• Nenhum resultado encontrado

Áreas de produção

No documento Análise organizacional da PETROBRÁS (páginas 116-126)

3.2 D IMENSÕES C ONTEXTUAIS DA PETROBRAS

3.2.4 Descrição e dimensões atuais da Petrobras

3.2.4.1 Áreas de produção

FIGURA 20- ÁREAS DE PRODUÇÃO FONTE: WWW.PETROBRAS.COM.BR

É importantes destacar a enorme dimensão geográfica de atuação da PETROBRAS, e que a maior extração de óleo bruto se localiza no mar, principalmente na Bacia de Campos.

3.2.4.2 Parque de refino

FIGURA 21 - PARQUE DE REFINO FONTE: WWW.PETROBRAS.COM.BR

O parque de refino da PETROBRAS conta com 11 refinarias no Brasil e duas refinarias na Bolívia, sendo uma de xisto, 2 fábricas de fertilizantes e 1 de asfalto. A maior concentração de refinarias está no sul-sudeste com um total de 9 instalações.

Esta sendo fechado um acordo de troca de ativos com a Repsol, onde está passará a deter 30% de participação na Refinaria Alberto Pasqualine – REFAP.

3.2.4.3 Dutos de transporte

FIGURA 22 – DISTRIBUIÇÃO DE DUTOS FONTE: WWW.PETROBRAS.COM.BR

Os dutos são de grande importância estratégica, pois necessitam de baixos investimentos, barateiam o custo de transporte e ocasionam menos perigo para o meio ambiente.

3.2.4.4 Navios

A Frota Nacional de Petroleiros (Fronape), criada no dia 25 de abril de 1950, foi transformada em Unidade Operacional da Petrobras, três anos após, para atuar com exclusividade no transporte marítimo de petróleo e derivados.

Transformou-se na maior frota de petroleiros do Hemisfério Sul e a terceira maior do mundo, empregando mais de 60% do efetivo da Marinha Mercante Brasileira.

Com 73 navios próprios e mais de cinco milhões de toneladas de porte bruto, a Fronape está presente na exploração e produção em águas profundas, principalmente na Bacia de Campos e no Alto Amazonas. Em 1996, por exemplo, a Fronape transportou em seus 73 navios cerca de 50 milhões de m3 e deu origem a 1,33 m3 de poluição.

A Petrobras foi obrigada por força da Lei 9478 art.6513, a constituir uma subsidiária a Transpetro que está operando seus dutos e terminais e permitindo o livre acesso para outras companhias que tenham interesse de transportar seus produtos.

3.2.4.5 Estrutura da Petrobras 3.2.4.5.1 Estrutura Anterior

13 Art. 65. A PETROBRAS deverá constituir uma subsidiária com atribuições

específicas de operar e construir seus dutos, terminais marítimos e embarcações para transporte de petróleo, seus derivados e gás natural, ficando facultado a essa subsidiária associar-se, majoritária ou minoritariamente, a outras empresas.

A PETROBRAS tinha sua estrutura organizacional formada por órgãos voltados para as atividades fins da companhia como também órgãos corporativos de assessoramento à administração superior e de suporte às áreas de negócios no desenvolvimento de suas atividades. Estes órgãos são responsáveis pelas funções de comunicação institucional, engenharia, finanças, jurídica, suprimento de materiais, planejamento, recursos da informação, recursos humanos, qualidade, segurança industrial, meio ambiente e modernização empresarial. E existe ainda o centro de pesquisas, órgão que tem sido responsável por grandes avanços tecnológicos, como a exploração de águas profundas, e é reconhecido internacionalmente pela sua competência.

FIGURA 23 – ANTIGO ORGANOGRAMA DA PETROBRAS FONTE: WWW.PETROBRAS.COM.BR

É importante destacar que a Diretoria Executiva da PETROBRAS atua de forma colegiada tendo cada diretor suas respectivas áreas de contato, e era composta da seguinte forma:

Função Áreas de Contato

Presidente Braspetro (presidente), Planejamento, Comunicação Institucional, Jurídico, Gerência de Administração de São Paulo, Escritório de Brasília, Auditoria Interna, Secretaria Geral da Presidência e Novos Contatos e Parcerias

Diretor A Exploração & Produção

Diretor B Abastecimento/Logística, Abastecimento/Transporte, Meio Ambiente e Serviço Executivo do Rio de Janeiro

Diretor C Abastecimento/Refino, Recursos Humanos e Modernização Empresarial Diretor E PETROBRAS Distribuidora (presidente), Finanças, Escritório de Nova Iorque,

