• Nenhum resultado encontrado

Plano de Atividades Semana de 10 a 12 de dezembro

Descrição dos momentos Objetivos Materiais Avaliação

07:45 – Acolhimento das crianças na sala polivalente e reforço alimentar

09:15 – As crianças brincam livremente na sala com os recursos disponíveis

09:45 – Canção dos “Bons-dias” e preenchimento do quadro de presenças

10:00 – Proposta educativa: apresentação de diversos instrumentos musicais que irão estar dentro de uma caixa opaca. Irá ser retirado um instrumento de cada vez e irá ser feita a exploração do mesmo, procurando despertar o interesse da criança. Depois da apresentação de todos os instrumentos, irá ser permitido que as crianças os explorem livremente, com a supervisão do adulto que estimula e incentiva o contacto.

- Colaborar nos momentos de arrumação da sala;

- Permanecer na sala de forma cada vez mais tranquila;

- Revelar curiosidade quando ocorre a apresentação dos instrumentos musicais; - Demonstrar interesse em explorar diversos instrumentos musicais; - Instrumentos musicais;

- Como é que o grupo reage à apresentação dos instrumentos musicais?

- Como é que cada criança procura interagir com os instrumentos musicais?

10:20 – Momento de brincadeiras livres no parque exterior com os recursos disponíveis

10:40 – Realização da higiene de cada criança e da colocação dos respetivos babetes

10:50 – Almoço

11:30 – Encaminhar as crianças, a pares, para realizar a higiene pessoal

11:45 – Sesta

14:45 – Fazer a higiene pessoal das crianças e colocar os babetes para o lanche

15:00 – Lanche

15:30 – Fazer a higiene pessoal das crianças e brincadeiras livres na sala com os recursos disponíveis

- Respeitar os seus pares nos momentos de brincadeiras livres;

- Manter autonomia nos momentos de brincadeiras livres;

- Respeitar e colaborar nos momentos de higiene;

- Como é que cada criança gere os momentos de brincadeiras livres?

- Como é que cada criança colabora nos momentos de higiene pessoal?

16:15 – Expressão Motora: deslocação até ao bosque das crianças, onde irão encontrar diversos objetos que produzem som espalhados pelo espaço, sendo que devem ser as crianças a fazer uma exploração espontânea dos mesmos;

16:35 – colocação de protetor solar e os chapéus de sol em todas as crianças

16:45 – Momento de brincadeiras livres no parque exterior com os recursos disponíveis

17:30 – Reforço alimentar

18:00/19:15 – Entrega das crianças na Sala Polivalente

- Colaborar na deslocação até ao bosque, formando o “comboio”;

- Atentar nos diferentes objetos presentes no bosque; - Interagir com esses objetos de forma a perceber o som que produzem; - Objetos que produzem som: garrafas com areia, feijões, arroz, massa; lata que faz de “reco-reco”; lata que faz de tambor.

- De que forma o grupo repara nos novos objetos espalhados pelo espaço?

- Como é que cada criança procura interagir com os objetos?

Tempo Previsto Rotina

07:45 As crianças são acolhidas na sala polivalente e recebem um reforço alimentar

09:15 As crianças brincam de forma livre

09:45 As crianças experienciam uma proposta educativa (1)

10:30 As crianças brincam de forma livre

Segunda-feira (10 de dezembro) Proposta Educativa (1):

Proposta Educativa (2):

11:45 As crianças dormem a sesta

14:45 As crianças fazem a sua higiene pessoal, lancham e voltam a fazer a sua higiene pessoal

15:45 As crianças brincam de forma livre

16:15 As crianças experienciam uma proposta educativa (2)

16:45 As crianças brincam de forma livre (3)

17:20 As crianças relaxam

18:00 As crianças recebem um reforço alimentar na sala polivalente 18:30

às

19:15 As crianças permanecem na Sala Polivalente até às 19:15

Descrição da proposta educativa na

ótica da criança Descrição da proposta educativa na ótica do adulto Intencionalidade educativa

Quando chegamos à sala vamos brincar livremente com os brinquedos que o adulto nos disponibilizar. De seguida, quando ouvirmos a canção do “ninanô”, arrumamos os brinquedos e sentamo-nos para ouvir a canção dos bons-dias, marcarmos as presenças e um de nós dá comida ao peixe da sala. Depois disso, a Rita chama-nos a atenção para uma árvore verde em cartolina que está colada na porta do armário da nossa sala e pede-nos que nos sentemos ao pé dela. Depois, mostra-nos as nossas fotografias e pede a nossa ajuda para as colarmos na árvore, de modo a enfeitá-la.

