• Nenhum resultado encontrado

A CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO EM AUTOCARROS DA CARRIS

“Ler é sempre uma viagem. A imaginação faz o caminho.” Foi este o lema da campanha de divulgação levada a cabo entre Abril e Junho de 2010 pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Carris. A empresa disponibilizou quatro dos seus autocarros que foram decorados na íntegra com vista à divulgação do PNL na cidade de Lisboa. A acção de divulgação foi marcada pela circulação de autocarros decorados com várias figuras humanas a ler, apelando, assim, à leitura em viagem (Figura 8.1).

Figura 8.1 Protótipo do autocarro da Carris decorado para a campanha de divulgação do PNL

A avaliação da campanha passou pela observação no campo e pela recolha de depoimentos junto dos utilizadores dos transportes da Carris. A observação foi orientada essencialmente para a análise da reacção dos indivíduos à decoração dos autocarros, para a leitura ou não da frase que orientou a campanha, para a auscultação de eventuais comentários acerca da mesma. A recolha de depoimentos decorreu de modo informal, dadas as circunstâncias em que a acção teve lugar – as pessoas entravam e saíam do autocarro de modo apressado, tendo sido necessária alguma agilidade na abordagem –, e foi orientada para a avaliação tanto da visibilidade da campanha, ou seja para a medição do grau de notoriedade da mesma junto dos utentes, como para o seu impacto, isto é, para a forma como foi percepcionada pelos indivíduos. Procurou-se então avaliar de que modo os passageiros teriam associado a decoração dos veículos ao Plano Nacional de Leitura e também saber qual a relevância atribuída à campanha. O recurso à

fotografia permitiu, de certa forma, registar a pesquisa observacional levada a cabo, reforçando a interpretação que foi feita acerca da campanha.

De acordo com o que foi observado, a campanha terá tido uma visibilidade relativamente elevada e um impacto moderado junto da população. Muitos dos passageiros declararam-se pouco atentos ao conteúdo da decoração dos autocarros, mas explicaram que repararam em “algo de diferente”, algo alusivo à leitura e ao livro. A associação da campanha à promoção da leitura fez-se sobretudo através da interpretação das imagens e menos através das referências escritas, já que uma parte significativa dos indivíduos abordados referiu as figuras humanas nas laterais dos veículos e uma parte menor mencionou a sigla LeR+ ou a frase lema da campanha. No entanto, o conjunto de indivíduos que referiu o Plano Nacional de Leitura em associação à campanha mostrou-se bastante positivo face aos seus propósitos, atribuindo à campanha um cariz informativo e caracterizando-a como estimulante e necessária.

No que toca à cobertura geográfica da campanha, deve referir-se que esta não terá abrangido tantos pontos da cidade quanto seria desejável, já que as carreiras nas quais circulam os autocarros de divulgação ao PNL não variaram muito, ou seja, a campanha acabou por ficar circunscrita a apenas alguns percursos.

A parceria entre o PNL e a Carris não se limitou à campanha de divulgação nos autocarros, tendo dado lugar a duas iniciativas cujo acolhimento por parte dos utilizadores da transportadora terá sido bastante positivo.

O Dia Mundial da Criança foi assinalado pelo PNL no âmbito desta parceria com a Carris pela iniciativa Ler+ numa viagem de… Autocarro. Na manhã do dia 1 de Junho circularam cinco voluntárias na carreira 758 (Cais do Sodré – Portas de Benfica), duas das quais actrizes, que distribuíram cerca de 200 livros junto de algumas escolas do 1º ciclo situadas no percurso do autocarro. A iniciativa, que contou com a presença do Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, teve forte receptividade por parte das crianças abrangidas e a sua visibilidade foi confirmada pela recolha de depoimentos junto de encarregados de educação e professores no dia seguinte. Mesmo as crianças que não receberam qualquer livro no Dia Mundial da Criança tiveram conhecimento da iniciativa e comunicaram-na

aos seus encarregados de educação, os quais se demonstraram bastante satisfeitos com o papel desempenhado pelo Plano Nacional de Leitura na promoção da leitura junto dos mais novos.

Também as crianças acolheram a oferta dos livros de forma bastante expressiva, sendo visível o impacto positivo da iniciativa junto das mesmas. O entusiasmo das crianças à chegada das voluntárias foi relatado por alguns professores que declararam ter notado grande agitação entre os alunos. A apreciação positiva desta iniciativa é reforçada pelo visionamento do vídeo de divulgação que foi entretanto disponibilizado no sítio de Destaques e Eventos do PNL, no qual é possível assistir a alguns momentos da manhã do Dia Mundial da Criança.

O facto de os livros terem sido oferecidos às crianças na presença dos seus encarregados de educação pode também ter contribuído para a sua sensibilização relativamente à importância da leitura entre as crianças e da leitura em família, uma das premissas do PNL.

A iniciativa Ler+ numa viagem de autocarro com… Fernando Pessoa surgiu no âmbito do projecto Ler+ Teatro e foi levada a cabo por um actor que desempenhou o papel do poeta português, por uma actriz representando uma passageira e por uma voluntária que apoiou na interacção com os passageiros. Com esta iniciativa procurou-se, para além de estimular a leitura e divulgar o PNL, dar a conhecer a vida e obra de Fernando Pessoa, sensibilizando deste modo os utentes da Carris para a importância da utilização de recursos online e de bibliotecas públicas, por exemplo. A leitura em voz alta de quadras populares da autoria de Fernando Pessoa, a par com a oferta de livros para todas as idades, serviu para cumprir os objectivos da acção.

