• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – Atividades Desenvolvidas no Estágio

2.2. Área de Recursos Humanos

Toda a informação relativa aos recursos humanos é arquivada no dossier de recursos humanos. Com a devida regularidade é verificada a veracidade dos documentos e/ou a falta de algum.

Tarefa:

Verificar quaisquer falhas no dossier dos recursos humanos. A estagiária procedeu a essa verificação e deparou-se com a falta de alguns documentos de diversos colaboradores como, por exemplo, fotocópia do cartão de cidadão e carta de condução caducados, falta do cartão CAM, falta de assinatura em diversos impressos, tais como ficha de acolhimento e funções e falta da ficha de aptidão.

Sendo estes documentos importantes para o decorrer da atividade que prestam, é necessário encontrarem-se sempre válidos.

Pág

in

a

32

necessárias para a obtenção do CAM são as seguintes: se o motorista tiver obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro de 2009 o CAM é obtido na hora e no local de um exame, após a sua conclusão com sucesso. Para este exame é obrigatória a frequência de curso de formação inicial com a duração de 140 horas, com aproveitamento, se o motorista tiver obtido a sua carta de condução antes de 9 de Setembro de 2009 o CAM é obtido mediante formação contínua com duração de 35 horas, com aproveitamento.” (IMT, 2015)

A ficha de aptidão é igualmente importante pois é ela que permite aferir, através de consultas médicas periódicas, se o trabalhador se encontra em condições de saúde para desempenhar a sua profissão. Estas consultas são feitas periodicamente consoante a idade do trabalhador. A periodicidade destes exames para trabalhadores com mais de 50 anos é anual e para trabalhadores com menos de 50 anos é bianual.

Por forma a colmatar estas lacunas e a facilitar o trabalho de consulta da respectiva validade ou falta de documentos, a estagiária procede à elaboração de um mapa de pessoal onde são introduzidos todos os dados do trabalhador e respectivas validades dos documentos. Esse documento possui alertas através de fórmulas do Excel por forma a avisar sobre a caducidade dos documentos. Este documento vem facilitar o processo de consulta e verificação, pois desta forma evita verificar-se no dossier manualmente um por um. (Anexo 1)

É elaborado pela empresa um mapa de férias onde se coloca as férias gozadas de cada trabalhador.

Segundo o nº1 do artigo 238º do CT, os trabalhadores têm um período anual de férias com duração mínima de 22 dias úteis. Salvo no ano de admissão, no qual o trabalhador tem direito a dois dias úteis de férias por cada mês de duração do contrato, até 20 dias, cujo gozo pode ter lugar após seis meses completos de execução do contrato, segundo o nº1 do artigo 239º do CT. (CT,2015)

a

33

A estagiária procede ao preenchimento do mapa de férias anual, (Anexo 2), onde constam todos os colaboradores. Este mapa tem como objetivo verificar os dias de férias gozados e por gozar.

Sempre que necessário a empresa procede à contratação de novos colaboradores, principalmente motoristas.

Quando a empresa tem necessidade de contratação recorre ao Centro de Emprego onde solicita o envio de trabalhadores para entrevista e analisa também as inscrições existentes, provenientes de candidaturas espontâneas na sede da empresa e convoca os interessados para uma entrevista. Depois da realização das entrevistas, a empresa procede ao processo de selecção do candidato ou candidatos, consoante a necessidade. Posto isto, contacta-se o trabalhador para o informar que foi selecionado e se este estiver disponível procede-se à contratação. Este processo consiste, de uma maneira geral, no preenchimento dos impressos relativos à contratação e respetiva assinatura do contrato de trabalho e Segurança Social, os quais são arquivados no dossier de recursos humanos.

Caso o trabalhador não tenha experiência no ramo é facultado um período de formação com outro colega, ficando registado na ficha de acolhimento. Neste caso é feito um contrato de formação durante esse período de aprendizagem e, posteriormente, é elaborado o contrato de trabalho.

Tarefa:

A estagiária efetua o processo de contratação de diversos trabalhadores. A primeira parte do processo consiste aquando da chegada do trabalhador fotocopiaram-se todos os documentos de identificação, tais como, cartão de cidadão, carta de condução, CAM e Cartão de Condutor, por forma a ficarem arquivados no respectivo processo do colaborador.

Pág

in

a

34

Procede-se ao preenchimento dos seguintes impressos: ficha individual do colaborador (Anexo 3), ficha de acolhimento (Anexo 4) e ficha de funções (Anexo 5).

A estagiária procede à elaboração do contrato de trabalho e respetivas adendas segundo modelo pré-definido (Anexo 6) e procede ao preenchimento da comunicação à Segurança Social (Anexo 7), os quais posteriormente são dados a assinar à ADM e ao trabalhador.

Caso o trabalhador não tenha experiência a estagiária elabora o contrato de formação (Anexo 8)

A estagiária procede à entrega do equipamento pessoal, constante no espólio do motorista (Anexo 9), nomeadamente, um telemóvel, um carregador de isqueiro, botas de segurança, luvas e roupa de trabalho, os quais devem ser utilizados para uso exclusivo dos serviços da empresa.

Aquando o momento da contratação, a estagiária segundo orientações da empresa, tem como função proceder ao esclarecimento sobre o funcionamento da empresa ao trabalhador, nomeadamente, a explicação de cartões de gasóleo, onde devem ser usados e a entrega de mapas e livros das petrolíferas, preenchimento dos mapas mensais, nomeadamente, o registo diário do motorista (Anexo 10), o registo de abastecimentos mensal (Anexo 11), o preenchimento da guia de transporte (Anexo 12) e CMR (Anexo 13).

Em seguida, a pessoa responsável pelo parque procede à entrega da viatura ao motorista. O mesmo deve proceder ao preenchimento do espólio da viatura (Anexo 14), onde consta todo o material relativo à mesma.

Documentos relacionados