• Nenhum resultado encontrado

4 MÉTODO, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, CARACTERIZAÇÃO DO

4.4 A avaliação diagnóstica de textos multimodais em provas do ENEM

Médio no mês de março/2019 (mais especificamente no dia 18/03/2019). Esta prova possuía 85 questões das quatro áreas do conhecimento avaliadas pelo ENEM (Matemática, Ciências da Natureza, Códigos e Linguagem e Ciência Humanas) além de uma proposta de redação. Os alunos tinham à disposição cinco horas e trinta minutos para a realização da mesma. No que se refere à área de Ciências Humanas, existiam vinte e uma (21) questões, sendo oito (8) da disciplina de Geografia (foco desta pesquisa).

As questões de Geografia selecionadas para esta prova levaram em consideração a perspectiva dos multiletramentos já descrita anteriormente neste trabalho no item 2.1 (O conceito de multiletramentos). Além da diversificação dos recursos semióticos, foram utilizados temas que exploravam diversos contextos sociais. Os alunos tiveram de analisar gráficos, infográficos, mapas temáticos, charges e fotos para enfim tentar resolver as questões. A seguir serão apresentadas algumas destas questões com as habilidades necessárias que os alunos, em tese, deveriam possuir para resolvê-las. Tais habilidades foram descritas no item 3.2.2 (As competências e habilidades da área de Ciências Humanas):

Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. Habilidade 1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Questão 73: Observe a imagem e responda à questão.

Figura 8 - Basílica de Aparecida do Norte – SP.

Fonte: disponível em: https://www.essemundoenosso.com.br/a-grandiosidade-do-santuario-

nacional-de-aparecida/. Acesso: em 01 mar. 19.

Na imagem, pode-se observar parte da cidade de Aparecida do Norte, localizada no estado de São Paulo, a qual atrai milhares de fiéis católicos. Essa atração que a cidade exerce sobre a população, empresas ou instituições de fora dela foi chamada pelos cientistas de:

a) êxodo rural. b) rede urbana. c) tecido urbano. d) metropolização. e) função urbana.

Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. Habilidade 20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão 74: Observe a imagem a seguir:

Figura 9 - Charge sobre formas de produção

Fonte: NEVES, E. Engraxate. Disponível em: www.grafar.blogspot.com. Acesso em: 15 fev.

2013

Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à:

a) concentração do capital. b) noção de sustentabilidade. c) organização dos sindicatos. d) ideia de progresso.

Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. Habilidade 26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Questão 75: Analise o mapa a seguir:

Figura 10 - Mapa do Brasil (PIB por estados)

Fonte: CIATTONI, A. Géographie: L’espace mondial. Paris: Hatier, 2008 (adaptado). A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante. Assim,

a) as desigualdades econômicas existentes entre regiões brasileiras desapareceram, tendo em vista a modernização tecnológica e o crescimento vivido pelo país.

b) os novos fluxos migratórios instaurados em direção ao Norte e ao Centro- Oeste do país prejudicaram o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões, incapazes de atender ao crescimento da demanda por postos de trabalho.

c) o Sudeste brasileiro deixou de ser a região com o maior PIB industrial a partir do processo de desconcentração espacial do setor, em direção a outras regiões do país.

d) o Nordeste tem vivido, ao contrário do restante do país, um período de retração econômica, como consequência da falta de investimentos no setor industrial com base na moderna tecnologia.

e) o avanço da fronteira econômica sobre os estados da região Norte e do Centro-Oeste resultou no desenvolvimento e na introdução de novas atividades econômicas, tanto nos setores primário e secundário, como no terciário.

Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. Habilidade 19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

Questão 77: Analise os dois próximos gráficos:

Figura 11 – Composição da população residente urbana por sexo, segundo os grupos de idade –

Brasil – 1991/2010

Figura 12 – Composição da população residente rural por sexo, segundo os grupos de idade –

Brasil – 1991/2010

Fonte: Brasil. IBGE. Censo demográfico 1991-2010. Rio de Janeiro, 2011

A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a):

a) menor proporção de homens na área rural.

b) aumento da proporção de fecundidade na área rural. c) menor proporção de fecundidade na área urbana. d) queda da longevidade na área rural.

Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. Habilidade 17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.

Questão 80

Figura 13 - Mapa da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Fonte: Brasil. IBGE. Atlas do censo demográfico 2010. O fluxo migratório representado está associado ao processo de

a) fuga de áreas degradadas. b) inversão da hierarquia urbana.

c) conurbação entre municípios contíguos. d) busca por amenidades ambientais.