Esta terá sido a iniciativa que, no âmbito da parceria entre o PNL e a Carris, teve maior impacto junto da população que abrangeu. O reconhecimento generalizado da figura de Fernando Pessoa foi marcado por olhares de curiosidade, espanto, incredulidade ou divertimento e foi fortemente reforçado pelas chamadas de atenção da actriz que representou o papel de passageira – “Já viram quem circula connosco hoje? É o poeta Fernando Pessoa! Não é fantástico?”.

Após esclarecidas eventuais dúvidas acerca da identidade do misterioso passageiro e depois de serem apresentados alguns factos acerca da vida e obra do poeta, os passageiros foram desafiados a ler em voz alta quadras populares da autoria de Pessoa. Com esta componente da iniciativa foi possível ir além da divulgação da leitura e gerar momentos de partilha e de convívio pouco comuns no contexto dos transportes públicos, momentos marcados pela interacção entre os passageiros, pela boa disposição e pela descontracção. Os passageiros não só aceitaram o desafio como se voluntariaram para ler uma e outra quadra, demonstrando forte apreço pela acção.

Quando, após esgotadas as quadras populares, os promotores anunciaram a oferta de livros, os passageiros tornaram-se mais atentos, sendo que a distribuição dos livros decorreu de modo relativamente organizado. Os indivíduos compreenderam a possibilidade de requisitar os livros em função da faixa etária e tomaram a iniciativa de pedir livros para si e para as crianças da família. Quando a associação do pedido a uma faixa etária não foi feita pelos utilizadores dos autocarros os voluntários apoiaram explicando que os livros disponíveis para oferta estavam segmentados de acordo com a idade a que mais se adequam. Foram oferecidos, no conjunto dos dias em que decorreu a acção, mais de 300 livros.

Foram feitas referências ao PNL em duas vertentes, uma mais orientada para a identificação da entidade responsável pela iniciativa e outra direccionada para a conceptualização do PNL enquanto recurso, enquanto fonte de informações, sugestões e orientações. De salientar, ainda no que toca à divulgação do PNL nesta iniciativa, o grau de reconhecimento que o logótipo LeR+ terá assumido entre pessoas de todas as idades, de ambos os sexos e de várias posições sociais – tanto a actriz que representou o papel de passageira como a voluntária que apoiou em toda a acção utilizaram autocolantes de identificação com o logótipo do PNL, o que terá permitido que todos os passageiros (mesmo os que entraram no autocarro depois de a acção ter tido inicio) associassem rapidamente a iniciativa à entidade responsável e tomassem frequentemente a iniciativa no pedido de livros.

A iniciativa Ler+ numa viagem de autocarro com… Fernando Pessoa foi sem dúvida um exemplo na sua concretização – a acção foi estruturada de forma bastante adequada ao contexto e isso reflectiu-se no modo como foi acolhida pela

população abrangida. Para os que estiveram presentes terá sido uma experiência a não esquecer brevemente.

A parceria entre o PNL e a Carris não se limitou à campanha de divulgação, tendo resultado na realização de iniciativas cujos resultados são de assinalar. Por um lado, assinalar o Dia Mundial da Criança com a oferta de livros serviu para dar uma maior relevância ao papel do livro, bem como para sensibilizar crianças e famílias para a importância da leitura. Por outro lado, a presença da figura de um ilustre poeta português e os momentos que esta proporcionou serviram para, de um modo recreativo e descontraído, alertar indivíduos de todas as idades e situações socioeconómicas para a importância da leitura e do recurso a ferramentas literárias de vários formatos.

A parceria entre o PNL e a Carris foi referida entre Abril e Julho de 2010 em várias plataformas online, nomeadamente no sítio de Destaques e Eventos do PNL, na página do Ministério da Educação e na newsletter da Carris, sendo que as iniciativas foram apresentadas a público com relativa antecedência, permitindo a quem o desejasse tomar parte delas com conhecimento prévio.

A partir de Setembro de 2010 será vez da cidade do Porto ter a leitura promovida nas suas ruas, numa parceria entre o PNL e a STCP.

Apresentam-se de seguida as principais conclusões retiradas do acompanhamento da campanha de divulgação do PNL nos autocarros da Carris:

• A campanha de divulgação do PNL nos autocarros da Carris foi bem acolhida.

• A parceria entre o PNL e a Carris resultou na realização de duas iniciativas com forte impacto junto dos utilizadores dos autocarros: Ler+ numa viagem de… Autocarro e Ler+ numa viagem de autocarro com… Fernando Pessoa. Estas iniciativas foram avaliadas muito positivamente, dada a sua plena concretização e o bom acolhimento que tiveram, bem como a evidente visibilidade. Ambas as iniciativas incluíram a oferta de livros, sendo esta uma das componentes com melhor acolhimento por parte dos indivíduos abrangidos.

• O logótipo LeR+ teve um forte reconhecimento ao longo das várias iniciativas levadas a cabo no âmbito desta parceria.

• O facto de terem sido desenvolvidas iniciativas no interior dos autocarros decorados fez com que a campanha de divulgação ganhasse um maior impacto, uma maior visibilidade.