• Nenhum resultado encontrado

Índices dos indivíduos lesionados

No documento Alexandra Domingues Vieira (páginas 86-93)

4. CAPÍTULO 4 – Análise cinemática da marcha

4.3. Resultados da comparação das Curvas dos Ângulos do Plano Sagital do Joelho

4.3.2. Índices dos indivíduos lesionados

Na Fig.4.10 encontram-se representados dois gráficos, GVSELM e o IGlobal (ELM) com os resultados da mulher lesionada em função do ISRN.

Fig. 4.10 – Resultados da mulher lesionada em função do ISRN: cima) GVSELM; baixo) IGlobal Analisando os gráficos da Fig.4.10 verifica-se a mulher lesionada tende a utilizar como joelho dominante o joelho direito. Segundo os dois gráficos esta mulher é classificada como tendo uma marcha normal uma vez que todos os seus resultados para os dois joelhos e para todas as

CAPÍTULO 4 ANÁLISE CINEMÁTICA DA MARCHA

Na Fig.4.11 encontram-se representados os mesmos dois índices (GVSELM e IGlobal(ELM)) da mulher lesionada mas desta vez em função do DTWRN.

Fig. 4.11 – Resultados da mulher lesionada em função do DTWRN: cima) GVSELM; baixo) IGlobal (ELM)

Em termos de similaridade entre as CAPSJs direito e esquerdo, a mulher lesionada também mostra resultados dentro dos valores considerados normais como se pode verificar nos gráficos da Fig.4.11. Portanto, tendo em conta os resultados da Fig.4.10 e da Fig.4.11 pode-se concluir que esta mulher aparenta estar completamente recuperada da lesão e respetiva cirurgia que realizou.

A Fig.4.12 representa os dois gráficos, GVSELM e o IGlobal (ELM) com os resultados dos indivíduos lesionados masculinos em função do ISRN.

Fig. 4.12– Resultados dos homens lesionados em função do ISRN: cima) GVSELM; baixo) IGlobal (ELM)

Durante a marcha na passadeira todos os homens lesionados analisados, visualmente, apresentavam uma marcha normal. Contudo a análise das CAPSJs destes homens indicam que

ANÁLISE CINEMÁTICA DA MARCHA CAPÍTULO 4 estes ainda possuem algumas limitações na marcha, quer ao nível do perfil da CAPSJ analisado através do GVSELM, e IGlobal (ELM) , quer ao nível do ISRN medido entre o joelho direito e o esquerdo. Relativamente ao ISRN verifica-se que o indivíduo 1 apresenta uma excessiva utilização da perna direita como dominante, uma vez que os seus resultados encontram-se fora do limite dos limites de referência da variável ISRN. Embora a ligamentoplastia já tenha sido realizada a alguns anos atrás é possível que os indivíduos ainda não estejam completamente recuperados como também aconteceu com os indivíduos descritos no artigo (Castanharo et al, 2011) que também foram submetidos a uma reconstrução do ligamento cruzado anterior à mais de dois e ainda continuam com algumas limitações. A análise detalhada de cada um dos homens lesionados será apresentada na Tabela 4.5.

Na Fig.4.13 encontram-se representados os outros três gráficos, GVSLIT, GVSELM e o IGlobal (ELM) dos homens lesionados, apresentados em função do DTWRN.

Fig. 4.13 – Resultados dos homens lesionados em função do DTWRN: cima) GVSELM; baixo) IGlobal (ELM)

Em termos de similaridade entre o joelho direito e o esquerdo todos os homens lesionados apresentam CAPSJs idênticas entre estes joelhos, como se pode constatar através da análise da Fig.4.13.

