técnica dos ramos Não Vida, a contracção da carteira de Prémios, maioritariamente devida a níveis de preço inferiores ao do período homólogo, conduziu a um aumento do Loss ratio líquido de resseguro para 73,7%, bem como do Expense ratio líquido de resseguro para 35,5%, tendo o resultado técnico sido negativo em 32,3 milhões de euros, menos 71,7 milhões de euros que no período homólogo de 2008. Os Custos de Estrutura situaram-se em cerca de 264 milhões de euros, o que representa uma redução de 8% (2,5% excluindo factores não recorrentes) face a igual período do ano anterior, traduzindo o esforço de racionalização e contenção que tem vindo a ser empreendido pela Área Seguradora da Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A.

Em consequência das evoluções atrás mencionadas, a Área Seguradora da Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A. registou, nas suas contas estatutárias, um Resultado Líquido agregado de 13,5 milhões de euros. Este valor é significativamente inferior ao registado em Setembro de 2008 (68,2 milhões de euros), mas apresenta uma clara progressão face aos resultados verificados até Junho de 2009 (-47 milhões de euros).

O Resultado Líquido da Actividade Seguradora, apurado de acordo com as normas IAS/IFRS para as contas do Grupo CGD, difere do resultado estatutário da Área Seguradora por incluir adicionalmente um conjunto de empresas instrumentais, bem como variados ajustamentos de consolidação e reclassificações. Nos primeiros nove meses de 2009, o Resultado Líquido da Actividade Seguradora para o do Grupo CGD tornou-se positivo (0,9 milhões de euros), denotando uma significativa recuperação face ao verificado no primeiro semestre (-46,5 milhões de euros).

Com a gradual recuperação dos mercados financeiros, os níveis de solvência do conjunto das Seguradoras da Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A. continuaram a progredir favoravelmente. Em Setembro, a taxa de cobertura da margem de solvência atingiu 181,1% (151,6% em Junho), nível muito confortável e que transmite um elevado grau de segurança a todos os segurados e agentes económicos que se relacionam com as Seguradoras do Grupo.

Síntese da Actividade Consolidada da Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A.

A Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A. é a holding que congrega todas as participações seguradoras do Grupo CGD, as participações da área hospitalar do Grupo CGD, agrupadas na holding HPP – Hospitais Privados de Portugal e ainda um conjunto de empresas instrumentais.

A Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A. continua a prosseguir a sua orientação de melhoria sustentada da eficiência operacional, controlo de custos e adopção de políticas comerciais que possibilitem níveis mais elevados de relacionamento comercial, de satisfação e fidelização de clientes.

CAIXA SEGUROS E SAÚDE, SGPS, SA (a)

(milhões de euros)

INDICADORES Set/08 Set/09

Activo líquido 14 514 15 495

Capitais próprios 1 008 1 134

Investimentos, Depósitos Bancários e Caixa 12 271 13 439

Provisões técnicas líquidas de resseguro 7 110 6 593

Responsab. com Recursos de Clientes e Out. Emprést. 4 829 6 223

Resultado líquido 56 -31

Elementos Constitutivos Margem de Solvência 1 082 1 331

Margem de Solvência requerida 683 735

Excesso da Margem de Solvência 399 596

Taxa de Cobertura da Margem de Solvência 158,5% 181,1%

(a) Valores em consonância com as normas relativas à apresentação das demonstrações financeiras no formato IAS/IFRS (Grupo CGD) e correspondem às contas consolidadas.

A Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A. obteve, em Setembro de 2009, um Resultado Líquido negativo em 31,2 milhões de euros, desdobrado num resultado positivo de 0,9 milhões de euros na Actividade Seguradora e um resultado negativo de -32,1 milhões de euros na Área Hospitalar.

O resultado da Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A. em Setembro de 2009 compara com um valor positivo de 56 milhões de euros registado no período homólogo do ano anterior, ficando a evolução a dever-se quer aos menores resultados registados pela área seguradora, conforme descrito acima, quer ao valor negativo obtido pela área hospitalar. Este último reflectiu, em particular, o efeito dos custos associados ao início da exploração do Hospital de

Cascais (parceria Público-Privada) e o impacto da reestruturação de participações financeiras decorrente do fim da parceria com a USP Hospitales.

A Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A. obteve um produto da actividade de 424 milhões de euros, face a 464 milhões de euros no período homólogo do ano anterior, evolução que resulta exclusivamente da redução de prémios relativos a contratos de seguro.

A principal componente do produto da actividade foi a margem técnica da actividade de seguros, que atingiu 330 milhões de euros. Nesta rubrica, o volume de prémios adquiridos líquidos de resseguro totalizou 1 421 milhões de euros, registando um decréscimo de 3,3% face a igual período homólogo de 2008. Por seu turno, os custos com sinistros líquidos de resseguro aumentaram 10 milhões de euros, para 1 167 milhões de euros (aumento de 1%). Relativamente aos custos operativos, apesar da diminuição dos custos de estrutura da actividade seguradora em cerca de 8%, registou-se um aumento de 6,7% ao nível da Caixa Seguros e Saúde, SGPS, S.A., com origem, em grande medida, nos custos associados à entrada em funcionamento de novas unidades hospitalares da HPP.

A situação liquida consolidada da Caixa Seguros e Saúde, SGPS, ascendeu, no final do terceiro trimestre de 2009, a 1 134 milhões de euros, superior em 126 milhões de euros a Setembro de 2008, evolução que resulta da melhoria ao nível das Reservas de Justo Valor. De referir, ainda, a existência de passivos subordinados no montante de 411,5 milhões de euros.

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A.

Documentos relacionados