As crianças brincam livremente com uma caixa de brinquedos que o adulto presente na sala disponibilizar até as 9h45. Depois, canta- se a canção do “ninanô” para que as crianças arrumem a sala e se sentem, para cantar a canção dos bons-dias, ajudar a marcar as presenças e alimentar o peixe. De seguida, pede-se às crianças que observem a cartolina verde em forma de árvore que está colada no armário e que se sentem em volta dela. Depois, mostram-se as fotografias de cada criança e ajuda-se a que estas as colem na árvore, de modo a enfeitá-la.

Com esta proposta educativa pretende-se que as crianças identifiquem a sua imagem na fotografia e que reconheçam as dos seus pares, identificando-os. Para além disso, tenciona-se que a criança manuseie o tubo de cola, espalhando-a na sua fotografia, para depois a colar na cartolina em forma de árvore de Natal. Deste modo, acrescenta-se um elemento decorativo à sala de atividades, construído com o auxílio de cada criança, referente à época natalícia.

Descrição da proposta educativa na ótica da criança

Descrição da proposta educativa na ótica do adulto

Intencionalidade educativa

Depois de colarmos as nossas fotografias na árvore, a Rita pede para irmos para as mesas que estão na sala e traz uma caixa com muito algodão lá dentro. Assim, distribui o algodão por todos e nós exploramo-lo de forma livre. De seguida, dá a cada um de nós uma imagem do Pai Natal e um pincel com cola para espalharmos sobre a sua barba. Quando a cola estiver no papel, a Rita e a Fabiana ajudam-nos a colar o algodão na folha, para que o Pai Natal fique com uma enorme barba. No fim, a Rita e a Fabiana penduram os nossos Pais Natal no teto.

Concluída a experiência, ajuda-se as crianças a sentarem-se em redor das mesas e mostra-se uma caixa com muito algodão, para que as crianças o explorem livremente. Depois disso, distribui-se uma imagem da cara do Pai Natal por cada criança e fornece-se cola líquida e pinceis, para que cada criança cole o algodão na folha, com o auxílio do adulto. No final, penduram-se as folhas com a imagem do Pai Natal no teto da sala.

Com esta experiência pretende-se que as crianças contactem e explorem o algodão, utilizando o tato. Para além disso, com a utilização da cola, procura-se que as crianças peguem no pincel, em pinça digital, para espalhar a cola sobre a folha. No final, com a colagem do algodão na folha, as crianças poderão experienciar a sensação da cola e do algodão nas suas mãos. Assim, acrescenta-se um outro elemento decorativo à sala de atividades, realizado pelas crianças.

Proposta Educativa (3):

Terça-feira (11 de novembro) Proposta Educativa (1):

Proposta Educativa (2): Descrição da proposta educativa na ótica

da criança

Descrição da proposta educativa na ótica do adulto

Intencionalidade educativa

Quando voltamos para a sala, depois do lanche, vestimos os casacos e vamos brincar de forma livre para o parque exterior, enquanto cada um de nós, de forma individual, vai fazer a sua higiene pessoal à casa de banho, com o auxilio de um adulto. De seguida, voltamos para dentro da sala e vamo-nos sentar para ver o que vai acontecer. A Rita mostra-nos uma grande caixa e retira alguns objetos. À medida que nos mostra os objetos, as personagens do presépio, conta-nos a história do nascimento de Jesus. Para além destas figuras, mostra-nos vários elementos naturais, como palha, musgo e madeira, e deixa-nos explorar estes elementos. No fim, construímos em conjunto o nosso presépio, utilizando todos estes materiais.

Quando as crianças voltarem para a sala, depois do lanche, irão vestir os casacos para irem brincar livremente para a rua, enquanto a Fabiana realiza a higiene pessoal de cada criança e, a Rita fica com o restante grupo no parque exterior. De seguida, orienta-se o grupo de crianças para regressar de novo para a sala, onde se despem os casacos e se sentam as crianças. A Rita vai buscar uma caixa e faz algum suspense quanto ao seu conteúdo. De seguida, apresenta-se às crianças as várias figuras do presépio, enquanto se conta a história do nascimento de Jesus. Para além disso, disponibiliza-se às crianças vários elementos naturais, como palha, musgo e madeira, para que estas os explorem. No fim, constrói-se o presépio da sala, com o auxílio de todas as crianças e com os elementos explorados.

Com esta experiência pretende-se que as crianças contactem com a história do nascimento de Jesus e com as figuras do presépio. Para além disso, tenciona-se que as crianças explorem diversos elementos naturais, utilizando os seus sentidos, que irão servir para construir o presépio da sala. Assim, as crianças e toda a comunidade poderão contactar diariamente com o presépio construído pelas crianças da “Sala das Surpresas”, uma vez que este ficará à entrada da sala, no corredor.

