• Nenhum resultado encontrado

REALIZAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

2.2.1.2. Ação de Formação de Professores

Durante o mês de janeiro e fevereiro recebemos 2 propostas de formação técnica direcionadas para o corpo de professores das escolas e uma ação de dinamização. As 3 ações ficaram agendadas acontecer durante o 3º período. Dado que as datas escolhidas para a realização das ações vão para lá do tempo estipulado para o estágio, apenas faremos uma apresentação do que preparamos para a realização das mesmas sendo que a descrição da ação em si não será possível de ser apresentada.

Uma das propostas de formação de professores surgiu de uma professora com ligação à modalidade e que leciona numa escola primária situada na Trofa. A outra proposta surgiu de uma professora estagiária na EB 2/3 António Gedeão situada em Almada. A resposta da FPH foi favorável para ambas as propostas.

84

Dado o parecer da direção, apresentamos às professoras, que nos contataram, as condições para a realização das ações (anexo I). Além do documento referido, preparamos também um documento com as linhas orientadoras para as ações de formação de professores. O documento serviria tanto para apresentar nas escolas como para a própria orientação do técnico da FPH designado para o efeito (anexo II). Estabelecemos, também, contatos com técnicos que habitualmente colaboram com a FPH neste tipo de ações por forma a assegurar a sua disponibilidade e garantir a realização das mesmas. Conforme resposta das duas professoras e respetiva direção das escolas, tudo indica que as formações se realizarão no período solicitado, ou seja, no 3º período do presente ano letivo.

No que se refere à proposta de uma ação de dinamização na Escola da Apelação em Lisboa, fizemos uma contraproposta no sentido de se realizar, para além da ação de dinamização, uma ação de formação de professores uma vez que, a escola a que nos referimos, ter tido, até ao ano letivo passado, a modalidade do hóquei inserida no desporto escolar da mesma. No nosso entender, uma ação de dinamização por si só teria pouco valor neste caso, uma vez que o que realmente se pretende da escola em questão é que se reative o hóquei na escola sendo a modalidade já conhecida da comunidade escolar. A resposta da professora responsável veio de encontro à nossa proposta pelo que ficou agendada uma ação de dinamização e formação de professores para o início do próximo ano letivo, em setembro de 2014.

2.2.2. COMPETIÇÃO

No que se refere às nossas responsabilidades no apoio à competição, estas passam pela receção das marcações de jogos referentes a todos os escalões competitivos, envio de lembretes (por email) aos clubes que até à data não terão enviado as suas marcações e apoio à recém-criada competição de sub- 11, os Torneios Benjamim.

85

De acordo com o Regulamento Geral de Provas - Art.º 15º - Marcação/ Alteração de Jogos e Organização – a marcação de um jogo deverá ser enviada para os endereços geral@fphoquei.pt ou dt@fphoquei.pt até 15 dias antes da realização do mesmo. Qualquer alteração à marcação realizada terá que ser comunicada, para os mesmos endereços, até 6 dias antes à realização do jogo. Após recebermos as marcações dos jogos enviadas pelos clubes, tratamos de comunicar essas marcações para o departamento de comunicação e marketing para publicação das marcações no site da FPH e consequente publicação das circulares referentes às marcações de jogos dos diferentes escalões. Além disso, comunicamos as marcações também para o conselho de arbitragem responsável pela nomeação dos árbitros.

Relativamente à prova de Sub 11 – Torneios Benjamim – esta não contempla o carácter formal das restantes provas do calendário oficial de provas FPH. Neste sentido, o que realmente se pretende para este escalão é os torneios aconteçam, que os miúdos joguem. Para tal, adaptou-se para estas provas, o modelo de jogo do Desporto Escolar, ou seja, o formato de 3x3, jogado em qualquer superfície, num campo de 20mx22m tornando a realização da prova muito mais fácil de se concretizar. No que se refere às nossas funções neste ponto, tratamos de receber as marcações do torneio, elaboramos os calendários de competição e comunicamos essa informação para as partes anteriormente referidas – comunicação e arbitragem.

2.2.3. SELEÇÕES

No que se refere às seleções, as nossas funções passam, de uma forma geral, pela coordenação e planeamento da preparação das seleções masculina e feminina, Sénior e Sub 21 para as competições internacionais. De uma forma mais pormenorizada, o planeamento envolve o agendamento dos treinos e a marcação e reserva dos campos para os treinos, preparar o material de treino (bolas, cones, coletes) e agilizar envio do mesmo para os locais de treino das diferentes seleções. Por norma, os treinos durante os planos de preparação

86

dão-se em dois polos separados, um polo a norte e um polo a sul. Sempre que se dá a deslocação de atletas para períodos de estágio concentrados, em que a seleção treina com todos os atletas, adicionamos às nossas incumbências o planeamento das dormidas e alimentação dos mesmos. O plano alimentar é sempre coordenado com o Dr. Pinto de Sousa do departamento médico da FPH. Para além destas tarefas que dizem respeito à preparação para as competições, ainda faz parte das nossas tarefas a consulta de percursos de viagem e simulação dos custos das mesmas.

Na presente época, as nossas seleções representarão Portugal no Eurohockey Indoor Championship III (M) na Croácia, Eurohockey Indoor Championship III (W) também na Croácia e participa e organiza o EuroHockey Junior Championship II (M) e World League Round 1, estas últimas duas competições a realizar no Estádio de Hóquei de Lousada, em julho e setembro respetivamente.

Para além das provas internacionais, no seguimento da estratégia definida para o desenvolvimento das seleções jovens, nos últimos anos, as seleções jovens sub-18 e sub-16, masculinas e femininas, tem participado nos Campeonatos de Seleções Autonómicas de Espanha. Na presente época, planeamos e preparamos uma deslocação dos sub-18 masculinos que se realizou em Valência a 31 de outubro de 2013.

2.2.4. PROJETOS

Documentos relacionados