• Nenhum resultado encontrado

3 PROPOSTAS PARA A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS DA GESTÃO

3.3 Criação de atividades integradas para equipe escolar e comunitária

3.3.2 Ação 2 Avaliação e a reelaboração do ppp da escola

O Projeto Político Pedagógico é o plano global da escola, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade. Nesse projeto educativo, as responsabilidades pessoais e coletivas deverão ser assumidas em benefício da execução dos objetivos estabelecidos na reelaboração da proposta da escola.

Conforme a análise realizada no capítulo 2, a escola pesquisada não possui diretor escolhido pela comunidade, a sua escolha é realizada através de um Processo Seletivo. Como é citado no RGEEAM (2011) para poder o gestor ser escolhido pela comunidade é fundamental ter o registro desta ação no PPP da escola como vontade coletiva da comunidade. No caso aqui proposto, a avaliação e reelaboração do PPP tem a intenção de estabelecer como uma ação permanente da escola a escolha do diretor escolar pela comunidade. Além disso, essa ação promoverá o encontro da escola com a comunidade, a reflexão de suas ações, as

atividades da escola que poderão continuar em desenvolvimento, a criação de novas e dentre estas a inclusão das ações deste Plano neste projeto.

Como citado anteriormente, a escola possui PPP, mas este foi construído com a participação de 16% da comunidade escolar. Para avaliar e reelaborar este instrumento importante para o direcionamento da escola faz-se necessário desenvolver um trabalho coletivo com a participação de uma equipe de coordenação que poderá ser composta pela equipe gestora, diretoria dos órgãos colegiados e de apoio da escola.

Esta ação será desenvolvida nos meses de junho e julho de 2016, pelo fato de o PPP da escola ter 02 anos de validade para atuação e neste período encerra- se o prazo previsto.

Inicialmente, a equipe de coordenação fará a sensibilização e conscientização da comunidade escolar através de reuniões por segmentos, com o intuito de mostrar a relevância deste projeto, distribuição de panfletos esclarecedores aos alunos e aos pais, cartazes distribuídos nos principais pontos da cidade e todos os professores trabalharão este tema com os alunos em suas aulas de forma interdisciplinar através de leitura e discussão de artigos com o objetivo de esclarecer a intenção desta atividade e apresentar o que ele significa para a escola.

No mês de junho, iniciarão as reuniões. A primeira reunião será realizada no sábado durante o turno matutino e vespertino. Para aumentar a participação da comunidade nesta ação, o grêmio estudantil será responsável pela realização de dinâmicas no decorrer das discussões, apresentação de musicais no encerramento das atividades e todos os participantes receberão uma menção honrosa da equipe gestora pelo trabalho realizado.

No primeiro encontro, será feita a avaliação do PPP. Antes de realizar a avaliação serão discutidos com as pessoas presentes o dia e horário propício aos encontros para a realização desta atividade. Na avaliação, serão identificados os rumos que a escola vem tomando. Para melhor avaliar, serão consideradas as seguintes indagações: Em que medida os desafios foram atendidos neste Projeto Pedagógico? Quais os novos desafios que estão surgindo no percurso? As ações propostas foram desenvolvidas? Quais são os seus efeitos?

A reelaboração do PPP é um processo que compreenderá três momentos distintos e interligados e será guiado por três perguntas orientadoras, a saber: Como

é a nossa escola? Que identidade nossa escola quer construir? Como executar as ações definidas pelo coletivo?

A partir do segundo encontro será realizado a reelaboração do PPP com a construção do diagnóstico da escola através das perguntas: Como é a nossa escola? Nessa fase, serão levantadas informações sobre o trabalho que a escola vem realizando, ou seja, a sua prática pedagógica. A comunidade escolar vai analisar e debater esses dados, sugerindo medidas para as eventuais alterações. O que fazer? Neste momento, a escola coletará dados sobre sua realidade, e irá analisá-los, do ponto de vista qualitativo e quantitativo: tanto os que significam dificuldades, quanto os que representam sucesso. Como fazer? A partir do trabalho que a escola vem realizando, seus membros farão uma série de questionamentos, entre os quais: Como é o contexto sócio-político-econômico da escola? Qual tem sido a função da escola? Como tem sido a participação dos pais na vida da escola? Que resultados a escola está apresentando para a sociedade? Como a escola tem considerado os alunos, na relação ensino-aprendizagem?