Descrição da proposta educativa na ótica da criança

Descrição da proposta educativa na ótica do adulto

Intencionalidade educativa

Quando chegarmos à sala vamos brincar livremente com os brinquedos que o adulto nos disponibilizar. De seguida, quando ouvirmos a canção do “ninanô”, arrumamos os brinquedos e sentamo-nos para ouvir a canção dos bons-dias, marcarmos as presenças e um de nós dá comida ao peixe da sala. A Rita começa a escurecer a sala e explica-nos que vamos ter uma surpresa, colocando uma música de Natal. De seguida, traz uma caixa com algo no seu interior, fazendo algum suspense. Quando abre a caixa, retira alguns objetos. De repente, surgem muitas luzes de várias cores e vamos até elas. Para além disso, a Rita enche alguns balões com luz no seu interior, para podermos brincar com eles. No fim, a Rita e a Fabiana colocam as luzes nas paredes da sala, que ali vão permanecer.

As crianças brincam livremente com uma caixa de brinquedos que o adulto presente na sala disponibilizar até as 9h45. Depois, canta- se a canção do “ninanô” para que as crianças arrumem a sala e se sentem, para cantar a canção dos bons-dias, ajudar a marcar as presenças e alimentar o peixe. De seguida, escurece-se a sala e explica-se às crianças que irá haver uma surpresa, colocando-se uma música de Natal. Depois, traz-se uma caixa, criando algum suspense. Quando se abre a caixa, mostra-se o que está no seu interior, luzes natalícias, e ligam- se as mesmas. Para além das luzes coloridas, enchem-se alguns balões com luz no seu interior para que as crianças brinquem livremente. No fim, colocam-se as luzes nas paredes da sala, para a decorar.

Com esta proposta educativa pretende-se que as crianças observem as cores das luzes de Natal. Assim, procurar-se- á identificar as cores primárias, para que as crianças possam associar os nomes às cores referidas. Para além disso, tenciona-se que as crianças brinquem com os balões com luz no seu interior, onde se irá procurar que estas os atirem e recebam, de forma direcionada.

Descrição da proposta educativa na ótica da criança

Descrição da proposta educativa na ótica do adulto

Intencionalidade educativa

Quando voltamos para a sala, depois do lanche, vestimos os casacos e vamos brincar de forma livre para o parque exterior, enquanto cada um de nós, de forma individual, vai fazer a sua higiene pessoal à casa de banho, com o auxilio de um adulto. De seguida, voltamos para dentro da sala, tiramos os casacos e a Rita pede-nos que formemos um comboio para ir para a sala polivalente, onde nos diz que irá estar uma surpresa. Quando lá chegamos encontramos vários objetos para manusear e explorar de forma livre, como fitas e bolas de Natal. Assim, vamos brincar, percorrendo o espaço, com todos aqueles objetos.

Quando as crianças voltarem para a sala, depois do lanche, irão vestir os casacos para irem brincar livremente para a rua, enquanto a Fabiana realiza a higiene pessoal de cada criança e, a Rita fica com o restante grupo no parque exterior. De seguida, orienta- se o grupo de crianças para regressar de novo para a sala, onde se despem os casacos e se pede para que formem um comboio para ir até à sala polivalente. Na sala polivalente, as crianças irão encontrar diversos objetos natalícios espalhados pelo chão, para que possam manusear e explorar de forma livre pelo espaço.

Com esta proposta educativa pretende-se que as crianças explorem os diversos objetos associados a esta época festiva, movimentando-se pelo espaço de forma livre. Deste modo, irão ser exploradas, pelos adultos, as potencialidades dos objetos, incentivando as crianças a conhecerem as propriedades dos mesmos.

Quarta-feira (12 de novembro) Proposta Educativa (1):

Proposta Educativa (2):

Avaliação semanal Critérios de seleção de crianças a avaliar:

Como critério de seleção de crianças a avaliar irá ser seguida uma ordem crescente, ou seja, irão ser avaliadas, semanalmente, duas crianças, a começar pela mais nova, de onze meses, até à mais velha, de vinte e um meses. O momento a avaliar será escolhido pela estagiária a intervir, sendo que este se irá alterar semanalmente.

