• Nenhum resultado encontrado

A Biblioteca Itinerante: relatos de experiências

Os depoimentos afirmam que a Biblioteca Itinerante atende e promove uma maior interação entre os estudantes, tornando-os capacitados para interagir durante o processo de pesquisa, reafirmando a competência na formação dos alunos. Os depoimentos, por outro lado, revelam que os estudantes apresentam satisfação nas atividades realizadas durante a visita da BI. Ao serem questionados, os alunos apontam a diversidade de área de conhecimento que são vivenciadas, como sendo o ponto essencial e prazeroso da visita. O legado que a Biblioteca Itinerante (BI) deixa na escola a cada visita, tem sido fundamental para a continuação do trabalho pedagógico.

7.1 Vejamos o que foi relatado pelos estudantes:

1. Fico muito feliz no dia que a Biblioteca Itinerante (BI) vem nos visitar, lemos bastante, e são contadas lindas histórias, pesquisamos, produzimos textos e fazemos apresentações. As aulas ficam mais animadas e nossos professores nos incentivam a continuar lendo. (Marcos 4° ano)

2. Ler é pura magia, com a leitura viajo sem precisar sair de casa. Recordo-me que na primeira visita da BI na escola ainda não sabia ler, mas lia através das imagens, aquilo me encantava. Começava ali minha paixão pela leitura, mesmo diante da falta de biblioteca fixa na escola estava sempre pedindo a minha professora livros. A ideia do empréstimo de livros, foi maravilhoso, cada visita da BI era fantástico e agora com uma novidade (sacola de livros) exemplares são deixado na escola e cada semana um aluno leva para casa. (Vitor 2º ano)

7.2 Relato dos educadores

1. Na nossa realidade, por um longo período, a leitura foi ignorada, não era considerada como elemento fundamental para a formação individual e tão pouco pensada para apoiar na construção do saber, tanto pelos educadores

102

como pelos próprios estudantes. Muitos sequer conheciam a biblioteca itinerante. Agora a realidade é outra, temos a BI como aliada: leitura, pesquisa, teatro e música fazem parte do nosso cotidiano escolar. (Prof. Carlos)

2. Apesar de não ter conhecido a leitura na minha infância na escola, as dificuldades eram grande por falta de espaço de leitura na escola, mas me apaixonei pela literatura por meio das histórias contadas pela minha mãe. Quando formada como pedagoga conheci o projeto Biblioteca Itinerante (BI) foi amor à primeira vista, tinha tudo que sempre sonhei. Hoje me realizo com o projeto. São muitas atividades vivenciadas durante e após a visita da BI a escola (Profª.Beatriz).

3. Brincar de escrever essa tem sido minha realização, acompanhando o trabalho da Biblioteca Itinerante (BI) na escola que trabalho, o projeto aguçou a minha curiosidade pelo mundo da literatura, divertido e imaginário, me sinto desafiada a resgatar experiências vividas e transformá-las em textos que são apresentados aos meus alunos, que com criatividade transformam em lindas peças de teatro (Prof. Paulo).

4. A aprendizagem tem sido desenvolvida de forma autônoma o que tem proporcionado o desenvolvimento de habilidades e melhorado o rendimento escolar. A visita da BI a escola chama a tenção pelo envolvimento dos alunos nas atividades, inclusão, fascínio fazem parte, momento ímpar na educação. (Profª.Jaciara),

7.3 Relato dos pais

1. Sou Flávia, mãe de Mariana do 3° ano do Ensino Fundamental I, conheci o projeto Biblioteca Itinerante (BI) achei muito interessante, passei a acompanhar e participar das atividades com aminha filha na escola, sinto que nos aproximamos ainda mais, adoro os momentos de visita da BI, sinto-me outra pessoa quando estou participando do momento de leitura com a turma da minha filha.

103

2. Minha experiência com leitura é muito pequena, sou quase analfabeta, quando pequena não tive oportunidade de estudar, comecei a trabalhar muito cedo, mas no Projeto Biblioteca Itinerante (BI) sinto-me acolhida, e participo dos momentos mágicos que são as apresentações dos alunos, meu filho Carlos tem se interessado muito, estou muito orgulhosa dele. (Paula)

3. Conheci a Biblioteca Itinerante através do meu filho (José), fiquei encantada com o carro e com as atividades: leitura, música, teatro. Foi maravilhoso ver a empolgação do meu filho e dos colegas. Como também teve a oportunidade de fazer pela primeira vez leitura com ele. (Marta mãe do José do 2° ano do Ensino Fundamental)

4. Durante a visita da Biblioteca Itinerante conhecemos como funciona, foi incrível e entendemos um pouco de leitura, entretenimento e até participamos do teatro que demonstrava como somos intransigentes, quando colocando uma carga que nos mesmos não somos capazes de carregar. (Pedro pai de Fábio 3° ano do Ensino Fundamental)

7.4 Construção Coletiva: educador e educando

1. O trabalho realizado pela biblioteca Itinerante (BI) nas escolas, traz grande contribuição para a prática pedagógica, pois, mostra o envolvimento de todos e desenvolve o gosto pela leitura, o que tem facilitado a aprendizagem. A contação de história dramatizada transforma a aula em um momento prazeroso e construtivo. (Carla)

2. Considero o trabalho realizado na Biblioteca Itinerante (BI) inovador, pois ultrapassa fronteiras de maneira lúdica e diferenciada, incentiva a leitura causando curiosidade e interação através das narrativas. Atrai a atenção dos alunos no momento da contação de história, a BI encanta independentemente da idade, sexo e classe social. (Naiara)

3. Diante das dificuldades de formar leitores, a Biblioteca Itinerante (BI) tem feito a diferença, inovador e construtivo promove leitura e lazer no ato da visita,

104

contagia de maneira interessante e divertido, autores e personagens se completam numa dinâmica que tem dado resultado. (Mara)

4. O formato seguido pela Biblioteca Itinerante (BI) chama a atenção, toda alegoria que acompanha: acervo, contadora de história, personagens, deixa a comunidade escolar entusiasmada. (Josefa)

5. Dentre os projetos de leitura que vivenciei ao longo da minha carreira de educadora, considero esse o mais inovador, por envolver a realidade. Enfatizo as produções que os estudantes realizam no ato da visita, como também a continuidade posterior das atividades. (Marta)

6. A chegada da Biblioteca Itinerante (BI) a Escola Marco Maciel é um acontecimento especial, educadores, estudantes, coordenação pedagógica, equipe técnica e pais fazem questão de interagir, uma construção coletiva. O projeto traz a leitura contextualizada, lúdica e dinâmica, experiência ímpar: superação, descoberta e conquista. (Vanessa)

7.5 Adaptação da música coqueiro da Bahia (Vavá Machado e Marculino) professor Liberalino e a turma do 3° ano do Ens. Fund. I.

Temos a felicidade

De cantar neste momento Para cá veio o evento Que a criançada adora Trabalhemos nesta hora Verso prosa e poesia Coqueiro da Bahia Quero ver você agora

Invocando grades mestres Que inspiração nos traga Catulo, Luiz Gonzaga... Patativa a verve aflora

Com sertão, cavalo, espora... Coqueiro da Bahia

105

A Biblioteca Itinerante veio Pra nos tirar do escuro, A leitura traz futuro

Para quem estuda agora. Senhor e senhora

E a vovó também dizia Coqueiro da Bahia Quero ver você agora

A Biblioteca Itinerante Nos trouxe contentamento Para quem Deus deu talento Aprende, mas não decora O que o professor explora Eu aprendo com alegria Coqueiro da Bahia Quero ver você agora