O diagnóstico da escola será feito, considerando-se os seus aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e jurídicos. No aspecto pedagógico, deverão ser analisados: proposta pedagógica (objetivos e conteúdos, metodologias de ensino e processos de avaliação); faixas etárias, posição social, necessidades e valores dos alunos; dados sobre repetência e evasão; relação idade/série; estratégias para recuperação dos alunos com menor ou baixo rendimento escolar; valorização dos profissionais da educação. No aspecto administrativo, recursos materiais e humanos; composição das equipes; nível de organização da escola; qualificação e atualização dos professores. No aspecto financeiro, recursos disponíveis; necessidades e carências; formas de aplicação das verbas, tendo-se como prioridade o processo ensino-aprendizagem. No aspecto jurídico, a relação que a escola mantém com a sociedade e com as várias instâncias do seu sistema de ensino; a sua autonomia, dentro dos princípios da legalidade, e com responsabilidade.

No terceiro encontro, será realizada a fundamentação teórica do projeto e será elaborada a partir das perguntas: Que identidade queremos construir para a nossa escola? Neste momento será necessário a comunidade buscar aportes que orientem a ação conjunta dos seus segmentos. A prática precisa estar sustentada em uma teoria. O que fazer? Nessa fase, será fundamental levantar as concepções

que o coletivo tem do trabalho pedagógico, visando propor inovações no cotidiano escolar. Cada segmento dará a sua opinião a respeito da educação, a fim de estabelecer uma linha de ação que o coletivo considere prioritária para o trabalho escolar. Como fazer? Todos os segmentos deverão dar sua opinião a respeito dos seguintes questionamentos: Que tipo de sociedade nossa escola quer formar? Que cidadão nossa escola deseja formar? O que entendemos por educação? Que escola pretendemos construir? Como concebemos a gestão escolar? Qual é a nossa compreensão de currículo? Qual será a missão da nossa escola? Qual é a visão da nossa escola sobre avaliação? Como nossa escola encara a questão metodológica? Que tipo de relação nossa escola quer manter com a comunidade local? Que tipo de profissional temos e qual queremos? De que profissionais precisamos?

No quarto encontro, serão definidas as prioridades da escola, as ações que a escola irá desenvolver e as pessoas que irão realizá-las através da pergunta: Como executar as ações definidas pelo coletivo? É neste encontro que a escola irá definir a maneira pela qual superará os desafios do seu cotidiano, discutindo e aproveitando as propostas apresentadas pelos participantes. É necessário identificar os segmentos que irão realizar as ações que representam o desejo do coletivo. A partir das respostas a essas questões resultará um posicionamento político- pedagógico o que levará a uma definição das concepções e ações, a serem compartilhadas pelos seus autores. Portanto, a identidade da escola, resultará dessas concepções, o que, de alguma forma, unificará o trabalho do coletivo.

Os princípios, nos quais se assentará a reelaboração do Projeto Pedagógico, serão: garantia do acesso e permanência com sucesso do aluno na escola; gestão democrática; valorização dos profissionais da educação; qualidade do ensino; organização e integração curricular; integração escola/família/comunidade e autonomia escolar.

A ação aqui proposta terá custo zero, visto que o material utilizado nos encontros será fornecido pelo departamento de Gestão Escolar, as menções serão patrocinadas pela APMC da escola e o lanche dos encontros será financiado pela Coordenadoria Regional de Educação. A seguir, no quadro 14, será apresentada a síntese desta ação:

Quadro 14 - Síntese da ação Avaliação e Reelaboração do PPP Escolar

O que será feito? Criação de Atividades Integradas para Equipe Escolar e Comunitária.

Por que será feito? Incluir como ação permanente da escola a escolha do diretor escolar pela comunidade.

Onde será feito? Na Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção, município de São Paulo de Olivença.

Quando será feito? Nos meses de Junho e julho de 2016.

Por quem será feito? Coordenadoria Regional, Órgãos colegiados e equipe gestora. Como será feito? Avaliação e Reelaboração do PPP.

Quanto custará fazer? Custo Zero Fonte: Elaborada pela própria autora (2015).

Nessa prática de avaliação e reelaboração do PPP poderão ser rompidas as resistências e barreiras entre escola e comunidade em relação a novas práticas educativas. Juntas, escola e comunidade poderão sentir-se atraídas por esta proposta, passando a ter uma postura comprometida e responsável. Trata-se, portanto, da conquista coletiva de um espaço para o exercício da democracia.