Assim, a ordem será:

- Semana de 29 a 31 de outubro: F.A. (12 meses) e Af. (13 meses) - Semana de 5 a 7 de novembro: R. (15 meses) e Al. (16 meses) - Semana de 12 a 14 de novembro: F.R. (17 meses) e N. (18 meses) - Semana de 19 a 21 de novembro: J. (19 meses) e L. (20 meses) - Semana de 26 a 28 de novembro: e M. (22 meses) e C. (22 meses) - Semana de 3 a 5 de dezembro: V. (23 meses)

Avaliação - semana de 12 a 14 de novembro Crianças a avaliar: Af. (13 meses) e R. (15 meses)

Momento a avaliar: terça-feira – 16h15 às 16h30 – proposta educativa: exploração livre de diversos adereços e objetos natalícios, na sala polivalente;

Questões orientadoras:

- Quais os objetos que despertam mais interesse à criança e como é que esta interage com estes? - De que forma a criança procura explorar os diversos objetos e percorrer o espaço físico onde se encontra? - Que tipo de interações a criança promove com os seus pares e com os adultos?

Algumas considerações: ao longo da semana irão ser observadas as duas crianças referidas, na proposta de atividade onde irá ocorrer a exploração livre de diversos adereços e objetos natalícios, na sala polivalente, especificamente das 16h15 às 16h45. Assim, considerou-se importante estipular um determinado período de tempo para observar cada criança, sendo quinze minutos para recolher dados relativos a cada uma.

Descrição da proposta educativa na ótica

da criança Descrição da proposta educativa na ótica do adulto Intencionalidade educativa

Quando chegarmos à sala vamos brincar livremente com os brinquedos que o adulto nos disponibilizar. De seguida, quando ouvirmos a canção do “ninanô”, arrumamos os brinquedos e sentamo-nos para ouvir a canção dos bons-dias, marcarmos as presenças e um de nós dá comida ao peixe da sala. De seguida, a Rita explica-nos que vamos fazer uma experiência e que vamos pintar as nossas mãos com a cor verde, mostrando-nos a cor, para construir uma árvore de Natal. Para além disso, diz-nos que o vamos fazer de forma individual, numa mesa na rua, e que os outros meninos ficam a brincar na rua, de forma livre, até chegar a sua vez. Assim, vestimos os casacos e vamos todos brincar para a rua, enquanto a Rita chama cada um de nós, de forma individual, para irmos pintar as mãos e carimbá-las numa folha branca.

As crianças brincam livremente com uma caixa de brinquedos que o adulto presente na sala disponibilizar até as 9h45. Depois, canta- se a canção do “ninanô” para que as crianças arrumem a sala e se sentem, para cantar a canção dos bons-dias, ajudar a marcar as presenças e alimentar o peixe. De seguida explica-se às crianças que se irá fazer a impressão das mãos de cada uma, utilizando a cor verde e mostrando-a, para construir uma árvore de Natal. Para além disso, explica-se como se irá proceder este momento, sendo que as crianças irão estar a brincar na rua e que, uma de cada vez, irá até à mesa ter com a Rita para fazer a experiência. Assim, ajuda-se as crianças a vestirem os casacos e vamos todos para a rua.

Com esta experiência pretende-se que as crianças contactem com a tinta nas suas mãos, explorando as suas características, utilizando o tato. Para além disso, irá fazer-se referência ao nome da cor, para que as crianças comecem a fazer a associação da cor ao seu nome. Com isto, optou-se por desenvolver esta proposta com cada criança de forma individual, afim de proporcionar uma atenção individualizada a cada criança.

Descrição da proposta educativa na ótica da criança

Descrição da proposta educativa na ótica do adulto

Intencionalidade educativa

Quando voltamos para a sala, depois do lanche, vestimos os casacos e vamos brincar de forma livre para o parque exterior, enquanto cada um de nós, de forma individual, vai fazer a sua higiene pessoal à casa de banho, com o auxilio de um adulto. De seguida, voltamos para dentro da sala e os adultos ajudam-nos a tirar os casacos e vamos sentar-nos. A Rita explica-nos que vamos até à sala polivalente, onde vão estar os outros meninos de todas as outras salas, onde irá acontecer a nossa festa de Natal. Assim, pede que façamos um comboio para nos dirigirmos até lá, onde irão estar muitas surpresas.

Quando as crianças voltarem para a sala, depois do lanche, irão vestir os casacos para irem brincar livremente para a rua, enquanto a Fabiana realiza a higiene pessoal de cada criança e, a Rita fica com o restante grupo no parque exterior. De seguida, orienta-se o grupo de crianças para regressar de novo para a sala, onde se despem os casacos e se sentam as crianças. Assim, explica-se às crianças que iremos até à sala polivalente, onde irão estar todas as outras crianças da instituição, onde irá acontecer a festa de Natal. Para isso, pede-se às crianças que formem um comboio para nos dirigirmos até lá.

Com esta experiência, estipulada e organizada por todos os intervenientes educativos, pretende-se que as crianças desfrutem de diversos momentos de diversão com os seus pares e adultos da instituição.

ANEXO X – AUTORIZAÇÃO DIRIGIDA AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – CRECHE