• Nenhum resultado encontrado

Braunbeck (2010) desenvolve em sua tese um constructo inédito para investigar os potenciais determinantes da qualidade das auditorias no Brasil, o IQUA – Índice de Qualidade das Auditorias:

O índice é composto por questões binárias que buscam capturar, por intermédio de fontes públicas de informação, situações que sugerem qualidade inferior da auditoria realizada. Nesse cenário, as questões ensejadas no IQUA assumem valor 1 quando evidenciam problemas de qualidade da auditoria e 0 na inexistência de evidências de problemas de qualidade. Dessa forma, trata-se de índice que quanto maior seja sua expressão numérica, menor será a qualidade estimada da auditoria avaliada (Braunbeck, 2010, pp. 75-76).

Questão 1: As demonstrações contábeis tiveram sua republicação exigida pela CVM20?

Questão 2: O auditor das demonstrações contábeis foi objeto de Processo Administrativo Sancionador21?

Questão 3: O parecer de auditoria do último ano do período em que um mesmo auditor foi responsável por emitir opinião conteve algum tipo de modificação relevante (ressalva, negativa, abstenção, ênfase ou limitação de escopo), em comparação com opinião emitida por esse mesmo auditor no ano sob análise (i.e., o auditor emitiu um parecer mais “rigoroso” no seu último ano antes de ser substituído)?

Questão 4: O parecer do 1º ou 2º ano de emissão consecutiva de opinião pela empresa de auditoria sucessora teve uma abordagem menos “rigorosa” que o último parecer emitido pelo auditor sucedido?

Questão 5: Caso a resposta de 3 tenha sido “não” – O primeiro parecer de auditoria emitido pelo auditor sucessor conteve algum tipo de modificação relevante (ressalva, negativa, abstenção, ênfase ou limitação de escopo), em comparação com opinião a emitida pelo auditor sucedido (i.e., o auditor substituto emitiu parecer mais “rigoroso” no primeiro ano após a substituição)?

Questão 6: O parecer foi emitido mais de 60 dias após a data-base das demonstrações contábeis?

Questão 7: Caso a empresa tenha apresentado situação de insolvência, caracterizada por concordata, recuperação judicial ou falência, o auditor não emitiu parecer com ressalva no tocante à continuidade e/ou à situação financeira no exercício anterior à divulgação da situação de insolvência?

Questão 8: Caso a empresa tenha apresentado situação de insolvência, caracterizada por concordata, recuperação judicial ou falência, o auditor não emitiu parecer com parágrafo de ênfase no tocante à continuidade e/ou à situação financeira no exercício anterior à divulgação da situação de insolvência?

20A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. (CVM, 2019) 21 “A CVM, no papel acima referido de acompanhamento e monitoramento da qualidade das informações

contábeis, inclusive o parecer dos auditores independentes, tem a prerrogativa de sancionar os participantes do mercado quando descumprem as normas e leis cabíveis. Para tal, instaura Processos Administrativos Sancionadores (PAS) para analisar situações em que se tenha detectado uma eventual desconformidade com normas e leis por parte dos participantes do mercado aberto (inclusive auditores independentes).” (Braunbeck, 2010, p. 77)

Após a determinação das questões que compõem o indicador IQUA, foram estudados e selecionados os possíveis determinantes da qualidade de auditoria (relacionados a temas como (i) conflito de agência e a troca dos auditores; (ii) a deterioração da situação financeira do cliente e a alavancagem; (iii) quase rendas de um cliente específico e o tempo de relacionamento entre auditor e seu cliente; e (iv) tamanho das firmas de auditoria e os ativos específicos aos demais clientes, ativos da firma de auditoria e custo de litígios), para a composição da equação básica de teste do estudo, apresentada abaixo:

IQUA = β0 CONC+ β1 WEDGE + β2 LEV + β3 TENURE + β4 BIGN + β5 ESPEC

+ β6-25 SETOR + β26-35 ANO

em que:

IQUA – é o índice de qualidade das auditorias aferido conforme descrito anteriormente;

CONC – correspondente à participação no capital votante dos 3 maiores acionistas de cada entidade analisada;

WEDGE – correspondente à diferença entre CONC e a participação no capital total dos 3 maiores acionistas, ou seja, o diferencial entre direitos de propriedade e direitos sobre o fluxo de caixa;

LEV – ou (LEVERAGE) é a razão entre a dívida de curto e longo prazos da entidade (rubricas de empréstimos e financiamento mais debêntures) e seu patrimônio líquido contábil;

TENURE – é o número de anos consecutivos de auditoria por um mesmo auditor (pessoa física ou firma) contado a partir de 1998;

BIGN – é variável binária que assume valor 1 quando o auditor é classificado como uma firma de auditoria dentre as grandes22, 0 se não;

ESPEC – corresponde à razão entre as receitas líquidas de um cliente no seu respectivo SETOR e o total de receitas líquidas desse SETOR.

Como variáveis de controles foram introduzidos o setor econômico (SETOR) a que pertence cada entidade analisada e o ano de cada observação (ANO), através de variáveis dummy.

22 “Segundo a pesquisa acadêmica em auditorias no Brasil e no mundo, no período de 1998 a 2008, as firmas

internacionais de auditoria classificadas como Big-N são Arthur Andersen (até 2002), Deloitte Touche Tohmatsu, Ernest & Young e PricewaterhouseCoopers.” (Braunbeck, 2010, p. 91)

Para aplicação do indicador em questão, foram, inicialmente, analisados 4.198 pareceres de auditores independentes no período de 1998 e 2008, para empresas listadas na BM&F Bovespa, constituindo o banco de dados proprietário do IQUA.

Em suas conclusões, o autor salienta que os resultados sugeriram que a qualidade das auditorias é inferior quanto maior o conflito de agência entre controladores e não controladores e quanto maior o tempo de relacionamento contínuo entre o auditor e a entidade auditada; e que as firmas de auditoria chamadas de “Big-N” (as maiores empresas do ramo de auditoria) e auditores especialistas nos segmentos de indústria de seus clientes oferecem serviços de maior qualidade.

O formato e metodologia utilizados por Braunbeck em sua pesquisa inspiraram a criação do indicador de qualidade (IQNRA), apresentado e analisado posteriormente neste estudo.