Escritório de Londres e Seguridade

Diretor F Petroquisa (presidente), Abastecimento/Marketing & Comercialização e Informática/Telecomunicações

Diretor G Gaspetro (presidente), Engenharia, Pesquisa, Material e Gerência de Administração da Bahia

FIGURA 24 – SITUAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁREA DE CONTATO POR DIRETOR EM AGOSTO DE 1998

3.2.4.6 Reestruração da Petrobras

Como mencionamos anteriormente a Petrobras passou por um processo de reestruturação, e de acordo com o foi apresentado14 pelo Diretor Ronnie teve três fatores determinantes, uma nova estratégia de negócios da

14 Apresentação sobre a reestruturação realizada pelo Diretor Ronnie Vaz Moreira em 23/10/2000,

Petrobras, mudanças na indústria do petróleo e uma elevação das expectativas em relação ao futuro da Companhia.

Segundo essa mesma apresentação, existiam os seguintes fatores que restringiam a atuação da Petrobras voltada para os resultados:

Ø Dificuldade de responsabilização (accountability) por resultados de atividades e negócios-chave;

Ø Duplicidade, superposição de atividades, e diluição de responsabilidades; Ø Grande quantidade de unidades funcionais (em relação ao número de unidades operacionais);

Ø Número elevado de níveis hierárquicos e a baixa amplitude de comando; Ø Integração limitada das subsidiárias com a Petrobras.

Frente a esses fatores foram estabelecidas as seguintes diretrizes para a reestruturação:

§ Promover a utilização do conceito de unidades de negócios, quando aplicável, com a clara aferição de resultados financeiros;

§ Promover a transparência, autonomia, e a responsabilização por resultados de negócios;

§ Reduzir níveis hierárquicos e aumentar a amplitude de comando, para fortalecer a capacidade de reação da empresa (maior flexibilidade, responsabilidade, e autonomia);

§ Utilizar, quando aplicável, o conceito de serviços descentralizados, e se possível, compartilhados;

§ Integrar as subsidiárias às operações da Petrobras visando fortalecer sinergias e reduzir duplicações funcionais.

3.2.4.6.1 Nova Estrutura

FIGURA 25 – ATUAL ORGANOGRAMA DA PETROBRAS FONTE: WWW.PETROBRAS.COM.BR

No quadro abaixo destacamos as novas área de contato de cada Diretor, é importante notar em comparação ao quadro anterior que agora a distribuição guarda uma certa coerência entre as áreas de um mesmo Diretor:

Função Áreas de Contato

Presidente Áreas de Meio ambiente, Comunicação Institucional, Jurídico, Estratégia Corporativa, Gestão de Desempenho Empresarial, Novos Negócios e BR Distribuidora.

Diretor A Área de Exploração & Produção Diretor B Área de Abastecimento

Diretor C Área de Gás & Energia Diretor E Área Internacional Diretor F Área de Serviços Diretor G Área Financeira

FIGURA 26 – SITUAÇÃO ATUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁREAS DE CONTATO POR DIRETOR

Os principais resultados da reestruturação foram os seguintes

§ Limitação do número de unidades corporativas e de apoio, a 20 sendo sete unidades corporativas ligadas diretamente ao presidente – Comunicação institucional; Gestão de desempenho empresarial; Estratégia corporativa; Jurídico; Novos negócios; Recursos humanos; Saúde, meio-ambiente e segurança, e a área de auditoria ligada ao Conselho de Administração, seis financeiras - Planejamento financeiro e Gestão de riscos; Finanças e tesouraria; Financiamento de projetos; Contabilidade; Relacionamento com Investidores e Administração tributária e seis de serviços - Desenvolvimento de sistemas de gestão; Engenharia; Materiais; P&D; Serviços compartilhados e Tecnologia da informação;

§ Redução de um nível hierárquico em todas as estruturas, limitando as de sede a três níveis.;

§ Descentralização de cerca de 50% das atividades de sede do E&P para as suas unidades de negócios;

§ Reorganização do Abastecimento criando UN’s sem, contudo, perder a integração da cadeia de valor;

§ Criação da área de negócio para Gás e Energia, concentrando atividades anteriormente dispersas no Sistema Petrobras;

§ Criação da área Internacional;

§ Criação de uma unidade de administração tributária;

§ Simplificação das estruturas das subsidiárias Gaspetro, Braspetro e Petroquisa e integração das suas atividades às operações da Petrobras.

No documento Análise organizacional da PETROBRÁS (páginas 116-126)

Documentos relacionados