Na Tabela 4.5 encontra-se descrita uma primeira análise dos resultados anormais, ou seja, dos resultados com valores fora da área de referência, obtidos para cada um dos 11 indivíduos lesionados, realizada com base nos resultados apresentados nas Fig.4.10-4.13. Esta tabela apresenta: o joelho que sofreu a ligamentoplastia, quando são apresentados dois joelhos, o segundo foi um joelho que teve um problema ainda antes deste problema em análise neste trabalho; as velocidades com limitações em cada um dos joelhos segundo o GVSELM, e o IGlobal (ELM); a classificação do estado da marcha segundo cada um destes três índices; as velocidades

CAPÍTULO 4 ANÁLISE CINEMÁTICA DA MARCHA

Tabela 4.5 – Análise dos indivíduos lesionados segundo o GVSELM, e o IGlobal (ELM) Género Feminino

Indivíduo

Lesionado Lesão

GVSELM IGlobal (ELM)

� � � � � D E Estado D E Estado I1 E ---- ---- Normal ---- ---- Normal ---- ---- Género Masculino Indivíduo Lesionado Lesão

GVSELM IGlobal (ELM)

� � � � � D E Estado D E Estado I1 E V2 ---- Limitado D V2; V5 V4; V5 Limitado D e E V1 ---- I2 D ---- ---- Normal V5 V5 Limitado D e E ---- ---- I4 E; D ---- V1; V5 Limitado E ---- V1; V2; V3; V4; V5 Limitado E ---- ---- I5 E ---- ---- Normal ---- V3 Limitado E ---- ---- I7 E; D ---- ---- Normal V2; V3; V4; V5 V2; V4; V5 Limitado D e E ---- ---- I8 D ---- ---- Normal ---- V1; V5 Limitado E ---- ----

I10 E ---- ---- Normal V5 V1; V4 Limitado D e E ---- ---- (Nota: as velocidades marcadas a cinzento representam pontos com valores muito próximos da normalidade e as velocidades marcadas a preto representam pontos com valores muito distantes desta)

Através da Tabela 4.5 verifica-se segundo os dois índices, GVSELM e IGlobal (ELM), a mulher lesionada encontra-se completamente recuperada, pois não apresenta nenhuma limitação em nenhum dos joelhos nem em nenhuma das velocidades. Os homens lesionados possuem diferentes classificações segundo os dois índices. O GVSELM classifica 2 homens como ainda não recuperados da lesão e 5 como normais. O IGlobal(ELM), indica que os 7 homens analisados ainda apresentam limitações, sendo que uns apresentam mais limitações que outros. A análise com um maior número de índices permite detetar outras anomalias da marcha que uma só variável não é capaz de detetar, dai o IGlobal (ELM) apontar mais limitações que o GVSELM. Assim sendo o IGlobal (ELM) pode auxiliar o médico na reabilitação do indivíduo lesionado com uma maior capacidade de deteção de limitações na marcha.

As vantagens que tanto o GVSELM como o IGlobal(ELM) apresentam é a possibilidade de classificar o estado geral da marcha do paciente e especificar quais as velocidades de marcha e quais os joelhos que contribuem para esse estado, permitindo organizar e especificar o trabalho médico no processo de reabilitação do indivíduo.

A análise desta tabela indica que alguns dos indivíduos lesionados se encontram com limitações no joelho oposto ao joelho operado, estes resultados podem resultar de o facto do indivíduo lesionado após se ter lesionado ter começado a utilizar mais o joelho normal de forma a proteger o joelho lesionado. Sendo que esta proteção pode ter causado excesso de esforço do joelho normal causando-lhe algumas mazelas. Para outros indivíduos, o estudo indica que possui limitações nos dois joelhos isto pode indicar que o joelho lesionado ainda não recuperou na totalidade e que o joelho que era normal tem realizado muito esforço.

ANÁLISE CINEMÁTICA DA MARCHA CAPÍTULO 4 Na Tabela 4.6 encontram se identificados os indivíduos lesionadas considerados recuperados, os considerados não recuperados e a DR de cada individuo lesionado segundo cada um dos índices analisados.

