• Nenhum resultado encontrado

4 ESTUDO MULTICASO

4.3 Empresa Gama

4.3.3 A Capacidade Absortiva da empresa Gama

A partir da análise da entrevista realizada com a gerente proprietária e o gestor do departamento de marketing e comunicação da empresa Gama foram extraídas as informações elencadas abaixo quanto a capacidade absortiva da empresa.

4.3.3.1 Dimensão Aquisição da Capacidade absortiva potencial

a) Fontes de conhecimento (Categoria 1)

A satisfação do cliente é constantemente avaliada pela empresa Gama. Como a empresa não trabalha com varejo, o lojista é o seu cliente principal, e é através dele que a empresa consegue identificar a aceitação do seu produto, bem como adquirir informações sobre a concorrência. As informações coletadas junto ao cliente também exercem influência sobre o processo de criação dos produtos.

A busca por informações é realizada diária e sistematicamente, seja através dos clientes ou junto à concorrência. A concorrência é monitorada por meio do mapeamento dos produtos lançados. Esse mapeamento é realizado visitando as redes sociais e realizando o armazenamento de arquivos digitais sobre tendências e lançamentos de produtos. Outra fonte de informações tem sido o uso de plataforma de pesquisa de moda e o sistema AUDACES, os quais informam sobre as tendências de forma antecipada. O SEBRAE também tem se mostrado como uma fonte de conhecimento.

b) Mecanismos de busca das informações (Categoria 2)

São vários os mecanismos utilizados pela empresa Gama na busca das informações. Na parte de criação, atividade dividida entre a modelista contratada e a proprietária, as buscas das informações relacionadas as tendências e melhoria dos produtos são realizadas através de pesquisas realizadas em sites especializados, viagem de negócios e com os próprios clientes, conforme revela a proprietária em um trecho da entrevista:

[...] A gente sempre está em contato com o nosso cliente, buscando informações. Às vezes a gente não precisa nem questionar, na conversa, naturalmente, ele já fornece informações. Então a gente sempre vai pro campo da análise, eu vou observar e vou modificar dentro da perspectiva da identidade da marca, se a gente achar que é viável, se realmente vai atender uma demanda maior de cliente. (entrevistada Gama)

As feiras e eventos da área, por sua vez, têm sido um mecanismo utilizado para acompanhar os lançamentos de produtos. Outro mecanismo utilizado pela empresa Gama é a reunião dos setores no desenvolvimento de produtos para as coleções interna,

classificadas de acordo com o mercado consumidor, e utilizadas para direcionar as coleções, uma vez que seu resultado tem impactado tanto o processo produtivo quanto o setor comercial.

O destaque sobre os mecanismos utilizados está no fato da empresa ser de micro porte e ter uma estrutura enxuta, pois isto permite flexibilidade para lançar produto ao captar uma oportunidade ou uma tendência no mercado pelos mecanismos citados acima.

c) Práticas de trabalho (Categoria 3)

A empresa Gama tem como prática realizar pesquisas em site de empresas relacionadas as grandes marcas da indústria da moda, que não são seus concorrentes diretos, para descobrir quais são as novidades lançadas a cada estação. O foco da pesquisa tem sido direcionado sobre as tendências relacionadas a matéria prima e a modelagem utilizadas.

Na parte operacional o conhecimento na empresa é formalizado por meio de manuais de procedimentos. O principal manual é o da qualidade, onde constam os procedimentos de costura, modelagem e toda a forma como cada operação deve ser realizada.

Foi identificada também a realização de revisão das atividades desenvolvidas na empresa. Trata-se de um mapeamento no intuito de verificar de que forma o processo está ocorrendo e se está sendo feito da forma mais eficiente. O objetivo e melhorar as atividades e identificar uma forma de facilitar o trabalho.

Esses manuais têm se mostrado importante para a socialização do conhecimento interno da organização, pois não ocorre retrabalho e repetição de erros. Segundo a entrevistada, inicialmente a empresa contratou um consultor para formalizar esses manuais, no entanto, a metodologia utilizada não atendeu os anseios da empresa levando a proprietária desenvolver método próprio, a partir do conhecimento adquirido com o consultor.

Outra prática adotada é o uso das informações das vendas do exercício anterior para realizar um planejamento inicial do que será produzido no ano seguinte. É nesse que são realizadas as reuniões com a modista.