Tabela 4.6 - DR dos indivíduos lesionados segundos os índices estudados, em função do seu estado de marcha

Indivíduos recuperados Indivíduos não recuperados

Índice Gén. DR Gén. DR � �� �� � �� �� GVSELM I1 F 91,28 92,73 I1 M 99,11 73,80 I2 M 298,73 299,22 I4 M 209,36 209,37 I5 M 261,12 261,76 I7 M 259,27 259,41 I8 M 161,97 162,23 I10 M 146,13 146,49 IGlobal (ELM) I1 F 6,81 11,25 I1 M 9,50 12,08 I2 M 4,08 5,95 I4 M 9,19 10,61 I5 M 2,24 3,89 I7 M 13,81 14,96 I8 M 2,86 1,80 I10 M 3,50 4,53

A Tabela 4.7 e a Tabela 4.8, apresentam as DR dos indivíduos recuperados e dos indivíduos ainda não recuperados, respetivamente, ordenados de ordem crescente do grau de afastamento do valor de referência de uma marcha ideal, ou seja, ordenados do indivíduo com melhor marcha para o indivíduo com maiores limitações na marcha.

Tabela 4.7 – Comparação da DR dos indivíduos lesionadas classificados como recuperados Aumento da distância ao valor ideal

GVSELM I1F < I10M < I8M < I7M < I5M < I2M

IGlobal (ELM) I1F

Para os indivíduos classificados como recuperados, a ordenação das suas DR, é igual para ambos os índices tidos em conta no eixo das abcissas, ISRN e DTWRN.

CAPÍTULO 4 ANÁLISE CINEMÁTICA DA MARCHA

Tabela 4.8– Comparação da DR dos indivíduos lesionadas classificados como ainda não recuperados

Eixo das abcissas

Aumento da distância ao valor ideal

GVSELM � �� I1M < I4M

�� I1M < I4M

IGlobal (ELM) � ��

I5M < I8M < I10M < I2M < I4M < I1M < I7M �� I8M < I5M < I10M < I2M < I4M < I1M < I7M

Consultando a Tabela 4.7, verifica-se que segundo o GVSELM, entre os 6 indivíduos classificados como recuperados, a mulher é a que apresenta resultados mais próximos da marcha ideal e o homem identificado como I2 é o que possui uma marcha com características mais distantes do ideal. O IGlobal(ELM) apenas indica a mulher como recuperada da lesão. Como se pode verificar na Tabela 4.8 o GVSELM apenas classifica como não recuperados dois homem, o I1 e o I4. O IGlobal(ELM) classifica 7 indivíduos como lesionados, sendo que o I8 o indivíduos com resultados mais próximos do ideal e o I7, o indivíduo com resultados mais distantes do ideal. Embora a ordem de distância ao ideal do I1 e do I4 segundo o GVSELM e o IGlobal(ELM) sejam diferentes verifica-se que os dois indivíduos classificados como não recuperados pelo GVSELM são dos indivíduos classificados pelo IGlobal(ELM) como tendo uma maior distância ao resultado ideal. A comparação dos resultados, entre o GVSELM e o IGlobal, mostra alguma concordância nos resultados dos indivíduos com resultados extremos, ou seja, nos indivíduos muito próximos do ideal ou muito afastados de estarem recuperados. Os restantes indivíduos são classificados de diferente forma pelos dois índices uma vez que um tem em conta mais características que o outro.

Relativamente ao impacto da utilização ISRN ou do DTWRN no cálculo da DR verificou-se que este dois promovem resultados idênticos, pois na ordenação dos indivíduos em função da severidade da patologia, ambos forneceram a mesma ordenação dos indivíduos, com a exceção de dois indivíduos no IGlobal(ELM) que trocaram de posições.

O estudo descrito ao longo deste capítulo indica o índice desenvolvido, IGlobal, como sendo o índice mais indicado para analisar o estado dos indivíduos e conhecer quais as velocidades e joelhos que contribuem para o estado atribuído. Sendo que a análise de severidade da patologia entre os vários indivíduos foi realizada por comparação dos índices obtidos. Em trabalhos futuros poderá ser realizada uma análise médica e alguns estudos de força para complementar as conclusões deste relatório e classificar de uma forma absoluta o estado de cada um dos indivíduos lesionados.

O estudo realizado ao longo deste capítulo, a análise do grau da severidade das patologias da marcha dos indivíduos lesionados e as conclusões relativas sobre o índice da marcha desenvolvido foram utilizados para escrever o artigo científica apresentado no Anexo AB.

CONCLUSÕES E SUGESTÕES TRABALHO FUTURO

No documento Alexandra Domingues Vieira (páginas 86-93)