4.3.3.2 Dimensão Assimilação da Capacidade absortiva potencial

d) Compartilhamento das informações (categoria 4)

na execução das atividades diárias. Entretanto, as reuniões não abrangem todos os colaboradores, apenas quando as socialização de informações são referentes a produção e meta de vendas.

Segundo a entrevistada, as informações e conhecimentos obtidos nos relacionamentos externos com fornecedores e clientes tem incentivados os colaboradores a apresentar ideias de melhoria na empresa que podem ser convertidas em inovações. Conforme demonstrado por um recorte da fala da entrevistada, “ [...] a gente vai analisar e as vezes acaba acatando. Outro dia uma colaboradora deu uma sugestão de nova forma de corte e,.resumindo a mudança fez que a produção elevasse em 400 peças”.

e) Treinamentos (categoria 5)

Esporadicamente, os dirigentes investem em seu desenvolvimento realizando cursos a partir de parcerias com o SEBRAE e aplicam esses conhecimentos na empresa. A empresa não tem um programa de capacitação formalizado para seus colaboradores. Todo o conhecimento são repassados aos colaboradores pelos dirigentes, por meio de palestras e reuniões, a partir das experiências vivenciadas e dos cursos realizados. Nesses momentos, apesar não existir incentivos, os funcionários participam.

4.3.3.3 Dimensão Transformação da Capacidade absortiva realizada

f) Aplicação das experiências dos funcionários (categoria 6)

A rotatividade de funções é uma prática comum na empresa Gama. A partir dessa prática a empresa estabeleceu rotinas para o desenvolvimento das atividades.

Em determinado momento o conhecimento adquirido e a experiência em outro mercado por um funcionário contratado foi adaptado e aplicado na empresa. Como resultado, a empresa aumentou a produtividade no desenvolvimento das peças.

g) Processos de comunicação (categoria 7)

Internamente, a relação pessoal direta e diária tem sido o recurso mais utilizado pela organização Gama para a disseminação de informações entre seus colaboradores. Em algumas situações o principal canal tem sido murais para afixação de cartazes, além da prática

de reuniões.

Com o público externo, a empresa tem se utilizado da tecnologia da informação e das mídias sociais para intensificar a comunicação com o mercado visando estreitar e facilitar a comunicação com os clientes e melhorar o posicionamento dos produtos. Seu setor comercial tem utilizado aplicativos de comunicação, como whatsapp e mídias sociais, como instagram e facebook, para a comunicação direta com o cliente. Enquanto o uso do whatsapp está relacionada as trocas de informações relacionadas a vendas, características de produtos e sanar dúvidas, as mídias sociais são utilizadas para fortalecer a marca da empresa e ampliar mercados.

4.3.3.4 Dimensão aplicação da Capacidade absortiva realizada

h) Incorporação de inovações (categoria 8)

No desenvolvimento de produtos, aplicação de novas técnicas ou de novas ferramentas o estímulo para que os colaboradores alterem suas práticas ou aplique as novas informações e conhecimentos têm acontecido por meio do diálogo e observação.

Segundo a entrevistada, no desenvolvimento dos produtos ocorre incentivo para que a estilista e os colaboradores tenham liberdade para sugerir mudanças. Nos últimos cinco anos os produtos sofreram apenas mudanças gradativas, pois a maior parte das peças criadas é voltada para a moda básica, uma vez que são elas que representam a maior parte das vendas. Segundo a dirigente, o fato de estarem sempre atentas às mudanças do mercado, é que faz a empresa identificar as tendências.

As inovações identificadas na empresa Gama, de processo e de marketing, foram influenciadas pelas informações adquiridas em cursos e feiras do setor. Com isso a empresa implantou mudanças organizacionais buscando acompanhar os novos padrões de consumo e as transformações do setor, aplicando seus recursos para intensificar a produtividade e a imagem da empresa. Nesse sentido, a empresa monitora a concorrência local, analisa hábitos do consumidor e se mantém atenta as novas tecnologias.

i) Exploração de patentes e marcas (categoria 9)

A empresa não explora patente e sua marca está registrada. A marca registrada se apresenta como a principal identificação da empresa e da qualidade dos seus produtos. Sua

criação e registro permitiu a diferenciação da empresa perante seus concorrentes e o ganho de espaço no mercado.